segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Acidente grave em Russas-Ce.

Uma única motocicleta transportava três pessoas neste domingo (29), às 17h30, na CE-356, quando uma carreta colidiu e deixou os ocupantes em estado grave de saúde. O acidente aconteceu na localidade do sítio Pau d'Arco, no município de Russas.

As vítimas foram identificadas como Luis Fernando Gomes da Silva, de 37 anos, Marcos Vinicius de Oliveira, 20, e José Cláudio Cavalcante, 22. Elas sofreram politraumatismo e estão internadas em Fortaleza.

Aracatiense é campeã cearense de atletismo

Hoje pela manhã em meu programa 'Bom dia Cidade' pela TV Sinal, recebi Maria Edilene de Lima que recentemente ganhou o Campeonato de Atletismo Cearense. A atleta é casada com o Capitão reformado do EB Carlos que durante os anos de 1995 a 1999 o mesmo era comandante do TG 10-014 na patente de Sargento em nossa terrinha.

Nossa conterrânea Maria Edilene possui um vasto currículo no esporte. Sua especialidade é nos 800 metros, mas tem conquistado excelentes resultados nas categorias 400 e 200 metros. O recorde cearense pertence essa aracatiense quando deixou sua marca em 2min15seg nos 800 metros. Recentemente conquistou um importante título em Porto Alegre-RS e almeja chegar até o Sul-Americano que será realizado no Chile, mas, para isso precisa melhorar seu tempo baixando entre cinco a sete segundos. Edilene reside em Fortaleza-ce, treina no PICÍ e já tem uma filhinha de 12 anos treinando para seguir exemplo da mãe, mas, a categoria da menina é no salto à distância.

Universidade Federal do Baixo Jaguaribe - Instituto de Ciências do Mar

Dr. Rafael Henriques, Diretor da Divisão de Engenharia da UFC, informou do interesse da UFC em parceria com o IFHAN em instalar uma unidade (Núcleo) do (Labomar), proporcionando o imediato funcionamento de uma Faculdade de Aqualogia, ou estudo das águas. Importantíssimo darmos apoio a essa iniciativa da UFC/IPHAN, pois será o primeiro passo em direção da construção do polo universitário federal de Aracati, e da futura Universidade Federal do Baixo Jaguaribe, que transformaremos em realidade no governo do PT. É um projeto que terá início ainda no governo Lula da Silva e será concluído no governo Dilma Roussef, e que será extremamente importante para a economia do Aracati e da região baixo-jaguaribana, a partir das oportunidades profissionais que serão ofertadas à sua juventude.

O futuro mostra-se cada vez mais favorável à nossa cidade e região, graças ao governo petista, que a luta do povo consciente conseguiu colocar na direção do Brasil, derrotando aqueles que de tudo fizeram para manter nosso país no conservadorismo econômico e político do governo neoliberal do PDSB e PFL (leia-se FHC), que deixou um legado de 40 milhões de brasileiros passando fome, milhões de desempregados, e tantas outras maselas que ainda hoje afligem à nossa gente.

Inocêncio Uchôa

Icapuí não paga repasse a APAE

Segundo o blog Giro pelo Estado de Márcio Costa, na notícia "Municípios dão ‘calote’ na APAE e deficientes devem ficar sem tratamento" afirma que o município de Icapuí não cumpriu o compromisso feito com APAE para a acomodação de alunos, fazendo repasse de recursos para isso.

Leia mais no blog A cidade Icapuí
http://acidadeicapui.blogspot.com/2009/11/icapui-nao-paga-repasse-apae.html

domingo, 29 de novembro de 2009

Prefeito de Alcântaras é cassado

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julgou, nesta noite de quarta-feira, improcedente o recurso eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proveniente do município de Alcântaras. Com isso, o TRE, por maioria, manteve a decisão do juiz que cassou os diplomas do prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, e do seu vice, Joaquim Benício Filho.

TRE mantém cassação de Perboyre Diógenes: Parlamentar acusado de construir cinco açudes em troca de votos


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada quarta-feira, rejeitou os embargos declaratórios interpostos na Ação de Impugnação do Mandato Eletivo (Aime) contra o deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL) por captação ilícita de sufrágio.

Portanto, o TRE manteve a determinação anterior, que cassou o mandato do deputado. Os embargos foram interpostos pela Procuradoria Regional Eleitoral em razão de denúncias do parlamentar [na época candidato] ter utilizado recursos públicos para construção de cinco açudes em troca de votos dos eleitores, durante a campanha eleitoral de 2006.

Na ação de impugnação, o Ministério Público Estadual (MPE) mostrou que havia expresso apoio da administração municipal de Saboeiro aos ilícitos eleitorais perpetrados, vez que patrocinava e promovia a candidatura de Perboyre Diógenes.

A reportagem do jornal O Estado procurou o deputado para comentar o assunto, mas até o final desta edição não obteve retorno.

E mais

O TRE também julgou improcedente o recurso eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral do município de Alcântaras no Estado do Ceará. Com isso, manteve a decisão do juiz que cassou os diplomas eletivos do prefeito e vice-prefeito do município, Raimundo Gomes Sobrinho (PR) e Joaquim Benício Filho (PC do B), respectivamente, os quais devem recorrer da decisão.

Fonte: Laura Raquel

Tribuna Livre da Câmara Municipal não é 'Livre'!

Na última sessão ordinária da Câmara, dia 26 de novembro foi discutido e votado Projeto de Resolução n°:009/2009 que altera a resolução n°:001/2007 que institui a Tribuna Livre e Popular na Câmara Municipal, de autoria do Vereador Antônio Marcos de Souza Monteiro. Com esta Resolução aprovada a Tribuna Livre e Popular da Câmara passa a funcionar da seguinte forma: a pessoa que solicitar a Tribuna Livre e Popular da Câmara deverá apresentar por escrito a matéria a ser exposta, para apreciação da Comissão de Legislação, a qual poderá requisitar documentos comprobatórios dos fatos alegados, e limitar-se por ocasião do uso da Tribuna a ler unicamente a matéria devidamente aprovada, podendo se alongar no assunto, se argüido pelos Vereadores.

Mais uma vez na sessão o Vereador Professor Mendes votou contra, alegando que assim a tribuna deixará de ser livre, vamos imaginar que um cidadão do Pedregal que tem sua casa derrubada por causa da construção da ponte e não recebe o valor merecido pelo imóvel por não ter o documento que comprove que o imóvel supracitado é seu, este cidadão quer transformar esta notícia em algo público, mas por não ter a documentação da casa ele não pode usar a Tribuna Livre e Popular da Câmara Municipal de Aracati.

