quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Empresários querem mercado lusófono tipo Mercosul ou UE

Brasil assume-se como a locomotiva e aceita que Portugal entre na primeira carruagem

Os países de língua portuguesa caminham para formar um bloco fechado, nos moldes do Mercosul e União Europeia, com mais de 250 milhões de pessoas, nove regiões demográficas e negócios que chegam a 13 mil milhões de dólares. Quem o diz é o jornal brasileiro “O Povo”, especificando que se trata de “Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”. Assim sendo, e tanto quanto é revelado no artigo de Carlos Henrique Coelho , esses países e regiões preparam-se para acabar com as barreiras económicas e tarifas alfandegárias, libertando o trânsito entre as diferentes nações.

Durante o debate sobre turismo entre países lusófonos, no Brasil, o secretário Bismarck Maia declarou que a união mais forte entre os povos que falam o mesmo idioma seria importante para a logística de negócios e também turística. "Teríamos um maior relacionamento económico e cultural. Estamos caminhando para que seja criada a comunidade luso-brasileira, mas é preciso antes cuidar das diferenças entre as nações", afirmou Bismarck Maia.
O presidente da Câmara Brasil-Portugal, no Ceará, Jorge Chaskelmann, é partidário da ideia e também acredita que a criação de uma comunidade de países de língua portuguesa precisa, antes de tudo, de um maior equilíbrio entre as nações. "Não é um processo fácil. Tem que se avaliar o estágio de desenvolvimento de cada país, assim como foi feito na criação da União Europeia", acredita.
Para o representante da companhia aérea Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV) o bloco económico será importante para a internacionalização das empresas locais. Ele confirma que já existem conversas internas sobre o assunto. "É preciso trabalhar muito e resolver as diferenças entre os países. Uma forma disto acontecer é através de acções como este encontro em Fortaleza", disse. Chaskelmann acredita que a comunidade de países lusófonos inicialmente será criada entre Brasil e Portugal. Ele mais uma vez comparou a situação com a criação da União Europeia. "Assim como na Europa os países mais fortes entraram primeiro, acho que o mesmo acontecerá neste caso", definiu. Chaskelmann está confiante e afirma que a união é inevitável. "Todos os problemas serão suplantados. Quem imaginava, por exemplo, que países inimigos durante a segunda guerra mundial hoje seriam parceiros num bloco?" questiona em tom de optimismo. Para Chaskelmann, as negociações para a criação da comunidade lusófona devem ser intensificadas quando os empresários começarem a fazer pressão. "Os políticos só se movimentam após a cobrança de quem roda a economia dos países", diz. Para finalizar, o presidente da Câmara Brasil-Portugal disse acreditar que ainda falta conhecimento entre os povos e este é o maior obstáculo para a criação do bloco. "Apesar da língua em comum, são muitas culturas e é necessário um maior envolvimento de todos para que aconteça uma integração", resume.

O Outro lado do pré-sal

No momento em que o Congresso Nacional discute os projetos referentes ao marco regulatório do pré-sal, se faz necessário fugir do lugar-comum do ufanismo dominante e debater as implicações ambientais desse tipo de exploração. Primeiro, é importante saber que, por ser uma formação mais profunda e antiga, a concentração de CO2 (principal gás de efeito-estufa) pode ser entre 3 e 4 vezes superior à dos campos do pós-sal.

Assim, supondo reservas de 80 barris (correção: 80 bilhões de barris) e considerando as altas concentrações de CO2 dos poços do pré-sal, se o nosso país utilizar o combustível em um período de 40 anos, teremos uma liberação anual de 1,3 bilhão de toneladas equivalentes de carbono, ou seja, o dobro das atuais emissões do país (o que pode nos colocar no topo dos países mais poluentes do planeta). O mais grave é que parece não haver ainda métodos disponíveis no mundo para evitar que a exploração do pré-sal venha a poluir ainda mais o planeta. Há, inclusive, controvérsias quanto ao custo de captura do CO2, que pode variar de 10 a 100 dólares por tonelada, segundo o Greenpeace. Pela previsão mais conservadora, a emissão potencial de 18 bilhões de toneladas de CO2 do pré-sal pode levar esse custo a mais de 100 bilhões de dólares, valor próximo ao investimento que a Petrobras planeja para o pré-sal até 2020.

Ora, se quisermos evitar que a temperatura média do planeta se eleve acima de 2°C até o fim do século XXI, não poderemos queimar mais do que um quarto das reservas descobertas de petróleo no mundo. Por outro lado, o pré-sal só entrará em ritmo comercial entre o meio e o fim da próxima década, provavelmente em uma época em que as restrições sobre as emissões de CO2 serão muito maiores e a difusão de outras formas de energia e a redução do consumo de petróleo também. Lamentavelmente, o que está ocorrendo já, neste momento, é que os trabalhos legislativos da comissão especial de energias renováveis têm sido atrasados por conta da tramitação dos projetos de lei do pré-sal.

Em termos de investimentos, ainda que as receitas do pré-sal possam vir a auxiliar o desenvolvimento de pesquisas e subsidiar as energias limpas, os gastos com a exploração do óleo e, posteriormente, com a captura de carbono, poderão vir a comprometer os investimentos nacionais em renováveis. A descoberta do pré-sal está levando a uma aposta ainda maior na matriz suja, vide o anúncio do Ministério de Minas e Energia de propor o diesel em carros de passeio. O investimento no petróleo do pré-sal - em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas -, pode vir a ser um atraso, em um país que, rico em mega-diversidade e com um potencial fantástico em energias limpas (como a solar, a eólica e a de biomassa), deveria estar na vanguarda da nova economia pós-carbono, que se faz necessária e urgente para a manutenção da vida em nosso planeta.

Artigo publicado no Jornal O POVO de hoje 30-set.2009
João Alfredo Telles Melo - Vereador de Fortaleza/PSOL.
Professor de Direito Ambiental e ex-consultor de Políticas Públicas do Greenpeace BrasilC

Quem diria... Quase não consegue ser candidato devido grau de escolaridade e hoje, prefeito de Aracati já recebe certificado como doutor

Parece mentira mas, é pura verdade! E foi justamente duranre a Solenidade de Abertura do VI Congresso Cearense de Enfermagem...
Eu vi no site da Prefeitura Municipal de Aracati.
Ou simplismente clique na imagem para ampliar (e acreditar...)

Secretárias da administração municipal não atendem chamados do MP - Comarca de Aracati

O MP-CE através da Promotora de Justiça Dra. Emilda Afonso de Souza, acionou os policiais do município de Aracati a fim de fazer cumprir por força da lei o que poderia ter sido de 'livre e espontânea vontade', ou seja, a gestora da Secretária de Saúde do Município, Dra. Adélia Maria Araújo Bandeira, quando notificada a comparecer a delegacia de Policia Civil para prestar depoimento e esclarecer sobre inspeções em três matadouros em nosso município. Como 'não foi possível', a policia foi chamada e se fez cumprir o 'compromisso' sendo a mesma escoltada pelos agentes policiais. Segundo informações do apresentador e radialista Tácito Forte, esse já é o segundo caso em que secretários municipais não atendem ao chamado da justiça. O primeiro caso foi com a secretária de ação social, Vanda Anselmo Braga dos Santos.

Ampliação e modernização do aeroporto de Aracati (Veja as fotos)

A ampliação e modernização do aeroporto de Aracati, município situado a 140 km de Fortaleza é uma das importantes conquistas neste Governo. O contrato foi firmado por meio da Secretaria do Turismo (Setur) com a interveniência do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), e a obra está sendo realizada pela empresa TOP Engenharia LTDA, vencedora da licitação, com recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado no valor de R$ 11.697.003,92.
Com essa iniciativa, a Setur espera tornar o Litoral Leste do Ceará acessível aos principais mercados emissores por via aérea, sendo capaz de receber vôos nacionais e internacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região, criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.
Especificações técnicas
A atual pista do aeroporto de Aracati, de 1.200 m de comprimento, passa a ter 1.800m por 30m de largura com mais 400m de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. A nova pista, que tem vida útil de 20 anos, inclusive podendo operar 1.200 movimentos por ano, estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737, a partir de 2010.
O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152m por 90m.Além da ampliação da pista (obra concluída), será iniciada , ainda este ano, a construção do terminal, o qual terá característica regionais. Segundo o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “a expectativa é dar nova dinâmica ao turismo do litoral leste cearense e apoio aos empreendimentos turísticos instalados e em instalação na região, notadamente nos municípios de Beberibe, Fortim, Icapuí, além de Canoa Quebrada e Aracati”.

