quarta-feira, 30 de junho de 2010

Delegacia de Icapuí pede reforço policial para conter confronto entre pescadores


Um princípio de motim foi gerado, na manhã desta quarta-feira, 30, no município de Icapuí, em consequência do atentado ocorrido na noite de ontem envolvendo pescadores da região. A delegacia do Município teve de pedir reforço policial para conter o confronto.

Segundo a delegada Juliana Carvalho, o conflito teria sido iniciado depois que um veículo foi incendiado por um pescador ainda não identificado. Neste momento, vários manifestantes barraram a CE-261, entre as localidades de Barrinha e Mutamba, e dezenas de manifestantes fazem protesto no Centro de Icapuí. Com os atentados, o comércio da cidade teve de fechar as portas.

O conflito entre os pescadores foi iniciado por volta das 19 horas de ontem, 29, quando dois pescadores ficaram feridos durante atentado, em alto-mar, a uma embarcação com quatro tripulantes. A ação foi registrada na praia de Barrinha, município de Icapuí.

Segundo informações do tenente Aldenísio, da Polícia de Icapuí, dez homens armados e encapuzados abordaram os tripulantes e dispararam vários tiros contra a embarcação. Um pescador identificado como Francisco de Assis de Sousa Filho, 54, foi baleado no abdômen; enquanto seu filho, Antônio Carlos de Oliveira Sousa, foi atingido no braço por estilhaços de vidro.

Após terem o barco tomado pelos criminosos, os pescadores foram liberados na costa do litoral de Icapuí. O pescador baleado foi socorrido e encaminhado na manhã desta quarta-feira, 30, ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da Capital.

De acordo com o tenente Aldenísio, a suspeita é de que o conflito entre os pescadores seja motivado pela prática da pesca predatória da lagosta feita por meio de aparelho compressor, equipamento proibido pelo Ibama.

A investigação do caso foi transferida para a Polícia Federal, que faz diligências para identificar os responsáveis pelo crime. Este já é pelo menos o segundo caso de atentado violento contra pescadores do município de Icapuí registrado neste ano.

Fonte: Redação O POVO Online
Fotos: blog A Cidade Icapuí

terça-feira, 29 de junho de 2010

Governo Municipal renovará transportes estudantis

Aracati vai renovar a frota de veículos escolares. Tem 933 mil reais ouvindo a história. O município foi contemplado com esse dinheiro todo pelo Projeto Caminho da Escola.

Ao renovar a frota de veículos, a municipalidade estará garantindo a segurança e a qualidade ao transportes de estudantes.

E contribui para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural.

O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e o aumento da transparência nessas aquisições.

Foto: ilustrativa
fonte: Site da Canoa FM

Mais um pescador é ferido à bala em Icapuí

Um pescador foi atingido por uma bala hoje por volta das 19 horas, quando regressava da pesca junto com seu filho, que também sofreu agressão física. O pescador foi encaminhado com urgência para Fortaleza na ambulância da SAMU, enquanto o seu filho permanece em observação no Hospital Municipal de Icapuí.

O fato aconteceu próximo ao porto da Barra Grande, na praia de Requenguela, quando os dois retornavam na pescaria e foram abordados por outra embarcação, que possivelmente fazia a fiscalização da pesca da lagosta na área. Ainda não se sabe exatamente quem foram os agressores e qual o motivo que levou os tripulantes da outra embarcação a fazerem uso de arma de fogo contra os pescadores.
Fonte: www.acidadeicapui.com.br

Médicos mostram problemas na saúde de Aracati

Em um dos poucos tópicos (Policlínica de Aracati), de proveito na comunidade do site de relacionamentos do Orkut, encontrei e corcordo em número, gênero e grau com a opinião de dois conceituados médicos de nosso município.

Sobre um tema abordado quando da peregrinação de uma mãe em busca de receituário para seu filho o Dr. Jorge escreveu:
" Se fosse apenas a falta de uma receita seria muito bom, temos vários problemas para atender a população. A falta de médicos de PSF aumenta a demanda para os outros, no meu PSF canso de fazer receitas de remédios controlados de localidades que não médico do PSF (8 de 15 equipes possíveis). Para se ter uma idéia várias vezes faltam exames simples de rotina para o pré-natal, como sumário de urina, VDRL (par sifilis) e o hemograma só vem a Hemoglobina pois o instrumento está quebrado há meses. Os colegas cirurgiões e ortopedistas do HMED não estão fazendo cirurgias que não seja de urgência por atraso nos salários (quase 2 meses), assim como o do endoscopista, o salário dos médicos e enfermeiras contratados do PSF amanhã completa um mês de atraso, e por ai vai......."