Tendo essa situação como parâmetro o Vereador Professor Mendes foi o único a votar contra a Resolução.
Fonte: Caio Ponciano
blog: falapetista

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BELA CRUZ: CRIANÇAS SOFREM INTOXICAÇÃO COM VITAMINA DE BANANA. UMA MORRE

Por: Antonio Oliveira

Duas crianças sofreram intoxicação após a ingestão de uma vitamina de banana e uma delas morreu. A outra está internada em estado grave em Sobral. O caso foi registrado na cidade de Bela Cruz, Região Norte do Ceará. Os médicos que atenderam uma das crianças ainda não sabem precisar as causas do que está sendo definido como envenenamento, como contou, nesta sexta-feira, no Jornal Alerta Geral, o correspondente Luiz Carvalho.

Ceará apresenta projeto do aeroporto de Jericoacoara

O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentou nesta quinta-feira (26) para a imprensa o projeto do aeroporto do polo de Jericoacoara, que terá recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Ceará.

O novo aeroporto servirá ao polo turístico de Jericoacoara e será um equipamento fundamental para o aumento do número de turistas no Ceará.

O equipamento – localizado no litoral oeste do Ceará, a 30 km da sede do município de Cruz e a 25 km da praia de Jericoacoara – será útil também ao comércio exterior, ao facilitar o transporte de flores cultivadas na Serra da Ibiapaba .

Com área total de 3.517,45 metros quadrados e pista de 2.200 metros por 45 metros, o aeroporto terá a capacidade de operar cerca de 1.200 decolagens por ano. Estará apto a receber aeronaves tipo Airbus A-330 ou Boeing 767-300.

Serão investidos R$ 54 milhões na obra , a qual terá prazo de aproximadamente um ano e meio para ser concluída.

Sai lista dos aprovados no concurso para professor do Estado

O Concurso oferta 4 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio
Na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria da Educação (Seduc) divulgou o resultado da primeira fase do Concurso para Professor da Rede Estadual. A prova ocorreu no dia 1º de novembro e a convocação para a próxima etapa, que corresponde à prova prática, está prevista para o próximo dia 4 de dezembro. Nesta fase, que é de caráter eliminatório e classificatório, o candidato irá dar uma aula na disciplina que está concorrendo.



Com inf. do Jangadeiroonline

Autorizado pagamento de Garantia-Safra 2008/09

26 de novembro de 2009 - 09:52h
Autor: Só Notícias/Leandro J. Nascimento

O Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2008/09 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em municípios dos Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba onde frequentemente a estiagem ou mesmo o excesso hídrico costumam castigar as plantações.

Por meio deste benefício, produtores garantem renda mínima para sobrevivência naquelas localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa da falta de chuva ou excesso. Segundo a CEF, os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos Estados e da União.

De acordo com o MDA, os pagamentos serão efetuados a partir do mês que vem obedecendo as datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Em Serrolândia (BA) e Hidrolândia (CE) as perdas no campo ultrapassaram os 97%. No primeiro município 42 agricultores aderiram ao plano e, no segundo, 2.085.

Na Bahia o pagamento do Garantia-Safra beneficiará, além de Serrolândia, produtores de Várzea da Roça (70).

No Ceará serão Aiuaba (1.160), Alcântaras 43, Alto Santo (1.199), Amontada (2.307), Aracati (2.891), Barreira (222), Barroquinha (45), Boa Viagem (5.728), Brejo Santo (1.687), Camocim (166), Campos Sales (1.775), Canindé (6.851), Capistrano (2.618), Caridade (2.084), Catarina (833), Cedro (3.587), entre outros.

A portaria de número 24, publicada nesta quinta-feira em Diário Oficial traz ainda as demais cidades e o número de agricultores abrangidos pelo Garantia-Safra.

Ceará

Chaval (367)
Crateús (3.369)
Deputado Irapuan Pinheiro (1.460)
Ererê 1.012
Guaiúba 294
Hidrolândia (2.085)
Horizonte (31)
Ibaretama (1.338)
Ipaumirim (1.075)
Ipu (1.623)
Iracema (1.256)
Irauçuba (1.816)
Itaiçaba (390)
Itaitinga (146)
Itapagé (1.552)
Itapipoca (4.345)
Itapiúna (2.179)
Jaguaribara (748)
Jaguaruana (376)
Limoeiro do Norte (1.696)
Madalena (3.562)
Maranguape (1.878)
Martinópole (274)
Massapê (843)
Milhã (1.654)
Mulungu (269)
Ocara (538)
Pacajus (32)
Paramoti (1.390)
Piquet Carneiro (2.349)
Poranga (774)
Potengi (417)
Quixelô (1.841)
São João do Jaguaribe (510)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Saneamento: Ruas de Aracati transformadas em gigantescos rios

video

Rua Rui Barbosa a mais de dois meses alagada. Não existe acompanhamento e/ou fiscalização do poder público municipal.

PT Aracati: Tem algo estranho no ar!

Pelo menos alguns 'companheiros' parecem não se entender quando o assunto é 'democracia'. Aceitar ou não eis a questão!
Vi no blog http://falapetista.blogspot.com as seguintes mensagens;

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PED - Aracati

O PED - Precesso de Eleições Diretas do PT de Aracati foi realizado no ultimo dia 22 de novembro onde obtinha apenas um candidato a presidência do partido o Dr. Inocêncio Uchoa que ganhou por maioria dos votos, e havia ainda duas chapas "Um partido para todos" que tinha como candidato a vice-presidente o Dr. Valdy Menezes e como 1º Secretário Jonas Desidorio onde a mesma acabou obtendo 193 votos, a outra chapa "Renovação" que tinha como vice-presidente Dr. Sergio Ricardo e 1ª Secretária Manuela Gomes obteve apenas 73 votos.
Os cargos do diretório serão distribuidos de acordo com a quantidade de votos de cada chapa.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DO PT – ARACATI – CEARÁ


PED 2009 TOTAL DE FILIADOS APTOS A VOTAR NO MUNICIPIO: 394

TOTAL DE VOTANTES: 290

Por Caio bento-PT

Até aí tudo bem afinal, eu ainda não havia postado a matéria neste blog intitulado " PED/PT de Aracati. Vamos aos números usando a matemática... quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Agora um comentário de uma companheira petista (ainda no falapetista).

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Será que o Dr. Sérgio Ricardo Trabalhou Sozinho?