Imagens e video: ceara.gov.br
Link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=969554

terça-feira, 29 de setembro de 2009

V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa acontece no Ceará

O V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, realizado no Centro de Convenções do Ceará, tem como objetivo desenvolver nos países de língua portuguesa a temática econômica e empresarial nos setores do turismo, infraestrutura, recursos naturais, agronegócio e inovação tecnológica. O evento reúne empresários, profissionais liberais, autoridades políticas e diplomáticas, representantes de entidades de classe e instituições de fomento e financiamento.

Para esta edição, os organizadores esperam reunir cerca de 1.000 participantes de países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné–Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe), além de comunidades originárias desses países localizadas na África do Sul, Argentina, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Luxemburgo, Uruguai, Venezuela e outros e que também falam português.

O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, será um dos oradores do Fórum Setorial "Turismo na CPLP" .

Governo investe cerca de R$ 200 milhões em estradas turísticas

Serão qualificados mais de 300 km de estradas. Os recursos são oriundos do Tesouro, União, BID e BNDES.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, investe em infraestrutura turística construindo e qualificando mais de 300 km de estradas do Litoral Leste e do Litoral Oeste. Os recursos, cerca de R$ 200 milhões, são oriundos de várias fontes. Para as obras do Litoral Oeste, os recursos são provenientes do Tesouro do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nordeste II). Para as obras localizadas no Litoral Leste, os valores são do Ministério do Turismo (MTur) , Tesouro do Estado, por meio do Prodetur Nacional, e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Litoral Leste.
Foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia CE 040 do entroncamento da CE 453 até o município de Cascavel (16,5km) e de Cascavel até Beberibe (28 km). O processo para restauração e alargamento da CE 453, da localidade de Fagundes até a praia do Iguape (9,2km) encontra-se no final da licitação. Em dezembro de 2008, foi inaugurado o trecho (com viaduto) da CE 040, que vai do entroncamento B até a localidade de Fagundes (CE 453). A execução dessas obras é de responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado, com a participação da Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e de outros órgãos governamentais.
“A ampliação e construção de novas rodovias turísticas, aliadas à construção de ampliação de dois aeroportos no Interior (Aracati e Jericoacoara), a recuperação do patrimônio histórico, a construção de dois novos equipamentos (Centro de Eventos e Acquario), darão ao Ceará uma magnitude diferenciada como destino turístico”, afirma o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia.

Resumo dos trechos:
Litoral Oeste
Granja / Viçosa (69,41km) - 70% concluída
Amontada/Aracatiara/Icaraí (50,85km) – 40% concluída
Jijoca/ Parazinho (32,42km) – 98% concluída
Parazinho/Granja (22,71km) – 99% concluída
Barrento / Aracatiara (33,06 km) – 100% concluída
Aracatiara / Itarema (39,15km) – 100% concluída
Itarema / Almofala (11km ) – 100% concluída

Litoral Leste
Entrocamento B (CE 040) / Fagundes (7,4 km)- 100% concluída Fagundes/ Cascavel (16,5km) – obra iniciada
Cascavel/ Beberibe (28 km) – obra iniciada
Fagundes/Iguape (9,2km) - em fase final de licitação

Assessoria de Imprensa da Setur

Jurídico: Multa por assédio moral

Banco é condenado a pagar multa de R$ 100 mil por assédio moral
TRT-BA - 11/9/2009

Uma decisão do juiz Guilherme Guimarães Ludwig, da 7ª Vara do Trabalho de Salvador, publicada no último dia 9, no site do TRT da Bahia, condenou o Banco Bradesco S/A a pagar uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil ao FAT - Fundo de Amparo do Trabalhador, além cumprir uma série de obrigações para inibir a prática assediante. A condenação é fruto de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (ACP nº 00843.2008.007.05.00-9) e, em caso de descumprimento, a empresa deverá arcar com multa diária de R$ 5 mil. Ainda cabe recurso da sentença .

Em sua decisão, o juiz considerou procedentes todos os pedidos do MPT e condenou o banco a obrigações como elaborar um diagnóstico do meio ambiente psicossocial do trabalho, identificando qualquer forma de assédio moral ou psíquico aos trabalhadores. Também exigiu a adoção de estratégias de intervenção precoce visando a um clima de respeito, com implementação de normas saudáveis de conduta.

Campanhas de conscientização, palestras semestrais, além da criação de canais internos de denúncia e acompanhamento de conduta dos empregados envolvidos completam as ações que deverão ser promovidas no âmbito interno.

No âmbito externo, a sentença defere o pedido do MPT obrigando o banco à publicação de 12 notas nos três jornais de maior circulação da Bahia, três a cada final de semana, em edições de sexta-feira, sábado e domingo, além de uma campanha veiculada durante seis meses, nas três emissoras de televisão mais assistidas no Estado, com duração mínima de um minuto (seis vez por dia). Como conteúdo, o esclarecimento de que "a prática do assédio moral, que se caracteriza por humilhações, xingamentos e desrespeito contínuo a trabalhadores subordinados, ofende o Princípio Fundamental do Estado brasileiro inerente à dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da Constituição Federal), competindo a todas as empresas, de forma geral, e também ao Poder Público, a adoção de providências destinadas a banir a terrível prática do contexto das relações de trabalho no Brasil, razão por que, nesta oportunidade, apresenta desculpas a todos os seus trabalhadores que foram vítimas de assédio moral".

A hipótese de assédio moral foi evidenciada nos depoimentos colhidos de testemunhas em uma ação trabalhista individual. Ciente da situação, o MPT intimou o Bradesco em 18 de junho/2008, propondo a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), recusado pelo banco sob alegação de que a instituição "adota política de valorização dos seus empregados e da pessoa humana". Diante disso, o procurador Manoel Jorge e Silva Neto, coordenador do Núcleo de Combate à Discriminação no Trabalho do MPT/BA, ingressou com a ACP cumulada com preceito cominatório.

O texto da ACP apresentou trechos de depoimentos em que os empregados do banco contavam como o gerente "gritava com os caixas", bem como "o modo agressivo do Sr. (gerente) desestabilizava o andamento dos trabalhos". Acrescenta ainda que o banco, que deveria adotar providências, escolheu o silêncio e a omissão, deixando que a relação contratual de trabalho com o assediador fosse prolongada por 20 anos. "Tal responsabilidade decorre, ofuscantemente, da prática de assédio moral na empresa", afirma o procurador.

Assédio Moral - A ação é geralmente exercida pelo empregador contra o empregado, chefe contra subordinado, ou até entre colegas do mesmo nível hierárquico, e tenta afetar a dignidade da pessoa e criar um ambiente desestabilizador e hostil. Como principais vítimas, estão as mulheres, negros, pessoas de idade avançada, LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis), pessoas com doenças graves, com deficiências, entre outros.

De acordo com o site ( assediomoral ), premiado pela Rede de Direitos Humanos (DHNET), atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários já foram aprovados, em São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracemápolis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas, entre outros.

No âmbito estadual, desde 2002 o Rio de Janeiro condena a prática, e existem projetos em tramitação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Bahia. No âmbito federal, há propostas de alteração do Código Penal e outros projetos de lei.
Ascom MPT/ Ascom TRT5 - 11.09.2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FPM e reposição financeira para municipios cearenses

O Governo Federal deve repor o equivalente a R$ 901 milhões em referência à perda dos entes municipais com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em julho e agosto.

No Ceará, o valor da reposição é de aproximadamente R$ 44,48 milhões e vai beneficiar 149 localidades. A complementação é decorrente da crise econômica que debilitou as finanças das Prefeituras, conforme prevê o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), instituído pela Medida Provisória de número 462/2009.

No Estado, a maior parcela de repasse fica com Fortaleza que deve receber o equivalente a R$ 10,2 milhões - o segundo maior valor do País, abaixo apenas de Palmas, no Tocantins, com R$ 12,28 milhões. A reposição do mês de julho é de R$ 2,93 milhões e a de agosto é de R$ 7,2 milhões.

