domingo, 28 de fevereiro de 2010

Aracati perde novamente e fica na lanterna da segundona cearense

Neste sábado, 27, na estreia do técnico Daniel Frasson e jogando em casa no estádio Mourãozão, o Nova Russas, em partida válida pela nona rodada da Segunda Divisão do Campeonato Cearense de 2010, goleou o Aracati pelo placar de 6x0.

Jogando com dois homens a mais desde os 27min do primeiro tempo o Novas Russas não demorou par deslanchar. Os gols da partida foram marcados por Jardel aos dezenove minutos do primeiro tempo, Potó aos vinte e seis minutos da primeira etapa, e Airton Júnior, de cabeça, aos trinta e três minutos da etapa inicial.

No segundo tempo, Serginho aos catorze minutos, Raniere aos trinta e três minutos e Sideny, de pênalti, aos quarenta e três minutos.

Aos trinta e oito minutos da segunda etapa, o técnico do Aracati Jorge Pinheiro foi expulso pelo árbitro Araújo Neto por discordar do modo de marcação das faltas do mesmo até aquele momento.

Com o resultado, o Nova Russas é o oitavo colocado com nove pontos ganhos, enquanto que o Aracati é o lanterna com apenas dois pontos conquistados.

Já o Aracati volta a campo no próximo domingo, 7, no estádio Coronel Virgilio Távora, em Aracati, contra o Maracanã, às 16h.

Campeonato Cearense da Segunda Divisão de 2010 - 9ª Rodada
Ficha Técnica
Nova Russas 6 x 0 Aracati
Data: Sábado, 27 de fevereiro de 2010
Local: Estádio Mourãozão, em Nova Russas/CE
Horário: 16h
Árbitro: Araújo Neto
Assistente Nº 01: Samuel Oliveira
Assistente Nº 02: Vaniê Costa
4º Árbitro: Elizeu Aguiar
Representante FCF: Claudemiro Soares
Nova Russas
Claudevan; William Nova Russas, Airton Júnior, Uelson e Franciner; Jardel (Zé da Bala), Ajoase (Alan), Raniere e Sideny; Ronaldinho Catuana (Serginho) e Potó
Técnico: Daniel Frason
Aracati
Jean; Júlio César, Wendel Brito, Gildásio e Rumenigue; Júnior Maranhão (Gustavo), Liberato, Walisson e Müller (Gilson Xavier); Welder e Jucier (Giba)
Técnico: Jorge Pinheiro
Cartões Amarelos: Jardel e Ajoase (Nova Russas); e Jean, Wendel Brito, Welder, Liberato (Aracati)
Cartões Vermelhos: Júlio César, Rumenique e Jorge Pinheiro (Técnico) (Aracati)
Gols: Jardel 19/1T; Potó 26/1T; Airton Júnior 33/1T (cabeça); Serginho 14/2T; Raniere 33/2T; Sideny 43/2T (pênalti) (Nova Russas)
Fonte: http://deberlima.blogspot.com/2010/02/segundona-em-foco_27.html

Cultura pobre em Aracati!

A SECULT/CE divulgou na ultima quinta-feira (25), os novos mestres da cultura de nosso Estado. Aracati é conhecido assim como no setor 'turistico', também como a cidade de grandes artistas em várias categorias e aí pergunto: "Cadê esses artistas e mestres de nossa cultura?"... Há quem diga que tudo passa pelo incentivo governamental e institucional municipal mas, como poderemos estar entre os 'mestres cearenses' da cultura se a falta da mesma começa pelo poder público?

Em tempo...
foram apresentados durante o evento de lançamento do V Encontro Mestres do Mundo, realizado nesta quinta-feira (25) no Minimuseu Firmeza, os novos mestres da cultura do Estado, selecionados no edital da Lei dos Tesouros Vivos.

Os novos Mestres da Cultura do Ceará são:
Maria do Carmo dos Reis Felício (Gastronomia/Lambedor, de Alto Santo);
Francisco Vitor (Ferreiro, de Cedro);
Antonio Luiz de Souza (Reisado de caretas, de Potengui);
Joaquim Ferreira da Silva (Dança de São Gonçalo, de Quixadá);
Expedita Moreira dos Santos (Dança de São Gonçalo, de Tianguá);
Francisca Ferreira Pires (Renda, de Cascavel);
José Mauricio dos Santos (Artesanato em flandres, de Juazeiro do Norte);
Severino Antonio Uchoa (Penitente, de Barbalha);
Francisco Paes de Castro (Instrumentista/sanfona Pé-de-bode, de Assaré)
e Grupo de Dança de São Gonçalo da comunidade do Horto (Dança de São Gonçalo, de Juazeiro do Norte).

Ví no blog do colega e amigo Mário Oliveira (de Limoeiro do Norte) que Ceará é referência para os Estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial. Com o diploma, os novos Mestres serão contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. O Estado possui agora 59 Mestres da Cultura e três Grupos diplomados e reconhecidos pela lei.

Mais uma vez pergunto;
"Por onde andam nossos 'mestres da cultura aracatiense?"

Bebê prematuro nasce em viatura com ajuda de policiais da PMTur de Canoa Quebrada.

Sd Félix e Sd Saulo (Na foto com Nivânia Meneses).
Na manhã de sábado (27), por volta das 06h00min a senhora Nivânia Santana de Meneses 37, residente à Rua Paraíso da Canoa necessitou de serviço de emergência após sentir fortes contrações estando prestes a entrar em trabalho de parto. Francisco Marciano Ferreira dos Santos, marido de Nivânia, entrou em contato com os policiais do posto da PMTur em Canoa Quebrada no litoral leste do estado do Ceará, que atenderam a ocorrência prontamente. Ainda a caminho do Hospital Santa Luiza de Marilac no município de Aracati, Nivânia Santana entrou em trabalho de parto. O bebê do sexo masculino nasceu prematuro de sete meses dentro da viatura 3015 da PMTur com auxilio dos policiais.



bebê prematuro do sexo masculino passa bem
Os PMs informaram que no Hospital Santa Luiza a criança foi encaminhada a incubadora recebendo todos os cuidados médicos. Ao final da tarde de ontem os pais foram liberados do hospital juntamente com a criança que mesmo nascido prematuramente goza de boa saúde e consegue amamentar sem maiores problemas;
Graças ao governo do estado do Ceará que implementou a PMTur nos litorais leste e oeste levando mais segurança e apoio aos cidadãos. Moradores da região praiana já notam diferença como mostra o exemplo dado através da ação de cidadania dos policiais do posto de Canoa Quebrada.
E mais:
>O Sd Antônio Roberto Félix dos Santos, 32, mora em São João do Tauape - Fortaleza;
>O Sd Saulo Morais Costa, 27, reside em Maracanaú;
>Informações de enfermeiro do HSLM disse que a mãe teria deixado para escolher o nome da criança somente no nono mês de gestação, pelo visto terá que mudar os planos.
Postado no sábado dia 27 de fevereiro e atualizado em 1° de março de 2010.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Após sumiço de cabra, dona acha cobra de 5 metros com estômago inchado

Caso aconteceu em uma propriedade em Kuranda, na Austrália. Cobra passou três dias digerindo sua refeição antes de desaparecer.

Após o sumiço de uma de suas cabras de estimação em sua propriedade em Kuranda, na Austrália, a dona se deparou com uma píton de cinco metros e logo percebeu o que havia acontecido com o caprino, já que a cobra estava com o estômago inchado.



Segundo o jornal australiano "Cairns Post", a cobra devorou a cabra de 35 quilos e passou os três dias seguintes digerindo sua refeição antes de desaparecer.

O vizinho Yuri Hagedorn disse que a píton tinha sido vista regularmente na área. "Ela come principalmente wallabies, que são grandes como uma cabra", afirmou Hagedorn.

Após perder uma de suas cabras, a mulher decidiu doar o restante dso caprinos para um zoológico voltado para animais de estimação.

Fonte: Portal g1 da Globo.com

Nota do Partido Verde sobre o estaleiro no Titanzinho

Sobre o que tem sido falado na imprensa nos últimos dois dias, o Partido Verde do Ceará e de Fortaleza esclarece alguns pontos fundamentais acerca da nota publicada nesta quarta-feira (24) sobre a possível construção de um estaleiro na praia do Titanzinho, em Fortaleza.

1º - O Partido Verde se posicionou claramente contra a instalação do equipamento no referido local, por motivos muito bem explicitados na nota que segue abaixo!

2º - O fato de o Partido defender um debate para discutir a viabilidade do equipamento em outro local não aponta para indefinição do posicionamento, e sim para uma decisão final racional e equilibrada.
3º - Sobre o que foi dito acerca de o Partido não se posicionar claramente por estar nas bases de apoio ao Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza é uma inverdade. O PV não se baseia no posicionamento de aliados para se posicionar diante de qualquer questão. Segue incondicionalmente seus princípios e valores, defendendo racionalmente o bem-estar da nossa sociedade.
Abaixo a nota oficial publicada nesta quarta-feira (24), no jornal O POVO. Em anexo, imagem da publicação!