A chapa "Um partido para todos"(número 650 - Dr. Valdy Menezes) ou Chapa 1 como diz um certo blogueiro teve o apoio somente de petistas, já a chapa "Renovação"(número 670 - Dr. Sérgio Ricardo) intitulada como chapa número 2 pela mesma pessoa, teve apoio de pessoas e políticos que não tem nenhum vinculo com o PT, ao contrário querem banir o partido da nossa cidade. Isso mostra a alma direitista do amigo Sérgio Ricardo. E ele não ganhou a 1ª secretaria como fala em seu blog, ele apenas tirou 73 votos e nem ele mesmo sabe qual cargo no diretório do partido lhe caberá, isso será discutido em reunião interna do partido cumprindo as regras do REGIMENTO INTERNO.

Gheorghya Lima

Bolsa Família: Comissão aprova valor maior quando filhos têm boas notas

A aferição do “desempenho” seria feita com uma avaliação oficial a ser regulamentada
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a proposta, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estabelece valor maior do Bolsa Família para os segurados cujos filhos têm boas notas na escola. O projeto de lei não estipula de quanto será o benefício. Já a aferição do “desempenho” seria feita com uma avaliação oficial a ser regulamentada.
Para valer, a proposta precisa passar pela Comissão de Educação e ser aprovada na Câmara. Atualmente, o recebimento do benefício pela família condiciona que os filhos estejam matriculados e frequentem as aulas.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

Aracati será contemplado com um campi do IFCE

Interior

Cinco campi do IFCE serão inaugurados dia 15

O número de matrículas do IFCE, antigo Cefet, deve passar de 14 mil atualmente para 21 mil até o fim de 2010. O informação é do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes. Serão inaugurados três campi tradicionais e dez campi avançados

Lucinthya Gomes
Enviada a Brasília
lucinthya@opovo.com.br

25 Nov 2009 - 00h28min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo Cefet, está passando por um processo de expansão que pode elevar o número atual de 14 mil matrículas para 21 mil até o fim de 2010.

Hoje (ontem, dia 25), o Instituto conta com nove campi em funcionamento.
A previsão é que sejam inaugurados mais três até o ano que vem, nos municípios de Canindé, Acaraú e Crateús.

Além disso, dez novos campi avançados (estruturas menores, que funcionam como extensão, mas não têm garantia de custeio pelo Governo Federal) serão inaugurados até o ano que vem. Cinco deles receberão recursos do Ministério da Educação (MEC) e serão inaugurados dia 15.

A informação foi confirmada ontem, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, que teve início no dia 23 e segue até o dia 27. "Os campi avançado não têm garantia de custeio pelo Governo Federal. O Instituto é que precisa trabalhar para garantir o seu funcionamento, negociando parcerias público-privadas, mas cinco campi avançados do Ceará serão -abençoados-, ou seja, custeados pelo Governo Federal", comemora o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes, que está em Brasília.

ARACATI
Isso significa que o Ministério da Educação vai assumir o quadro mínimo de professores, servidores técnicos-administrativos, gratificações de funções de gerenciamento e custeio. É o caso dos IFCEs dos municípios de Baturité, Aracati, Tianguá, Jaguaribe e Tauá. ``São escolas que já estão prontas e não estão funcionando ainda. Mas serão inauguradas no dia 15 de dezembro pelo presidente Lula para começarem a funcionar em 2010``, destacou o secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Estas unidades avançadas funcionam como extensão e têm o objetivo de complementar a cobertura da oferta profissional e tecnológica promovida pelos campi tradicionais. "Há localidades que por serem menores não comportam a unidade da rede federal. E para não deixar essas localidades sem unidades, criamos os avançados. São cursos que correspondem à demanda do Município", informou Pacheco. Os municípios têm autonomia e podem oferecer cursos tecnológicos, de nível superior, e técnicos de nível médio.

Um dos maiores benefícios é permitir que mais estudantes tenham uma unidade próxima de sua casa. As instalações físicas dessas unidades já estão em construção. Além dos que serão custeados pelo Governo Federal, outros cinco campi avançados devem ser inaugurados até o próximo ano nos municípios de Camocim, Caucaia, Morada Nova, Tabuleiro e Ubajara. Para estes, o Instituto buscará parcerias público-privadas.

EMAIS

- O Ceará tem nove campi já instalados e em funcionamento, no modelo tradicional: Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá. Três estão em estágio avançado de construção. Um deles é de Crateús, cuja inauguração está prevista para 15 de dezembro.

- Os campi de Canindé e Acaraú serão inaugurados apenas em 2010.

REDE CERTIFIC

- Segundo o Ministério da Educação, nos próximos 15 dias, reitores de Institutos Federais de todo o Brasil estarão reunidos para definir a estrutura da Rede Certific em suas instituições.

- No primeiro momento, serão certificados profissionais das áreas de pesca, construção civil, turismo e gastronomia. Como a certificação é uma competência dos Institutos Federais, segundo o MEC, cabe às instituições incorporá-las em suas práticas cotidianas e estabelecer um calendário para a ação.
A Rede Certific foi instituída pela Portaria Interministerial nº 1082/2009.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PED/PT de Aracati. Vamos aos números usando a matemática...

E o PED - Processo de Eleição Direta no município de Aracati terminou com o número de 266 votos válidos

* A Chapa 1 - Dr. Valdir Meneses. Com apoio de seu grupo (Dr. Inocêncio Uchôa, Vereador Mendes, Deputados José Aírton e Dedé Teixeira além do próprio Guimarães), conseguiu vencer por um 'placar' de 193 votos
* A Chapa 2 (Dr. Sérgio Ricardo) praticamente sozinho, obteve 73 votos

Então 'quem ganhou!'.
Com esse percentual o segundo colocado (Sérgio Ricardo), por estar praticamente 'sozinho' visto que a chapa 1 (vencedora) contava com o apoio de praticamente todas as grandes lideranças do partido vinculados direto ao diretório aracatiense faca o PT municipal com três vagas e o Dr. Sérgio ficou com a vaga de Secretário Geral

Para o Estadual as mais conhecidas lideranças da nossa terrinha assim ficou;
Chapa 488 - Guimarães com 121 votos
Chapa 450 - José Aírton com 129 votos

Voltando ao Aracati:
As chapas 1 e 2 apoiaram José Guimarães que perdeu por 8 votos de diferença para José Airton mas, em compensação, o grupo do Dr. Valdiy Meneses deu 48 votos enquanto Sérgio Ricardo sozinho conseguiu 73 para o mesmo candidato (Guimarães) na chapa do estadual.

Pela matemática parece que o perdedor sozinho certamente já garante uma vaga para disputar como candidato a deputado pelo diretório municipal. Seria essa a matemática politica?