Afora a Capital, o montante mais elevado é de R$ 1,38 milhão destinado aos cofres dos seguintes municípios: Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.

O menor valor de repasse é de R$ 91 mil que irá beneficiar Baixio, Deputado Irapuan pinheiro, Ererê, General Sampaio, Granjeiro, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Itaiçaba, Moraújo, Pacujá, Palhano, Penaforte, Pires Ferreira, Potengi, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tarrafas e Umari.

Os demais municípios serão contemplados com valores que variam de R$ 121,56 mil a R$ 486,24 mil, referentes aos meses de julho e agosto.

Festival da Lagosta de Icapuí agendado para 2 a 4 de outubro

Imagine você numa praia muito bonita, com uma boa companhia e um bom prato de lagosta. Deu água na boca? Então você não pode perder o Festival de Icapuí que começa no dia dois e vai até 4 de outubro. A cidade fica no litoral leste e é referência na produção de lagosta, no Ceará. São imagens de dar mesmo água na boca. Mas, quando se fala de lagosta é inevitável lembrar de um problema antigo: a produção do crustáceo já perdeu muito espaço e tudo por causa da pesca predatória.
O chefe da fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, participou da edição desta sexta-feira do Grande Jornal e falou sobre essa questão e inclusive sobre os conflitos que têm surgido em Icapuí por causa da pesca predatória.
Fonte: opovoonline

FVJ realiza dois grandes eventos e promove momentos de satisfação em Aracati

Professora Coordenadora 'Rosi'. Entrevistada pela TV Sinal
Sexta feira pela manhã recebi em meu programa 'Bom dia Cidade' a professora 'ROSE' que é também uma das coordenadoras da FVJ - Faculdade Vale do Jaguaribe que relatou para nossos telespectadores o que sería uma 'prévia' sobre o Curso "Perdendo o medo de falar em público". O evento em dois turnos aconteceu no dia seguinte e estive prestigiando a todos e principalmente esse meu grande amigo Professor Sérgio Sobreira pelo que detenho maior admiração e respeito. Haviam apenas 100 vagas que foram preenchidas por; Estudandes, comerciantes, empresários, músicos, profissionais da área da saúde, professores etc.


Informações sobre o curso realizado pela FVJ

O professor Sérgio Sobreira foi eleito o melhor orador do Brasil pela Academia Brasileira de Oratória - ABO em 2003. Sérgio é pedagogo,especialista em psicologia educacional e oratória. Através de seu curso de comunicação verbal, tem treinado mais de 10 mil alunos por todo o Brasil, alem de atuar como palestrante nas areas de vendas, motivação e auto-estima.

À noite de sexta-feira (25), estive tocando meu saxofone na formatura dos cursos de 'Letras' e 'administração' da mesma entidade. O evento foi realizado na quadra do Ginásio Marista.

Eólica: Comunidade de Cumbe libera estrada após nova negociação

Após duas semanas de paralisação da obra milionária dos parques eólicos na comunidade do Cumbe, em Aracati, os moradores que ocupam a estrada se reuniram com representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Aracati. Depois de quatro horas de reunião, na própria estrada, os moradores esperam ter parte das reivindicações atendidas. Mas só quando for iniciada a imprimação na estrada. A mesma ja foi liberada.

O trabalho será feito no trecho entre a ponte da Canavieira, comunidade vizinha, e a Igreja da comunidade do Cumbe. A ação consiste na aplicação de uma película de material asfáltico que funciona como uma pintura para solucionar temporariamente a poeira gerada pela passagem dos caminhões. De acordo com cronograma apresentado, serão necessários três dias para mobilização de equipamentos e sete para realizar a ação.

A empresa Bons Ventos Eólica, preocupada com o atraso de mais de duas semanas nas obras, e com prazos de entrega a cumprir, fará trabalho de imprimação na estrada-acesso, embora já tivesse admitido que a pavimentação é de responsabilidade de Prefeitura.

À Semace foi solicitada a retirada de cercas colocadas por empreendedores de carcinicultura que estariam impedindo o acesso aos mangues, de propriedade pública e cuja extração do caranguejo de forma subsistente é o que mantém algumas famílias. Na próxima semana, técnicos vão mapear o local para ver prováveis irregularidades.

Já à Prefeitura de Aracati foi reivindicada a construção de um posto de saúde, de uma praça e a cobertura da quadra esportiva local. Segundo a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, projetos já em fase de elaboração serão priorizados. Com informações do Jornal DN

Foi muito positiva a ação através da união dos moradores das comunidades de Cumbe e Canavieira pois mostraram à empresa e prefeitura que aqueles cidadãos e cidadãs não estavam de 'brincadeira'.
Foi um momento para ficar marcado na história da comunidade que ratifica aquela 'velha' máxima qu 'a união realmente faz a força'. O IBAMA embargou a obra por tres dia e os moradores prejudicados por dezoito dias. Resta agora saber se as partes interessadas irão respeitar ou não com o combinado...Tomara que sim.

domingo, 27 de setembro de 2009

Aniversário de Caio César. Ele é o cara...

E nossa homenagem ao amigo colaborador do nosso programa de Rádio na AM Sinal 730. É ele....Caio César! Aniversariou sábado 26. Mas, fizemos o registro no dia anterior sexta feira dia 25 no programa pela 'Bom dia Cidade'. Caio comemorou mais uma data natalicia regado a muito refrigerante, bolo e pizza com os amigos. Não pude estar presente nesta magnífica festança com muita comilança pois viajei à Capital cearense ainda na sexta à tarde. Abraços amigo, muitas felicidades e muito sucesso garoto!

De todos os seus amigos, familiares e seus fãs aracatienses e pelo vale jaguaribano que curtem sua participação no rádio com os quadros 'Fofocas do mundo dos artistas' e 'Plantão do esporte'.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Superdamasceno quase pega fogo devido demora causada pela burrocracia da Coelce

Fío de energia do poste partido que estava sobre o depósito
Hoje pela manhã um dos maiores supermecados da região quase sofre incêndio de grandes proporções. Tudo começou devido um caminhão baú ter rompido um fio do poste ao lado do depósito do Superdamasceno que fica situado à Rua Agapito dos Santos no Centro de Aracati.
Populares angustiados pela demora no atendeimento da Coelce
A angústia de funcionários, proprietários (inclusive de outros estabelecimentos), alem de transeuntes aumentavam a medida que cada ligação era realizada para a Coelce (central) e do outro lado da linha, a maior preocupação era com os procedimentos burrocráticos que para muitos sem grande importância dado ao fato. O apelo era único; "Minha filha... aqui é o gerente do superdamasceno, empresa com razão social em nome de José Stênio Damasceno Júnior Ltda, situada à Rua Agapito dos santos, n° 376, centro... Se voces não cortarem a força elétrica isso tudo aqui pegará fogo" disse o gerente Joacir Silvério.

Soldado do CB de Aracati se expondo ao perigo

Soldados do CB tentando aproximação junto ao poste, o mesmo ficando impedido de tomar uma ação que seria exclusivo da companhia energética, enquanto o cabo de energia ganhava 'vida' própria causando fortes estrondos sobre o depósito do estabelecimento comercial. A viatura do corpo de Bombeiros chegou cedo mas nada podiam fazer pois o momento não 'pedia' agua ou extintores.


O final da angústia de populares

Após mais de uma hora de espera a Coelce apareceu e resolveu uma situação vexatória de muita tensão aos que assistiam uma verdadeira cena devido a falta de compromisso e excesso de burrocracia.

Milton Neves pergunta: cadê o ex Jogador Jorge Costa?