O Dr. Xavier Filho escreveu:
"Com certeza Dr Jorge, exatamente isto que quero mostrar, que até as coisas mais simples se tornam difíceis no Aracati devido ao descaso com a saúde. Não sei porque isto acontece, pois a secretaria municipal tem todo o apoio da secretaria do estado no nome do deputado João Ananias, que inclusive, são do mesmo partido: PCdoB. São coisas que não dão para entender. Eu acho que ela deve estar achando que esta policlínica vai resolver o problema de nossa cidade, o que é um grande engano, pois vai atender a várias cidades e todas com a saúde precária como a do Aracati. É esperar para ver. O difícil é ficar calado com tanto descaso e falta de compromisso de nossos representantes municipais.Grande abraço !!! "

Mais uma vez digo que, conhecendo estes e outros problemas de nosso município através dos noticiários e depoimentos de cidadãos aracatienses os médicos acima estão completamente certos em seus depoimentos e tudo condia com a mais pura realidade neste Aracati sem rumo certo.

Politica e Justiça no Brasil levado à base da 'brincadeira'

Após o brasileiro 'comemorar' a primeira condenação julgado pelo STF desde a promulgação da CF 88 veio agora a decepção (para os homens de boa vontedae).

O deputado federal Zé Gerardo Arruda anunciou sua candidatura à Câmara após revelar que sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal(STF) está prescrita. Zé Gerardo será candidato pelo PMDB cearense e aposta em sua reeleição. O motivo da alegria foi a inexistência de qualquer punição a sua pessoa.

Nós os otários brasileiros que somos obrigados a votar nessa 'falsa democracia' ainda devemos acreditar nesse tal projeto aprovado fantasiado de Ficha Limpa? Como?! Se a própria justiça nesse país 'esquece' de anunciar a punição do primeiro politico julgado desde a CF 88 em ultima estância no país da corrupção e da demagogia?!

Nada demais... deve ter sido apenas um leve esquecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que perdeu o prazo para publicar o acórdão da condenação do deputado José Gerardo Arruda Filho (PMDB-CE), que deveria ter ocorrido até 23 de maio, apenas dez dias após a sessão.

Zé Gerardo que nas eleições de 2006 tirou mais quase 3.500 votos em Aracati-Ce foi condenado pelo STF por crime de responsabilidade. O deputado irá usar isso como argumento para tentar driblar a Lei da Ficha Limpa e disputar novamente uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro.

A candidatura dele a deputado federal foi homologada no último domingo, na convenção do PMDB, em Fortaleza. - Se Deus quiser vai dar tudo certo, disse José Gerardo, imaginando tirar cerca de 120 mil votos no próximo pleito, dois terços do total obtido em 2006, quando foi o terceiro mais votado no estado.

Com informações de Isabela Martin, do O Globo

TIROS E PÂNICO DURANTE ASSALTO À AGÊNCIA DOS CORREIOS E ÓTICA EM QUIXERÉ

Por: Márcio Dornelles

O pouco policiamento no interior do estado continua facilitando a ação de bandidos. Dois estabelecimentos comerciais do município de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, há 176 quilômetros de Fortaleza, foram assaltados na manhã desta terça-feira (29), por volta das 10h15. Quatro homens, fortemente armados, invadiram a agência dos Correios e uma ótica, no Centro da cidade. A quantia levada não foi informada.

O crime deixou a população em pânico. Ao sair da loja, a quadrilha atirou para o alto para espantar os curiosos. A Política Militar da região realiza diligências com o intuito de capturar os autores do delito. Do bando, dois fugiram com destino a Limoeiro do Norte, e os outros em direção à Lagoinha.

A Polícia continua perseguindo os bandidos, mas, por enquanto, ninguém foi capturado. As informações foram fornecidas pelo Destacamento de Polícia Militar de Quixeré, com a colaboração do correspondente Rozil Bezerra.