Partido Verde e o Estaleiro
O Partido Verde, de Fortaleza e do Ceará, coerente aos seus valores, se dirige aos cidadãos e cidadãs cearenses para externar a sua posição diante da proposta de instalação de um estaleiro na praia do Titanzinho, em Fortaleza.
A Ecologia, bandeira principal do PV, se define pela “preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento, o desenvolvimento sustentável, a reciclagem e a recuperação ambiental permanente”, sem jamais esquecer que isso envolve um esforço permanente pela melhoria das condições de vida da população, prioritariamente dos habitantes das áreas de intervenção.
Com certeza um dos maiores patrimônios naturais da capital de todos os cearenses é a sua orla marítima. Daí a grande responsabilidade da sociedade e dos governantes na preservação desse espaço privilegiado que tem na paisagem o seu valor maior.
O termo “paisagem” pode receber diversos significados. Milton Campos, considerado o maior geógrafo brasileiro, define paisagem como sendo “o domínio do visível e não se forma apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc. É o conjunto de objetos que nosso corpo alcança e identifica”.
Desta forma, o governo e o poder público têm que ter responsabilidade com o uso e ocupação do solo da nossa orla. Novas construções devem ser concebidas dentro dos princípios da sustentabilidade, seguindo um planejamento urbano sistêmico, com a implantação de equipamentos que não agridam nosso meio ambiente e que privilegiem atividades afins à sua vocação natural, como o turismo e o lazer, evitando a destruição do nosso patrimônio em função da especulação imobiliária e do lucro a todo custo.
Diante do exposto, o PV considera, em princípio, que a instalação deste equipamento na praia do Titanzinho resultaria num enorme prejuízo cultural e ambiental à cidade de Fortaleza. O Partido, portanto, se posiciona contrário à implantação de um estaleiro naquele local.
Considera, também, de importância fundamental, que seja feito um amplo e profundo debate com todos os segmentos da sociedade, bem como as instituições governamentais, não-governamentais e acadêmicas.
Partido Verde - Ceará

Partido Verde - Fortaleza
Secretaria de Comunicação do PV Ceará(85) 3224.9392

Adultos também serão vacinados contra H1N1

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).

De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.

A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.

Fonte: Agência Brasil

AGRICULTOR REAGE A ASSALTO E É BALEADO NA CABEÇA EM CASCAVEL

O agricultor José Roberto Filho, de 50 anos, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (25), depois de reagir a um assalto em frente à sua residência. O criminoso chegou em uma moto e a estacionou há 400 metros do local do homicídio. A vítima levou um tiro na cabeça, na tentativa de evitar o assalto, e morreu na hora.

Entre as principais testemunhas do crime está o irmão de Roberto, que viu a aproximação do elemento, mas nada pode fazer para ajudar. Uma viatura da Polícia Militar de Cascavel chegou no local para preservar o corpo da vítima e aguardar a chegada dos peritos. Os policiais agora procuram o autor do disparo para efetuar a prisão.

Fonte: Márcio Dornelles do Ceará Agora

PRESIDENTE DO TCE AFIRMA QUE NÃO IRÁ “ABRIR MÃO” DE FISCALIZAR MUNICÍPIOS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), oficializou um convênio com órgãos de controle de trânsito e de segurança pública. O objetivo é criar uma força-tarefa para fiscalizar e coibir e punir os municípios que fizerem mau uso do transporte escolar, desviando os veículos de sua função. O convênio possibilita um monitoramento dos veículos escolares adquiridos pelo poder público e que devem ser usados exclusivamente para o transporte de alunos da rede pública de ensino, dentro do perímetro territorial permitido.

O presidente do TCE, Teodorico Menezes, afirmou que o órgão não irá abrir mão de fiscalizar com rigor o convênio firmado entre as administrações municipais e o estado. “O nosso trabalho é fazer essa fiscalização e fazer cumprir o convênio que os municípios têm com o governo do estado para que, realmente, esse transporte seja exclusivamente para transportar o aluno. Disso nós não abriremos mão”.

Nos anos de 2008 e 2009, o TCE multou prefeitos e ex-prefeitos de 27 municípios, que tiveram os veículos flagrados no desvio de sua utilização legal. As multas aplicadas foram de R$ 76.300 no total.
Fonte: Ceará Agora Por: Márcio Dornelles

Ficha Limpa!

Enviei minha assinatura juntando a outras milhares cobrando agilidade na votação e que a mesma seja favorável para banir de vez candidatos políticos com ficha suja de fazer inveja aos 'bandidos' assumidos. Abaixo, reproduzirei e-mails resposta de apenas dois dos deputados que, de forma interessada pela votação do projeto, tiveram a consideração em registrar seu recebimento.
Do Deputado Chico Alencar
Prezado senhor;
Grato pela sua mensagem e justa cobrança.
Nosso mandato é apoiador e signatário do Projeto Ficha Limpa, importante tanto pelo seu conteúdo - para começar a barrar o ingresso dos criminosos na política institucional - como pela forma: iniciativa popular de lei, com mais de um milhão e meio de 'autores'. Em todas as reuniões do Colégio de Líderes, desde o ano passado, o PSOL defende a inclusão da matéria na pauta, mas a maioria dos representantes dos demais partidos não se empenha nisso. Nesta terça, 23/2, tivemos uma audiência pública com as entidades promotoras da iniciativa. Dirimidas dúvidas que alguns parlamentares ainda possam ter, insistiremos para que a matéria vá a plenário, o quanto antes.
Por nós, debateríamos e votaríamos já! Continuem a pressão, ela é muito importante.
O que é de interesse da população só avança aqui assim.
O abraço do Chico Alencar e equipe (www.chicoalencar.com.br ; no twitter: @depchicoalencar)

PS: viva a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, 'Economia e Vida'. Muitos, nesse país, precisam ser relembrados das palavras de Cristo: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".
Outra assessoria de parlamentar que respondeu a todos que assinaram a nota foi a Deputada Rita Camata do PSDB/ES. Ver abaixo:
Prezado(a) Senhor(a)
Cumprimentando-o(a), acusamos o recebimento de sua mensagem eletrônica referente ao PLP 518/2009, que altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, e de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.
O Projeto institui a chamada " Ficha Limpa " obrigatória para os candidatos nas eleições em todos os níveis, aumenta para 8 (oito) anos o período de inelegibilidade e suspende a exigência do trânsito em julgado nos casos em que a representação for julgada procedente pela Justiça Eleitoral. Ele foi apensado ao PLP 168/1993 que dispõe de assunto de igual teor, e que apesar de estar pronto para pauta desde o ano de 2001, teve a ele vários projetos apensados, incluindo o PLP 518/2009. Assim, deverá ter o parecer reavaliado para ser incluído na pauta de votação.
A Deputada, como uma das subscritoras da proposição em questão, certamente está atenta à sua tramitação e, consequentemente, à sua votação, pois foi indicada a membro do Grupo Parlamentar que a analisará. O compromisso dela continua em prol da agilização da proposta, e das demais anexadas a ela.
Atenciosamente,Gabinete da Deputada Rita Camata - PSDB/ES

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Castanhão terá comportas fechadas hoje(24)

As comportas do açude Castanhão no município de Jaguaribara, Vale do Jaguaribe serão fechadas hoje (24) por volta das 11h00min da manhã. Segundo informou o coordenador do Complexo Castanhão, Ulisses Sousa, ao radialista Mário Oliveira, que apresenta o Programa Desperta Limoeiro da Jangadeiro FM Limoeiro.

“Quando chegar a cota 101,5 fecharemos as comportas, no momento ela está com 101.51 e por volta das 11h00min quando atingir esta cota estaremos fechando” informou.

Conforme Ulisses, o fechamento se dá em virtude do prognóstico de chuvas abaixo da média anunciado pela Funceme para os meses de março, abril e maio. As comportas do açude Castanhão foram abertas no dia 06 de fevereiro e liberou durante os 18 dias que permeneceram abertas em torno de 140 milhões de metros cúbicos de água.

O coordenador geral do Complexo Castanhão afirmou ainda que se o inverno, ao contrário do que informou a Funceme, for acima da média, novamente será reavaliada a possibilidade de reabertura das comportas.
Fonte: Noticias do Vale

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Falta de representatividade: Aracati perde fácil possibilidade de futuro Campus da UFC

E um amigo telespectador e participante da comunidade do orkut se mostra indignado com a falta de respeito do nosso legislativo e executivo para com a população do Aracati. Pois no ultimo dia 22/02/2010, teve uma Audiência Pública sobre o futuro Campus da UFC, e pelo que percebi perdemos o beneficio por falta de representatividade. Onde estão os nossos vereadores, a secretária de educação ou mesmo o senhor prefeito, e onde foram parar os vereadores da situação pois sei la se ainda existem!!! Quetiona Caio Bento.

"Só sei que o meu representante estava lá (vereador Professor Mendes), pensando um novo Aracati e se fez presente. Enquanto em Russas a situação e a oposição juntos, a secretária de educação o prefeito presentes. Com faixas e o auditório do CENTEC lotado pois ão havia mais espaço". Por acaso alguém ouviu uma nota sobre isto nas rádios ou tv? Questiona.

Ainda no mesmo tópico o vereador Mendes disse:
"Queria deixar bem claro que será implantado um campus avançado da UFC no Vale do Jaguaribe, e Russas saiu na frente fazendo uma audiência Pública para convencer a Faculdade que o melhor local é Russas. Uma pena que ninguém da Administração apareceu para dizer que Aracati precisa dessa Faculdade. O auditório do CVT estava lotado, mas a minha tristeza é que ninguém estava lá pelo menos para escutar e tentar depois fazer uma audiência aqui para mostrar da importância desse Campus em nosso município"

E agora digo:
"Educação e cultura com gestores sem... não poderia dar em outra coisa"

EL NIÑO PROVOCA POUCAS CHUVAS NO CEARÁ

A previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2010 no Ceará indica uma maior probabilidade de chuvas abaixo da média. É o que informa a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em coletiva de imprensa, hoje. O principal fator a determinar a previsão de chuvas abaixo da média histórica no Ceará é a atuação do fenômeno El Niño.

David Ferran, gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme explicou que em dez anos de El Niño, oito são de poucas chuvas no Nordeste. “Haverá, inclusive, chuvas fortes em algumas cidades, mas, em todo o Estado, durante os meses de março, abril e maio, a tendência é de precipitação abaixo da média”. Segundo a previsão climática, para os meses de março, abril e maio de 2010, há 45% de chances de chover abaixo da média histórica no Ceará, 35% de probabilidades de precipitações em torno da média e a possibilidade de chuvas acima da média é de 20%.