TRE confirma cassação de Prefeito e Vice no interior do estado do Ceará

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julgou ontem a noite (quarta-feira), improcedente o recurso eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proveniente do município de Alcântaras. Com isso, o TRE, por maioria, manteve a decisão do juiz que cassou os diplomas do prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, e do seu vice, Joaquim Benício Filho.

(Com o TRE-CE)

Abolicionista "Chico da Matilde" ganha estátua no Centro Dragão do Mar

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (25), às 18h, a estátua de Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como o Dragão do Mar. A participação marcante dele na história abolicionista do Brasil fez com que emprestasse seu apelido ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, local onde ficará a homenagem.

A iniciativa é do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura e o próprio centro cultural. Até hoje, o pioneirismo abolicionista do Ceará é desconhecido da população. O slogan "Ceará Terra da Luz" foi dado pelo jornalista José do Patrocínio, então diretor da Gazeta da Tarde, não em referência às praias cearenses, mas para o Estado que "iluminou" o país para esta realidade.

Segundo a diretora de Ação Cultural do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Isabel Cristina Fernandes, a homenagem ao bravo jangadeiro já havia sido feita com a fundação do Centro Cultural do Dragão do Mar, que leva o seu apelido. "Hoje nós estamos inaugurando a estátua, mas há 10 anos esse jangadeiro foi homenageado, dando nome a esse centro cultural, referência cultural na América do Sul" disse.

A estátua fica próxima a entrada do teatro e dos cinemas, de frente para o mar. O secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, prestigiou a inauguração. Por: Márcio Dornelles

Estudantes alemães posam nus para calendário

Foto com os estudantes nus na sala de leitura representa dezembro. (Foto: Reprodução/Bild)

Ele foi produzido por estudantes da Universidade de Magdeburg.
Calendário está sendo vendido por 13 euros em site na internet. Do G1, em São Paulo

Universitários alemães decidiram tirar a roupa e posar nus para um calendário, que tem como cenário a sala de aula e outros espaços do cotidiano dos estudantes da Universidade de Magdeburg, segundo reportagem publicada pelo jornal alemão “Bild”.

De acordo com o "Bild", mais de 60 voluntários fizeram teste para fazer parte do calendário de 2010. A estudante Anke Mauth, de 25 anos, disse que foi "muito divertido e descontraído" participar da iniciativa. "As fotos ficaram ótimas", afirmou ela.

De acordo com Nadine Staats, de 23 anos, a foto em que eles aparecem juntos na sala de leitura foi ideia dos próprios estudantes. A imagem representa o mês de dezembro do calendário, que está sendo vendido por 13 euros no site www.un.geniert.de.

MP solicita afastamento do superintendente da Polícia Civil, Luis Carlos Dantas

Dantas disse que só vai se pronunciar quando as investigações forem concluídas
O Ministério Público Estadual pediu o afastamento do delegado Luis Carlos Dantas do cargo de Superintendente da Polícia Civil do Ceará. A recomendação foi feita em uma reunião entre o Secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, e o grupo de procuradores que está investigando denúncias de tortura de presos.

O documento pede o afastamento imediato do delegado do cargo. Os procuradores entendem que a medida é necessária para restabelecer a confiança da autoridade policial e preservar da ordem pública.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, confirmou que o secretário recebeu o pedido de afastamento, mas informou que Roberto Monteiro só deve tomar uma decisão após o fim das investigações. Por telefone, Dantas disse que só vai se pronunciar quando as investigações forem concluídas.
do Jangadeiroonline

Vereadores de Juazeiro são alvos de investigação por terem direito a receber R$ 5.500,00 de VDP

Os serviços pagos com recursos da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) e as notas fiscais emitidas para os vereadores de Juazeiro do Norte são alvo de investigações, afirma a edição desta semana do Jornal do Cariri. Cada vereador, segundo o presidente da Câmara Municipal, José de Amélia Júnior (PSL), tem direito a receber R$ 5.500,00 além do salário pago mensalmente. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público Estadual querem saber o destino do dinheiro e se as verbas são usadas como salário indireto pelos vereadores.
Do Ceará Agora

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marista de Aracati realiza 'Primeira Eucaristia 2009'

Publicado em 23 de nov de 2009 por francy.aracati

Participar da eucaristia é participar da vitória de Jesus ressuscitado e da ceia pascal, do banquete sagrado, o pão vivo descido do céu para a vida do mundo. É adorar, nas espécies do pão e do vinho consagrados, aquele que o céu e a terra não podem conter, porque é o próprio Deus. Foi nesse desejo que caminhamos Rumo a Eucaristia envolvendo crianças e pais no processo de preparação para o grande dia do Primeiro Encontro com Jesus nas Hóstia Consagrada.
Após vários meses de preparação para a Primeira Eucaristia realizamos no dia 14/11 o Retiro das crianças. Foi um momento rico de significado e aprofundamento da experiência de oração e convívio com os irmãos.

A confissão comunitária para os pais e padrinhos dos catequizandos aconteceu no dia 18/11. Foi uma oportunidade de encontro pessoal com Deus e com os irmãos. O Celebrante foi o Padre Mateus Sulivan. A Confissão comunitária aconteceu na Capela do Colégio Marista de Aracati às 19h.

No dia 20/11 as crianças receberam o Sacramento da Penitência ou Confissão. Estiveram presentes os padres Redentoristas: Mateus, Jacó e Cornélio. As crianças estavam muito felizes por poderem receber este Sacramento, aprofundando a caminhada de fé na comunidade eclesial e na experiência de oração pessoal.

A Celebração da Primeira Eucaristia aconteceu no dia 21/11 às 17h no Ginásio de Esportes São Marcelino Champagnat. Diante da Comunidade reunida as crianças renovaram as promessas do Batismo e receberam Jesus pela Primeira vez em seus corações infantis. O Celebrante foi o Padre Mateus Sulivan. A celebração da Primeira Eucaristia é sempre um momento muito significativo, pois percebemos o quanto Jesus estar vivo em nosso meio através do Sacramento da Eucaristia.

Parabéns! Instituto do Câncer do Ceará comemora 65 anos

O Instituto do Câncer do Ceará completa 65 anos. Para comemorar a data, a instituição organiza atividade entre os dias 25 e 27 de novembro. Também se comemora na ocasião os 10 anos do Hospital do Câncer do Ceará. A instituição filantrópica mantém também a Escola Cearense de Oncologia e a Casa Vida, local de apoio criado para atender pessoas carentes que estão em tratamento no Hospital do Câncer. O Instituto é referência no diagnóstico, tratamento e na pesquisa em oncologia no Norte e Nordeste e realiza por mês cerca de 19 mil atendimentos, sendo 70% de pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aracati: Passeata pela paz!

