domingo, 31 de janeiro de 2010

Carnaval de Aracati: Relação das Bandas e Tríos Elétricos

Muita gente pergunta sobre o carnaval de Aracati para o periodo momino 2010. As informações que nos chegam mostram uma prévia do que será a folia no mais conhecido carnaval do Ceará. A população se divide quanto aos nomes e pela falta de grandes atrações, mas, quem conhece a realidade que passa nosso municipio, e se confirmado as bandas abaixo posso dizer que 'seria um mega-evento'. Aracati não possui atualmente estrutura para bancar e receber turistas para sofrerem aqui mais do que os habitantes locais já sofrem diariamente.


Bandas Locais
• Chico de Janes
• Louca mania
• Amor a mil
• Tropa do axé
• Malucos da folia
• Banda V

Bandas Cearenses e Nacional
• Waldonys
• Tropa de choque
• Galdênio Santiago
• Total mix
• Rafaela manville
• Banda feras
• Felipão
• Pimenta nativa
• Bakulejo
• Acima do sol
• Chicana
• Dona doida
• Bafafá
• Acaiaca
• Píneo
• kiauê

* Trios Elétricos
Bradok
BBzão
Mega Arerê

Juiza de Aracati devolve funcionários cedidos pela prefeitura

A Juíza de Direito, Jovina d’Avila Bordoni, acatando decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), devolveu no dia 18 de dezembro de 2009, os 16 funcionários temporários contratados pelo Executivo Municipal de Aracati, sem concurso público, que estavam lotados no Fórum da Comarca do Município.

A decisão representa uma importante vitória do Ministério Público na luta pela transparência e probidade na utilização dos recursos públicos. A recomendação dos Promotores de Justiça Alexandre Alcântara, Cledson Ramos e Emilda Afonso para que os funcionários contratados irregularmente fossem devolvidos ao Município não foi acatada pelo diretor do Fórum, o juiz Walberto Luiz de Albuquerque, o que motivou o Recurso Administrativo junto ao CNJ.

O Conselho Nacional de Justiça entendeu que a recomendação dos promotores não tem força de obrigar o juiz a devolver os servidores cedidos, mas o poder Judiciário não pode aceitar funcionários temporários contratados pela municipalidade local, sem concurso público, para executar no judiciário serviço permanente.

Vale ressaltar que a contratação irregular dos 16 funcionários lotados no Fórum é apenas parte dos desvios administrativos constatados em Aracati. Os Promotores de Justiça ajuizaram, anteriormente, ação civil pública contra o Município visando anular as mais de 1400 contratações temporárias levadas a efeito naquela localidade de forma irregular e contrária ao dispositivo no art. 37 da Constituição Federal.
http://direitoce.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10247&Itemid=33

Fonte: Site da ACM

CAGECE, PB e hipocrisia andam juntas em Aracati

Semana passada participei de uma reunião convocada pela CAGECE e fui como representante de uma 'quadra' demarcada pela mesma. Confesso que foi a primeira vez que compareci (fui substituindo meu pai que foi escolhido como representante para uma das quadras no entorno da Rua Dr. Alcir Barbosa).

A dita reunião foi marcada oara as 18h na Escola Bení Carvalho e para tristeza geral dos 26 presentes, cada um representando uma rua do bairro Nossa Senhora de Lourdes, a CAGECE contratou uma assistente social para 'desviar àtenção' de todos nós, começando com uma dinâmica de grupo e mostrando slides sobre 'como deveriamos preservar o meio ambiente'.

Todos se manifestaram e bem chateados por se sentirem 'enganados' pois, aquilo que estavam mostrando a todos nós, ou seja; figuras de queimadas, desmatamentos, geleiras derretendo, poluição, caça a animais, torneiras pingando etc enfim, tudo o que já sabemos e que falta somente colocar-mos em prática pela nossa consciência em primeiro lugar, que tudo começará a funcionar favoravelmente ao meio ambiente.

O que os presentes esperavam receber eram informações sobre o porquê de tanta buraqueira, calçadas quebradas, lama, água alem de tanto 'tapa aqui descobre alí' existentes nessas obras de saneamento. É verdadeiramente um absurdo. Não tinha um só engenheiro da CEGECE, PB CONSTRUÇÕES ou qualquer representante da Prefeitura.

Enquanto estamos em busca de informações sobre esse desmantelo na cidade, ficam nos enrolando pedindo para 'apertar bem a torneirinha' enquanto a própria CAGECE em Aracati deixa vazamentos por semanas que viram verdadeiros rios nas ruas e bairros da cidade.

Sem falar que cidadãos passam por constrangimentos devido alguns dias de atrazo na conta e terem suas ligações cortadas. Mas a conta ao final de cada mês nunca atraza.

Hipocrisia em alta!

Carnaval de Aracati: Dois pontos de vista diferentes, porém, verdadeiros

CARNAVAL DO ARACATI: A MESMA COISA HÁ 10 ANOS. A criatividade precisa entrar na avenida . sábado, 30 de janeiro de 2010

No momento em que o carnaval se aproxima além de comprar a fantasia e preparar o espírito para a festa, é necessário que se faça uma breve reflexão. Afinal, se brincar faz ao corpo, refletir faz bem à mente.O carnaval de Aracati tem um divisor de águas: antes e depois de 2001. Antes daquele ano o carnaval era feito com bandas regionais; era no máximo o trio Lazarão de Mossoró e a banda Zanzibar de Fortaleza. Essa rotina ano após ano fez o carnaval encolher visivelmente.


Porém em 2001, quando Tinoco Luna havia assumido a Secretaria de Turismo, pela primeira vez, vieram atrações nacionais; Beto Jamaica, É o tchan, Carla Visi, Elba Ramalho e Alceu Valença estavam no auge, tocando todos os domingos no Faustão, quando vieram para o carnaval de Aracati.


Ainda em 2001, mostrando visão futurista, o secretário de então, além de trazer atrações nacionais, defendia que investir no carnaval cultural e criar um diferencial aracatiense era a saída para o futuro do nosso carnaval. A justificativa era clara: nunca o Aracati iria trazer as atrações de ponta da Bahia, tanto por falta de condições financeiras como porque as atrações de ponta não saem mesmo da Bahia durante o carnaval por dinheiro nenhum; dessa forma teríamos que nos contentar sempre com atrações de terceira e quarta categoria. Nos primeiros anos até que elas dariam conta do recado, porém, depois de algum tempo acabaria ficando uma coisa rotineira, sacal e sem graça.

Era essa a hora de entrar em cena o carnaval cultural devidamente produzido e preparado para mostrar o verdadeiro espírito carnavalesco aracatiense. Mas não confundam: a proposta não era trocar de imediato as atrações nacionais pelo carnaval cultural; a proposta era fazer a princípio as duas coisas juntas, de modo que o crescimento do carnaval cultural, devidamente apoiado pelo poder público, fosse aos poucos ganhando a admiração dos foliões e ocupando um espaço importante até mesmo, quem sabe, superando as atrações de fora. Isso porque as atrações de fora, como por exemplo essas que foram anunciadas para 2010 não tem muita graça não: micaretas como o Russa folia e Limofolia trouxeram atrações melhores a um mês atrás, como foi o caso de Netinho, Psirico e Beto Jamaica.

A idéia, ainda em 2001, era realizar oficinas de carnaval durante o ano todo, criando o que Tinoco Luna chamou de “projeto bloco-escola” e que deveria reunir os principais músicos e carnavalescos do Aracati com a tarefa de criarem um ritmo aracatiense para ser o diferencial de nosso carnaval, a exemplo do que é o frevo pernambucano, o axé da Bahia e o samba carioca. O projeto foi iniciado, inclusive a Prefeita de Olinda Luciana Santos esteve em Aracati palestrando sobre a experiência vitoriosa do carnaval popular na capital do frevo. Infelizmente, pouco tempo depois o secretário teve que deixar a Secretaria exatamente porque seus projetos não estavam recebendo apoio.

Em 2010, vemos que está passando da hora de mudarmos a fórmula do nosso carnaval. Afinal de contas já são dez anos que a nossa maior festa é realizada exatamente do mesmo jeito. A criatividade precisa entrar na avenida e fazer do nosso carnaval não só uma fonte de alegria, mas uma alternativa para a geração de renda e, acima de tudo, para a melhora das condições de vida, da afirmação da identidade e da auto-estima do povo aracatiense.

Postado por FALA PC do B
1 comentários:

Régis Brasileiro disse...
A solução de mudança no carnaval de Aracati está bem aí na cara do povo aracatiense, é só observar. Vejam o que tá acontecendo na praça da coluna ao meio dia da quarta feira de cinzas. O Bloco dos Loucos da praça, é claro. Eles compõe as músicas, tem rítmo próprio e é a cara do povo cearense. Há cada ano o bloco vem crescendo (fato único no carnaval de Aracati). Só não vê quem não quer, os órgãos públicos precisam estar mais atentos. Tem que valorizar mesmo, é só observar o que acontece em volta, chega de procurar a solução lá fora, seja em Olinda, seja em Salvador. Tá bem aí, precisamente na praça da coluna, ao meio dia das quartas feiras de cinzas. E nais... Não falha há mais de 10 anos...

Pelo Twitter, secretário de turismo do Ceará rebate críticas

Logo cedo, o titular da Secretaria de Turismo (Setur), Bismarck Maia,usou a rede social Twitter para discordar do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros.

Maia escreveu dois comentários sobre a fala de Medeiros publicada da edição de ontem do O POVO, onde o presidente da ABIH dizia que ``o empreendimento (estaleiro), do ponto de vista turístico, seria um desastre". O secretário afirmou que ``o estaleiro não prejudicará o Turismo. O local nem é visto pela Praia do Futuro nem pela Beira Mar``.