Por: Beth Rebouças do portal Ceará Agora

ROMBO DE R$ 37,4 MILHÕES: SANTANA QUEBRA PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE

As contas da prefeitura de Juazeiro do Norte estão no vermelho. O desequilíbrio administrativo e financeiro da administração do prefeito Manoel Santana (PT), deixou no ano de 2009, um rombo de R$ 37.403.000,00 (trinta e sete milhões, quatrocentos e três mil reais). A administração gastou mais do que arrecadou, provocando, assim, o que, tecnicamente, pode ser interpretado como rombo financeiro.

As dívidas do ano passado poderão ser pagas em 2010. Santana entrou em seu segundo ano de mandato sendo cobrado por fornecedores. Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, o rombo deve ser atribuido ao aumento na demanda por serviços e a falta de transferência de recursos do Governo Estadual e Federal.

Por: Luciano Augusto do portal Ceará Agora

Hemoce em campanha no Aracati

Hoje pela manhã recebi em meu programa 'Bom dia Cidade' pelo Canal 7 / TV Sinal, a assistente social Adalice Maia do HEMOCE - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Adalice Maia (foto), esclareceu sobre possíveis dúvidas para processo de doação de sangue. ver abaixo principais pontos:
-Estar saudável;
-Apresentar documento com foto válido em todo território nacional;
-Ter entre 18 e 65 anos de idade;
-Ter mais de 60 kg;
-Estar bem alimentado;
-Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissiveis.



Cerca de 40 dias depois do procedimento o doador receberá um comprovante em casa. caso seja preciso algum esclarecimento nos exames realizados, será enviada uma convocação por carta para uma nova coleta de amostra de sangue.



O doador terá a saúde analisada através de exames de sangue coletado em; Tipagem sanguinea e eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B s C, sífilis, doença de chagas, HIV, HTLV I e II.



A campanha em nosso município teve inicio na manhã desta terça-feira e terminou ao meio dia no colégio Marista de Aracati. adalice informou ainda que o HEMOCE estará nos próximos dias em outras cidades do estado como, Icapuí, Fortim, Jaguaruana e Russas alem de todo o vale jaguaribano e cidades do litoral leste do Ceará.
Informações:
www.hemoce.ce.gov.br
DISK SANGUE: 0800-286-2296

"Para você é doação de sangue. Para quem precisa é doação de vida"

Morre em Aracati o Sr. 'Matias da Panelada'

Nosso blog registra o falecimento do Sr. João Matias Simões (Matias da Panelada) muito conhecido no mercado velho de Aracati e pai do amigo DUDU ( ex 'tiarromba'), também conhecido por todos. JOÃO MATIAS foi 'cambista' de jogo de bicho. Pela Rádio Sinal divulgava o resultado do 'bicho' no programa de Tasso Moura. O sepultamento será nesta quarta-feira 24, às 09:00 horas saindo de sua residência situada à Rua Duque de Caxias, 1836 (proximo a CAGECE) com destino ao cemitério municipal.

Jefferson Benny: Breve... 2ºCD "Santo dos Santos"

Foi dado início em, 09/10/2009 no estúdio: Áudio Master na cidade de Fortaleza as gravações do meu 2ºCD intitulado: "Santo dos Santos", onde está previsto o lançamento para o 1º Trimestre de 2010. O cd está uma benção... com lindas melodias e arranjos de primeira mão, no entanto, a produção foi elaborada com muito profissionalismo e dedicação dos músicos e profissionais em geral que participaram dessa nova obra, que sem dúvida será mais uma porta para tocar ao íntimo da alma e do espírito daqueles que realmente necessitam de um novo caminho que leve ao encontro com Deus.

Resta agora aguardar esse momento especial da música góspel que a exemplo do primeiro CD, este segundo será de muito bom gosto. Bom para o deleite e relaxamento espiritual e principalmente para nossos ouvidos sensíveis a musicalidade de primeira qualidade.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Erosão ameaça casas em Canoa Quebrada

Postado em 22 de fevereiro de 2010 no blog do pliniobortolotti , do jornal O POVO


Desde que publiquei a postagem Canoa Quebrada: de paraíso a inferno, venho recebendo vários comentários sobre essa praia de Aracati. Pelo menos um deles rendeu outro post: Canoa Quebrada: o trânsito de bugues está destruindo as falésias?

Mais um me chega agora, mostrando uma grande erosão em um dos trechos da vila – na localidade de Estêvão -, o “Buraco do Expedito”, alusão ao prefeito de Aracati, Expedito Ferreira (PP), em apelido dado pelos moradores, segundo as informações que recebi.
Segundos as informações o buraco teria origem em uma obra do governo do estado, que calçou as ruas da vila em 2002. As obras não teriam sido dimensionadas adequadamente para receber um grande volumes de águas, como nas cheias de 2009.

Ainda, segundo as informações, a obra “causou diversas polêmicas, que nunca foram esclarecidas, como por exemplo: a passarela sobre as falésias, que vai do nada a lugar nenhum, orçada em um milhão de reais, e considerada pelo Coema [Conselo Estadual do Meio Ambiente] em seu parecer ao Eia-Rima (estudos e relatórios de impactos ambientais) como altamente impactante e que desaconselhava sua instalação.
Ignorando o parecer do Coema, foi instalada e hoje corre sérios riscos de desabar, devido a ferrugem e à falta de manutenção, além de ter se tornado um local de assaltos a turistas desavisados”.
O buraco existe há um ano e nenhuma providência teria sido tomada para resolver o problema. Pelas fotos dá para ver que há várias casas nas proximidades, o que deve levar perigo aos moradores. O buracão também está próximo a uma estrada.

Para quem deseja praticar o AMOR de DEUS

HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CAPACITAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
Por: Christina Herbster

O Hospital do Câncer do Ceará (HCC) localizado na Rua Papi Junior, em Fortaleza realiza no próximo dia 24 capacitação para voluntários da instituição. Quem tem mais de 18 anos e disponibilidade de quatro horas semanais poderá se increver na capacitação que acontecerá das 8 horas às 18 horas.

Os interessadaos podem enviar um e-mail para Debora Boni, Diretora de Responsabilidade Social do ICC informando nome, idade, grau de escolaridade, profissão e o público com o qual deseja realizar o trabalho voluntário.

O ICC tem em seu cadastro mais de 300 pessoas como voluntárias. O trabalho voluntariado no ICC é direcionado aos pacientes que ficam na Casa Vida, local onde ficam os pacientes vindos do interior do Estado para tratamento.

Maiores informações: 3288.4671 e deboraboni@hospcancer-icc-org.br

Com informações da Assessoria de Marketing do ICC

35 distritos querem virar muniipios no Ceará

Jurema, o maior distrito do Brasil, com aproximadamente 130 mil habitantes, é um dos 35 solicitantes à Assembleia Legislativa do Ceará, de pedido de emancipação. Uma audiência ocorrerá amanhã, às 19horas, no Liceu da Jurema, atendendo requerimento do presidente Domingos Filho.

Solicitaram independência política:
Guanacés e Caponga (em Cascavel), Serra do Félix (em Beberibe), Mundaú e Canaã(Trairi), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte), José de Alencar (Iguatu), Jurema (Caucaia), Iratinga (Itapajé), Matriz de São Gonçalo (Ipueiras), Mineirolândia (Pedra Branca), Santa Felícia (Acopiara), Icaraí de Amontada (Amontada), Pajuçara (Maracanaú), Almofala (Itarema), Iguape do Ceará (Aquiraz), Juritianha e Aranaú (Acaraú), Monte Nebo (Crateús), Antônio Diogo (Redenção), São Pedro do Norte (Jucás), Icozinho e Lima Campos (Icó), Jamacarú (Missão Velha), Palestina do Cariri (Mauriti), São João do Aruaru (Morada Nova), Itapebussu (Maranguape), Sítio Alegre (Morrinhos), Assunção, Deserto e Cruxati (Itapipoca), Santa Teresa do Trici (Tauá) e Sucesso (Tamboril).

Fonte: Ceará Agora

50 conselhos para os politicos

1. Nunca mude de personagem.
2. Não fale mal de seu adversário na frente da família. Ela nunca entenderá quando for seu parceiro.
3. Nunca minta. Fale o necessário.
4. Mais importante que ganhar eleição é seu antagônico perder. Dentro ou fora.
5. A internet não substitui a imprensa.
6. A imprensa continua importante.
7. A imprensa não é fundamental.
8. A noticia de hoje desaparece duas horas depois.
9. Cuidado quando as noticias forem em série.
10. Nunca tranque as portas. No máximo as feche.
11. Há uma diferença em buscar recursos para fazer política e buscar a política para fazer recursos.
12. A eleição de hoje não é a ultima da historia.
13. Ninguém sabe no exterior que o brasileiro é alegre e festivo. Nem aqui.
14. Atire sempre na pessoa jurídica de seu adversário. Nunca na pessoa física. 15. Ideologia na política não é tudo. Política sem ideologia é nada.
16. Fique bravo por fora, e tranqüilo por dentro.
17. Na TV se fala com voz escandida. No rádio se faz discurso.
18. Seu assessor de imprensa pode não conhecer a imprensa.
19. Seu publicitário sabe muito menos que você sobre política.
20. Sempre haverá um bêbado numa reunião. Dê a palavra a ele.
21. Político: Mulheres se cumprimentam com olhar fixo e aperto de mão rígidio. Política: Homens se cumprimentam, com olhar esguio e aperto de mão frouxo.
22. Só polemize se souber o que vai dizer na quinta jogada.
23. Seu adversário sabe tudo de você. Você só precisa saber uma coisa dele.
24. Enxugue o suor de sua mão antes de apertá-la.
25. Abrace o eleitor envolvendo-o. Ele é seu intimo. Nunca use freio de mão.
26. Ouça seu eleitor envolvendo-o. Olhe para seus olhos olhando os cantos do rosto. Preste atenção.
27. Cada aperto de mão é uma pesquisa qualititava,
28. As pesquisas tratam do que você deve fazer e não do que já fez.
29. Case com uma mulher mais velha. Case com um homem muito mais velho.
30. Aprenda a sorrir como o Blair e faça assim na TV e nos velórios.
31. Os âncoras da TV tem mais credibilidade que você. Não os desminta.
32. É na pré-campanha que se fixa a imagem no celulóide. Na campanha se revela.
33. Ataque com palavras sinonímicas. Nunca subindo o tom da voz.
34. Use parábolas, eufemismos,mas sempre...............curtos.
35. Deus não vota.
36. O fotojornalismo é mais importante que o jornalismo escrito. Até que as manchetes.
37. Fale com narrativas e imagens. Só assim vai gerar memorabilidade.
38. Escolha a biografia de no mínimo dois políticos, e as conheça bem.
39. Historia é o fundamento da política.
40. Leia o noticiário do dia do veiculo que o vai entrevistar e o use como argumento.
41. Os números quebrados impressionam mais.
42. A retórica pomposa, ridiculariza.
43. Conheça umas 4 piadas sobre políticos. Curtas. E as use.
44. Nunca desminta a imprensa: faça uma nova afirmação.
45. Não é você que é bonito, mas o poder que você tem. Dura seu mandato.
46. Em plenário, responda concordando, e prossiga,... discordando.
47. A ultima palavra é a de Deus.
48. O voto se pede. Mas não se suplica.
49. A cada contato com o eleitor você deve estar como se estivesse acabado de tomar banho: alegre, perfumado, arrumado.
50. Prometer o possível.
(Autor desconhecido)
Publicada por colunaemfolhadecucha.blogspot .com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sobre carnaval e lixo em Aracati