* Inicialmente, a informação repassada pela Polícia era de que o assalto havia ocorrido em uma agência dos Correios, que fica em frente ao local que foi invadido pelos bandidos. Em seguida, a notícia era de que apenas uma ótima tinha sido assaltada. Apenas no início da tarde a Polícia confirmou de que os dois estabelecimentos foram vítimas da ação criminosa.

Fonte: Ceará Agora

ACERT PUBLICA NOTA EM DEFESA DA LIVRE IMPRENSA NO CEARÁ

Por: Luciano Augusto do Portal Ceará Agora

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACERT e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará - SINDATEL, publicam na edição desta semana Jornal do Cariri, nota em defesa da livre empresa, relacionada ao caso de agressão sofrida pelo jornalista Gilvan Luiz Pereira, editor do jornal "Sem Nome" de Juazeiro do Norte.

Leia a nota na íntegra:

NA DEFESA DA LIVRE IMPRENSA

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACERT e o Sindicato das Empresas de Rádioe Televisão do Ceará – SINDATEL, por suas diretorias, somam-se às vozes dos defensores da liberdade de imprensa, assegurada pela Constituição da República Federativa do Brasil (art. 5º., IX e Art. 220), no apelo às autoridades policiais e judiciárias do Estado do Ceará para a efetiva apuração do repudiado ato do seqüestro seguido de tortura do jornalista Gilvan Luiz Pereira, editor do Jornal ‘Sem Nome’, fato ocorrido na sede do município de Juazeiro do Norte, neste Estado, na noite de 20 de Maio recém pretérito, e a severa punição de seus autores e eventuais mandantes.

José Edilmar Norões Coelho

Syngenta investe em novas variedades de melão para a safra 2010-2011

O Brasil está se consolidando globalmente como importante produtor de melões. A previsão do mercado é que a safra 2010-2011 registre aumento de 20% em relação à anterior. Atenta a essa tendência, a Syngenta está investindo em pesquisa para essa cultura com o objetivo de oferecer mais qualidade e resistência às doenças e pragas mais comuns.

O foco para inovação se concentrou nas categorias diferenciadas de melão como Harper e Pele de Sapo. No segmento Harper, a empresa desenvolveu dois produtos; o Stargate e o Globstar. Segundo o coordenador de Melões e Melancia sem sementes da Syngenta Seeds, Jefferson Nunes, as sementes do segmento Harper conquistaram a preferência dos produtores e geraram negócios surpreendentes na última safra, superiores à meta inicial da Syngenta.

"Diferenciais como elevado teor de açúcar, uniformidade de maturação dos frutos e rusticidade, tornaram as colheitas dos tipos Globstar e Stargate mais produtivas e suas demandas foram crescentes na última safra", afirma Nunes. A produção dessa espécie atendeu principalmente as demandas da Inglaterra, Holanda e Alemanha.

Os investimentos em melhoramento genético no melão Harper estão previstos para até 2013 quando essa variedade terá adquirido resistência à praga Minadora que, atualmente causa prejuízos de até 25% na cultura. Os experimentos estão sendo realizados na Estação de Pesquisa de Aracati (CE), em parceria com estações da Syngenta na França, para desenvolvimento de marcadores moleculares e identificação de plantas que tenham o gene da resistência.

Na categoria Pele de Sapo, as novas variedades; Hilário, Ibérico e MP1515 já estão disponíveis nessa safra, que se inicia nesse mês de junho. As novidades reforçam a liderança absoluta da empresa nesse segmento com o melão Sancho. Os novos melões terão o mesmo padrão em relação a variáveis sensoriais como sabor e textura, como também a concentração de açúcar e classificação de frutos já consagrados na preferência dos consumidores espanhóis e portugueses e vão reforçar a participação dessa fruta na balança comercial brasileira.

CULTIVARES
Conheça abaixo as principais categorias de melão da Syngenta:

Harper
Melões menores, com pesos entre 0,8 KG até 1,5 KG no máximo, e teor de açúcar mais elevado (13º Brix). Com cavidades internas menores, eles são mais resistentes e sofrem menos danos durante o transporte. O formato e peso também favorecem a colheita, o que garante redução de custos para os produtores.