Em entrevista ao O POVO, durante evento na Secretaria de Planejamento (Seplag), Maia confirmou os comentários. Para ele, o estaleiro é um ponto importante para a economia do Estado, e que a possibilidade de ``um dia`` ter investimentos turísticos no local não pode ser visto como fator de impedimento. ``O estaleiro será dentro da água. Que investimento turístico poderia ser feito dentro da água para revitalizar a área economicamente? ``, questiona.

Ainda ontem, o procurador do Ministério Público Federal, Francisco Macedo, e o vereador Guilherme Sampaio (PT) se reuniram com representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A ideia é acompanhar de perto todas as movimentações em prol do estaleiro. ``Estamos reunindo informações a partir do que foi publicado na imprensa``, afirmou Guilherme. (Henriette de Salvi, Ítalo Coriolano)

Morte em Aracati

E agora a noite mais uma 'batalha' entre gangs por disputa de drogas deixa população da Vila Rafael em clima de terror. Foi um tiroteio onde pelo menos duas pessoas envolvidos com o trafico foram alvejadas à bala. Um teria morrido instantaneamente e outro se encontra neste momento gravimente ferido no Hospital Municipal de Aracati. Enquanto isso voltamos a perguntar pelas ações pós-audiências públicas sobre as questões que envolvem jovens e segurança pública no municipio!!!!! Mais informações amanhã no programa Bom dia Cidade pela TV Sinal e posteriormente aqui no blog.
Com informações do repórter Ivanildo Pereira

CID CONFIRMA - Acquario fica para a próxima administração

Além do Acquario Ceará, obras do Aeroporto de Aracati e de estradas enfrentam problemas de atraso

Sem recursos previstos no orçamento do governo do Estado de 2010 e ainda na fase de licitação da primeira parte da estrutura física, o Acquario Ceará vai ficar para a próxima administração Estadual. O equipamento, orçado em R$ 250 milhões, não está mais entre as prioridades do governo Cid Gomes."O Acquario não será concluído este ano", declarou na tarde de ontem, o governador, minutos antes de reunir todo o secretariado para avaliar o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp). "Estou disciplinado a cobrar que até o dia 31 de dezembro, todas as obras estejam em construção. Desde as mais vultosas, como o Centro de Eventos e Feiras, às mais simples, como a construção de cisternas", enfatizou Cid Gomes, logo no início da reunião.

Ao todo, contou Cid, o Estado toca quatro mil obras e cerca de 1,5 mil ações, e fechou 2009, com índice de execução do Mapp de 93,36% e cerca de R$ 2 bilhões, em investimentos.

Presente à reunião, o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, explicou que a licitação para construção da infraestrutura básica do Acquário "está em fase final". Ele reconheceu, porém, que até a conclusão do empreendimento ainda vai levar tempo. "Enquanto a infraestrutura fica pronta, estamos verificando a possibilidade de uma parceria com um órgão internacional", para garantir os recursos necessários ao empreendimento.

Ele informa ainda, que para o início da segunda fase da primeira etapa estruturante, a forma legal para aquisição, bem como as definições específicas de peças e equipamentos precisarão estar concluídos. Para tanto, um projeto detalhado precisa ser feito."Esse é um projeto muito complexo, com muita tecnologia, que pressupõe tempo", justifica Maia. Ele garante, no entanto, que as questões ambientais estão equacionadas.

Aeroporto de Aracati: Outra obra turística que enfrenta problemas é a da construção da coberta do terminal do Aeroporto de Aracati. Segundo o secretário, "a empresa vencedora da licitação está arguindo que o custo da obra é maior do que o que ela planejou."

"Não vamos fazer nada fora do rigor da lei, mas se for preciso faremos outra licitação", declarou Maia, ao reconhecer que essa obra também vai atrasar. Além dessa duas, o governo do Estado também enfrenta problemas na construção de estradas, por dificuldades nas desapropriações de terrenos.

CARLOS EUGÊNIO (REPÓRTER) http://diariodonordeste.globo.com

Palavras do sec. Bismarck em palestra realizada pela SEPLAG

Turismo deve ter maior integração no Nordeste

Em palestra com tema "Turismo e estratégias para o desenvolvimento do Ceará" o secretário Bismarck Maia falou sobre os investimentos em voos regulares para Fortaleza e na criação de uma integração regional
30 Jan 2010 - 01h28min

O secretário Bismarck Maia pretende negociar a instalação de um passe aéreo entre os estados nordestinos. Ontem, durante palestra em evento promovido pela Secretaria do Planejamento (Seplag), que contou com a presença da secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, e de representantes da iniciativa privada, ele defendeu uma maior integração entre os destinos da Região.

A intenção do secretário é de instituir um passe aéreo para que o turista possa estender a visita a pelo menos outros dois destinos na Região. ``Estou trabalhando junto às duas maiores companhias aéreas para criar esse passe aéreo. O Nordeste precisa estar unido``, antecipa. ``O turista que vem para Fortaleza compra um pacote para cá mas não vai até o Rio Grande do Norte, porque a passagem de Fortaleza para Natal é mais cara que o pacote completo que ele comprou``, explica.

Com relação ao fato de outros estados nordestinos estarem recebendo os voos que não vem mais para capital cearense, o secretário disse que Fortaleza recebeu mais turistas estrangeiros do que Natal e Recife. ``Recebemos mais do que o dobro que Natal``, contabilizou.

Sobre os voos da Finlândia que deixaram de vir para Fortaleza, Bismarck Maia afirmou que o Ceará está passando por um processo de acomodação e que o Estado precisa de voos charter, mas os voos regulares são prioridade para garantir turistas o ano inteiro. ``Temos finlandeses vindo para Fortaleza pelo voo da TAP, que faz Helsinque (capital finlandesa), Lisboa e Fortaleza``, afirmou.
O secretário lembrou que a Setur investiu em 2009 e este ano pretende aplicar mais 2 milhões de euros com a TAP para promover o Ceará em destinos operados ela companhia. ``Norte e Leste da Europa não prioridades absolutas``, ressaltou, dizendo que o foco do Estado é receber turistas que vem acompanhados pelas famílias. ``Conseguimos deixar de receber aqueles turistas que não nos interessam``, declarou sobre a constância de turistas estrangeiros que pousavam em Fortaleza em busca de turismo sexual.
Bismarck disse que "a diferença dos investimentos em turismo pode ser observada, na prática, no caso da agência da Caixa, em Aracati, onde (de acordo com o secretário), a maior parte dos investimentos é de clientes de Canoa Quebrada, polo turístico do Ceará".
Ele falou dos investimentos da pasta em infraestrutura (basicamente saneamento e estradas), promoção (com propaganda e merchandising) e gestão. Também ressaltou a questão da capacitação profissional e disse que ``no turismo não se vende beleza, se vende serviço``.
Para os empresários locais, entre eles Augusto Mesquita, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Maia declarou que a capacitação deve ser uma preocupação particular e é responsabilidade do setor privado, que pode contar com órgãos como o Sebrae. ``Trazemos os turistas, mas eles precisam gostar para voltar``, frisou.
Para a economista Eloísa Bezerra, do Ipece, o turismo foi um dos fatores que fez com que o Ceará saísse ``sem ser arranhado`` da crise financeira mundial.
E-Mais > O secretário Bismarck Maia contou durante a apresentação que os investimentos do Ceará para o turismo foram de R$25 milhões em 2008 e de R$35 milhões em 2009. Para 2010, Maia disse que o orçamento da pasta prevê o mesmo investimento do ano passado.

Jaguaribe e Aracati: Mais municípios receberão Campus do Instituto Federal do Ceará

Mais cinco municípios cearenses vão receber um Campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE), antigo CEFET. As unidades, que devem entrar em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2010, vão ser instaladas em Aracati, Baturité, Jaguaribe, Tauá e Tianguá.
A solenidade de inauguração dos Campi acontece em Brasília, nesta segunda-feira (01).
Depois de prontos, as unidades vão atender até 500 estudantes e terão um investimento médio de R$ 2 milhões.

Também estão previstas unidades em Camocim, Caucaia, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Ubajara.

IFCE foi criado em 2008 através da legislação que formou uma Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou, em todo o país, mais 37 Institutos.

Fonte: www.noticiasdovale.com por MÁRIO OLIVEIRA

Quatro criminosos fogem do presídio em Beberibe

A unidade prisional do município de Beberibe, distante 44 quilômetros de Fortaleza, registrou a fuga de quatro detentos na madrugada deste sábado (30), por volta das 3h. Alexandro Gomes Inácio, João Batista Andrade Rodrigues Neto, Wellington Rodrigues Ribeiro e Anderson Guilherme da Silva, colegas de cela, fizeram um buraco na parede e conseguiram escapar da casa de detenção. De acordo com a Polícia, os fugitivos respondiam por crimes como lesão corporal, furto e tráfico de drogas. Um agente penitenciário e dois policiais estavam no local na hora da fuga, mas só perceberam a ausência os presidiários momentos depois. Estão reclusas na unidade 42 pessoas. Policiais fazem buscas na região para capturar os fugitivos.

Fonte: Ceará Agora Por: Márcio Dornelles

Haiti: Apenas mais um texto ou uma verdade escondida?