Foto ilustrativa: Da internet
É incrível a facilidade que os profissionais da FM Canoa 96,9 (FM do Prefeito), tem para divulgar informações que não condiz com a verdade. A ultima continua sendo sobre a nova empresa contratada pelo municipio para realização da limpesa pública que chega a receber "parabéns pelo excelente trabalho durante o periodo momino".
Hoje pela manhã ao divulgar em meu programa na TV Sinal de Aracati uma nota de uma moradora da Rua Dr. Alcir Barbosa que dizia:
"Sandro, Bom dia!
Escrevo para que voce faça apelo em seu programa para que a prefeitura através da secretaría de infra-estrutura possa realmente cumprir o que divulga a emissora de rádio do prefeito quando diz "que a limpeza pública durante o periodo do carnaval foi excelente". Na verdade aqui na R. Alcir Barbosa, o lixo ja está acumulado há nove dias e aqui em casa até tapurús já migraram do lixo depositados às calçadas para dentro de minha casa". É um verdadeiro absurdo e o pior é o descaramento de radialistas a serviço do prefeito pensar que somos idiotas quando tentam nos iludir com farsas. Cidade limpa e cheirosa (como afirma diariamente um locutor bajulador), só se for nas narinas dos contratados para mentir pois urina, lama e até animais podres não é raro encontar nos quatro cantos do municipio".
Obrigada pela atenção: Raimunda Maria da Silva
O mais interessante é que após comentar sobre a cartinha, recebemos varias ligações principalmente da mesma rua, da Rua Rui Barbosa e Rua do Aterro

Ceará participa da BIT Milão

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações de requalificação e ampliação do fluxo de turistas estrangeiros no CE.
Praia de Fortaleza. Foto: Divulgação

Entre 18 e 21 de fevereiro, a Secretaria do Turismo do Estado vai divulgar os atrativos naturais do Ceará, investimentos e novos equipamentos tais como Acquario Ceará e Centro de Eventos na BIT – Bolsa Internacional de Turismo em Milão, Itália.

A participação será através de módulo no estande da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) onde vão ser divulgados os pólos de desenvolvimento do turismo das praias de Canoa Quebrada, Cumbuco, Jericoacoara, Morro Branco e o Maciço de Baturité, além do potencial cearense para o turismo de aventura.

Esta edição da BIT, a trigésima, é dividida em duas etapas: os dois primeiros dias são reservados para a geração de negócios com profissionais do setor e os outros para o público em geral. Haverá ainda dois setores específicos: o BIT Technology, com as últimas novidades para o mercado de turismo e hotelaria e o BIT Green, voltado para as modalidades de turismo rural, gastronômico e de aventura.

Segundo a organização do evento, são esperados 101 mil atores do turismo como agentes, operadores, prestadores de serviço, empresas de hotelaria entre outros, oriundos de 150 países, o que significa 66% do público total. Destes, 81% são italianos e 19% de outros países, principalmente europeus. Os outros 34%, ou 53 mil visitantes de um total de 154 mil, são turistas em potencial, o chamado público final, que vai conferir os atrativos de 140 países e cinco mil expositores dispostos em 57 mil m².

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações de requalificação e ampliação do fluxo de turistas estrangeiros no Ceará. Neste âmbito, somente as ações em promoção interna e externa são orçadas em R$ 35 milhões até o fim do ano. O intuito, segundo o secretário do Turismo Bismarck Maia, “é a construção de uma imagem positiva do Ceará em âmbito nacional e internacional”, promovendo além dos já consolidados roteiros de lazer, sol e praia, os atrativos culturais, de saúde (oportunizados pela qualidade climática), religiosos, gastronômicos e esportivos.

Informações do Governo do Estado.

MP pede revisão de proteção a menor envolvido na morte de João Hélio

Acusado do crime está em semiliberdade e protegido pela justiça.
Para o MP, ainda não há indicativos para a inclusão do jovem no programa.
Do G1, no Rio

João Hélio foi morto depois de ter sido arrastado de carro por 7 km
O Ministério Público do Rio informou nesta sexta-feira (19), que adotou medidas para tentar a revisão do ato judicial que incluiu o jovem acusado de participar da morte do menino João Hélio, no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçadas de Morte (PPCAAM), financiado pelo Governo Federal. Na época do crime, o jovem era menor de idade.

Em nota divulgada à imprensa, o MP disse ainda que os autos não fornecem, por enquanto, elementos mínimos que indiquem a necessidade da inclusão do jovem no programa.

Depois de cumprir três anos de medida socioeducativa, o jovem foi liberado no último dia 10, pouco depois de completar a maioridade. Na sentença, o juiz determinou a “progressão da medida, inserindo-o no regime de semiliberdade”, a ser cumprida no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD).

Advogado pede avaliação médica
O advogado da família de João Hélio pretende dar entrada na Justiça em um pedido para que o acusado passe por uma avaliação médica.

“É preciso um laudo que diga se ele está apto a conviver em sociedade”, disse Gilberto Fonseca. Ele ressalta, no entanto, que a pena do jovem, que na época do crime era menor, já foi cumprida.
Dentro da lei, ele cumpriu o que tinha que cumprir. A nossa revolta é esse prêmio de ir morar na Suíça, que estão querendo dar pra ele. Quantas pessoas são ameaçadas neste país e ninguém dá proteção? Direitos humanos são para quem merece e não para quem cometeu um crime bárbaro. Isso é premiar bandido”, reclamou.

Na última quinta-feira (18), o presidente da ONG Projeto Legal, responsável pelo PPCAAM, negou que haja planos de levar o acusado para o exterior.

Tema é destaque no Twitter
Desde que foi noticiado, o caso entrou pra lista dos temas mais falados no Twitter no Brasil. Entre os que comentaram a decisão da Justiça está o cantor Léo Jaime: “Bora trabalhar, pessoal! Temos que garantir a vida boa do assassino cruel que arrastou um menino por 7 kms, com um carro roubado. Direitos humanos? O assassino merece e a vítima não? A cabeça de quem estabelece esses critérios deve ser muito podre”.

A apresentadora Leda Nagle levantou a bola em seu perfil: “o que vocês acham desse caso do João Hélio? O assassino do menino está solto depois de cumprir medida sócio-educativa”. O ator Bruno Mazzeo também se pronunciou contra a inclusão do rapaz no programa de proteção.

fonte: G1.COM

Ministro do turismo elogia Ceará por investir em aeroportos regionais

O ministro do turismo, Luiz Barreto, elogiou o Ceará no programa “Bom Dia, Ministro”, nesta sexta-feira (19), quanto aos investimentos em infraestrutura para o turismo. Segundo ele, o estado “tem feito a lição de casa, com a ampliação dos aeroportos regionais”. Barreto disse que a expansão da malha aérea regional e a melhoria de aeroportos e da rede hoteleira são os objetivos do Ministério do Turismo para a região Nordeste.

O ministro do Turismo afirmou que o Ministério da Defesa tem projeto específico para a aviação regional e tem discutido o assunto com os nove governadores dos estados nordestinos, que têm demonstrado sensibilidade com a questão.

Entre as propostas em discussão, de acordo com Barreto, está a redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação regional. “Isso vai gerar facilidades para que a gente tenha de fato uma aviação regional capaz de movimentar os principais centros.

Fonte: Agência Brasil

VÍTIMAS DE CRIMES EM QUIXADÁ NÃO FAZEM BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Por: Márcio Dornelles para o 'Ceará Agora'

Vítimas de crimes, como assaltos e furtos, no município de Quixadá, Sertão Central, estão descrentes da eficiência da Polícia e reclamam do atendimento. Uma parcela da população se recusa a prestar esclarecimentos na Delegacia Regional de Polícia Civil e não faz um Boletim de Ocorrência (B.O.) para registrar o fato. Alguns crimes são praticados sem que os policiais tomem conhecimento, já que a própria vítima não dá queixa do crime, pois acredita que não há resultado. O advogado Weiber queiroz Cavalcante defendeu a importância de denunciar um crime sofrido às autoridades policiais. “A informação repassada serve de base para se ter um diagnóstico real da situação da Segurança Pública”. A informação é do correspondente Herley Nunes.