E no fim de semana passado, mas propriamente na sexta-feira dia 20, às 17:00 h, saindo da Praça Adolfo Caminha passando pelas ruas do centro, alguns representantes politicos com iniciativa do Terço dos Homens e população convidada com presença marcante e emocionante dos membros de famíliares enlutadas do recente assassinato do 'Comerciante Maninho' estiveram na grande passeata pela paz devido ao alarmante número de violência em nosso municipio.

Lamento apenas porque poderiam ter sido economizado com tantos fogos e doado seu valor para casas de apoio e recuperação de drogados em Aracati. É uma vergonha um Grupo como o 'Shalon' receber do poder público municipal somente R$ 1.000,00 mensais.

E de nada adiantará realizar uma caminhada pela paz (ou até mesmo aumentar o efetivo de PMs com a vinda de um Batalhão), se urgentemente não for oferecido geração de emprego e renda, leis municipais que obriguem a administração pública a doar valores justos para entidades sérias que trabalham com recuperação de jovens delinquentes, convênios com o Estado ou Federação para verdadeiramente elaborar programas de ressocialização de presidiários através de penitenciárias modelo onde essa galera pudesse trabalhar como marceneiro, pedreiro, panificadora, confecções, esporte, artes, cultura em geral etc.

Podem até mesmo realizar outra marcha pela paz a cada fim de semana, os delinquentes não estão nem preocupados com esse tipo de movimento. Eles em sua maioria já estão com o cérebro deteriorado pela 'erva' ou coisa bem pior. Movimentos como esse tem sua serventia é claro, pois, serve para conscientizar os jovens que não entraram ainda nesse submundo quase sem volta.

Valeu! Mas para mudar a realidade tem que fazer muito, a começar por demitir ou quem sabe botando pra trabalhar as dezenas de servidores que só batem ponto (confirmado na tv pelo proprio sec. de Administração sr. Manoel Correia), ou acabando com algumas falcatruas onde muitos são beneficiadas através da 'agência de empregos' da PMA.

Acabar com essa onda ja tão antiga mas sempre na moda de alugar imóveis carríssimos (para beneficiar compadríos) para secretarias ao invés de adquirir através de compra de alguns casarões (ou até mesmo imóveis comuns) para servir de secretarías municipais, alugueis de veiculos a peso de ouro ao invés de comprar carros oficiais que ficariam para outras gestões etc...

Como tudo nesse Brasil. Merecemos os administradores que temos!

AME - Associação Marista de Ex-Alunos lança campanha no 'Bom dia Cidade

Lançamento da Campanha Solidária 2009 nesta segunda-feira 23 no Bom dia Cidade Entrevistando Italo Ramon e Bruno Lobão da AME-Associação Marista de Ex-Alunos

Com o tema 'É fazendo os outros felizes que encontramos a nossa própria felicidade', jovens coordenadores da AME estiveram no programa diário 'Bom dia Cidade' da TV sinal de Aracati fazendo o lançamento da Campanha Solidária 2009. A prática da solidariedade impõe como desafio, contribuir para a formação de uma consciência planetária, comprometida com o cuidado com nossa casa comum, suas raízes e seus habitantes, apoiando iniciativas que promovam as bases de um modo sustentável e responsável de convivência harmoniosa dos homens e mulheres entre si e com o planeta.

É com essa visão que a Associação Marista de Ex-alunos (AME) lançou a Campanha Solidária 2009 através da telinha do canal 7 local para toda a comunidade aracatiense. A campanha visa à arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos para que possam ser destinados a uma instituição. "Precisamos de sua doação, faça parte dessa campanha. Pois é fazendo os outros felizes que encontramos a nossa própria felicidade". Disse Italo Ramon que é estudante de direito em Faculdade em Mossoró-RN. "Temos como objetivo geral inserir o ex-aluno MARISTA nas atividades escolares, dando uma dimensão de continuidade da Filosofia Champagnat em sua vida pessoal e social, assim colocando em prática o lema “Ex-aluno sim, Ex-MARISTA nunca!”. Complementou Brunno Lobão.
A AME, está ressurgindo para comunidade MARISTA de Aracati. Carregando como tema "O sentimento não pode parar". Assim a associação faz o elo de ligação entre os ex-alunos MARISTA com a os acontecimentos dentro da entidade.

Então! Se voce é um ex-aluno Marista, entre em contato com esses jovens através da comunidade no Orkut. Colabore! Ajude voce também.
Posto de Coleta: Portaria do Colégio de Aracati.

R
ealização: AME (Associação Marista de Ex-alunos)
Apoio: Colégio Marista de Aracati, Pastoral Juvenil Marista e Grêmio Ir. José Spigolon.

Deputados Eugênio Rabêlo e José Airton Cirilo envolvidos em mais um escândalo



FOLHA DE SÃO PAULO:

DEPUTADOS FEDERAIS CEARENSES ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALO

Por: Luciano Augusto do Portal Ceará Agora


Mais um escândalo envolvendo a Câmara dos Deputados. O jornal Folha de São Paulo publicou domingo 22, uma reportagem denunciando que deputados federais utilizaram notas fantasmas em suas prestações de contas da verba de desempenho parlamentar (VDP).


Dois deputados federais do Ceará são suspeitos dessa prática:

Eugênio Rabelo(PP) e José Airton Cirilo(PT).

A Folha de São Paulo teve acesso a caixa preta das notas fiscais por decisão judicial e apurou que José Airton alugou carros de uma empresa inexistente em Pacajus. Já Eugênio Rabelo é acusado de ter alugado veículos de uma empresa que não existe e que segundo a nota apresentada por ele à Câmara Federal funcionaria no município do Eusébio. Airton Cirilo e Eugênio Rabelo negam ter cometido qualquer irregularidade na prestação de contas de sua VDP. Alegam que o serviço foi prestado e rejeitam ter cometido alguma fraude.

Leia mais sobre esse assunto em matéria do jornal Folha de São Paulo:

Mais uma morte em Icapuí-Ce

MOTORISTA ALCOOLIZADO INVADE A CONTRAMÃO E ATROPELA MOTONETA EM ICAPUÍ
Por: Márcio Dornelles

Em visível estado de embriaguês, segundo a Polícia, o motorista Zoroastro Hélio Mendonça, funcionário público de 42 anos, avançou a contramão da avenida Esaú Lacerda, em Icapuí, e colidiu com uma motoneta que tinha dois ocupantes. O acidente, ocorrido neste sábado (21), às 19h, deixou Junior Cesar dos Santos, 42, e Maria Elizabete da Costa de Lima, 42, em estado grave. O aposentado e a doméstica que estavam no veículo de duas rodas foram levados ao hospital local e em seguida para o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Junior Cesar sofreu fratura exposta nos quatro membros e traumatismo craniano. Elizabete não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da capital cearense.
As informações são do correspondente Rozil Bezerra.