Paseando pelo blog do amigo João do Cumbe, li um texto que reflete muito bem algo que venho falando em meu programa na TV Sinal. sempre pensei sobre esses gastos para 'recuperar ou reerguer' um país há anos detonado por inúmeros exemplos de catástrofes. Gastos não somente por parte da ONU (países), assim como nosso rico Brasil que vive de aparências para o mundo enquanto o nosso 'interior do mapa' está repleto de guerras, doenças, roubalheira, descompromisso político etc.
Acompanhem abaixo oparte do trecho que mais me chamou àtenção.
Todo o texto voce acessa clicando no link: http://comunidadesitiocumbe.blogspot.com/2010/01/pesquisadores-da-unicamp-no-haiti-haiti.html



"...O que o Brasil e a ONU fizeram em seis anos de ocupação no Haiti? As casas feitas de areia, a falta de hospitais, a falta de escolas, o lixo. Alguns desses problemas foram resolvidos com a presença de milhares de militares de todo mundo? A ONU gasta meio bilhão de dólares por ano para fazer do Haiti um teste de guerra. Ontem pela manhã estivemos no BRABATT, o principal Batalhão Brasileiro da Minustah. Quando questionado sobre o interesse militar brasileiro na ocupação haitiana, Coronel Bernardes não titubeou: o Haiti, sem dúvida, serve de laboratório (exatamente, laboratório) para os militares brasileiros conterem as rebeliões nas favelas cariocas. Infelizmente isto é o melhor que podemos fazer a este país."
Por Otávio Calegari Jorge

Carnaval do Aracati precisa renascer das cinzas


LEITORES OPINAM SOBRE O CARNAVAL DE ARACATI

O leitor Régis Brasileiro, a quem agradecemos o fato de acompanhar o nosso blog e fazer comentários, fez uma interessante colocação acerca do carnaval de Aracati, a qual publicamos aqui. Vamos ler com atenção o que o Régis escreveu:

"A solução de mudança no carnaval de Aracati está bem aí na cara do povo aracatiense, é só observar. Vejam o que tá acontecendo na praça da coluna ao meio dia da quarta feira de cinzas. O Bloco dos Loucos da praça, é claro. Eles compõe as músicas, tem ritmo próprio e é a cara do povo cearense. Há cada ano o bloco vem crescendo (fato único no carnaval de Aracati). Só não vê quem não quer, os órgãos públicos precisam estar mais atentos. Tem que valorizar mesmo, é só observar o que acontece em volta, chega de procurar a solução lá fora, seja em Olinda, seja em Salvador. Tá bem aí, precisamente na praça da coluna, ao meio dia das quartas feiras de cinzas. E mais... Não falha há mais de 10 anos..."

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lulú Santos: Encerramento das férias em Aracati na praia de Canoa Quebrada

E esta acontecendo agora na belíssima praia de Canoa Quebrada o mega show Férias no Ceará promovido pela secretaría de Turismo do Ceará. O palco tem como estrela o cantor Lulú Santos.
De parabéns o governo estadual pelas atrações nos quatros polos turisticos repetindo a mesma dose de sucesso nas férias do ano passado.

Você Sabia?
Filho de um militar da Aeronáutica, Lulu Santos passou parte da infância nos Estados Unidos, onde o pai fazia curso de especialização em engenharia aeronáutica.

Aracati: Renovação dos contratos temporários

Por Câmara municipal de Aracati em 28-Jan-2010

Através da Mensagem de convocação de 01 de 2010, o Governo Municipal solicitou a realização da sessão na qual se tratou da autorização da renovação da contratação de funcionários temporários na administração municipal. O líder da bancada governista, vereador José Raimundo levou ao plenário informações referentes a situação do Concurso Público para o município de Aracati, comunicando a impossibilidade da realização imediata deste não seria possível pois o mesmo ainda encontrar-se sob júdice. Justificando assim a solicitação da aprovação do projeto enviado pelo Governo Municipal.

Usina eólica Bons Ventos de Aracati entra em operação

A unidade do Parque Bons Ventos Aracati, no Ceará, entrou em operação, oficialmente, na última 2ª.feira (25/01). Por diversas vezes, o empreendimento chegou a ser contestado por ambientalistas e Ministério Público, em função de aspectos ligados às obras de acesso, alteração da paisagem natural e poluição sonora. Falta ainda que outras duas unidades deste parque, pertencente ao Grupo Servtec, entrem em operação, para que a fazenda da Bons Ventos de Aracati possa produzir 138,5 MW e se constitua no segundo maior parque de geração de
energia eólica do país. A Bons Ventos já mantem em funcionamento outra unidade no Estado, desde novembro de 2008: a Bons Ventos Taíba,com produção de 16,5 MW. Juntos, os dois empreendimentos terão capacidade para atender exclusivamente por meio da energia eólica o equivalente ao consumo diário de 500 mil pessoas.

Fonte: http://direitoce.com.br

Aracati sem saúde e sem preparo para a maior festa popular do mundo

E continua precária a situação da saúde em Aracati.

Depois de dias de folga da secretária de saúde municipal que após tirar licença para supostamente realizar procedimentos estéticos, deixando a 'canoa furada' (Aracati) e abandonada sem nenhum 'reserva' que respondesse oficialmente pela pasta, aracatienses vivem uma onda de viroses, diarréias, transferências de pacientes para serem operados na capital por falta de médicos anestesistas, suspeitas de casos de gripe suína etc.

Carnaval: Resta saber se já existe algum plano para contratação de equipes médicas e prevenção para possível detecção e medicação de pacientes. Todos sabem que Mossoró e Fortaleza estão bastantes preocupados em relação 'a gripe que mata'. Aracati está mais preocupado em realizar um carnaval colocando em risco toda uma população que já passa o ano inteiro sem saber a quem procurar para sanar os problemas de saúde pública.

Enquanto isso vamos vivendo de pão e circo

Instituto Cidades: Concurso e vagas para Aracati e Limoeiro

Aracati e Limoeiro: Sebrae-CE lança concurso com 29 vagas de níveis médio e superior

As vagas estão distribuídas entre as cidades de Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Ipú, Tauá, Tianguá e Quixadá

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) publicou o edital de abertura do concurso que oferece 29 vagas. Duas chances são para o cargo de analista técnico, que exige nível superior. As outras 27 oportunidades são de nível médio, na função de assistente. Os salários variam de R$ 1.156,86 a R$ 3.140,06.

Clique aqui para conferir o edital de abertura.

As vagas estão distribuídas entre as cidades de Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Ipú, Tauá, Tianguá e Quixadá. As contratações serão feitas em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro no site do Instituto Cidades, organizador do certame, na sede do Sebrae/CE e no North Shopping, em Fortaleza. Os endereços constam no edital de abertura. A taxa de participação é de R$ 30 para nível médio e R$ 60 para nível superior.

Haverá prova objetiva e redação para todos os candidatos, prova prática, avaliação curricular e dinâmica de grupo para determinados cargos. Os exames objetivos estão marcados para o dia 28 de fevereiro.

Fonte: CorreioWeb e noticiasdovale.com

Em tempo: O Instituto Cidades é o mesmo que foi alvo de polêmica e embargo pelo MP-CE de Aracati por suspeitas de irregularidades no edital do concurso público municipal de Aracati

Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Aracati

O Governo Municipal solicitou uma sessão extraordinária para apreciação dos Projetos de lei de 297 e 298 de 2009 criando o cargo de Merendeira chefe. Assim, a responsável pela alimentação em cada escola, será mais valorizada e terá acrescido em seu salário uma porcentagem de 5% e uma capacitação sistematica e consequentemente das suas assistentes.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Aracati em 28 de janeiro de 2010

Então significa que cada vereador receberá um pouquinho mais de R$ 1.800,00 para uma reserva extra para brincar o carnaval. Legal...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Poema de Paulinho Cardoso

Recebo do amigo Abelardo Pompeu Feitosa Costa Lima, um poema de nosso conterrâneo 'Paulinho Cardoso' publicado em livro nacional, premiado, reconhecido em processo de seleção, desta feita difundida pela câmara brasileira de jovens escritores.

Divido com os leitores do Aracati em Foco para seu deleite, a leitura desta obra abaixo que nos cativa por seu conteúdo singelo, preciso e belo na forma de poema.


Paulo Sergio de Oliveira Cardoso

Fortaleza / CE


O tempo


O tempo deixou o passado

O tempo veio depressa

O tempo busca o futuro

O tempo também chegou de mansinho e se esvaiu em lembranças

O tempo matou a memória

Esqueceu a saudade e não mediu distâncias.

O tempo encontrou o acaso

Desviou dos contra tempos

O tempo semeou os ventos

Fez nascer espécimes

Fez morrer civilizações

O tempo fez juras de amor impossíveis

E de tanto dar tempo ao tempo se tornaram risíveis....

O tempo renovou as palavras e envelheceu as mentes

O tempo autorizou a vida e decidiu a morte...

O tempo não foi...!

Ele é, e sempre será o regente do universo

Sob a batuta de DEUS...

Aracati ganhará Cine Clube

Por vermelho.org.br

Cine-Teatro Francisca ClotildeVinte e oito cidades históricas vão ganhar cineclubes com salas de exibição digital de filmes. O objetivo é promover a cultura cinematográfica levando a experiência do cinema até locais onde ainda não existem salas, como Fernando de Noronha, em Pernambuco, ou Itaiópolis, em Santa Catarina.

A parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) assinada em dezembro de 2009, quer ampliar o projeto para novas cidades.As salas serão instaladas em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan. O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um catálogo do cinema nacional.As exibições serão semanais e começam em fevereiro de 2010, com entrada franca. Após a exibição dos filmes estão previstos debates e outras atividades, para estimular a reflexão e um convite à participação da população.As primeiras 28 cidades que vão ser beneficiadas são Macéio (AL); Macapá (AP); Aracati, Icó e Sobral (CE); Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiânia (GO); Alcântara (MA); Diamantina (MG); Corumbá (MS); Fernando de Noronha e Goiana (PE); Amarante, Oeiras, Parnaíba e Pedro II (PI); São Pedro da Aldeia (RJ); Antônio Prado, Jaguarão, Piratini, São Miguel das Missões e São Nicolau (RS); Itaiópolis, Laguna e São Francisco do Sul (SC) Laranjeiras (SE) e Natividade (TO).Em tempoEm Aracati o Cineclube será instalado no Cine-Teatro Francisca Clotilde, rua Coronel Alexanzito, 697, centro. O teatro Francisca Clotilde, de propriedade da municipalidade, encontra-se em processo de restauro.

fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=122958

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ex-comparsa de Cimar Carneiro é preso em Aracati

Escrito por Jarbas Rocha em janeiro 27th, 2010

Policiais da Delegacia Regional em Aracati (CE) prenderam o mossoroense Francisco Wilton Jardelino de Souza, “Cotó”. Ele foi condenado a 44 anos de prisão pela prática de assalto e duplo homicídio. O crime aconteceu no mercadinho Rebouças, na década de 90, com a companhia do assaltante Cimar Carneiro. “Cotó” tentava se passar pela pessoa de Marcelo Domingos de Oliveira, mas dois policiais mossoroenses reconheceram o bandido como um preso do Complexo Penal e Agrícola Doutor Mário Negócio. Ele foi autuado por falsidade ideológica.Os inspetores de Aracati consultaram o sistema Infoseg, porém não havia nenhum registro do preso, assim como na Polinter do RN. Mas, em contato com o diretor do Complexo Penal Mário Negócio, major Alvibar Gomes, foi confirmado que Cotó era foragido da Penitenciária de Parnamirim. O preso deve ser transferido para o presídio ainda nesta semana.
Fonte: defato.com

Mais um intelectual deixa Aracati e volta para Deus

Nunca troquei uma palavra sequer com o jovem André Gurgel que após se submeter a uma cirurgia (apendicite), seguido de complicações faleceu e ontem foi velado e sepultado.

Nunca conversei com esse jovem porém experiente educador mas posso dizer que sua história foi conhecida até para pessoas não próximas como eu. Não é dificil concluir que o jovem André que foi chamado de volta a casa do PAI era mais um intelectual e essencial ao nosso Aracati. Sua profissional e de dedicação à pastoral mostrava uma bela trajetória em apenas tão poucos anos de vida encerrando a mesma aos 33 anos. André mostrava através de sua energia e segurança nos conhecimentos e palavras, que era necessário mais pessoas com tantas qualidades e serventias para construção de um mundo melhor e por onde passou deixou marcas na educação e catequese. Deus chamou mais um bom, mas, certamente sua missão chegou ao fim neste plano terreno para que nova missão espiritual fosse iniciada. André Gurgel deixa saudades até de quem não conviveu pessoalmente, mas que souberam observar e reconhecer um grande valor.

Realmente deixou marcas na história de nosso Aracati.
Descanse em paz!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cid libera pacote de R$ 6 milhões em obras para Fortim

Hoje pela manhã 26/01, às 9 horas, o governador Cid Gomes, juntamente com o secretário de Turismo, Bismarck Maia, além de várias autoridades (prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais) no município de Fortim onde assinaram ordens de serviços para a realização de um pacote de obras estimado em R$ 6 milhões. Como prioridade o Governo do Estado do Ceará incluiu a reforma da estrada que liga Fortim a Pontal de Macéio e Viçosa. Uma verba de R$ 200 mil foi destinado para a reconstrução do Hospital Municipal de Fortim. O município também foi escolhido para repassar aos prefeitos dos municipios do litoral leste os 20 carros Troller para auxiliar na segurança pública através da PMTUR.

Na próxima quinta-feira (28/01) serão entregues mais 20 viaturas para as cidades do Litoral Oeste, em Paracuru. Ao todo, os automóveis fiscalizarão os mais de 500 quilômetros de faixa litorânea cearense. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), investiu R$=4,6 milhões para a aquisição dos 40 veículos. As cidades do Litoral Leste beneficiadas são: Aracati (3), Aquiraz (3), Beberibe (4), Cascavel (1), Fortaleza (1), Fortim (1), Icapuí (2), Pindoretama (1). Quatro veículos ficarão como reserva. “O Estado necessitava de mais segurança nessas localidades e, sensível a essa realidade, o Governo adquiriu esses veículos que são os mais apropriados para o patrulhamento nas praias cearenses. Essa é mais uma ação inovadora do Governo para a área da segurança pública”, destacou o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro.

Fundo de Apoio lança edital para grupos juvenis

Os grupos e organizações juvenis informais ou registrados, da Micro-Região de Aracati, Icapuí e Fortim podem se preparar para novo Edital do Fundo de Apoio à Projetos de Grupos e/ou Organizações Juvenis. Esta iniciativa é do CIP Desenvolver em parceria da Fundação Kellogg.

O objetivo do fundo é viabilizar e fortalecer projetos de grupos e ou organizações juvenis que tem boas idéias, já realizam algumas atividades e muitas vezes não tem nenhum recurso, com o fundo terão oportunidade de adquirir uma valorosa quantia para alçar vôo em seus ideais para o bem comum da nossa sociedade.

Podem participar todos os grupos e Organizações que tenham o seguinte perfil:

I. Grupos e ou Organizações Juvenis, legalmente constituídas ou não, que tenham como público alvo do seu trabalho ou atuação o infanto-juvenil;
II. O Grupo e/ou Organização Juvenil deve ter em sua composição predominância jovem (14 a 29 anos);
III. O grupo deve ter no mínimo 06 meses de existência
IV. O Grupo e ou Organização Juvenil poderá propor um projeto para financiamento.

O edital será divido por dois grupos: grupos novos e grupos já apoiados. Apresentamos abaixo divididos nas seguintes áreas, definindo o valor maximo do projeto e quantidade de projetos que serão aprovados.

1- Grupos antes não apoiados pelo Fundo:
  • Artístico/Cultural – valor máximo de R$ 2.375,00 - Seis projetos aprovados;
  • Esporte/Lazer – valor máximo de R$ 1.666,00 - Cinco projetos aprovados;
  • Educação – valor máximo de R$ 1.333,00 - Cinco projetos aprovados;
  • Assistência Social – valor máximo de R$ 1.750,00 - quatro projetos aprovados;
  • Geração de Trabalho e Renda – valor máximo de R$ 1.500,00 - quatro projetos aprovados;
2- Grupos antes apoiados pelo Fundo:
  • Artístico/Cultural – valor máximo de R$ 2.375,00 - dois projetos aprovados;
  • Esporte/Lazer – valor máximo de R$ 1.666,00 - um projeto aprovado;
  • Educação – valor máximo de R$ 1.333,00 - um projeto aprovado;
Os grupos juvenis tem até o dia 29 de janeiro para fazer a pre-inscrição para participar do processo de seleção e na quarta-feira dia (03/02) os grupos participarão de uma oficina de elaboração de projetos em Icapuí. Após a oficina, o prazo de entrega do projeto é até o dia 05 de março

O Edital encontra-se aficionado nos Centros de Juventude e Cidadania e nos Escritório do Desenvolver das Cidades de Icapuí, Aracati e Fortim. Mais informações procurar Centros de Juventude e Cidadania das Cidades de Icapuí, Aracati e Fortim.

Para baixar o edital, clique AQUI.
Fonte: http://www.acidadeicapui.com.br

Obs: Nesta quarta-feira 27, receberei para entrevista em meu programa (Bom Dia Cidade) na TV Sinal de Aracati a jovem Ismênia e a coordenadora Gracielis Sousa do CIP- Desenvolver. Na ocasião iremos esclarecer dúvidas quanto ao processo de licitação e afins.

Menina de 12 anos é achada despida e morta no Eusébio

Corpo estava totalmente irreconhecível, diz perito
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou, na última segunda-feira (25), que trata-se de Fernanda Melo de Sousa, 12 anos, o corpo encontrado despido e totalmente irreconhecível, à beira de uma estrada no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“O perito falou que o estado do corpo não definia nem se era homem ou mulher. Ela estava despida, sem o celular dela”, relata Argentina Sabino da Silva, tia e mãe adotiva de Fernanda, em entrevista à TV Verdes Mares.


A menina sumiu no último dia 8 de dezembro, depois de sair de casa sozinha. “A minha irmã disse: ‘ela deixou a chave, caso a mãe chegue primeiro’. Deu sete horas da noite e nada, deu nove, e nada. Aí comecei a procurar por todo o canto”, afirma Jucilene Silva, vendedora e mãe biológica de Fernanda.

Após 33 dias, IML confirma: corpo é de Fernanda Melo: No 15º dia do desaparecimento, o corpo fora encontrado no Eusébio. A aflição seguiu por mais 33 dias, já que apenas no final de janeiro o IML confirmava a identificação da garota. Até agora, a Polícia não tem pistas alguma do acusado. Fonte: Portal Verdes Mares Foto: arquivo pessoal da familia

MP requer condenação de ex-prefeito de Baturité

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da comarca de Baturité Thelma Regina Braga Damasceno, impetrou uma Ação Civil Pública de Responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Baturité, Fernando Lima Lopes (foto). Além do ex-prefeito, a ação atinge a ex-secretária de Ação Social, Lúcia de Magalhães Pereira; e os sócios da empresa T&J Construções e Serviços Ltda, Thiago Olivier Evangelista e Joe Robson Ferreira Lima.

O MP recebeu do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o relatório de vistoria de obras em serviços de engenharia no qual se constata várias irregularidades ocorridas no âmbito da administração pública de Baturité, especialmente no que se refere à celebração de contratos para realização de obras públicas, entre estas a construção do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), firmados entre a Construtora T&J Construções e Serviços Ltda e a Prefeitura.