E a saga continua. Em busca dos 'desaparecidos' encontrei no site do esportivo/televisivo 'Terceiro Tempo' comandado pelo apresentador Milton Neves a grande pergunta... 'QUE FIM LEVOU JORGE COSTA?'. Jorge Costa (Jorge Rodrigues da Costa), ex atacante do Fortaleza e Ceará, tem residência no Centro de Aracati no Ceará e é treinador de futebol. Nascido em 31 de julho de 1948, no Rio de Janeiro, ele teve seu primeiro contato com a bola lá mesmo na cidade maravilhosa em meados do ano de 1960. Entre 1970 e 1972 envergou a camisa do Payssandú e depois passou pelo Ceará (1972/1977), Fortaleza (1978/81), e Ferroviário (1982) quando encerrou a carreira. Jorge Costa é casado, tem cinco filhos e quatro netos. por Gustavo Grolumann.
* Jorge Costa - O terceiro na foto, camisa branca ao lado do Secretário da SEJUV (Ivan Silvério) e diretores de Esporte de Aracati.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Prefeitura de Aracati não cuida sequer da poda de árvores

Após caminhão baú bater sobre arvore bombeiros foram acionados
Caminhão baú bate em árvore plantada há 83 anos ao lado da Praça Adolfo Caminha. Corpo de bombeiros foi chamado para cortar a árvore centenária plantada no ano de 1917, logo após a grande cheia de Aracati. Tudo acabou na manhã de quarta-feira e não adianta culpar o motorista do caminhão baú pois o mesmo passou cerca de quatro metros da base do tronco do 'monumento' histórico da mãe natureza que um dia foi plantada e cuidada com muito carinho por um morador de nossa cidade.

Árvore ao chão, pois, corria risco de desabar sobre veiculos ou transeuntes
Há anos que o 'pé de benjamin' não vinha recebendo os cuidados do poder público através da Secretaría de Infre Estrutura do Municipio o que acabou como um dia poderia e realmente acabou.... Morreu uma árvore quase centenária de nosso Aracati. resta agora apenas o lamento e solicitar que o municipio possa dar atenção as nossas outras que ficaram.

Seis deputados federais cearenses respondem a processos no STF

Com oito acusações, o peemedebista Zé Gerardo é o que mais acumula processos no STF - 24 Set 2009 - 15h12min

Levantamento feito nos últimos 13 dias pelo portal Congresso em Foco mostra que seis deputados federais do Ceará são investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes que vão desde lavagem de dinheiro e ocultação de bens até crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético.

No total, as acusações abrangem cerca de dez diferentes tipos de crimes. Na lista, estão os parlamentares Aníbal Gomes e Zé Gerardo, ambos do PMDB, José Linhares (PP), Léo Alcântara (PR), Arnon Bezerra (PTB) e o tucano Manoel Salviano. Com oito acusações, o peemedebista Zé Gerardo é o que mais acumula processos no STF.

O Congresso em Foco procurou todos os parlamentares desde junho e, entre os cearenses, Aníbal Gomes foi o único que encaminhou nota ao site. O parlamentar disse que a ação penal se refere a um ato praticado por ele durante sua gestão à frente do município de Acaraú. Sem entrar no mérito da acusação, Aníbal afirma que o inquérito “trata do homicídio de um ex-prefeito de Acaraú”. “Entretanto, o Ministério Público Federal, já na época, pediu imediatamente o arquivamento da denúncia por ausência total de provas”, ressalva o deputado.

No total, a lista dos congressistas de todo o País reúne representantes de 15 partidos, dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. PMDB e DEM encabeçam a relação dos partidos com maior número de deputados e senadores com pendências judiciais. Dos 113 peemedebistas com assento no Congresso, 32 estão na mira da Justiça. O mesmo ocorre com 22 dos 70 parlamentares do DEM. No caso do PSDB, respondem a acusações no STF 17 dos 70 parlamentares do partido.

Das grandes legendas, o PT é quem tem menor número de acusados: 14, dos seus 90 congressistas. Quatro partidos com representação no Congresso não apresentam nenhum parlamentar processado no Supremo. O maior deles é o PCdoB, que tem 13 congressistas. Os outros são o PHS, o PTC e o PTdoB, cujas bancadas variam de um a dois deputados (nenhum dos três possui senador). Em termos proporcionais, o PMN é a bancada com mais problemas no STF: todos os seus cinco parlamentares respondem a acusações no Supremo. O levantamento concluiu que os procedimentos investigativos contra deputados e senadores aumentaram 51% desde o início da atual legislatura.

Segue abaixo a lista de processos dos parlamentares cearenses:
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Inquérito 1396 - de natureza não informada.
Ação Penal 347 - crime de lavagem ou ocultação de bens.
Zé Gerardo (PMDB-CE)
Ação Penal 403 – crimes de responsabilidade, durante gestão como prefeito (prestação de contas do mandato)
Ação Penal 409 – crimes de responsabilidade, durante gestão como prefeito
Ação Penal 434 – crimes de responsabilidade
Inquérito 2307 – crimes de responsabilidade
Inquérito 2336 – crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores
Inquérito 2645 – crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético (c/ parecer da PGR pela extinção da punição)
Inquérito 2847 – crimes de lavagem ou ocultação de bens
Inquérito 2846 – crimes de lavagem ou ocultação de bens
Manoel Salviano (PSDB-CE)
Inquérito 2477 - crimes de responsabilidade durante gestão como prefeito
José Linhares (PP-CE)
Inquérito 2720 – o site da corte descreve o assunto da ação como “investigação penal contra parlamentares”
Léo Alcântara (PR-CE)
Inquérito 2689 - crimes contra o sistema financeiro nacional. O procedimento corre em segredo de Justiça
Arnon Bezerra (PTB-CE)
Inquérito 2733 - captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral – processo encaminhado para a 27ª Zona Eleitoral do Crato/CE

Redação do O POVO Online, com informações do Congresso em Foco-- Wagner Dennyson
Secretário de Organização UJS
Fortaleza (85) 8711 \ 8090 (88) 96084664
msn: wagner_dennyson@hotmail.com
http://www.twitter.com/wagnerdennyson

Icapuí, Labomar, UFC e Universidade de Havana em Cuba. Todos em busca de soluções para evitarem futuros conflitos

Icapuí. Os pescadores artesanais de lagosta, na Praia de Redonda, estiveram reunidos na tarde da última terça-feira com professores e especialistas do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e da Universidade de Havana, em Cuba. Pesca sustentável da lagosta e uma solução para os problemas entre os pescadores estavam na pauta da reunião, que acontece menos de uma semana após os últimos conflitos que trouxeram pânico a este município na última sexta.

Este ano, só o Ceará já exportou 700 toneladas de lagosta. Mas, mesmo após o período do defeso, a lagosta está cada vez mais difícil de encontrar. A competição ficou mais acirrada entre os que realizam a pesca artesanal, com manzuás, e os que fazem a pesca com equipamentos proibidos pelo Ibama. "A falta de proteção e de cumprimento das leis faz diminuir o número de lagostas no mar", afirma Raul Cruz, do Labomar, para uma platéia feita por pescadores artesanais.

Estima-se que 80% dos pescadores de Icapuí utilizam marambaias, feitas do reaproveitamento de tambores para óleos e que, instalados no fundo do mar, tornam-se nichos, abrigando as lagostas, que são lá mesmo capturadas.Menos degradaçãoO especialista do Centro de Investigações Marinhas da Universidade de Havana, em Cuba, Raul Cruz, explica que o Brasil tem a vantagem de não competir na captura com outros países vizinhos. "Os problemas só precisam ser resolvidos internamente, e a situação da produção da lagosta piorou desde que começou a diminuir a pesca com manzuá".

Em seu país, cerca de 80% da pesca é feita com refúgios artificiais - como a marambaia - mas de forma bem diferente da brasileira. Os equipamentos são de madeira, cimento ou plástico, e manejados de forma a não degradar o ecossistema que se encontra no mar. Segundo o pesquisador, diminuiu de 2kg para 0,23kg de lagosta por manzuá na costa cearense. A maior parte desse pescado se concentrou para as marambaias.

O conflito entre pescadores artesanais e os que fazem a pesca "alternativa" já causou destruição de barcos e até mortes. "Queremos que haja um consenso, o mais importante é que as coisas sejam resolvidas de forma pacífica", afirmou Geraldo Menezes, diretor do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí, idealizador do Festival da Lagosta, que acontece de 2 a 4 de outubro e contará com programação nas áreas de higienização, manipulação de alimentos e turismo, com foco na consciência o ambiental.
Mais informações
Labomar - Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), (85) 3242.6422
MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR (Matéria e Foto)

Está cada vez mais dificil vinda de Estaleiro Promar Ceará para Aracati

Refutada pela Prefeitura de Fortaleza e ainda em "análise" pelo governo do Estado, a instalação do Estaleiro Promar Ceará, na Praia do Titanzinho, na enseada do Mucuripe, está totalmente descartada.