Vereador de Fortaleza elabora PL contra poluição sonora causada pelos 'paredões de som'

O vereador Guilherme Sampaio (PT) confirmou para o próximo dia 26 de fevereiro a audiência pública para debater na Câmara Municipal dos Vereadores seu projeto de lei que combate a poluição sonora emitida pelos equipamentos de som de veículos automotivos, mais conhecidos como “paredões”. O vereador Guilherme Sampaio disse que está recebendo ameaças, através de seu site, como forma de intimidá-lo a não dar prosseguimento como o projeto de Lei que define regras para os paredões na capital cearense. "Acho bom esse projeto não ser aprovado, caso contrário passe a andar com seguranças 24 horas por dia" Diz uma das ameaças recebidas pelo vereador.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mundo

Terremoto atinge fronteira entre a Rússia, a China e a Coreia do Norte
O epicentro foi a cerca de cem quilômetros de Vladvostok, na Rússica. Tremor, que foi sentido em Pequim, atingiu 6,7 graus na escala Richter.

Apresentador da BBC confessa no ar ter matado namorado
Ray Goslin disse que sufocou amante que sofria de AIDS em estágio terminal, pois, seria um compromisso entre ambos não deixar que o amante sofresse.

Ainda no carnaval: Miss Gay e jogador italiano em Canoa Quebrada

O gato da foto é jogador italiano e caiu de amores pela Miss Gay José Walter 2010, Jeniffer Jonowitt que mais linda do que nunca destruiu corações em Canoa Quebrada durante o carnaval."Gostou? Pois saiba que tem dona viu!" Avisou a ninfeta bem humorada.
Postado pelo blog TÁ BABADO!!

* Obs: O 'gato' fica por conta da galera do blog Tá Babado

Sáskia Brígido: Mais um blog sobre educação

SASKIA BRÍGIDO construiu sua trajetória no cenário das escolas públicas do município de Aracati – CE e na SEMEAR – Secretaria Municipal de Educação de Aracati, ora dando aulas, ora na coordenação, até manter, por completo, o foco de sua atuação voltado para crianças e jovens que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Desenvolveu, por meio de seu trabalho, dentro das escolas públicas, um fazer pedagógico fundamentado na teoria psicanalítica e na psicopedagogia, que denominou de "Acompanhamento Especial". Uma espécie de "acolhimento" e/ou "inclusão" direcionados ao SER das crianças e jovens que apresentavam dificuldades de aprendizagem tanto na vida da escola como na escola da vida.

Posteriormente, passou a realizar oficinas para os educadores, assessorando-lhes quanto às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, semeando a vivência da educação inclusiva no cotidiano da sala de aula. É graduada em pedagogia, com formação em psicanálise e especialização em psicopedagogia clínica e institucional. Atuou como assessora pedagógica da UNDIME-CE e hoje coordena a Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Aracati, realiza atendimento psicopedagógico na clínica, escreve para crianças e adultos e trabalha com educadores dando cursos e oficinas.

Fonte: http://pedagogiadoencanto.blogspot.com/2010/02/saskia-brigido-construiu-sua-trajetoria.html

Visitem também outros blogs da autora Saskia Brígido:

ESCREVENDO-SE
http://saskiabrigidoescritora.blogspot.com

O JARDIM SECRETO DE ANALUZ
http://jardimdeanaluz.blogspot.com

Contatos com a autora para palestras, cursos e oficinas:
(085) 4006-4057
(085) 8773-7116
E-mail: saskianatalia@gmail.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Copa no Brasil custa mais que o dobro da africana

Governo vai gastar R$ 5,34 bilhões até 2014 em obras
de estádios como o Maracanã
A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, vai custar pelo menos o dobro do previsto pelos organizadores da competição deste ano, na África do Sul.

Reportagem da Folha de S. Paulo mostra que a Copa vai custar R$ 7,96 bilhões aos sul-africanos em 2010, enquanto as estimativas brasileiras apontam para um gasto de R$ 17,52 bilhões. Uma diferença de R$ 9,5 bilhões, ou 120%.

Mas a conta deve ser ainda maior no Brasil, já que as obras na África do Sul estão em fase final para receber as partidas, que serão realizadas entre os meses de junho e julho. Os dois países não incluíram nesse orçamento os investimentos na melhoria de seus aeroportos. "Esse valor inclui infraestrutura, estádios, comunicação, segurança e desenvolvimento esportivo”, disse à Folha o porta-voz do Tesouro Nacional sul-africano, Thoraya Pandy.

No caso brasileiro, estão incluídas despesas com estádios, transporte e obras próximas às praças esportivas. Estão fora do levantamento gastos com segurança, tecnologia e infraestrutura esportiva, como a construção de centros de treinamento.

Apenas com a construção e a reforma dos estádios, o Brasil deve gastar R$ 5,34 bilhões. Desse total, 94% serão financiados diretamente pelo poder público. Os 6% restantes virão dos cofres do São Paulo, do Atlético Paranaense e do Internacional, que receberão empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reformarem suas arenas.Os custos de estádios, únicos que tinham estimativa feita no projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já mais do que dobraram em relação a 2007, informa o repórter Rodrigo Mattos.

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., disse não acreditar nos números apresentados pelos sul-africanos. "Acho que esse valor é muito maior. Tenho convicção de que é maior que isso", afirmou à Folha.

A Copa no Brasil terá número maior de estádios (12 contra 10) e sedes (12 contra 9) em relação à África do Sul. Os dois países têm praticamente a mesma renda per capita, algo em torno de US$ 10 mil (R$ 18,7 mil), e receberão investimento público maciço para organizarem o Mundial. "Você já foi lá? Eles têm problemas de infraestrutura. O transporte público precisa de bem mais coisa que o nosso", afirmou Orlando Silva. O ministro disse que não queria fazer comparação entre os dois orçamentos por não confiar nos números apresentados pelos sul-africanos. "Não vou especular sobre números. Estou surpreso", declarou à Folha.

De acordo com a reportagem, após o início das obras e a inclusão de novas despesas, os gastos brasileiros devem ficar próximos aos totalizados pela Alemanha em 2006. Aplicando-se o atual câmbio e a inflação acumulada no país europeu nos últimos três anos, os alemães gastaram entre R$ 21,2 bilhões e R$ 26,5 bilhões com a organização do Mundial. A diferença, ressalta a reportagem, é que a conta alemã foi fechada após os jogos e reúne todas as despesas, inclusive as reformas dos aeroportos.

O valor estimado para as obras dos estádios brasileiros já se aproxima do gasto pelos alemães. Foram aplicados R$ 5,55 bilhões na construção ou reforma das arenas na Alemanha, R$ 200 milhões a menos do que o previsto até o momento no Brasil, acrescenta a reportagem da Folha. A renda per capita alemã é mais que o triplo da brasileira: US$ 34,2 mil (R$ 63,95 mil).

Fonte: Congressoemfoco

Quarta-feira de cinzas

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la.

Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).

No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.
Datas
A quarta-feira de cinzas cai nas seguintes datas nos anos seguintes:
2010 - 17 de fevereiro
2011 - 9 de março
2012 - 22 de fevereiro
2013 - 13 de fevereiro
2014 - 5 de março
2015 - 18 de fevereiro
2016 - 10 de fevereiro
2017 - 1 de março
2018 - 14 de fevereiro
2019 - 6 de março

CARNAVAL VIOLENTO: BALANÇO PARCIAL REGISTRA 45 HOMICÍDIOS NO CEARÁ

A Secretaria de Segurança Pública anuncia em entrevista coletiva na tarde de hoje (17), o balanço oficial de ocorrências registradas durante o período de carnaval do Ceará. Mas, os números parciais revelam 45 mortes até o final da noite de ontem (16), superando as dados de 2009, quando foram registrados 39 casos. O destaque do final de semana foi a chacina ocorrina no sábado de carnaval, quando três pessoas foram mortes e quatro feridas, no Planalto Vitória, em Maracanaú.

Uma dona de casa, um líder comunitário e uma criança que nada tinham a ver com a violência praticada pelos marginais da área foram as vítimas fatais. Uma das crianças atingidas durante a chacina, ainda chegou com vida no hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no início da noite desta segunda-feira (15). Moara da Costa Sena, de apenas 2 anos, tinha sido alvejada por um tiro. Por: Luciano Augusto do Portal Ceará Agora

(Com informações do jornal O Povo e Diário do Nordeste)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Praia de Canoa Quebrada lotada neste carnaval

Em Canoa Quebrada, a praia fica lotada durante o dia ao ritmo doo reggae. A combinação faz da localidade, em Aracati, no Litoral Leste, uma das mais procuradas no carnaval do Ceará. As falésias de Canoa Quebrada nunca foram escaladas por tantos visitantes. Tinha até guia turístico especial. Na praia, gente em busca de paz. Tem também passeio de jangada no mar, vôo livre de parapente no céu. Canoa tem opções para os mais aventureiros e mesmo quem não veio em busca de folia deu uma caprichada no visual. Na hora da fome, tem o pastel mais tradicional do litoral leste do Ceará com os recheios que só se encontram em Canoa. Nem samba, nem axé. Nas areias de Canoa Quebrada, o carnaval é ao som do reggae. O ritmo é dançado juntinho ou separado. Um carnaval diferente com direito até a DJ.

Fonte: CETV (TV VERDES MARES)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FUGA DE 4 PRESOS NA PENITENCIÁRIA DE PINDORETAMA

Quatro detentos conseguiram fugir da penitenciária da cidade de Pindoretama, distante cerca de 40 quilômetros de Fortaleza.
-Cláudio Moreira Rodrigues Jr,
-Luís Carlos Alves da Silva,
-Rafael de Jesus
-Ismário Vanderson Fernandes da Silva.

Na fuga, eles não foram percebidos pelo guarda de plantão. A população, em denúncia, informou que o agente penitenciário que estava no local havia ingerido bebida alcoólica e o estado de embriagues teria facilitado a ação dos fugitivos. Mas a Polícia apenas informou que os cadeados das celas estavam abertos. Os homens ainda não foram encontrados pela Polícia, que faz diligências na região.