Sindicato de Tabuleiro do Norte divulga panfleto com nomes de "traidores" do servidor

Clique na imagem para ler
Vi esse panfleto no blog do meu amigo e colega radialista Mário Oliveira de Limoeiro do Norte e confesso que fiquei surpreso pela coragem do trabalhador quando quer ir em busca de seus direitos. O motivo de minha 'assombração' talvez fosse porque não imagino o que poderia acontecer por aqui desde que as autoridades politicas de nosso municipio começaram a adotar um sistema de medo, temor e até mesmo uma forma de ditadura.

E aí! Se fosse por aqui, quem seriam os traidores? Alguem se habilita?

domingo, 22 de novembro de 2009

O Espetáculo não pode parar

Fruto das discussões da classe artística, especialmente da classe teatral, o antigo cine-teatro de Aracati situado à Rua Grande fora denominado por Decreto Legislativo de Cine-Teatro Municipal Francisca Clotilde-CTFC.

A proposição de denominação do teatro fora do vereador Marcos Monteiro, apresentada em plenário da Câmara Municipal através do projeto de decreto de número 030/2009 apresentado em sessão ordinária do dia 5 de novembro de 2009. Naquela oportunidade o vereador requereu àquela casa a justa homenagem a escritora, dramaturga, jornalista e educadora Francisca Clotilde que em muito colaborou para o fortalecimento da cultura em Aracati. Além do decreto o vereador Ricardo Sales requereu verbalmente o título de cidadã aracatiense para a escritora. Tanto o decreto que dá nome ao teatro quanto o título de cidadã aracatiense foram aprovados por unanimidade.

O antigo cine-teatro de Aracati de propriedade do Círculo Operário São José, instituição que atuou por décadas junto à classe operária em Aracati no início do século XX, esteve sob o comando do artista plástico Hélio Santos que alugara o espaço e o transformara, de fato, no teatro da cidade. Foi de Hélio Santos a homenagem simbólica a Francisca Clotilde ao pintar na fachada do cine-teatro o nome “Teatro Francisca Clotilde”. O teatro ao longo de mais de uma década fora palco para diversas manifestações da cultura aracatiense a exemplo das apresentações dos grupos Lua Cheia, Carruagem, Retalhos, Teatro de Bonecos Francisca Clotilde e de outras companhias do sul do país entre as quais podemos citar: Kapota Mais Não Breka, Humatriz Teatro e Las Cabaças.

Todavia o teatro funcionava precariamente, pois o mesmo era mantido única e exclusivamente pelo Centro de Arte e Cultura Aracati, capitaneado pelo artista plástico Hélio Santos. Segundo relatos do próprio artista: “havia suspeita, de nossa parte, que a estrutura do telhado da sala de espetáculos bem como de todo o prédio estaria comprometida pelas evidências que encontrávamos. Sempre após uma chuva os salões ficavam alagados por conta das infiltrações e isto em muito nos preocupou. Quando removemos o forro, instalado na sala de espetáculos, nossa suspeita fora confirmada: havia um deslocamento da estrutura do telhado. Com isso interditamos, por conta própria, as atividades com o teatro e iniciamos em parceria com o Fórum de Cultura de Aracati uma campanha para resolver o problema”.

A campanha “O espetáculo não pode parar” lançada em solenidade realizada no Teatro Francisca Clotilde, em 19 de dezembro de 2007, conseguiu envolver diversos segmentos da sociedade aracatiense a fim de discutir a situação em que se encontrava o referido prédio. Após diversas tentativas para sensibilizar o poder público local foi somente a partir da intervenção do Ministério Público, membro do Fórum de Cultura de Aracati, através do Promotor Sr. Alexandre Alcântara, que o movimento ganhou novo ânimo. Em 2008 o Ministério Público requereu à prefeitura municipal de Aracati a desapropriação do citado teatro e que fossem realizados os serviços necessários para a sua consolidação, a fim de que o mesmo cumprisse sua vocação como importante instrumento para o fomento da arte e cultura. Aos cinco dias do mês de maio de 2008 o prefeito, Sr. Expedito Ferreira, através do decreto de número 0250/2008 declara de utilidade pública o citado imóvel e dá outras providências.

O Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati, responsável pelos trabalhos no CTFC, trabalha na perspectiva de restauração do Cine-Teatro Francisca Clotilde-CTFC através de verba federal via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. O CTFC conquistou recentemente, através de projeto junto àquela instituição, um kit de áudio-visual para a criação do cine-clube de Aracati.

Os artistas e sociedade aracatiense anseiam, em breve, a inauguração do Cine-Teatro Francisca Clotilde porque o ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR.

Mais sobre Francisca Clotilde
Francisca Clotilde foi educadora, escritora, poetisa, dramaturga, contista e abolicionista. Nasceu em Tauá, região dos Inhamuns, em 1862. Morou em Fortaleza, Redenção, Baturité e Aracati. Nessa última cidade viveu até o fim de sua vida, em 1935.

Em Aracati fundou o Externato Santa Clotilde para meninas e meninos, considerado um dos melhores colégios da Região Jaguaribana. Ela se destacava pela pedagogia aplicada, pela utilização das artes, sobretudo o teatro, nas atividades escolares, além do ensino da língua francesa.Francisca Clotilde participou ativamente dos movimentos abolicionistas e republicanos, escrevendo em diversos jornais sobre as questões políticas que aconteciam na época. Foi colaboradora da revista A Estrella, fundada em 1906 pela sua filha Antonietta Clotilde, e em 1902 lançou o romance A Divorciada, abordando uma temática extremamente polêmica para a época. Também fez artigos para jornais e revistas do Brasil e chegou a escrever em almanaques de Portugal.
Para saber mais acesse: www.solardasclotildes.art.br
fonte: www.luacheia.art.br

Aurineide Camurupim agita o estande do Ceará

GRAMADO (RS) - Muito humor, uma marca cearense com certeza. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) está participando do 21º Festival do Turismo de Gramado (RS), como faz tradicionalmente ao longo destes anos. Com projeto inspirado nas belezas naturais das praias, serras e sertões, mostra-se como destino em um estande de 16m². No local, mais de 20 representantes da Setur, Sebrae , Setfor e de meios de hospedagem. Os visitantes recebem informações sobre o potencial do Estado com a alegria contagiante. Para alegrar ainda mais os participantes, o Ceará conta com a presença da humorista Aurineide Camurupim, atraindo com sua irreverência, visitantes e curiosos para o estande.