Também são difíceis as chances do empreendimento ser construído em qualquer outra área do litoral cearense, diante da ausência de áreas abrigadas (baías) para este tipo de empreendimento, o que elevaria bastante os custos.

Entretanto, em audiência pública na tarde de ontem, na Assembléia Legislativa do Ceará, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Balhman disse que o governo do Estado já teria feito "análises prévias" em seis áreas: no Titanzinho e no Pirambu, ambas em Fortaleza; no Paracuru, na foz do Rio Jaguaribe, em Aracati, em Camocim e até no Porto do Pecém.

"A baía do Camocim é uma área maravilhosa para estaleiros de pequeno porte, mas rasa para navios de grande porte. Em Aracati, a passagem é pequena e rasa e em Paracuru, é possível, mas exige investidores mais destemidos em relação aos custos", explicou Balhman.

02 em 01 noticias recentes - Reunião da Comissão de Meio Ambiente e resultado da reunião na promotoria sobre a questão do Cumbe‏

A questão do Cumbe
Em reunião realizada anteontem que inicou-se as 15;30h na sala de audiência no Fórum de Aracati os presentes foram informados pelos promotores Federal Luiz Carlos (Limoeiro do Norte) e Alexandre Alcântara (Aracati), que haviam entrado com ação civil em desfavor da empresa Bons Ventos e que não mais acompanhariam as reuniões entre a comunidade e empresa por entender que o licenciamento que teria ocorrido RAS (Relatorio Ambiental Simplificdo) não era o correto pra obra de tal porte além de que situado em zona costeira, necessitaria ser feito EIA (Estudo de IMPACTO Ambiental). Em se retirando as promotorias, permaneceram na sala representações da comunidade do Ibama (Rafael,Valéria e Aline), Iphan (Clodoveu), Sec.Gov Estadual (Eduardo Diogo), Semace e Sec. dedesenvolvimento. Por fim a proposta da firma era em forrar a estrada cobrindo do jeito que ela tá com 'mel de asfalto' pra inibir a poeira, e a estrada de verdade só seria feita após a conclusão das obras em fevereiro de 2010. Em reunião ontem a noite a comunidade decidiu manter a estrada sem transito pra os carros pesados da empresa.

REUNIÃO EM ICAPAUI:
A reunião da Comissão de Meio Ambiente do CSBH Baixo Jaguaribe será realizada no dia 24 de setembro de 2009, às 09:00 horas, na Fundação Brasil Cidadão (vizinho a Igreja Matriz), em Icapuí.
Como esclarecimento foi dito que a referida comissão tem na sua composição as instituições deste colegiado, que foram eleitas numa reunião realizada em Icapuí, no ano de 2008. Abaixo segue a composição. Qualquer dúvida favor entre em contato com André.
Abraço Valeria!

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE
Criada na 1ª reunião ordinária de 2008, para discutir as questões ambientais que são apresentadas ou sugeridas ao comitê. Esta comissão só foi regulamentada na 2ª reunião ordinária de 2009, onde se elaborou uma deliberação para seu funcionamento.

Instituição / Nome / Contato
* Associação da Comunidade Porto do Céu – Aracati / Cláudio Alves Pinto / erikadearaujo_sp@yahoo.com.br / (88) 8825.40.94

* Fundação Brasil Cidadão para a Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente – Icapuí / José de Arimatéia da Silva / arhyysmatea@hotmail.com / (88) 3432.16.51 / (88) 3432.12.85

* Associação Aratu de Proteção aos Ecossistemas Costeiros – ARATU - Icapuí / Janaína Almeida da Silva /janaina.a.s@hotmail.com
(88) 9909.34.35

* Prefeitura Municipal de Aracati / Francisco Sávio Amaral Santiago / saviosanthiago@hotmail.com / (88) 3446.24.06 / (88) 9616.70.71

* Prefeitura Municipal de Fortim / Jansen Saraiva Marques / pmf@fortim.ce.gov.br / (88) 3413.10.09 / (88) 3413.10.10

* Prefeitura Municipal de Itaiçaba / Marcos Vinício Silva Vieira
viniciovieira@ig.com.br / (88) 3410.11.12 / (88) 3410.12.13

*Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA / Ana Valéria Oliveira de Moraes e Aline
valeria3472004@yahoo.com.br / (88) 3421.15.50

* Superintendência Estadual de Meio Ambiente – SEMACE
Rosa de Liseux Urano de Carvalho / rosalisieux@yahoo.com.br
(85) 3101.55.48 / (85) 3101.55.50

Certificados do V FESTMAR serão entregues dia 26 de setembro. Cuidado: Billy The Kid vai passar por lá!

No próximo sábado, dia 26 de setembro, o Ponto de Cultura Aracupira Teatro e Cidadania - IACB/FRENTE, fará a entrega dos certificados aos grupos teatrais, atores e atrizes que participaram do V FESTMAR, evento realizado no final de agosto. A solenidade de entrega dos certificados está marcada para acontecer a partir das 19:00h na sede do Projeto Aracupira na Travessa Filismino 1289 (cruzamento com a Jaques Klein na Várzea da Matriz) e terá como atração a apresentação da peça teatral O Fim de Billy The Kid, com o Grupo Teatral Frente Jovem, numa direção de Xico Izzidorum. Receberão certificados os atores e atrizes do Lua Cheia, Grupo Cenas, Grupo Fasonhos, Canoa Criança, Grupo Dias, Frente Jovem, Companhia Cutubas, Marquinhos Calungueiro e o Cineasta Arnaldo Lima. Todos estão convidados para essa interessante noite cultural.

Saudações Culturais,
Teobaldo Silva - Coordenador do Ponto de Cultura

Centro de Feiras: Setur promete acesso em julho de 2010

O titular da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), Bismarck Maia, disse ontem ao Diário do Nordeste que as obras nas ruas e avenidas para facilitar o acesso ao Centro Multifuncional de Eventos e Feiras ficarão prontas em julho do próximo ano, antes mesmo da conclusão do empreendimento, prometida para setembro."Na próxima sexta-feira (dia 25), a equipe técnica de arquitetos e engenheiros vai me entregar o projeto finalizado das intervenções de acesso que serão realizadas no entorno do Centro.

Na segunda-feira, já envio tudo para o DER (Departamento de Edificações e Rodovias) iniciar o processo licitatório", informou Bismarck.De acordo com o secretário, o prazo previsto para a finalização dos acessos é de seis meses. "Se tudo correr como imaginamos, a licitação será concluída em três meses e, em janeiro, começamos as obras nas ruas e avenidas. Até julho, fica tudo pronto. O Centro de Feiras, por sua vez, teve prazo estimado de 545 dias para construção. Nosso prazo é entregar a obra em setembro, já com os acessos concluídos".
Documentação
Sobre o fato de as obras estarem funcionando sem alvará da Prefeitura, Bismarck rebate a acusação do promotor de justiça Gilvan Melo, do Ministério Público Estadual. "Estamos construindo com todas as licenças ambientais emitidas pela Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente). Sobre o alvará, já foi entregue ao Município toda a documentação para solicitar o documento e nos foi dada uma licença prévia".
O projeto
Apresentado no último dia 29 de junho pela Setur, o projeto de intervenções viárias no entorno do Centro Multifuncional de Feiras e Eventos, orçado inicialmente em torno de R$ 30 milhões, descarta a proposta inicial de uso de viadutos e propõe a construção de acessos (entrada e saída), por meio de trincheiras e túneis subterrâneos.

A proposta traz como vantagens a eliminação de dois semáforos na Washington Soares, além de modernidade e maior fluidez do trânsito na área, através do alargamento da avenida, no trecho compreendido entre a Avenida Rogaciano Leite e o viaduto do Palácio Iracema, como forma de minimizar os constantes engarrafamentos na área. Na apresentação do projeto, o Ministério Público elogiou as propostas, mas pediu à Setur que elas fossem iniciadas ao mesmo tempo que a construção do Centro de Feiras.