A referida empresa recebeu por tal obra a quantia de R$ 86.801,48, sendo que somando-se os itens executados na obra obtém-se um valor de apenas R$ 29.491,25. Porém, foi efetivamente pago o valor absurdamente maior de R$ 101.875,57, através da secretária de Ação Social, tendo como ordenadora de despesa Lúcia de Magalhães Pereira, figurando como credor a empresa T&J Construções e Serviços Ltda.

Na ação, a promotora requer que os promovidos sejam condenados ao ressarcimento integral do dano patrimonial no valor inicial de R$ 57.310,23, devidamente corrigido, causado ao município de Baturité, em virtude de “práticas ímprobas”.
Fonte: http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=281598&modulo=178

Novas viaturas reforçarão trabalho da PM nas praias cearenses

A Polícia Militar do Ceará irá receber 40 novos veículos Troller para reforçar o policiamento nas cidades do litoral cearense. No total o Governo do Estado investiu R$ 4,64 milhões na compra dos veículos que devem ser utilizados em sete municípios do litoral Costa do Sol Nascente.

A PMTur da capital também receberá uma viatura Troller para o patrulhamento nas praias. Vintes serão entregues hoje dia 26, em Fortim e na próxima quinta-feira, 28, haverá a solenidade de entrega dos outros vinte carros em Paracuru que vai abranger as cidades da Costa do Sol Poente, litoral Oeste do Estado.

Por: Christina Herbster
Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSPDS)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aracati: PCdoB solicita audiência para discutir taxa de esgoto

Com a conclusão das obras de saneamento em Aracati, fatalmente a população passará a receber a cobrança da taxa de esgoto. O que muita gente não sabe, é que essa taxa pode chegar a 100% do valor que é cobrado pelo consumo de água. Exemplo: se você já paga R$ 50,00 de água poderá passar a pagar mais R$ 50,00 de esgoto, perfazendo um total de R$100,00. Nessas condições, essa cobrança se tornaria abusiva, uma vez que estamos numa cidade em que a grande maioria das pessoas é desempregada.

Tentando equacionar melhor este problema, a Direção Municipal do PCdoB em Aracati estará, nos próximos dias, requerendo junto à Câmara Municipal uma audiência pública para discutir a questão. Nesta audiência, além dos Vereadores, deverão estar presentes representantes da Cagece, do Ministério Público, da Prefeitura, além de toda a população.O PCdoB com base em argumentos jurídicos bem fundamentados, afirma que a taxa de esgoto, a exemplo do que já acontece com a Contribuição de Iluminação Pública, é inconstitucional e, portanto, não deveria ser cobrada da população. Fonte: Blog Fala PCdoB

Menina estuprada em casa no município de Jaguaruana

E nossas crianças cearenses continuam a sofrer abusos sexuais. Aqui no Brasil, mesmo com a mudança na lei de estupro parece que os 'doentes' por crianças indefesas não levam a sério as novas sansões. O mais recente caso de covardia contra a inocência aconteceu no municipio de Jaguaruana- Ce. Foi uma menina de 12 anos a mais nova vítima de abuso sexual. A mãe da garota flagrou o pescador Francisco Marcos Costa, 31, que pernoitava na casa, tocando nas partes íntmas da criança. A genitora prestou queixa na polícia agora resta saber o que será feito com base na nova lei que trata de crimes de estupro e pedofilia.

Está no Diário Oficial da União desde o dia 10 de agosto de 2009 a lei que trata do crime de pedofilia e aumenta a pena para os crimes de estupro. A Lei 12.015, sancionada na última sexta-feira (7), altera as Leis 2.848 (Código Penal) e 8.072 (que trata dos crimes hediondos) e torna mais severas as penas para os crimes de pedofilia, estupro seguido de morte e assédio sexual contra menores, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas. O autor de estupro contra maiores de 14 anos e menores de 18 anos será punido com penas que variam de oito a 12 anos de prisão. Atualmente, a pena varia de seis a dez anos. A pena será aumentada em até 50% quando for praticado por alguém que deveria proteger e cuidar da criança. Essa mesma regra vale para o crime que gerar gravidez. Se a vítima contrair doença sexual, a pena sofrerá um acréscimo de um sexto à metade do tempo de condenação. Fote: Agência Brasil

Policiais assaltados no Ceará

E essa 'onda' de insegurança aos policiais foram registrados em menos de 24 horas. O comandante da academia da Polícia Militar, coronel José Maria Soares, foi abordado ontem à noite por dois homens, enquanto conversava com os três filhos, na porta da residência da família, na Cidade dos Funcionários. Um dos filhos do militar reagiu e levou um tiro na coxa. Os assaltantes fugiram, levando a arma do policial.

Em Iparana, no município de Caucaia, outros dois policiais foram alvo de bandidos. Um major estava saindo de casa para deixar parentes no aeroporto, quando dois homens, que já tinham praticado um sequestro-relâmpago, abordaram o carro do policial. Um sub-tenente que estava com o major viu a ação dos assaltantes e reagiu. Houve troca de tiros e o sub-tenente foi baleado. Ele foi levado ao IJF e passa bem. A intenção dos assaltantes era a troca dos carros para facilitar a fuga. Eles acabaram levando as armas dos policiais.

Já no bairro Pici, um soldado da Polícia Militar também foi assaltado ao sair de casa, ontem à noite. O ladrão levou a moto do policial, além de sua arma.

Dois policiais do Ronda do Quarteirão foram assaltados na manhã de ontem no bairro Vila Velha. Os PMs foram abordados e rendidos por dois homens armados de pistola em uma moto e o assalto rendeu 02 pistolas .40 e um colete a prova de balas.

Parece que a audácia dos 'abençoados' está bem 'aflorada'. E quanto a IN segurança pública? Há... Isso é apenas um reflexo que representantes da SSP-CE sentiram 'na pele' o que os cidadãos comuns sentem diariamente.

Com informações de O POVO Online

domingo, 24 de janeiro de 2010

Aniversário do Quirino

José Quirino (ao lado do Papai Noel)
E na sexta-feira dia 22 completou mais um aniversário o amigo Quirino, do Consórcio Corporativo. O empresário, natural de Jaguaruana, recebe hoje as felicitações de amigos, conterrâneos, funcionários e familiares. Quirino é o idealizador da Fundação Papai Noel, braço social de suas empresas, que promoveu em 2009 grandes festas de Natal para as crianças carentes de Aracati e Jaguaruana. O empresário completa hoje 39 anos.

Brasil É Mesmo O País do Futebol... ( Estádios para a Copa de 2014)

O Brasil é uma moeda.
De um lado encontramos problemas sociais de todos os aspectos e do outro, há um governo que propaga a imagem de um super-Brasil.
Realidades tão equidistantes...Enquanto estes vivem do lado da Coroa, a grande maioria dos brasileiros está com a Cara... A cara e a coragem para sobreviver nesse Brasil onde o muito é para poucos e pouco é para muitos.

O país que constroe estádios faraónicos ainda manda suas crianças para escola em pau-de-arara. E o mais lamentável é que nós, os Cara, vamos bancar a festa pra gringo ver e nós, os anfitriões, assistiremos tudo do outro lado da tv. Aqui disponibilizo algumas imagens para termos noção de como serão os estádios brasileiros na copa de 2014 e aguardo ansiosamente o dia em que teremos uma maratona de construções tal qual teremos, só que ao invés de estádios super modernos, centros educacionais bem estruturados. Utópia?...

Estádio: Vivaldo Lima (Vivaldão), Manaus

Escritório responsável pelo projeto: o alemão Gerkan Marg und Partner (GMP)

Características do projeto: o atual estádio será demolido para dar lugar à nova arena do Vivaldão. O projeto prevê um teto retrátil e a cobertura será feita de forma a simular um cesto de palha e as escamas de répteis para lembrar a fauna amazônica.

Valor estimado da obra: R$ 500 milhões

Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo

Arquiteto responsável pelo projeto: Ruy Ohtake
Características do projeto: o novo estádio do São Paulo Futebol Clube será reformado e receberá um novo centro de imprensa, uma redação para jornalistas, novas salas VIP e vestiários. Na parte externa, será construída uma cobertura sob as arquibancadas nas cores branco e vermelho. A capacidade será reduzida de 75 mil para 62 mil lugares para atender aos padrões da FIFA. O projeto ainda prevê um edifício-garagem para 4.800 carros.
Valor estimado da obra: inicialmente em R$ 180 milhões, mas pode haver alteração

Estádio: Governador Plácido Castelo (Castelão), Fortaleza

Escritório responsável pelo projeto: não divulgado pelo Governo do Ceará
Características do projeto: as principais obras previstas para o estádio são a cobertura de todos os assentos, a construção de um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e aproximação da arquibancada inferior, em 20 metros , em relação ao campo. Por isso, a capacidade do estádio diminuirá de 58,3 mil para 50 mil torcedores. Além disso, o projeto prevê uma nova área com shopping, cinemas, restaurantes e hotel. Os detalhes do projeto serão divulgados após o término da licitação da obra.


Valor estimado da obra: R$ 300 milhões


Estádio: Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio), Porto Alegre

Arquitetos responsáveis pelo projeto: Fernando Balvedi, Gabriel Garcia e Maurício Santos da Hype Studio

Características do projeto: com a reforma já iniciada, o projeto procura aproveitar ao máximo a estrutura já existente do estádio. Entre as poucas intervenções, estão a cobertura do complexo, a reforma e ampliação da arquibancada inferior, construção de camarotes e reformulação interna (administração, tribuna principal, restaurantes etc). A capacidade será aumentada de 56 mil para 60 mil lugares.