Um dos empresários do setor hoteleiro do litoral leste cearense, Carlo Crippa, não disfarça seu entusiamo por estar presente no evento. “Uma experiência magnífica poder divulgar a praia de Canoa Quebrada em feiras de turismo, especialmente , nesta que reúne tantos operadores do sul do país”, comenta.

Fonte: Jornal BrasilTuris

Icapuí-Ce. O paraíso perdido do PT foi noticia do Jornal hoje

ICAPUÍ/CE O PARAÍSO PERDIDO DO PT FOI NOTÍCIA NO JORNAL HOJE

A História de Icapuí/ce começa quando era apenas uma pequena vila, chamada Caiçara, devido a uma cerca de galhos que protegia as tribos dos índios. Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela do tupiIgarapuí” que significa, ao pé da letra, canoa (ygara) rápida, veloz (puí).

No começo Icapuí tinha poucos habitantes. Depois, com o passar dos tempos, a população aumentou e aconteceu a primeira tentativa de torná-la município, através de Orlando Rebouças e Marcondes de Oliveira, em 1957, o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento. Vinte e sete anos após a primeira tentativa, um grupo de icapuienses sob a liderança de José Aírton Félix Cirilo da Silva e com o apoio da comunidade, conseguiu tornar Icapuí um município através de um plebiscito, desmembrando-o política e administrativamente de Aracati, a partir de 22 de janeiro de 1984.


Apartir da data de sua emancipação política até o ano de 2004, o município foi sempre administrado por prefeitos petistas, durante esse tempo você poderia encontrar o companheiro LULA tomando uma caipirinha e comendo uma lagosta na praia da Redonda, o Ricardo Benzoini fazendo uma caminhanda na praia Tremembé, o petista que não podia ir a Cuba, concerteza podia ir a Icapuí nem que fosse nos encontros mundiais da juventude uma das atrações do calendário turístico da cidade,mas em 2003 surgiu um candidato um do PSDB irmão José edilson um homem evangélico, irmão do primeiro prefeito petista da cidade hoje Dep Federal José airton cirilo,a família estava dividida, seu slogan de campanha era vamos passar o rodo, era o fim do império petista em icapuí, logo agora que companheiro LULA tinha sido eleito presidente no ano de 2002, teve 2 anos para fazer parcerias com administração petista municipal, a população escolheu um prefeito de oposição, a canoa foi muito veloz.

A população da cidade ficou sem a parceria do companheiro lula, mas os amigos companheiros jamais, muitos foram aproveitados em administrações municipais petistas das cidade de fortaleza e Quixadá, outros foram convocados para assumir cargos federais em Aracati, Fortaleza e Brasília, alguns ficaram mas não estão esquecidos, certa vez em um empreendimento hoteleiro turístico da cidade em um bate papo informal de manhã de domingo ensolarado de praia com o seu empresário pernambucano um conterrâneo de lula, ele me fez uma confissão lula mudou minha vida além de vários outros elogios, não fiquei surpreso pois sabia dos milhões de reais do BNDES liberados para financiar o seu empreendimento.

Tenho a certeza convicta o petísmo é uma religião de fanáticos onde LULA é o seu Deus, porquê só LULA e Deus podem mudam nossas vidas.

MAIS UMA FEZ BLOG DA PAUTA HOJE FOI O JORNAL HOJE DA GLOBO
POST PUBLICADO NO DIA

Sefaz negocia Refis a partir da segunda-feira (23)

A partir da segunda-feira (23) os contribuintes que tiverem débitos com o Governo Estadual podem procurar a Secretaria da Fazenda para renegociar suas dívidas. A Lei 14.505 do Refis 2009 (Programa Estadual de Recuperação de Débitos Fiscais e Tributários) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 19 de novembro. Ao todo, mais de 140,5 mil empresas no Ceará serão contempladas com a medida.

De acordo com o secretário da Fazenda, Mauro Filho, todas as unidades da Sefaz estão preparadas para receber os beneficiados. “Os que forem quitar o débito a vista podem emitir o boleto de pagamento, via internet, a partir de segunda-feira; não precisando portanto se descolar até à secretaria”, explica.

A lei prevê a remissão total de dívidas geradas antes de 31 de dezembro de 1994; de débitos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) inferiores a R$ 10 mil por CGC (Cadastro Geral de Contribuintes) e contraídos antes de 31 de dezembro de 2006. Refinancia também débitos de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e de ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) abaixo de R$ 5 mil, contraídos por pessoa física ou CGC até 31 de dezembro de 2006.

Os beneficiados somam 4.147 devedores de ICMS, três de IPVA e 75 de ITCD, todos com dívidas geradas até 31 de dezembro de 1994, além de outros 24.981 contribuintes com débitos de ICMS, 111.040, de IPVA, e 282, de ITCD. Estes últimos com fato gerador entre 1º de janeiro de 1995 e 31 dezembro de 2006.

Postado por MÁRIO OLIVEIRA

Golpes contra aposentados: bancos devem ressacir valores em até 48 horas

Aposentados e pensionistas que foram vítimas de golpes nos empréstimos consigados devem exigir o ressarcimento dos valores na agência bancária credenciada, que tem a obrigação de resolver o problema em até 48 horas. Segundo o ministro da Previdência Social, José Pimentel, as fraudes não acontecem nas agências do INSS, e por esse motivo, as instituições financeiras são responsabilizadas pelos golpes realizados no mercado.

Fonte: Ceará Agora

Ceará Sporting de volta à elite do futebol brasileiro

TORCIDA COMEMORA RETORNO DO CEARÁ À ELITE DO FUTEBOL BRASILEIROPor: Luciano Augusto

A torcida alvinegra comemora nas ruas da capital o acesso do time a série A do Campeonato Brasileiro em 2010. Após 16 anos, o Ceará volta à elite do futebol. Após vencer o Ponte Preta por 2 a 1 em Campinas, o time cearense chegou a vice-liderança da Serie B, ultrapassando o Guarani.
Aos 10 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Renan da Ponte Preta, ao tentar cortar um cruzamento da direita, acabou jogando a bola na rede do próprio time, registrando 1 a 0 para o Ceará. Com uma bola parada, no entanto, a Macaca conseguiu igualar o placar. Após escanteio, o goleiro Lopes cortou, e Fabiano Gadelha acertou belo chute no rebote: 1 a 1 no placar do Moisés Lucarelli.

Na segunda etapa, o Vovô voltou com a mesma iniciativa, mas quem levou mais perigo foram os donos da casa, com uma pancada na trave que assustou a nação Alvinegra. Aos 9 minutos, o Ceará respondeu com Arlindo Maracanã, que, de esquerda, também acertou a trave.