FONTE: Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito - Rist do Centro Multifuncional de Feiras e Eventos

Municipios do Litoral Leste beneficiados com o Programa de Gestão Territórial

O Governo do Ceará está realizando a maior e pioneira política de cadastramento de imóveis rurais e regularização fundiária do País, beneficiando a agricultura familiar do estado. As metas são arrojadas, ao abranger 141 municípios, área de quase 13 mil hectares de terras, com o cadastro de aproximadamente 220 mil imóveis e beneficiando 253.000 famílias. O investimento será de R$ 48 milhões em 2009 e 2010.

Foram executados os programas Transposição do Rio São Francisco e Projetos Especiais do Governo Estadual, beneficiando 15 municípios, com entrega de 25.620 títulos. Estão em execução os programas da Transnordestina e Gestão Territorial, abrangendo 21 municípios, com previsão de entregar de 58.768 títulos. Está em fase de licitação o Programa Territórios da Cidadania, que abrangerá 85 municípios com estimativa de entregar 66.911 títulos.

Com os títulos de terra em mãos, os agricultores e agricultoras podem ter acesso aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola, ampliando e variando sua produção, bem como melhorando a qualidade e aumentando a produtividade dos produtos cultivados. Pequenos agricultores e agricultoras de municípios da região do Cariri, como de Jati, Brejo Santo, Barro, Penaforte, Porteiras, além de Quixeramobim, Lavras da Mangabeira e Crateús, já tiveram acesso a agentes públicos de financiamento de produção, como o Banco do Nordeste e Banco do Brasil, além de assistência técnica especializada.

Gestão Territorial
O programa de Gestão Territorial permitirá a criação de banco de dados com todas as informações armazenadas num “software” livre, onde poderão ser obtidas as informações da malha municipal, hidrografia, ferrovia, rodovia, unidade de conservação (área de preservação), terra indígenas e quilombos. O programa está sendo desenvolvido em nove municípios: Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Palhano e Quixeré, dentro do projeto piloto que está sendo desenvolvido no Estado.

Litoral Leste
O projeto Litoral Leste Baixo Jaguaribe beneficiou 12 municípios: Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Palhano, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Ibicuitinga, Morada Nova, Limoeiro do Norte e Quixeré. A meta é cadastrar 26.400 imóveis rurais, regularizar 15.200 imóveis e beneficiar 30 mil famílias.

Contato para maiores informações: Assessoria de Imprensa do Idace
Augusto Brandão (augustob@idace.ce.gov.br ) / (85) 3101.2473)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Deu zebra nas negociações entre; empresa, governo e comunidade de Cumbe/Canavieira

Uma fonte fidedigna me informa que após a reunião de ontem no ministerio público, em assembléia, a comunidade do Cumbe maioria não aceitou a proposta da empresa e do governo de fazer a estrada só em 2010, ficando assim a estrada interditada, até que apresente algo de concreto. Parece que as negociações ficaram cada vez mais dificil até porque agora existem interferência dos MPE e MPF além de instituições diversas que defendem a preservação ambiental. Pena que as coisas quando acontecem muitas vezes já estão devastadas, muito dinheiro envolvido, prejuizo para todas as partes interessadas e principalmente o desgaste enorme ocasionado pela tensão que o tema impõe tamanha importância.

Justiça cassa mandato de mais um prefeito no Ceará

Justiça cassa mandato de prefeito de Abaiara
O juiz Eleitoral da Comarca de Milagres, José Batista de Andrade, julgou, no dia 17, procedente os pedidos constates da inicial proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Emílio Tahim, e cassou o mandato do prefeito Francisco Joaquim Sampaio, bem como o da vice-prefeita, Maria Euzélia Leite Sampaio, bem como declarou a inelegibilidade daquele réu, para as eleições a se realizarem nos três anos subsequentes à eleição de 2008.

De acordo com o relato do promotor de Justiça, no dia 07 de junho de 2008, Chico Sampaio, então pré-candidato ao cargo de prefeito de Abaiara, a pretexto de celebrar a Festa do Milho naquele município, realizou uma grandiosa festa para promoção pessoal. A festa foi regada a enorme quantidade de churrasco, cerveja, refrigerante e comida em geral, além da distribuição de vale combustível; de mil picolés para as crianças, e muita música ao vivo, tudo gratuitamente, para um público de 4.000 a 5.000 pessoas, segundo cálculo do próprio prefeito.

A festa recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Abaiara, na pessoa do então prefeito, Zezinho, cedendo o palco do município, e disponibilizando carros a serviço do município para o transporte de pessoas e ainda custeou despesas. O representante do Ministério Público informou que a festa teve início com uma carreata, com 210 carros e 400 motocicletas, saindo do Posto de Combustível Abaiara, onde houve a distribuição gratuita de combustível, localizado no Café da Linha, passando pelas ruas da cidade de Abaiara, e terminando num Balneário, no sítio Gangorra, com os comes e bebes e um grande showmício.

Durante a carreata, uma faixa com o título “Chico Sampaio – Homem de Ação” foi conduzida pelo veículo de placas JJZ-7363; no Balneário, essa faixa foi exposta no palco. Durante a festa, Sampaio deu entrevista, tendo dito que estava sendo distribuídas 260 grades de cervejas e que havia matado 10 bois grandes, 12 carneiros e 10 porcos; disse também que estava muito feliz com a resposta do povo, porque sua expectativa era de que comparecesse de 2.000 a 2.500 pessoas, mas compareceram à sua festa de 4.000 a 5.000 pessoas.

FONTE: Ascom - MPCE- Email: imprensa@mp.ce.gov.br

Garantia de emprego da KRAFT em Aracati somente até janeiro de 2010

Os 190 funcionários da fábrica da Kraft Foods em Aracati (CE) - responsável pela produção das marcas de refrescos em pó Tang e Fresh - só terão emprego garantido até janeiro de 2010. A subsidária da gigante americana Kraft Foods Global Brands anunciou que vai transferir suas linhas de produção para Curitiba (PR), onde, desde de 2003, foi inaugurado o Complexo Industrial da empresa, com investimentos na ordem de US$ 150 milhões.

Uma das causas para a mudança foi a negociação da fábrica, no início do ano, com a Companhia Brasileira de Bebidas (CBB) e o processo de venda da marca Maguary, realizada em março de 2009. "A venda da Maguary e da fábrica acabou mudando o nosso modelo de negócio local e, infelizmente, tornou inviável a continuidade da produção de bebidas em pó em Aracati", explicou o diretor de Assuntos Corporativos da Kraft Foods Brasil, Fábio Acerbi.

A direção da companhia afirmou, ainda, que a capacidade das linhas na cidade do litoral cearense não vem sendo totalmente utilizada e a transferência para a capital paranaense é necessária para o aproveitamento integral desses equipamentos. "É uma decisão difícil, pelo histórico que temos em Aracati e pelas excelentes pessoas que trabalham hoje na empresa, mas precisava ser tomada", lamenta Fábio Acerbi. Para minimizar os impactos das demissões, a empresa vai oferecer programas de capacitação e treinamento em várias áreas, como controle das finanças pessoais, preparação de currículo e apresentação pessoal, empreendedorismo, noções de informática, entre outras. Além disso, os empregados permanentes vão poder contar com um pacote especial de desligamento, o que inclui prorrogação da cobertura do plano de saúde por mais 6 meses após a rescisão.

Fonte: DN e TV Sinal de Aracati em entrevista veiculada por ocasião da reunião com Diretores e funcionários no auditório do Colégio Marista de Aracati

Saneamento e falta de respeito andam juntos em Aracati

Verdadeiro caos instalado pelas ruas devido saneamento em Aracati

Pedestres, ciclistas e motocicllistas correndo riscos de serem surpreendidos por buracos ocultos

Apenas mais um dos inúmeros exemplos do desrespeito por parte da PB Construções contratada pela CAGECE para fazer o saneamento básico de aracati. Porque tanta água? Essa é uma pergunta que a população faz todos os dias mas, nenhum técnico engenheiro das empresas envolvidas liberam uma única 'notinha' à imprensa. As fotos acima mostram uma parte do recho entre as Ruas Duque de Caxias com Adolfo Caminha. A prefeitura não fiscaliza, não cobra explicações e o povo sem ninguem que cuide de seus interesses.