161 presos por fazer xixi pelas ruas do Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (15), 30 pessoas foram presas por fazer xixi nas ruas do Rio, de acordo com dados atualizados da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop). Com isso, sobe para 161 o número de detidos desde sexta-feira (12), incluindo cinco estrangeiros e dez mulheres. Na madrugada desta segunda-feira (15), 18 pessoas foram detidas na Lapa urinando em espaço público. Na operação, outros dois homens foram presos na região, um deles com uma ferramenta utilizada para arrombar veículos, e outro estava com documentos de terceiros. Á tarde, 12 pessoas foram levadas à delegacia por fazer xixi na rua durante desfiles de blocos em Larajeiras e no Leblon, ambos na Zona Sul do Rio.

Policial tenta estuprar jovens em Aracati

As três vitimas de costas e a mãe de uma delas pela identificação da imagem

Uma tentativa de estupro na madrugada de carnaval do dia 15 levou terror aos moradores do Bairro do Castelo em Aracati. Por volta das 04:30h desta segunda (15), um policial teria seguido uma jovem de 25 anos acompanhada de duas adolescentes de 16 cada. O Soldado PM Marco Antônio Ferreira que estava a paisana. O policial militar será transferido para a 6° companhia do 5° Batalhão onde funciona o Presidio Militar onde ficará à disposição da justiça.

Como tudo aconteceu:
Segundo moradores e testemunhas, o policial estaria visivelmente embriagado e passou a seguir as três garotas dentre as quais estariam duas adolescentes.

O 'Sr. Dedé' morador do bairro que estava acordado percebeu uma confusão envolvendo acusado e vitimas, quando descobriu que duas de suas sobrinhas estavam entre as vitimas.

Armado de facão o 'senhor Dedé' anunciou a todos que poderia ser um assalto, e passou a chamar outros moradores para que pudessem sair em busca do 'suposto assaltante', e este, ao ouvir pelos pedidos de socorro voltou contra o 'senhor dedé' e teria disparado um tiro o que chamou àtenção do mesmo alertando a todos dizendo que o individuo estava armado. Foi então que resolveu recuar e se escondeu em um banheiro nas de um bar que por muito pouco não foi descoberto pelo PM de arma em punho que chegou a bater na porta do banheiro. O policial perguntava constantemente 'onde se escondeu o vigia da rua'!

Enquanto moradores ligavam para a Unidade de Segurança Integrada - USI, os mesmos gritavam apontando para outro caminho informando caminho contrario até porque o policial estava bem próximo do homem que presenciou os indicios de violência contra as jovens, ele inclusive chegou a pegar no trinco do banheiro que estava trancado pelo lado de dentro pelo homem que se refugiava.

Segundo moradores quando a viatura da PM chegou ao local, o 'policial' transitava e continuava com suas ameaças, e o pior, toda a cena livremente na presença dos outros policiais que atenderam a ocorrência.

Os envolvidos no incidente ficaram desde a madrugada até as 13:30h à disposição das autoridades policiais para apuração dos fatos na USI local.

O Conselho Tutelar acompanhou o caso através da conselheira Suelene Freitas que também é prima das duas menores.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval bem diferente no Ceará

Festival Jazz & Blues
Um Carnaval diferente. É isso o que prometem os organizadores do Festival Jazz & Blues, que acontece em pleno Carnaval, na serra de Guaramiranga. Além de shows, a programação do evento conta ainda com ensaios abertos, oficinas, exposição e cortejos. Entre as apresentações musicais, nomes como Magic Slim (EUA), Antônio José Forte (CE), Robertinho Silva (RJ), Túlio Mourão (MG), Nonato Luiz (CE), Rildo Hora (PE/RJ) e Carlos Malta (RJ). Os shows acontecerão no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, sendo duas sessões por noite, a primeira às 20h, com duas atrações, e a segunda às 22h30, com uma atração. Os ingressos estão à venda nas lojas Handara, em Fortaleza, e na Rua Joaquim Alves Nogueira, 656, em Guaramiranga. A programação completa pode ser acessada através do site http://www.jazzeblues.com.br/.Teatro Municipal Rachel de Queiroz – Guaramiranga.

Carnaval 2010: SAMU recebe trote de Aracati

Este ano, as ambulâncias do Samu estão mais perto dos foliões do litoral leste. De sexta para sábado (13), o serviço móvel de urgência atendeu a 38 acidentes nas estradas. Não houve mortes. Este ano, treze ambulâncias estão distribuídas ao longo da CE-040 e da BR-116.
A pior ocorrência até agora foi um chamado de Aracati. O Samu deslocou uma UTI até o local e quando chegou percebeu que era um trote. A “brincadeira” poderia ter tido consequências graves. No primeiro dia de carnaval, um milhão de pessoas passaram pela CE-040. A operação “pé na estrada” deixou o motorista mais tranquilo.

IJF ANTECIPA ‘ALTAS’ PARA DESOCUPAR LEITOS

Com necessidade de liberar leitos para o período carnavalesco e amenizar a superlotação, o Instituto Dr. José Frota precisou antecipar a alta médica de pacientes. Alguns passarão o período de folia em casa e depois retornam para o hospital. O superintendente do Instituto Dr. José Frota, Messias Barbosa, afirmou que foi necessário aumentar “o número de cirurgias programadas para poder dar alta aos pacientes. Em torno de 60 altas foram dadas de segunda-feira (8) pra cá (quinta)”.

Dr. Messias reconheceu que os pacientes poderiam ficar mais um pouco no IJF antes da liberação. “Eles poderiam ficar talvez mais um pouco. Tem umas oito ou dez pessoas que foram pra voltar depois. (...) Esses pacientes a gente mandou pra casa e já agendou a volta, com dia da cirurgia marcada”. Mas o superintendente avisa que o procedimento é comum, já que em muitos casos o paciente tem várias patologias e cada uma deve ser tratada separadamente.

Dr. Messias Barbosa explica o procedimento:
“O paciente doente às vezes com três patologias. Vou te dar um exemplo: o paciente que cai d’uma moto e fica com um traumatismo crânio-encefálico, fratura de membro e trauma abdominal. Primeiro faz cirurgia no abdômen dele, observa o traumatismo crânio-encefálico. Esse paciente passa às vezes 45, 60 dias em observação sem você poder fazer uma inspeção cirúrgica na fratura.”
Fonte: Ceará Agora

DUAS MORTES E VÁRIOS FERIDOS DURANTE CONFUSÃO EM BEBERIBE

Muitas pessoas se envolveram em uma confusão na localidade de Choró-Vaquejador, no município de Beberibe. Vários tiros foram disparados, ocasionando na morte de duas pessoas e ferindo outras. Igor Araújo, de 26 anos, e Francisco Airton Ferreira, de 30, foram as vítimas fatais do incidente. O Comando de Policiamento do Interior (CPI) informou que o caso está sendo apurado pela Delegacia de Polícia Civil de Beberibe. Testemunhas e acusados de envolvimento na confusão estão sendo ouvidos pelos policiais.
Fonte: Ceará Agora
Com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

CE:Teto de ginásio em Icapuí desaba

O teto do Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças, localizado no Centro de Icapuí, no Litoral Leste cearense, desabou nesta sexta-feira (12). A estrutura não suportou a chuva que caiu na madrugada. Os bombeiros foram acionados já que havia a suspeita de que o vigia estivesse no local, mas ninguém foi encontrado. O ginásio foi reinaugurado no dia 18 de janeiro deste ano.
Verdes Mares

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Prefeitura de Jaguaruana divulga concurso com 101 vagas e salário de até R$ 7.500,00

A prefeitura municipal de Jaguaruana, estado do Ceará, torna pública a abertura de inscrições para a realização de Concurso Público para o preenchimento de cargos efetivos pertencentes ao Poder Executivo do Município e para formação de Cadastro de Reserva.

Edital do Concurso de Jaguaruana
As inscrições serão efetuadas até o dia 12 de fevereiro de 2010 (exceto aos sábados, domingos e feriados), das 08:00hs às 12:00hs, na Capela da E. E. F. Gerardo Correia Lima, localizada na Av Dr. Antonio da Rocha Freitas, 1566, Jaguaruana-Ceará.

Cargos: cargos de Enfermeiro (5), Farmacêutico (1), Farmacêutico Bioquímico (1), Fisioterapeuta (2), Médico Plantonista (7), Médico - PSF (9), Médico Traumatologista (1), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Professor de Educação Básica Nível II - Geografia (1), Professor de Educação Básica Nível II - História (1), Professor de Educação Básica Nível II - Matemática (8), Professor de Educação Básica Nível II - Pedagogia (16), Professor de Educação Básica Nível II - Português (6), Fiscal de Obras (2), Fiscal de Tributos e Arrecadação Municipal (1), Secretário Escolar (5), Técnico Agrícola (1), Técnico de Enfermagem (8), Técnico de Laboratório (1), Técnico em Radiologia (1), Agente Administrativo (5), Agente Comunitário de Saúde (12), Agente Sanitário (3) e Auxiliar de Consultório Dentário (1).

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 45,00 a R$ 120,00, de acordo com o cargo pretendido.O Concurso constará de Provas de Título, de caráter classificatório, para todos os candidatos e Provas Escritas (objetiva de múltipla escolha), de caráter eliminatório e classificatório.
As provas escritas serão aplicadas em dia e locais a serem oportunamente divulgados posteriormente.