Pele de Sapo
Melões maiores, com peso entre 1,8 a 2,5 Kg, superfície reticulada, polpa fina e muito doce. Nessa categoria, a Syngenta já possui o melão Sancho e lançará os híbridos Hilário, Ibérico e MP1515, com as mesmas características de lenta fermentação, baixo custo de produção e flexibilidade no transporte.

FONTE
CDN Comunicação Corporativa
Bruna Monteiro - Jornalista
Telefone: (11) 3643-2734

PLANTAO POLICIAL

ARACATI: Dia 28.06.2010 – Por volta das 18h30 na rua Cel. Alexandrino S/N, em frente ao terminal Rodoviário – Centro Aracati-CE, durante uma brincadeira de Roleta-Ruça, FELIPE RODRIGUES, 16 anos, filho de Maria Laurineide Rodrigues e Pai não declarado, residente na rua Francisco Janis Saranza, 1084, Bairro N.Sa. de Lurdes, lesionou com um tiro de revólver calibre 32 à altura da Omoplata Direita seu colega FABRÍCIO LUCAS DA SILVA, vulgo “BANANINHA”, 17 anos, filho de Aldenia de Paula da Silva e Pai não declarado. Os policiais, após receber ligações telefônicas do hospital, foram ao local e através de informação da vítima, localizaram o acusado e o conduziram à USI, para os devidos procedimentos.

FONTE TV JAGUAR
* Hoje pela manhã no programa Bom dia Cidade o repórter policial Ivanildo Pereira nos repassou a informação acima após contatar policiais de Aracati

Vereador e candidato a deputado agride reporter

O vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como "Kirrarinha", agrediu a socos a repórter Márcia Pache, da TV Centro Oeste de Pontes e Lacerda, filiada ao SBT, na manhã de terça-feira 28, nas dependências do Centro Integrado de Segurança e Cidadania, o Cisc.

Pontes e Lacerda fica a 450 quilômetro de Cuiabá, na região Oeste do Estado. Tudo aconteceu porque a repórter foi entrevistar Kirrarinha após ele ter prestado depoimento sobre dois inquéritos policiais contra o vereador, um acusado de ter obtido procuração para receber o valor da aposentadoria de uma idosa de 74 anos, analfabeta, e de não ter devolvido todo o dinheiro; e outro por ter incitado a invasão de imóvel em um conjunto habitacional construído com recursos públicos. Segundo consta no inquérito, até as chaves da casa invadida foram encomendadas pelo vereador.

As imagens de toda a agressão do vereador contra a repórter foram transmitidas pelas duas emissoras de TV daquela cidade. Márcia trabalha há 15 anos com jornalismo no interior de Mato Grosso. Antes de ser contratada pela TV Centro Oeste, trabalhava em Cáceres, onde se destacou na TV Descalvados. Ela fará nesta terça-feira exame de corpo delito. Márcio anunciou que vai processar o vereador dos Democratas. Assista a agressão no video abaixo.
Fonte: http://www.24horasnews.com.br

video

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ESTADO LIBERA NESTA TERÇA-FEIRA PRIMEIRA PARCELA DO 13º DOS SERVIDORES

A Secretaria da Fazenda do Estado libera, nesta terça-feira (29), o pagamento da primeira parcela do 13º salário para os 148 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. A antecipação corresponde a 152 milhões de reais e vem com a folha do mês de junho. De acordo com o calendário de pagamento divulgado em janeiro deste ano, a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo estadual ocorrerá no dia 15 de dezembro, quando serão pagos os 50 por cento restantes.
Fonte: Ceará Agora

Ministério Público Federal ajuiza ação contra instalação de eólica em Icapuí

O MPF do Ceará entrou com ação civil pública na Justiça Federal do estado pedindo a anulação do licenciamento ambiental concedido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará à Eólica Cacimbas, em Icapuí (CE).