Aracati vira noticia nacional pela Rede TV

Agora a noite em rede nacional pela Rede TV foi veiculada matéria assinada pela repórter Rita Brito sobre a proibição da pesca de camarão no municipio de Aracati. Trezentos e cinquenta pescadores reclamam da medida adotada pelo IBAMA que permite a pesca apenas por uso de 'rengalho' e a três milhas da costa maritima (cerca de cinco km). O IBAMA apreendeu vasto material de uso ilegal e queimou redes impróprias para a pesca. O Chefe do órgão no Ceará disse à reportagem que "Em Aracati ninguém possui autorização para captura do camarão".

Policia Federal em Aracati

Policiais Federais estiveram no municipio de Aracati desde a tarde de domingo (20). Permaneceram durante toda segunda e manhã de terça feira (22). Os policiais em número de quatro agentes se intalaram no Fórum da Comarca de Aracati quando fizeram registro provisório de armas de fogo. O agente JOSÉ AGILMÁRIO DE MENESES da Secretaria da Corregedoria me disse que; "Foi de grande importância a divulgação da campanha quando estivemos ontem na TV Sinal falando da importância do cidadão ter sua arma devidamente registrada".

Muitas pessoas compareceram à sala do Fórum onde a equipe esteve instalada e, quem se interessou pela legalização ou renovação de armas de fogo precisou levar documentos originais com cópias de; RG, CPF, Titulo de eleitor, comprovante de residência, caracteristicas gerais da arma (inclusive n° de série), registro antigo (para quem ja havia feito registro anteriormente) e assinar um termo de responsabilidade.

Quem perdeu a oportunidade de fazer o procedimento em Aracati poderá comparecer amanhã no municipio de Russas-Ce quando a mesma equipe estará realizando o mesmo procedimento de Aracati. ATENÇÃO: Para fazer o registro não é necessário levar a arma ao local dos trabalhos a menos que o interessado queira entregá-la com base na Lei do Desarmamento e queira receber uma indenização entre R$ 100 a R$ 300 reais.

E Mais:
- No ato do registro o proprietário da arma recebe um documento provisório devendo no prazo de trinta dias voltar ao fórum para receber o documento original.

- Lei n° 10.826/03 - Art. 5°. O certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicilio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa.

- Até o final desta semana a PF estará passando por Russas e Limoeiro do Norte com o mesmo objetivo.

- O prazo limite para fazer o registro de armas foi estipulado até o dia trinta de dezembro de 2009. Após essa data será considerado crime por falta de registro devendo o responsável ser indiciado em crime federal se detectado existencia de armas sem registro domiciliar

Dique de Aracati: Veja foto de satélite mostrando o tamanho do prejuizo nessa obra com recursos federais

Clique na foto para ampliar e ter uma ampla visão da imagem tirada por satélite

Observe entre os pontos 'A' e 'B' e terá 'idéia' sobre o crime federal cometido na gestão 'Xavier Maia' em 2003/2004 quando nosso dique de proteção (construído após a grande cheia de 1995), teve 780 metros de extenção por 4 de largura e 4 de altura foram retirados da base do dique. A operação contou com apoio de máquinas e caçambas da prefeitura e empresário da cidade.

Para observar o tamanho do estrago basta pela foto comparar o tamanho dos galpões da HB Calçados, o Posto de combustiveis e Vila São Cristóvão. Ao lado da HB Calçados, parte do terreno particular de um contratado da prefeitura para onde o material retirado do dique foi desviado.

E o prejuizo fica para município e seus populares que deverão a cada inverno renovar a fé para que as enchentes que banham o vale jaguaribano não mais aconteçam e que o dique jamais vire 'parede de açude', para não correr os mesmos riscos que a cada inverno revela surpresas pelo Brasil não venha causar danos irreparáveis.

Outro detalhe é que desde sua construção, o dique nunca foi testado. Formigueiros estão presentes em toda sua extensão e as bombas das logoas de captação são poucas e obsoletas.

MPE e MPF pedem fim da construção do Parque Eólico de Aracati

Os Ministérios Públicos Federal em Limoeiro do Norte e Estadual da Comarca de Aracati, em litisconsórcio, pelo procurador da República, Luiz Carlos Oliveira Junior, e pelo promotor de Justiça, Alexandre de Oliveira Alcântara, propuseram, ontem (21/09) uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela e/ou medida cautelar contra a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistíco Nacional (IPHAN) e a empresa Bons Ventos Geradora de Energia S/A.

A ação tem por objeto a anulação do processo de licenciamento da obra de construção do Parque Eólico de Aracati, composto de 67 aerogeradores, todos no distrito de Cumbe/Canavieira, e a retirada de todo maquinário da construção dos empreendimentos Usinas Eólicos Bons Ventos, Enacel e Canoa Quebrada, de responsabilidade da empresa Bons Ventos Geradora de Energia S/A; a condenação do empreendedor na obrigação de não fazer qualquer obra ou intervenção na área em questão antes de ser concedido o devido licenciamento ambiental precedido do EIA/RIMA, concedido pela Semace. Esta e o empreendedor deverão reparar e indenizar, solidariamente, os danos ambientais causados pela obra ao meio ambiente e ao patrimônio arqueológico no mencionado empreendimento.

Os representantes pedem, liminarmente, a suspensão dos efeitos do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) para os empreendimentos em questão, bem como a imediata paralisação da obra. Além disso, a proibição de qualquer outra intervenção na área em questão sem o devido estudo de impacto ambiental e a EIA/RIMA. O Iphan deverá identificar, no prazo de 60 dias, todos os sítios arqueológicos no local do empreendimento com placas. Os impactos ambientais foram constatados no estudo do professor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Jeovah de Andrade Meireles; no relatório de fiscalização do IBAMA; e no estudo arqueológico de autoria dos arqueólogos Verônica Pontes Vieira e Valdeci dos Santos Júnior.

No dia 07/04/2008, o MP ingressou com uma representação ao procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Ceará, Geraldo Assunção Tavares, contra o Município de Aracati, a Semace, o Iphan e as empresas Rosa dos Ventos Geração e Comercialização de Energia S.A. e Bons Ventos Geradora de Energia S.A. No dia 05/06/2008, o MP impetrou outra ação cautelar inominada com pedido de liminar contra a Semace e as empresas Ventos Energia e Tecnologia Ltda; Rosa dos Ventos Geração e Comercialização de Energia S/A; Bons Ventos Geradora de Energia S/A; e Enacel – Energias Alternativas do Ceará Ltda.

No dia 09/09/2008, o MP propôs uma ação civil pública ambiental com pedido de liminar, requerendo que a Justiça determinasse a suspensão das obras do Parque Eólico em Aracati, com cominação de multa diária de R$ 50.000,00 ou outro valor que o juízo achasse mais condizente à situação, em caso de descumprimento da medida liminar, até que se procedesse um novo licenciamento ambiental, tendo em vista a não observância ao requisito da realização de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

No dia 06/02/2008, o juiz de Direito titular da 2ª Vara, Walberto Luiz de Albuquerque Pereira, determinou, liminarmente, a paralisação total de todas as obras das empresas “Ventos Energia e Tecnologia Ltda”, “Rosa dos Ventos Geração e Comercialização de Energia S.A”, “Bons Ventos Geradora de Energia S.A” e “ENACEL Energias Alternativas do Ceará Ltda”.

Entre os dias 16 e 17 de fevereiro de 2009, o promotor de Justiça de Aracati, Alexandre Alcântara, participou como palestrante do Fórum Nacional para a Geração Eólica “Wind Forum Brazil 2009”, no Mercure Grand Hotel Ibirapuera, São Paulo (SP), discorrendo sobre o tema: “Fiscalização ambiental: minimize os riscos de autuação conhecendo os aspectos ambientais avaliados pelos órgãos competentes”. Ascom - MPCE- Email: imprensa@mp.ce.gov.br

Certificados dos cursos SENAC em Canoa Quebrada

A ASDECQ em parceria com o SENAC levou para Canoa Quebrada a Unidade Móvel no final do ano passado para realização de cursos profissionalizantes. A associação comunica que ainda se encontram em sua sede, no Pólo de Lazer, os certificados dos cursos ministrados pelo SENAC de Setembro à Dezembro/08. Horario de funcionamento do escritório da ASDECQ é 13h00 às 18h00 de Segunda à Sexta.
Mais informações:
Cristiana Gurgell
Secretária

ASDECQ
Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada
Polo de Lazer - Canoa Quebrada - Aracati - Ce
Tel: (88) 3421 7387
canoaquebrada@asdecq.com.br
diretoria@asdecq.com.br
www.asdecq.com.br

Ex Ministra Marina Silva (PV) no Ceará

A senadora Marina Silva, que recentemente trocou o PT pelo PV (Partido Verde) e vem sendo anunciada como a provável candidata do partido à Presidência da República, vem ao Ceará na próxima sexta-feira, 25, participar do Encontro Regional dos Verdes. O evento é mais uma realização da Aliança dos Verdes, Encontro de Gestores Públicos para a Sustentabilidade. Ela fará palestra sobre Ecologia, no Plenário da Assembléia Legislativa, a partir das 15horas.