Valor estimado da obra: R$ 150 milhões

Estádio: Mané Garrincha, Brasília

Escritório responsável pelo projeto: Castro Mello Arquitetos

Características do projeto: o estádio Mané Garrincha deixará de ser olímpico para se tornar uma arena multiuso. Apenas a fachada e a arquibancada superior originais serão mantidas. O novo projeto prevê uma cobertura de tensoestrutura sobre as arquibancadas, estacionamentos e áreas de apoio, vestiários, central médica, lojas e outros empreendimentos. A capacidade será de 60 mil lugares aos torcedores e 10 mil à imprensa, personalidades, staff e convidados.

Valor estimado da obra: R$ 522 milhões

Estádio: Jornalista Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro

Escritório responsável pelo projeto: Castro Mello Arquitetos
Características do projeto: para a Copa do Mundo de 2014 será construída uma nova cobertura no estádio, um prédio para estacionamento com cerca de 3.500 vagas e outras intervenções para melhorar a visibilidade nas arquibancadas. Além disso, o projeto pode ir além da reforma do estádio, incluindo a requalificação da Quinta da Boa Vista, do Museu de São Cristóvão e a reurbanização dos bairros Maracanã e Tijuca.

Valor estimado da obra: R$ 460 milhões


Estádio: Governador José Fragelli (Verdão), Cuiabá (MT)

Escritório responsável pelo projeto: Castro Mello Arquitetos

Características do projeto: as principais intervenções serão a criação de um grande parque ao redor do estádio, a diminuição da capacidade para 48 mil torcedores e a construção de uma área com camarotes, tribuna de honra e gabinetes de imprensa.

Valor estimado da obra: R$ 350 milhões

Estádio: Governador Magalhães Pinto (Mineirão), Belo Horizonte

Escritórios responsáveis pelo projeto: Gerkan Marg & Partner (GMP) e Gustavo Penna Arquiteto & Associados

Características do projeto: o estádio será transformado em um complexo cultural, esportivo e de lazer. No interior do estádio, as maiores intervenções serão o rebaixamento do gramado em 3,5 metros , a construção de camarotes e de uma cobertura feita de metal e membranas de policarbonato para a arquibancada. O projeto ainda prevê pavimentos subterrâneos com espaço para shoppings, centros comerciais, área de eventos, equipamentos culturais, hotéis e estacionamentos.

Valor estimado da obra: não divulgado

Estádio: Arena das Dunas, Natal

Escritórios responsáveis pelo projeto: escritório brasileiro Coutinho, Diegues e Cordeiro Arquitetos em parceria com o escritório inglês Populus

Características do projeto: para dar lugar ao novo estádio, o atual Machadão e o Centro Administrativo serão demolidos. O projeto da Arena das Dunas prevê a completa reurbanização do local, com a implantação do novo estádio para os jogos e de um complexo formado por uma arena multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping, além dos novos Centros Administrativos do Estado e do município.

Valor estimado da obra: R$ 300 milhões

Estádio: Otávio Mangabeira (Fonte Nova), Salvador

Arquitetos responsáveis pelo projeto: Marc Duwe e Claas Schulitz (Schulitz+Partner Architekten)

Características do projeto: por conta das más condições do edifício, praticamente todo o estádio será reformado, desde a reformulação das arquibancadas, a instalação de cobertura e a adequação dos espaços para imprensa e áreas vip até a restauração das instalações hidráulicas e elétricas. O projeto só vai manter a forma de ferradura do estádio, com a abertura que dá para o lado sul, para o dique do Tororó.

Valor estimado da obra: R$ 231 milhões



Estádio: Arena da Baixada, Curitiba

Escritório responsável pelo projeto: Vigliecca Associados

Características do projeto: considerado o estádio mais moderno do Brasil atualmente, a arena receberá poucas modificações para a Copa de 2014. Entre elas, o aumento da capacidade de 21 mil para 41 mil torcedores, alterações na cobertura, melhoria da iluminação, eliminação de pontos cegos e dos fossos e a abertura de novas saídas, nas esquinas do estádio.

Valor estimado da obra: R$ 140 milhões


Estádio: Cidade da Copa, Recife

Arquiteto responsável pelo projeto: não divulgado pelo Governo de Pernambuco

Características do projeto: prevê a construção de um estádio com capacidade para 46.154 lugares, um conjunto habitacional, um centro comercial e hotel.

Valor estimado do estádio com infra-estrutura: R$ 1,6 bilhão

É...pra frente Brasil, Salve a população!
Karline Batista
Postado por Karline Batista http://hybrasil3.blogspot.com/2010/01/brasil-e-mesmo-o-pais-do-futebol.html

Estágio - 3 vagas para trainee em Aracati

O programa, que tem duração de um ano, oferece salário que pode chegar até R$ 4 mil, além de vários benefícios 23 Jan 2010 - 18h07min

A Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba) está com inscrições abertas, até 29 de janeiro, para o seu programa de trainee. São destinadas três vagas para o Ceará, sendo exigido formação, de pelo menos três anos, nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química ou Química. Os candidatos devem ter fluência na língua inglesa e disponibilidade para viajar e morar em Aracati, para onde são destinadas as vagas.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Ebba, Ana Olímpia, a seleção será composta por cinco fases. A primeira delas é a triagem de currículos, sendo que os escolhidos são convidados para participar de uma palestra (2ª fase), onde é apresentada empresa, seu posicionamento no mercado, o que é o programa e esclarecimentos sobre salários e benefícios.

A terceira fase é a dinâmica de grupo, onde também será cobrada uma redação. Os selecionados são encaminhados para uma prova de inglês. ``Tendo todo esse resultado, mais o histórico escolar do candidato, ele faz uma entrevista com o diretor, que vai escolher quem será o seu trainee``, explica Olímpia, referindo-se a última fase do processo. As oportunidades são direcionadas para as áreas de manutenção, produção e controle de qualidade.

O programa tem a duração de um ano, começando em fevereiro desse ano, seguindo até fevereiro de 2011.

Ao final do programa, o candidato é ratificado no cargo e recebe promoção, que é quando seu salário inicial de R$ 2.500 passa para R$ 4.000.

Os currículos devem ser enviados até próxima sexta-feira, 29, para o email trabalheconosco@ebba.com.br.
Fonte: http://opovo.uol.com.br/opovo/empregospopulares/947299.html

INSS paga nesta segunda (25) benefícios até um mínimo e com cartão final 1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta segunda-feira (25), o pagamento de aposentados, pensionistas e demais segurados referentes ao mês de janeiro. Até o dia 5 de fevereiro, o INSS irá pagar mais de R$ 17 bilhões a 27 milhões de benefícios. Na segunda, recebem aqueles que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

Na folha de janeiro, o INSS restituirá a 1.297.951 beneficiários o valor descontado a mais na folha de pagamento de dezembro de 2009 a título de imposto de renda. Ao todo, serão restituidos R$ 8.347.323,72 para pessoas. Deste total, 1.062.018 benefícios receberão de R$ 0,01 até R$ 9,99. O valor médio das restituições é de R$ 6,43.

O INSS já distribuiu à rede bancária o calendário de pagamentos de 2010. O cartaz será afixado em local visível, para que os aposentados, pensionistas e demais beneficiários saibam a data em que poderão sacar o benefício a cada mês.

Eles também podem se informar sobre as datas do pagamento consultando os operadores da Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e custa o preço de uma ligação local, quando originada de um celular.

Outra possibilidade é acessar o site da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/) e clicar no link "Extrato de Pagamento de Benefício", que fica na seção “Agência Eletrônica: Segurado”. É possível imprimir esse documento, que fica disponível a partir do início dos pagamentos do mês.

fonte: MÁRIO OLIVEIRA www.folhadovale.com

Concurso Correios 2010: inscrições prorrogadas até dia 29

Foram prorrogadas, até 29 de janeiro de 2010, as inscrições para o concurso público dos Correios 2010. O concurso correios oferece 6565 vagas em todo o Brasil. As vagas são para cargos de nível médio e superior. A remuneração é de até 3.108,37. Veja aqui os Editais.

As inscrições estão sendo efetuadas através de Agências Credenciadas dos Correios ou no site dos Correios. A taxa de inscrição varia de R$ 30 à R$ 60.

A maioria das vagas é para carteiro: 5.344, cargo que exige nível médio. Há ainda 200 vagas para operador de triagem e transbordo 521 vagas para atendente (ambos para nível médio) e 500 para analista (nível superior).

A validade do concursos correios 2010 será de 1 ano podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades e conveniência da empresa e com as instruções integrantes deste edital. (Concursos no Brasil)

Com informações do noticiasdovale.com

Aposentados lesados podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor

Uma prática freqüente em algumas empresas financeiras de empréstimos está dando dor de cabeça a aposentados. Os contratos são renovados automaticamente, sem o consentimento do cliente. A Ordem dos Advogados do Brasil orienta que os aposentados lesados podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, caso se sintam lesados com a prática abusiva.

A vice-presidente da comissão de Direito do Consumidor da OAB federal, advogada Cláudia Santos, alerta que é preciso ter cuidado na hora de solicitar um empréstimo. Ela afirma que o aposentado que for vítima do abuso podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
“Os contratos que regulam as relações de consumo não obriga os consumidores, se não for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio. Essa renovação automática, ou seja, sem anuência do consumidor, ela é indevida. Portanto, uma prática abusiva, podendo reclamar nos órgãos de defesa do consumidor”, afirma.

A advogada Cláudia Santos também alerta que o prestador de serviço não pode obrigar o cliente a contratar produtos ou serviços. Para evitar problemas, ela orienta que os contratos sempre sejam lidos.