Com o Figueirense perdendo para o Duque de Caxias por 2 a 0, e o Ceará voltaria à elite mesmo com uma derrota. Não contentado, o Vozão ainda teve motivação para voltar à frente do placar. Aos 31, após escanteio, Fabrício acertou cabeçada e fez o segundo, levando a torcida ao delírio.

sábado, 21 de novembro de 2009

Fortaleza e litoral cearense exibem sinalização turística

A nova sinalização turística de Fortaleza , dos litorais leste e oeste chamam a atenção de moradores e visitantes. Os recursos , no total de R$ 7,5 milhões, são provenientes do Ministério do Turismo e Governo do Estado - por meio da Secretaria do Turismo, sendo R$ 4,5 milhões destinados ao litoral e R$ 3 milhões, para Fortaleza.

O projeto, em Fortaleza, foi inciado em junho de 2008. Na ocasião, o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, e o então presidente da AMC, Flávio Patrício, receberam a imprensa para apresentar as primeiras placas afixadas na Avenida Desembargador Moreira. Até hoje , foram instaladas, aproximadamente, 578 placas, 487 braços e 55 colunas em regiões de grande fluxo, como os acessos a Fortaleza, principais bairros e avenidas, além do centro da cidade.

"Estamos atendendo a uma reivindicação da sociedade e dos turistas. Sempre registrado em pesquisas encomendada pela Setur sobre a satisfação do turista, a falta dessa sinalização consistia na primeira reclamação dos visitantes; ela era sentida até pelo próprio fortalezense”, ressalta Bismarck Maia.

As placas que constam nos projetos elaborados pela Divisão de Engenharia de Trânsito (Dieng), da AMC, obedecem às regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).Placas com fundo na cor verde correspondem à orientação de destino; na cor azul, a serviços e localidade; e na cor marrom a atrativos turísticos e patrimônio histórico.

Litoral

A sinalização no litoral oeste já conta com 85% de conclusão. As placas serão instaladas na CE 085 e ramais turísticos passando pelos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairí, Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Camocim.

No litoral leste, o projeto inicia em Aquiraz e finaliza em Icapuí. Segundo informações da Setur, como a rodovia CE 040 está sendo duplicada até o município de Beberibe, o trabalho de fixação das placas aguardará a conclusão da obra na rodovia.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/29272-fortalezaelitoralcearenseexibemsinalizacaoturistica.html

Ismailon Moraes

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Indústria: O verdadeiro cartão postal de um municipio

Uma dezena de ônibus à espera da saida dos funcionários da Dakota em Russas
Numa de minhas viagens ao municipio de Russas -Ceará, hoje fiz apenas um comparativo em comum entre aquele municipio e aqui em Aracati onde moro. Imaginei as duas industrias de calçados Dakota em Russas e HB Calçados em Aracati. Acabei descobrindo que o crescimento de qualquer povo seja cultura ou socialmente passa pela geração de emprego e renda nos municipios. Acredito que mesmo se tratando de empresas diferenciadas em suas respectivas organizações o interesse pelo bem de cada povo depende muito de vontade politica, ou seja, os administradores públicos devem preparar 'terreno' para receber grandes empreendimentos. Nesse ponto Aracati leva de goleada. Parabéns povo Russano!

Homem prefere a cadeia a viver com a mulher

Italiano pede para voltar para cadeia ao ter que viver com a mulher

Santo Gambino, de 30 anos, não quis prisão domiciliar.
Esposa o acusa de não conseguir sustentar os filhos.

Do G1, em São Paulo. Um operário italiano que havia sido liberado para cumprir prisão domiciliar pediu para voltar para a cadeia depois de brigar com a mulher, segundo o site "Newz.it". Santo Gambino, de 30 anos, cumpria pena na penitenciária federal de Villabate, nos arredores de Palermo, na Itália. Dias depois de começar a prisão domiciliar, ele foi até a polícia pedir para voltar para a cadeia, para evitar novas brigas com a esposa. A principal reclamação da mulher é que o operário não teria dinheiro suficiente para sustentar os dois filhos. Os policiais disseram que Gambino estava violando as condições de sua pena e o fizeram voltar para casa.

Americano coloca 16 baratas na boca em busca de recorde mundial

Sean Murphy ficou 10 segundos com insetos na boca. Atual recorde registrado pelo Guinness é de 11 baratas. Do G1, em São Paulo

O americano Sean Murphy afirma ter batido o recorde mundial ao colocar 16 baratas na boca.

De acordo com o "Lansing State Journal", o funcionário de uma loja de animais ficou 10 segundos com os insetos dentro da boca na última sexta-feira (23) na cidade de Lansing, no estado americano de Michigan.

Foto: Reprodução/Lansing State Journal

Sean Murphy ficou 10 segundos com baratas na boca. (Foto: Reprodução/Lansing State Journal)

O atual recorde registrado no Guinness é de 11 baratas na boca. "Eu achei que poderia quebrar o recorde. Onze não parecia muito", contou Murphy.

Durante sua apresentação, sob o olhar atento de dezenas de pessoas e algumas câmeras de vídeo, ele primeiro parou com 12 baratas de Madagascar na boca, mas continuou até ter 16 (assista ao vídeo). O recordista ainda aguarda a confirmação do Guinness.

Mais um assassinato envolvendo ex presidiários em Aracati

O ex-presidiário FRANCISCO JOSÉ DA GRAÇA, 32 anos, conhecido como “Dedé” foi executado com um disparo de um revolver no abdômen na noite de ontem, quarta-feira (18) na 'Praça das Carnaúbas' em Aracati. Segundo a polícia, a vítima se encontrava na calçada de sua residência na Vila Rafael nº 1720, bairro Várzea da Matriz, quando foi alvejado por um indivíduo conhecido por “Nazareno”. Francisco, (a vitima) foi levado por populares para o hospital local mas ja chegou sem vida antes de receber socorro. A vítima e acusado são ex-presidiarios, e a vitima cumpriu pena por trafico de entorpecentes. Segundo populares o acusado teria assassinado 'Dedé' na base da 'covardia' pois a vitima estaria embriagado e sem chances de defesa. O motivo do assassinato teria sido cobrança de dívida de R$ 70,00 de um telefone celular. Após o crime, a comunidades da Vila São Rafael viveu momentos de tensão causado por um homem conhecido por 'Dudú' que seria irmão da vitima e teria tentado vingança contra um irmão de Nazareno, o acusado. Somente este ano foram registrados dez crimes de morte no municipio. A maioria envolvendo pessoas viciadas ou dividas por drogas.