Esta será a primeira vez que a Ex-Ministra do Meio Ambiente do País vem ao Ceará, após sua filiação ao Partido Verde. O presidente do PV cearense, Marcelo Silva, disse que “a visita da senadora acreana é um marco para sua arrancada rumo a um novo projeto de governo para o Brasil".

Conversando com o presidente Marcelo Silva, por telefone, ele nos dizia que a Senadora Marina Silva “é quase a nossa candidata, pois, a oficialização do seu nome, claro, só com a convenção que os Verdes farão em Maio de 2010”. Todos os prefeitos, vereadores, deputados e militantes do PV, em todo o Estado estão mobilizados para acompanhar a passagem da ex-ministra por Fortaleza, na próxima sexta-feira. Marina Silva é Senadora do Acre.

Universidade Jaguaribana será em Aracati

O projeto do deputado federal cearense José Airton Cirilo, do PT, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal Jaguaribana (UFJA/Ce), recebeu perecer favorável do Relator pela Comissão de Educação, deputado Mauro Benevides (PMDB-Ce). Agora, o parecer será apreciado pelo plenário da Comissão e em seguida, encaminhado às Comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça da Câmara.

Mauro Benevides destacou a importância do projeto considerado "sumamente meritórias as iniciativas que visam comprometer o Poder Executivo Federal com a criação da Universidade Jaguaribana, que funcionará na cidade de Aracati".

Vamos torcer para que tudo dê realmente certo e seja aprovado pelos órgãos competentes pois, por cima de 'pau e pedra' o nosso município consegue sobreviver seja com ajuda dos governos Federal e Estadual pois, se dependêssemos do Municipal só restariam esperanças para alguns servidores contratados sem concurso que 'vão levando a vida como ela estiver à lhes levar'.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aracatiense acusado de golpe milionário foi vitima de ex patrão do ramo de carcinicultura

Caro amigo Sandro imagina só!
Essa é verdadeira e aconteceu aqui....

Um amigo meu teve sua prisão preventiva decretada pelo Juiz de Caucaia, o motivo ter vendido prédios, carro que não eram de sua propriedade e ter aplicado outros golpes em Fortaleza e Caucaia num valor de cerca de 1 milhão.
O Delegado de Aracati de posse da cópia da identidade do suposto infrator e do mandato de prisão partiu para buscá-lo, toda a família ficou surpresa, alguns dos dados do rapaz eram legitimos, porém a foto não era a de seu ente querido, e o rapaz estava trabalhando temporariamente em outro Estado. Por fim viu-se que se tratava de uma falsificação grosseira, o rapaz veio de viagem pra esclarecer os fatos, passou pelo processo de reconhecimeto pelas vítimas e foi inocentado por todos. Porém ao ver a fotografia que constava na falsa identidade confirmou tratar-se de seu antigo patrão Luiz Carlos dono da CARCINICULTURA AGUA VIVA da região do rio Pirangi em Parajuru,que se apropriara do documento do empregado para aplicar golpes no comércio.

Interessante avaliar pois poderia ser pressa uma pessoa honesta de forma injusta. É necessário que ao perdermos documentos façamos imediatamente boletim de ocorrência (B.O).
É preciso muita calma nessas horas!
Essa história é real é bem recente e aconteceu com o Nelson uma pessoa séria e irmão do nosso amigo João do Cumbe.
Valéria

domingo, 20 de setembro de 2009

Petrobras quer ampliar produção. R$ 303 milhões investidos no Ceará

Quanto maior a produção, maior é o volume de royalties que o Estado recebe pela exploração do petróleo. Hoje, o Ceará produz petróleo através da exploração marítima e terrestre em duas bacias: a do Ceará e a Potiguar. Apesar de as bacias serem consideradas maduras, ainda não há um profundo conhecimento sobre toda a capacidade delas. Mas a Petrobras já está investindo no aumento da produção no Estado, e irá investir R$ 303 milhões até o fim deste ano em exploração e produção por aqui.

Hoje, nos campos marítimos, o Ceará produz cerca de 8 mil barris de petróleo por dia. A meta, segundo o gerente regional do Ativo de Produção da Petrobras, César Miranda, é chegar aos 10 mil barris diários até 2011. "Nós vamos ampliar a injeção de água nos campos, o que permitirá uma maior produção de petróleo", explica.

Segundo ele, em bacias como a Potiguar, considerada madura e onde o Ceará explora em campos marítimos, a tendência é haver um declínio da produção. Para rebater isso, é preciso investir em tecnologia, e a injeção de água é um meio mais acessível financeiramente e eficaz de ampliar a produção.

Campos terrestres
Já nos campos terrestres, a estratégia é a perfuração de mais poços. Já foram 45 novos em 2008, e o processo continua até 2013. Para este período, o investimento reservado pela estatal para esse fim é de cerca de R$ 285 milhões.

O desenvolvimento da produção e novas instalações contou com uma ampliação de investimentos, em 2008, de R$ 10 milhões para R$ 35 milhões. Com isso, a produção também ganhou incremento, sendo elevada de 500 barris diárias para 900 barris.

Começo em 1967
A atividade de exploração de petróleo no Ceará começou em 1967, com aquisições sísmicas, mas a produção só teve início mesmo em 1981.

Hoje, são quatro campos marítimos no Estado, localizados em Paracuru, que contam, juntos, com nove plataformas. Já a produção terrestre iniciou em 1980 no campo de Fazenda Belém, entre os municípios de Icapuí e Aracati.

Do caderno NEGÓCIOS do Jornal Diário do Nordeste

Globais se reúnem em almoço em Flexeiras

Coluna - Circuito A Luxo, sol e mar
Por Francisco Campêlo
Jornal O POVO

No paraíso que é Flexeiras repousa o luxuoso resort Orixás Art Hotel. Lá encontrei amigos e companhias maravilhosas para um almoço Fui conhecer o Orixás Art Hotel em Flexeiras e fiquei bem impressionado com a beleza do complexo. Especialmente nesse momento, em que estou preparando artigos focados para a revista Morar Bem Casa Cor 2009- foi maravilhoso ver uma construção que seria destaque, até mesmo se estivesse erguida nas Ilhas Virgens, no Caribe ou na Polinésia Francesa; utilizando recursos e materiais da região, de forma super charmosa e o que é mais difícil, sem ficar piegas. O hotel tem suítes super ventiladas, ultra espaçosas e totalmente integradas com a natureza; a piscina principal tem espaços como pequenos lounges aquáticos e por todo o complexo, esculturas dispostas especialmente pelos simpáticos proprietários do Orixás, Erick e Graça Steffen. Encontrei algumas pessoas conhecidas por lá, bati papo com muita gente bacana e acabei aceitando com satisfação, o convite para almoçar em mesa a seis com: o Governador Cid Gomes e a simpática-primeira-dama Maria Célia, o Secretário de Turismo Bismarck Maia com sua elegante-esposa Glaucia e a execultiva-charmosa-socialite Melaine Diogo. Acabamos nos estendemos num longo e agradável papo, até a chegada da minha colega de Buchicho – a apresentadora Ana Maria Braga, que ficou uma temporada no hotel ao lado de Zeca Camargo e Boninho.


Francisco Campelo buchicho@opovo.com.br
Confira nas próximas páginas alguns cliques que fiz e veja a cobertura completa também no meu blog: http://blog.opovo.com.br/campelo/.