O concurso da prefeitura municipal de Jaguaruana terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.
(Concursos no Brasil)

Políticos corruptos: como extinguir este mal

Caros amigos,
Uma proposta de lei que pode limpar a política brasileira banindo candidatos corruptos das eleições está circulando no congresso. Para passar essa lei precisamos que milhares de pessoas enviem mensagens aos seus líderes políticos. Clique abaixo para participar:

Imagine um governo sem corrupção. Onde políticos que desviassem verbas públicas, que tivessem envolvimento com o tráfico de drogas ou crimes severos fossem banidos das eleições. A campanha nacional pelo “Projeto de Lei Ficha Limpa” está demandando justamente isto, porém não será fácil passar esta lei sem uma oposição forte de políticos corruptos.

Estamos em ano de eleição e os políticos se preocupam com a sua imagem pública, então vamos enviar milhares de mensagens para os líderes de todos os partidos pressionando-os a apoiarem o “Projeto de Lei Ficha Limpa". Este ano o que eles menos querem é publicidade negativa, então vamos mostrar que estamos prestando atenção em suas ações e que nossos votos dependem disso - só com pressão popular eles irão passar a lei a tempo.


Clique abaixo para enviar uma mensagem pelo nosso site, e depois encaminhe este alerta para todos os seus amigos: http://www.avaaz.org/po/brasil_sem_corrupcao/?cl=476884803&v=5387 O Brasil inteiro quer esta reforma – os nossos parceiros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral conseguiram coletar 1,5 milhões assinaturas para esta lei visando proibir a candidatura de pessoas que cometeram crimes graves, como assassinato, estupro, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção.

No momento, um grupo de trabalho está revendo a lei antes de enviá-la para votação e não temos tempo a perder, ela precisa ser votada nas próximas semanas para que seja válida nas eleições de outubro. Não é uma batalha fácil - a corrupção está entranhada em nosso sistema político, e existem diversos interesses poderosos contra esta lei. No entanto, em ano eleitoral onde o que eles mais querem é atenção, só a pressão pública pode influenciar os nossos deputados a votarem certo. Uma enxurrada de mensagens irá mostrar aos deputados que eles têm mais a perder não aprovando essa lei do que votando a favor. Caso passe, esta lei vai revolucionar a política brasileira, retirando do governo todas as figuras carimbadas que só querem encher os bolsos de dinheiro. Tentados em desviar verbas públicas, com esta lei, os políticos irão pensar duas vezes se vale a pena arriscar a sua carreira política.

Nós já aguentamos o suficiente - não queremos mais bandidos nas eleições! Vamos lutar por um Brasil melhor - mande esse alerta para todos que você conhece:

http://www.avaaz.org/po/brasil_sem_corrupcao/?vl

Com esperança, Alice, Paul, Graziela, Ricken, Luis, Iain, Pascal, Milena, Ben, Paula, Benjamin e toda a equipe Avaaz

Fontes:Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral:http://www.mcce.org.br/ Grupo de trabalho analisará projeto 'ficha limpa' – O Globo: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/02/09/grupo-de-trabalho-analisara-projeto-ficha-limpa-915821446.asp

Ficha limpa no Congresso – Correio do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=966560&tit=Ficha-limpa-no-Congresso Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral consegue assinaturas necessárias para levar Projeto Ficha limpa ao Congresso – Correio Brasiliense: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/17/politica,i=142687/MOVIMENTO+DE+COMBATE+A+CORRUPCAO+ELEITORAL+CONSEGUE+ASSINATURAS+NECESSARIAS+PARA+LEVAR+PROJETO+FICHA+LIMPA+AO+CONGRESSO.shtml--------------------


SOBRE A AVAAZ
Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas.
Telefone: +1 888 922 8229

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Com ambulâncias já nas estradas, SAMU Litoral Leste reduz tempo de atendimento

Neste carnaval o SAMU Litoral Leste tem uma inovação. Não vai esperar o chamado, pelo telefone 192, para chegar nas rodovias e fazer o atendimento de urgência. As ambulâncias, no total de 10, já vão ficar estacionadas em pontos estratégicos da BR 116 e da CE O40 para ganhar tempo nos casos de acidentes.

As ambulâncias estarão nas duas rodovias das 7 horas da manhã desta quinta-feira, 11, até à noite de quarta-feirta de Cinzas. Na BR 116 e na CE O4O são registradas 67% dos atendimentos de rotina feitos pelas equipes do SAMU Litoral Leste, unidade da Secretaria da Saúde do Estado.

Com sede no município do Eusébio, na Região Metropolitana, o SAMU Litoral Leste atende 514 mil habitantes de 14 municípios: Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Eusébio e Ocara.

Além de atender vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por armas de fogo, armas brancas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação, O SAMU Litoral Leste atende pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Realiza ainda atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

Fonte- Samu Regional Litoral Leste da Secretaria da saúde do Ceará

Com informações do blog http://arrudabastos.blogspot.com/2010/02/com-ambulancias-ja-nas-estradas-samu.html

Carnaval. A marchinha censurada de 2010

Gosto e admiro muito o jornalista Nonato Albuquerque e sempre dou uma passadinha em seu blog 'Gente de Mídia'. Ví e quase não acreditei que a 'censura' neste país estivesse tentando ganhar força cada vez mais. Estou reblogando abaixo o tema "Carnaval. A marchinha censurada de 2010".

Essa me foi passada pelo jornalista Celso Neto: "O carnaval se aproxima e o Partido dos Trabalhadores está empenhado em não permitir que uma música venha a ser cantada pelos foliões em Pernambuco e outros estados.

A música é de autoria de Vasco Vasconcelos, o grande homenageado pelo Bloco Carnavalesco Siri na Lata do Recife durante o 31º Baile do Siri na Lata, no Clube Português da capital pernambucana.

O motivo da censura petista pode ser explicado pela letra da música:

"Chega de trabalho
Basta de tanto lero-lero
Não vou mais encher as mãos de calo
Vou viver da bolsa do fome zero

Minha mulher está muito feliz
Já pediu dispensa do trabalho
Não quer mais ser uma faxineira
Para viver dessa bolsa brasileira

Por isso eu canto
Obrigado presidente
Por o senhor ter estendido a mão
Distribuindo esmola via cartão

Retribuído com a sua reeleição
Este é o país que vai pra frente
Com essa massa ociosa e contente
Vivendo da ociosidade

Ainda diz que isso é brasilidade
Por isso eu canto obrigado,presidente
Por o senhor ter estendido a mão
Distribuindo esmola via cartão
Contrariando o nosso Rei do Baião"

Arruda se entrega a Policia Federal

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM), se entregou nesta tarde na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Segundo informação da PF, ele será recolhido à carceragem da Superintendência, onde ficará à disposição da Justiça.

Nesta tarde, os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) referendaram a decisão do ministro Fernando Gonçalves de mandar prender preventivamente o governador por tentativa de coação de testemunhas e obstrução da Justiça. A ordem inclui outros quatro assessores de Arruda.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o procurador-geral Roberto Gurgel vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir intervenção federal no Distrito Federal.
Fonte: Agencia Estado

Polícia Rodoviária recomenda planejamento e cuidados em viagens durante o carnaval

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que abre amanhã (12), em todo o país, a Operação Carnaval 2010, recomenda aos motoristas vão passar esse período fora de casa que planejem bem a viagem, informando-se sobre a situação das estradas, a distância até o local, as condições do tempo e os postos de combustíveis existentes ao longo do caminho.

Os motoristas precisam também checar a documentação pessoal e do veículo e fazer a revisão preventiva do veículo. Durante a viagem, o motorista deve ficar atento sinalização, parar para descansar e, em hipótese alguma, não consumir álcool quando dirigir. Este é o feriado mais etílico do ano. Se o motorista for flagrado poderá dormir na delegacia, informou Alexandre Castilho, inspetor da PRF.

Desde o início da Lei Seca, implantada em 2008, 27.015 motoristas foram reprovados no teste de alcoolemia e, destes, 16 050 foram presos.

Castilho alerta que, com o crescimento histórico da frota no ano passado, por causa da redução de impostos na compra de veículos novos, o número de acidentes nas estradas pode aumentar. Este ano, com a economia aquecida, espera-se que mais pessoas circulem no país. Queremos conter a possibilidade de alta da violência, afirmou.

Para chamar a atenção e sensibilizar os motoristas que trafegarem pela região, uma escultura chamada Não faça parte dessa cruz, criada com veículos destruídos em acidentes automobilísticos, foi instalada na BR-040, na Saída Sul de Brasília, sentido Belo Horizonte, no 1º Distrito da Polícia Rodoviária Federal.

A obra é do artista plástico Sebastião Brasileiro e tem 25 metros de altura e pesa nove toneladas. A Operação Carnaval 2010 se estenderá até a meia-noite da Quarta-Feira de Cinzas (17).

Na fiscalização, serão observados: a documentação do veículo e a do condutor, os equipamentos obrigatórios e o estado de conservação do veículo, e acima de tudo, o comportamento do motorista na rodovia velocidade, ultrapassagens e manobras.
Fonte:http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=283028&modulo=178

Procura já é intensa na Rodoviária Engenheiro João Thomé

O corre-corre de Carnaval já começou no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza. São centenas de foliões que querem garantir logo o bilhete da viagem e evitar alguns dos transtornos registrados nos últimos feriadões, como Natal e Ano Novo.

No período normal, a média de passageiros no local é de 28 mil por dia; mas nesta época, a expectativa é de que 82 mil passageiros passem pela rodoviária, diariamente.

Apenas em uma agência de viagens da Capital, de sexta-feira (05) da semana passada para cá, em média, 2,2 mil pessoas estão sendo atendidas, diariamente. A promessa é de que no feriadão o número de embarques seja ampliado de 110 para 150 viagens.

Demanda cresce com feriadão
De acordo com a administração do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, por dia, a média é de 2.084 viagens. Já no Carnaval, a previsão é que o número suba para 3 mil, entre embarques e desembarques diários; um acréscimo de 58% em relação ao período normal.

No Ceará, os destinos mais procurados são Baturité, Guaramiranga, Jericoacoara, Lagoinha, Beberibe, Aracati e Canoa Quebrada.