Fonte: Márcio Dornelles Ceará Agora www.cearaagora.com.br

Vale do Jaguaribe: SEDUC investe mais de dois milhões na Educação

18 escolas de 10 municípios serão beneficiadas através da assinatura de convênios firmados entre os municípios e a SEDUC - Secretaria da Educação do Estado do Ceará que liberou R$ 2.197.275,58 (dois milhões cento e noventa e sete mil duzentos e setenta e cinco reais e ciquenta e oito centavos) para reformas, acessibilidade, construção de academia, construção de sala de aula, laboratório específico e reforma de quadra.

A assinatura do convênio aconteceu na última sexta-feira (22/01), na sede do CREDE 10 em Russas com a presença da Secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, deputado estadual Manoel de Castro, prefeitos de Limoeiro João Dilmar, Palhano Nilson Freitas e de Aracati Expedito Ferreira, além de secretários de vários municípios, diretores e professores das escolas beneficiadas. A baixa do evento foi a ausência do prefeito anfitrião Raimudo Cordeiro de Freitas, de Russas.

Com informações da Tv Jaguar
Postado por MÁRIO OLIVEIRA www.noticiasdovale.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comunidade limpa praia de Canoa

Diante da falta do serviço público, setores da comunidade de Canoa Quebrada se uniram em prol da limpeza pública

Aracati. Quem viajou para Canoa Quebrada entre a última semana de 2009 e a primeira de 2010 viu que o importante ponto turístico de Aracati - e onde vivem comunidades também - caiu num indisfarçável acúmulo de lixo, quando a empresa que prestava serviço público de limpeza paralisou as atividades. O problema só foi atenuado com ação direta do empresariado e das associações locais, que, após duas semanas fazendo exclusivamente o que é dever público, ainda pagam para fazer a limpeza pública não realizada totalmente pela administração do município. Situação análoga enfrentou a sede.

A Prefeitura Municipal diz que nova empresa está operando, o serviço de limpeza está ocorrendo e voltando à normalidade. Antes do último Natal e dias após o Réveillon, o lixo nas áreas de ´pré-mar´ e nas ruas e ruelas da vila de Canoa Quebrada só não foi maior porque, para não espantar os turistas, os donos de pousadas, Conselho Comunitário, Associação de Bugueiros e Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) tomaram por providência pagar pessoal para fazer o trabalho de limpeza. Grosso modo, foi preciso fazer uma "vaquinha", para custear a operação. A situação mudou a partir do dia 10 de janeiro, com o início das atividades de uma nova empresa contratada pela Prefeitura para fazer o serviço de limpeza.Ainda assim, durante esta semana, são sete homens contratados pelos empreendedores de Canoa "para fazer a limpeza onde os carros da Prefeitura não estão indo", segundo afirma Francisco Edivando Ferreira, o "Louro", presidente do Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. Com a diária de R$ 25,00 para cada gari temporário, tem-se o custo total de R$ 175 com pessoal. Outros gastos assumidos pelos associados estão em combustíveis e aluguel de equipamentos. De acordo com Edivando, a Prefeitura assumiu o compromisso de ressarcir o grupo pelo trabalho de limpeza particular na praia.

Estratégia imediata.
A ideia de reunir de imediato pessoal para a limpeza partiu do empresário Giovanni Vinci, da Pousada Dolce Vita, como estratégia imediata para não espantar turistas de uma das praias mais visitadas do Nordeste. Ele levou a sugestão para a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), que repercutiu com as demais entidades da vila o problema.

No dia 23 de dezembro, a empresa Limpel, que prestava serviço à Prefeitura de Aracati, encerrou as atividades e a coleta de lixo de toda a cidade de Aracati ficou comprometida - foi realizada parcialmente pelos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Somente no dia 4 de janeiro, uma nova empresa, a Lotil Construções e Incorporações, reiniciou a atividade no município.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, José Gonçalves Filho, o "Zé Crente", o serviço de limpeza não ficou paralisado. "Tivemos realmente esse intervalo de mais ou menos 15 dias sem a empresa que realiza a coleta, mas ela não deixou de existir, ainda que não esteja 100%". Ainda segundo ele, a nova empresa está adquirindo novos compactadores de lixo e regularizando a coleta em toda a municipalidade de Aracati, incluindo as zonas de praia. A comunidade aguarda com expectativa pelo serviço, considerado uma prioridade.

MAIS INFORMAÇÕES:
Associação dos Empreededores de Canoa Quebrada (Asdecq) (88) 3421.7387
Litoral Leste do Estado

MELQUIADES JÚNIOR
Colaborador
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=722344

Prefeito cassado pelos vereadores municipais

O prefeito do município maranhense de Pirapemas (200 km de São Luís), Eliseu Moura (PP) foi cassado, nesta quarta-feira (20), pela Câmara de Vereadores do Município. O prefeito é acusado de crimes contra o patrimônio público e de ter apresentado certidões falsas de contruções que nunca foram realizadas.A cassação de Eliseu Moura é resultado de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investigou as "infrações político-administrativas" do prefeito, como explicam os vereadores da cidade. O prefeito de Pirapemas foi cassado por seis votos a dois.Em um prazo de cinco dias, o vice-prefeito do município, Hieron Barroso Maia, deve assumir no lugar de Eliseu Moura.O prefeito cassado Eliseu Moura não foi encontrado em Pirapemas, mas assessores particulares informaram que ele vai ingressar na Justiça com um mandado de segurança para se manter no cargo.

Fonte: http://www.tvcanal13.com.br/noticias/maranhaoprefeito-de-pirapemas-e-cassado-por-vereadores-89387.asp

Coligação pede cassação de prefeito e vice de Extremoz

CASSAÇÃO/EXTREMOZ

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu recurso contra o prefeito de Extremoz, no Rio Grande do Norte, Klaus Rego (PMDB), e seu vice Gileno Sousa, eleitos em 2008. Eles são acusados, pela coligação Renovar para Continuar, que apoiou o candidato adversário, de uso abusivo de meios de comunicação social. O pedido é para a cassação dos mandatos e declaração de inelegibilidade por três anos. A coligação acusa o prefeito e o vice de terem se beneficiado com a divulgação abusiva de notícias favoráveis no Jornal de Extremoz, de tiragem mensal de cinco mil exemplares e distribuição gratuita no município. Além disso, segundo a coligação, o jornal pertence à Fundação Francisco Rego, da família do prefeito eleito. Em primeira instância, o prefeito e o vice foram cassados. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) mudou a decisão, ao considerar que, apesar de configurado o uso abusivo do jornal, não houve potencialidade para interferir no resultado das eleições. O tribunal regional considerou, ainda, que o fato se deu em imprensa escrita, que não teria o mesmo alcance em relação a outros meios de comunicação, como o rádio e televisão, pois o acesso à informação escrita tem relação direta com o interesse do eleitor. No recurso, a coligação diz que a decisão regional conflita com o entendimento do TSE, pois o jornal tem uma tiragem expressiva de cinco mil exemplares que são distribuídos gratuitamente e que, em eleição municipal, os veículos de comunicação, como os jornais locais, influenciam a opinião do eleitorado. O município de Extremoz possuía, na época, 19.472 eleitores. A coligação sustenta que, no município, o jornal Extremoz é considerado de grande circulação.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alinne Moraes está internada no Rio com infecção renal

A atriz Alinne Moraes, que interpreta a personagem Luciana na novela "Viver a Vida", da Rede Globo, está internada na clínica São Vicente, no Rio, com infecção renal. Segundo a clínica, a atriz procurou a unidade na madrugada de quarta-feira, após sentir fortes dores. Ainda não há previsão de alta. De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, ela sentiu dores durante as gravações da novela no Projac, onde ela foi atendida e medicada. Ao chegar em casa, Alinne voltou a sentir dores e decidiu procurar a clínica.

Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=23304520

Em Aracati parece continuar o impasse dentro do PT

As duas chapas que disputaram a vice-presidência da única chapa de presidente do Dr. Inocêncio Uchôa parece ainda não ter 'se encontrado' ainda quanto a composição de seu diretório. Os candidatos das chapas "Um partido para todos"( Dr. Valdy Menezes) que teve apoio das maiores lideranças no PT local obtendo 193 votos, contra a chapa "Renovação"( Dr. Sérgio Ricardo) que obteve 73 votos trabalhando sem apoio e de forma quase que 'solitária' vencendo proporcionalmente pela média 'de lideranças', daria uma larga vantagem em relação aos 'cargos do diretório que seriam distribuidos de acordo com a quantidade de votos de cada chapa' (Conforme disse Gheorghya Lima no blog www.falapetista.blogspot.com).

Acontece que querem deixar de fora do diretório o também petista Dr. Sérgio Ricardo!
Seria desunião dentro do partido na tentativa de exclusão do segundo colocado mesmo com um percentual de votos bastante relevante?

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TRE desaprova contas do PT-Ceará

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desaprovou por unanimidade, a prestação de contas anual, referente ao exercício de 2005, do Partido dos Trabalhadores (PT). O processo começou a ser julgado em dezembro do ano passado, quando o relator do mesmo, o juiz Jorge Girão Barreto proferiu voto pela desaprovação. No entanto, naquela mesma sessão, realizada em 15 de dezembro último. Com a decisão pela desaprovação das contas, após publicação na sentença no Diário de Justiça, o PT estadual terá suspenso, pelo período de um ano, o repasse de cota do Fundo Partidário, conforme especifica os artigos 24 da Resolução n.º 21.841/04 e 36 da Lei n.º 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos).
A direção da agremiação no Estado poderá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: (Diário do Nordeste)

Familia de Juíz mantida refém em Eusébio

Três filhos e a esposa de um juiz foram mantidos reféns por bandidos, na noite desta segunda-feira, 18, em um sítio no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Jarbas Araújo, os familiares do juiz provavelmente ficaram sob o controle dos bandidos das 20h até a meia-noite.Ainda de acordo com o comadante, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Motorizado (Cotam) estiveram no local. O sítio está localizado próximo a uma mata, na área rural da cidade.Jarbas Araujo acredita que antes da Polícia realizar o cerco na área, os bandidos aproveitaram para evadir-se. Ninguém saiu ferido.