Para atender a demanda da quinta-feira até a quarta-feira de cinzas, a frota vai ser aumentada em 67%. O total de 300 veículos que circulam, normalmente, pela rodoviária vai ser elevado para 500, já que nessa época o número de passageiros quase triplica.

Fonte: www.verdesmares.globo.com

Canoa Quebrada: o trânsito de bugues está destruindo as falésias?

Li essa matéria (ver abaixo), no blog do colega Plinio Bortolotti no 'O POVO On Line' http://blogs.opovo.com.br/pliniobortolotti e confesso que o assunto me chama àtenção. Estou reblogando no Aracati em Foco mas, convido aos meus leitores a visitar a postagem original. Basta voce clicar no link acima.

Bugues sobre as falésias

Devido a uma postagem que aqui fiz Canoa Quebrada: de paraíso a inferno, mantive uma conversa – via comentários no post – com Paolo Limauro, um italiano que escolheu praia a de Aracati para morar.

Agora ele me escreve, dizendo se considerar “um residente deste belo país”, manifestando sua “sensibilidade com o ambiente e a natureza”. Para ele, “o verdadeiro problema da Canoa é a absoluta falta de respeito com as dunas e falésias”.

Manda algumas fotos que tirou em um voo de parapente, mostrando, segundo ele que “as falésias estão praticamente em ruínas”.

Paolo diz ter mandado as mesmas fotos para um amigo dele, geólogo na Itália, que teria diagnosticado que “problemas de vibração” estariam destruindo as falésias. Ou seja, as falésias estariam desmoronando devido à circulação contínua de veículos sobre elas – e não por causa da erosão natural, provocada pela chuvas, ventos e marés.
Ele pede para prestar atenção sobre o grande número de bugues sobra as falésias [foto acima], dizendo que “centenas deles” circulam todos os dias para levar “turistas preguiçosos” a passeios, que, sugere o texto, poderiam ser feitos a pé.
E complementa dizendo que as pessoas não percebem que não se pode “recriar” as falésias, e que considera a “singularidade de sua paisagem” como “a única riqueza” de Canoa Quebrada.

Comentário
Estão aí os argumentos de Paolo. Quanto ao suposto ou possível desmoronamento das falésias, não tenho como opinar se isso está acontecendo e – se estiver – se é causado pela circulação intensa de veículos.

Se alguém entender do assunto e quiser opinar, a vontade.

Veja mais fotos.

Veículos sobre as falésias

Postado em 11 de fevereiro de 2010 por pliniobortolotti

Programação do carnaval 2010 em Icapui

Veja a programação:
Sábado (13/02)
13:00 - Forró Lapada - Matinê - Praia de Requenguela (novidade)
16:00 - The Clapton - Carnaval das Crianças - Praça Central
22:00 - Tetê e Banda - Carnaval de rua - Praça Central
00:30 - Timbalê elétrico - Carnaval de rua - Praça Central
03:00 - Mil Manias - Carnaval de rua - Praça Central

Domingo (14/02)
12:00 - Forró Lapada - Matinê - praia de Tremembé
15:30 - Gilson e Banda - mela-mela - Ibicuitaba
22:00 - Axé Mil - - Carnaval de rua - Praça Central
00:00 - Timbalê elétrico - Carnaval de rua - Praça Central
02:30 - The Clapton - Carnaval de rua - Praça Central

Segunda (15/02)
12:00 - Forró Lapada - Matinê - praia de Redonda
14:30 - A Base - Matinê - praia de Redonda
15:00 - Timbalê elétrico - mela-mela - Cajuais
22:00 - Axé Mil - Carnaval de rua - Praça Central
00:30 - Banda Feras de Parea - Carnaval de rua - Praça Central
02:30 - Mil Manias - Carnaval de rua - Praça Central

Terça (16/02)
12:00 - Timbalê elétrico - matinê - praia de Barreiras
12:00 - Bixim da Madame - matinê - praia de Redonda
16:00 - Forró Lapada - mela-mela - Mutamba
22:30 - Tabakana da Bahia - Carnaval de rua - Praça Central
00:30 - Axé Mil - Carnaval de rua - Praça Central
02:30 - Timbalê elétrico- Carnaval de rua - Praça Central

Outras informações: Na praça Central haverá um palco e trio elétrico para que não demore muito as trocas de bandas.

Fonte: www.acidadeicapui.com

agora nós: Parece que a exemplo de Aracati os foliões e moradores de Icapuí terão que fazer seu próprio 'rebolation' para animar seu carnaval, pois, atrações que seriam dignas de duas cidades turisticas, passaram por longe.

e a polêmica entre prefeitura de Fortaleza e Governo do estado continua

E continuam fortissimos os 'babados' para construção do estaleiro no Titanzinho que acabou ganhando novamente contornos políticos. O petista e secretário das Cidades do Estado, Joaquim Cartaxo, foi duro com a administração de Luizianne Lins (PT) e disse estar ``incomodado`` com o embate. ``Quais são os equipamentos turísticos que vão ser colocados no Serviluz? Quantos resorts? O que concretamente?``, questionou. Para ele, o Serviluz tem ``todas as condições`` de ter um estaleiro. Mas o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, ponderou que o estaleiro não vai impedir o projeto da Prefeitura `Aldeia da Praia`` - ainda não apresentado em detalhes, mas que prevê intervenções urbanas em trechos do litoral de Fortaleza, incluindo o Titanzinho.

O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, também não poupou a administração municipal. ``É hora daquela população historicamente esquecida aproveitar esse debate para reivindicar ações públicas concretas ali na área``.

Enquanto a prefeita Luizianne Lins (PT) continua rejeitando a construção do estaleiro na praia do Titanzinho, o Governo do Estado corre por fora e tenta convencer esferas da sociedade de que o projeto é necessário.

O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, avaliou que a reunião com empresários do ramo turístico alcançou seus objetivos. ``Nós mostramos qual é o impacto, como se desdobrará o investimento e os resultados econômicos, não só para o Estado, mas para uma comunidade historicamente esquecida, que vai ganhar muito com os empregos, aumentando a renda.``

Algumas das justificativas apresentadas pelo presidente da Adece, Antônio Balhmann, aos empresários:
> não vai mudar o visual da cidade;
> não é incompatível com o projeto de reestruturação urbana da Prefeitura;
> O estaleiro no Porto do Pecém geraria um custo que a iniciativa privada não aceita aportar;
> Promessa de 1,2 mil empregos diretos. Com a ampliação do estaleiro, mais dois mil empregos; > Não é atividade poluidora;
> Não prejudica o pescador artesanal que abriga o seu barco atrás do paredão do Titanzinho;
> Há o pressuposto de que, quando se estender o espigão perpendicular ao que hoje é o Titanzinho, vai gerar ondas próprias para a prática do surf;
> Não gera fluxo adicional de veículos que já não seja proporcionado pela área portuária atual. >Toda alogística é feita por meio de navio.

Fonte: O POVO

'Rio Xingu vai ficar vermelho de sangue se usina for construída', diz cacique

Um amigo me enviou o post sobre o tema veiculado no Portal de Notícias da Globo (G1.COM). Será que nossos indios estarão prontos para uma possivel guerra contra o Governo Federal?

Luis Xipaia, da aldeia tukaia, diz que 4 mil índios estão prontos para lutar.Ibama concedeu licença ambiental para obra da Hidrelétrica de Belo Monte.

"O Governo federal só vai construir a usina se matar os índios que vivem aqui. O Rio Xingu vai ficar vermelho de sangue. Fomos esquecidos, deixados de lado e temos o direito de falar o que pensamos sobre essa barragem. A nossa resistência será maior do que a realizada na reserva Raposa Serra do Sol."

Fonte e matéria completa : http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1478879-5598,00-RIO+XINGU+VAI+FICAR+VERMELHO+DE+SANGUE+SE+USINA+FOR+CONSTRUIDA+DIZ+CACIQUE.html

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aracati receberá reforço policial durante periodo do Carnaval

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visando assegurar o bem estar e a tranqüilidade dos cearenses e turistas no Carnaval lança, às 15 horas desta quarta-feira (10), na sala de reuniões da sua Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), a Operação Carnaval 2010.

O esquema de segurança desenvolvido pelas vinculadas da SSPDS, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense (Pefoce), tem início ao meio dia de sexta-feira (12), e se estende até as 6 horas da quarta-feira (17). Ao todo estarão em ação 6.195 homens, distribuídos por todas as regiões do Estado. O efetivo empregado em 2010 será maior que o do ano passado. São 165 homens a mais, distribuídos na Capital e no Interior.

Segundo o titular da Copol, delegado Harley Alencar, além de Fortaleza, terão atenção redobrada os municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia, Cascavel, Camocim, Paracuru, e o Maciço de Baturité. Além do policiamento ordinário, essas localidades receberão um reforço de mais 2.182 homens. A fiscalização nas rodovias estaduais também terá uma atenção especial, com a Polícia Rodoviária Estadual atuando de forma intensiva visando coibir os abusos.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) contará com três aeronaves em operação, sendo uma baseada em Fortaleza, e as outras duas em Iguatu e Sobral, todas com apoio terrestre. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) contará, também, com esquema especial durante o período.

Já a Pefoce, responsável pelas perícias criminais, disponibilizará reforços para os municípios de Aracati, Itapipoca, Russas e Senador Pompeu, que contarão com equipes extras de peritos.

A Operação Carnaval 2010 conta, ainda, com a participação das forças amigas: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Turismo, prefeituras municipais, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, AMC, Etufor e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Serviço:
Lançamento da Operação Carnaval 2010Data e hora: 10.02.2010 às 15 horasLocal: Copol (andar térreo da SSPDS ? Avenida Bezerra de Menezes, 581).

Fonte: Assessoria de Imprensa da SSPDS:
Marcos Cavalcante – ascom@sspds.ce.gov.br (85) 3101.6517 ? 3101.6518