(OPOVO Online com informações do repórter Diego Lage)

Morre segunda vítima de gripe H1N1 em Fortaleza

A Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) confirmou, na tarde desta terça-feira (19), a segunda morte em Fortaleza pela infecção do vírus influenza A, H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. A vítima havia morrido no dia 3 de janeiro e só agora, 16 dias depois, o motivo foi confirmado. Ela era do bairro Passaré.

A SESA já havia confirmado o primeiro caso de gripe suína através da morte de uma mulher de 29 anos. O número de mortes por infecção do vírus H1N1 pode crescer nos próximos dias, já que ainda há três casos sob investigação.


Fonte: site Ceará Agora
Por: Márcio Dornelles

Plantão Policial no 'Bom dia Cidade'

Repórter Ivanildo Pereira em frente a USI

- No domingo Aliane da Silva Ribeiro 21, foi presa na Rua Brodway próximo a Bar do Reggae em Canoa Quebrada por estar portando cinquenta e duas pedras de crack e a quantia de R$ 159,00. Em companhia dela estavam dois homens que também foram levados à USI - Unidade de Segurança Integrada de Aracati. Francisco Iranildo da Silva e Raimundo Nonato Aurélio foram autuados em flagrante por crime de tráfico juntamente com a acusada.

- O italiano Geovanni Ergozonni, 46, sentiu-se mal enquanto estava no quarto de uma pousada em Canoa Quebrada quando sua esposa e dois filhos pediram socorro ao SAMÚ, foi socorrido mas chegou sem vida ao Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias.

- O menor de dezesseis anos de iniciais A.S escapou da morte após ser perseguido por traficantes no Bairro Nossa Senhora de Lourdes mas propriamente na 'baixada' no municipio de Aracati. Tudo aconteceu quando o menor conhecido por 'filho da conceição', foi perseguido por três rapazes, um deles portando arma de fogo que desferiu 6 tiros contra o menor atingido de raspão por dois projéteis. A.S foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Aracati. Segundo informações o menor passa bem. No dia 12 de outubro de 2009 a residência da 'D. Conceição' recebeu seis tiros como forma de intimidação. Dona Conceição em 2009 perdeu um filho que foi assassinado pelo motivo de 'dividas' com traficantes e tem um filho conhecido por 'Pimpim', preso desde janeiro de 2009 por assalto e tráfico de drogas.
- Um casal foi preso na noite de ontem por volta das 22:40h quando ambos se drogavam dentro de um banheiro de quiosque na Praça da Comunicação. O filho do comerciante ao tomar conhecimento do fato solicitou aos dois que se retirassem do ambiente mas ouve bate boca e os dois homens foram as vias de fato. A Policia Militar chegou ao local e foram agredidos com palavras pela mulher que estava em companhia do acusado e em companhia dos dois se encontrava um filho do casal de apenas oito anos. A mãe chamava o menino por 'desgraçado'. a Policia aguardou a chegada do Conselho Tutelar e após seguindo os procedimentos levaram os dois drogados à Delegacia de Aracati
Com informações do repórter Ivanildo Pereira

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Desgraça do Haiti está sendo boa". Diz cônsul do país no Brasil

A reportagem exibida quinta-feira (14) no "Jornal do SBT" mostra o cônsul do Haiti no Brasil, Gerge Samuel Antoine, afirmando que a tragédia no Haiti está tendo bons resultados para ele e atribuindo a culpa do terremoto de terça-feira (12) à religião. Antoine deu as declarações, sem saber que estava sendo gravado, à repórter Elaine Cortez."A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido", disse o cônsul. "Acho que de, tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano lá tá f...", completa Antoine.

Após a gravação da reportagem, o jornalista Carlos Nascimento informou que foi feito outro contato com o cônsul, que disse ser uma pessoa preparada para o cargo.

A Cruz Vermelha no Haiti disse esperar que o total de mortos fique entre 45 mil e 50 mil, além dos mais de 3 milhões de desabrigados. O governo enterrou na quinta-feira 7.000 corpos em uma vala comum.

Dezenove brasileiros morreram no terremoto de 7 graus que devastou a capital do país, Porto Príncipe. Há cerca de 1.310 brasileiros no país, dos quais cerca de 50 são civis. O Brasil possui 1.266 militares na missão de paz da ONU, Minustah (missão de estabilização da ONU liderada pelo Brasil), enviada ao país depois de uma sangrenta rebelião, em 2004, que sucedeu décadas de violência e pobreza.

Fonte: YouTube
Cônsul Haiti diz que - Desgraça do Haiti está sendo boa - OoOMoskaOoO
http://www.youtube.com/watch?v=_K5lBkDcYf8

Prefeitura de Aracati renova por mais um ano permanência da Escola Emilia Freitas

Graças ao movimento dos professores, pais, alunos e não podemos deixar de fora o único meio de comunicação (TV é claro) realmente interessada em apoiar aos amantes de mais um estabelecimento de ensino, ou seja, Escola Emilia Freitas, o prefeito municipal após ser alertado da grande besteira que estava sendo feita resolveu conversar com a alta cúpula do SESI para renovar por mais um ano o contrato de aluguel. Dizem que agora o 'homem' já admite comprar o prédio. Se isso acontecer será realmente o maior feito dessa administração desde que assumiu até os dias atuais.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Canoa Quebrada preocupada com paralização da coleta do lixo

Urgente. Paralisação da Limpel

Este é um serviço de utilidade pública. A ASDECQ, ABCQ, Conselho Comunitário, entidades que trabalham pelo bem de Canoa Quebrada informam a população e empresários de Canoa Quebrada que em virtude da Limpel, empresa que prestava serviços de varrição e Coleta de Lixo à Prefeitura de Aracati ter paralisado os serviços estas entidades estão convocando a todos para que colaborem com a operação de emergência que estamos implantando na Vila. Informe-se e colabore.

Este é um momento delicado e que pode comprometer o Futuro de Nosso Destino. Unidos seremos capazes de superar mais este desafio. PORTANTO VENHA FAZER SUA PARTE. Informe-se e colabore!!

Atenciosamente;

Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada - ASDECQ

Conselho Comunitário de Canoa Quebrada - CCCQ

Terremoto de 6,3 de magnitude atinge costa da Argentina

Tremor ocorreu a 354 quilômetros a sudeste de Ushuaia.Alarmes de tsunami não foram acionados até o momento.

Um terremoto com 6,3 de magnitude atingiu a costa sul da Argentina por volta das 8 horas (9h de Brasília) deste domingo (17), segundo o Instituto de Sismologia dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

O epicentro do tremor está localizado na Passagem Drake, a cerca de 354 quilômetros a sudeste de Ushuaia, capital da Terra do Fogo, a uma profundidade de 21 quilômetros, disse o instituto.

Nenhum alarme de tsunami foi acionado ainda pelo Centro de Alarmes de Tsunami da Costa Oeste e Alasca.
Segundo a Defesa Civil na província da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, o tremor não foi sentido em nenhuma região. "Aqui não se sentiu nada, nem tivemos informações sobre danos", informaram à Agência Efe.

Fonte: Portal G1 da Globo.com
*(Com informações da Reuters e EFE)

Deputado Dedé Teixeira escreve artigo sobre polêmica envolvendo buggies

Copiei e agora estou reblogando esse artigo que vi no blog http://acidadeicapui.blogspot.com leia abaixo:

“Os recentes conflitos e acidentes ocorridos em praias cearenses envolvendo buggies, bugueiros, proprietários de quadriciclos e de veículos 4×4 trouxeram à tona uma realidade que há bastante tempo precisa ser enfrentada em nosso Estado: a regulamentação e o disciplinamento do tráfego de veículos em nosso litoral. Desde o início do ano passado, temos procurado chamar a atenção da sociedade e dos veículos de comunicação para o assunto. No sentido de tentar dotar o Estado de um instrumento legal que coloque ordem no atual estado de coisas, apresentamos em abril passado na Assembleia Legislativa o Projeto de Indicação 52/2009 que propõe a regulamentação da atividade de buggy-turismo no Ceará. O tema só voltou à berlinda após a confusão em Canoa Quebrada (Aracati) e os três acidentes registrados em apenas 15 dias.

Baseamos nosso modelo inicial no adotado pelo Rio Grande do Norte, mas a dinâmica cearense nos impeliu a construir uma proposta adaptada à realidade local. Para democratizar o debate e oportunizar maior participação, promovemos em 2009 reuniões nas praias de Canoa Quebrada, Morro Branco, Porto das Dunas, Cumbuco, Paracuru, Lagoinha e Jericoacoara, além de duas reuniões na Assembleia para discutir o projeto com as lideranças dos bugueiros.

O buggy é um importante componente da cadeia produtiva do turismo no Ceará. Dele sobrevivem centenas de famílias. Na alta estação, cerca de 1.600 veículos chegam a realizar a atividade de buggy-turismo ou são postos à locação. Um número considerável deles não tem cadastro junto às cooperativas locais, ou seja, sem o mínimo de controle ou fiscalização. Certamente, o acidente que vitimou a menina Bianca de Oliveira teria sido evitado se o condutor do buggy fosse capacitado e especializado.

Nossa proposta pretende ir além da mera regulamentação da atividade. É preciso que, além dos bugueiros, prefeituras, Detran, Setur e órgãos ligados ao meio ambiente construam juntos uma lei que garanta direitos de pedestres, banhistas, turistas, profissionais, respeite a natureza e o mais importante: a vida.
É hora de regulamentar.”

Dedé Teixeira (PT) – deputado estadual