Para o procurador da República em Limoeiro do Norte (CE), Luiz Carlos Oliveira Júnior, responsável pela ação, a competência do licenciamento da usina é do Ibama. O empreendimento estaria em uma rota migratória de aves do hemisfério norte o que, de acordo com o procurador, tem potencialidade de causar danos transnacionais.
A ação também pede que sejam realizados estudos prévios para viabilizar a implantação do empreendimento, já que a usina ficaria em uma área de proteção ambiental e na zona costeira.
Fonte: A Cidade Icapuí

Implantação Campus Avançado UFC-Audiência Pública

Implantação Campus Avançado UFC-Município Aracati/Ceará

Audiência Pública: Implantação Campus Avançado UFC-Município Aracati/Ceará
Data: 28 de Junho de 2010 (segunda-feira)
Horário: 8h30min
Local: EScola das Irmãs Salesianas / Rua Coronel POmpeu,720 Aracati/Ceará

Comissão de Ciencia e Tecnologia - Deputado Roberto Cláudio

Requerentes:
Deputado Dedé Teixeira
Deputado Artur Bruno

Parceria:
Câmara Municipal de Aracati
Fonte da informação: Jailson (Comunidade Aracati-Ce-Brasil Orkut)

domingo, 27 de junho de 2010

Plantão Policial de Icapuí

ICAPUI: Dia 25.06.2010, por volta das 07h30min, na localidade de Berimbau, zona rural de Icapui-CE, foi conduzida FRANCISCA TERCÁPIO ANDRADE, nascida aos 08.08.1964, natural de Munlugu-CE, filha de José Ferreira de Andrade e Ilza Maria Tercápio de Andrade, residente na localidade de Olho D’água, também zona rural de Icapui-CE, por se encontrar pilotando a moto Honda XLR 125, ano 1997/1998, cor azul, placa MXN 2942, de propriedade de Francisco da Silva Ferreira, sem ser devidamente habilitada e de acordo com denúncia de populares trafegar em alta velocidade pelas ruas da referida localidade. A polícia compareceu no local e depois de constatada a veracidade dos fatos, conduziram o veículo e condutora a DPC, onde ficou acertado com a autoridade policial a lavratura do T C O por conduzir veículo automotor sem está devidamente habilitado.
Fonte: Site www.acidadeicapui.com.br por Adolfo Maia

XXVI Exposição de Fotografias do Aracati Antigo

O Instituto do Museu Jaguaribano realizará sua tradicional exposição de fotografias e documentos raros. O evento terá início no dia 30 de junho e se extenderá por um mês. Trata-se de uma oportunidade ímpar para conhecer o Aracati do passado e o registro de sua atividade sócio-político-cultural através dos jornais livros e documentos raros que serão expostos.

O salão de eventos do Museu Jaguaribano abrigará três exposições distintas, a saber:
XXVI Exposição de Fotografias do Aracati Antigo - trará como destaque o patrimônio edificado.

XXV Exposição de Jornais Antigos de Aracati e outras regiões e XXII Exposição de Livros Raros, Papéis e Documentos Antigos.
A curadoria do salão é de José Correia, também diretor de arquivo do IMJ e conta com a acessoria do artista plástico Hélio Santos.

XXVI Exposição de Fotografias do Aracati Antigo.
XXV Exposição de Jornais Antigos de Aracati e outras regiões
XXII Exposição de Livros Raros, Papéis e Documentos Antigos.
30 de julho à 30 de agosto
Sede do Museu Jaguaribano
R. Cel. Alexanzito, 740. Centro.
Terça-feira à sábado (horário comercial)
Entrada Franca

Fonte: http://www.museujaguaribano.org.br

Programação da TV Sinal de Aracati recebe criticas com exceção do 'Caleidoscópio'.

Pelo menos foi o que fiquei sabendo ao assistir a reprise neste domingo 27, quando seu apresentador Márcio Silva divulgou o tema publicado no http://canalflashvip.blogspot.com/2010/06/caleidoscopioa-nova-revista-eletronica.html com o tema "CALEIDOSCÓPIO...A NOVA REVISTA ELETRÔNICA VERSÁTIL E EDUCATIVA DA TV SINAL CANAL 7 DE ARACATI!!! " Leia abaixo na íntegra a postagem indicada pelo programa.

Exibido sempre aos sábados às 09h30min da manhã, o Caleidoscópio vem conquistando cada vez mais o público juvenil assim como de todas as classes e gêneros, a mais nova aposta da TV Sinal Canal 7 de Aracati que acaba de completar quatro anos, tem se tornado na verdade o mais novo xodó da galera teen, abordando na verdade temas interativos, educacionais, cultural, social e de entretenimento,
música, Internet, atualidades, Moda, debates e grandes coberturas dão o tempero do programa. Informação, diversão e descontração com quadros que despertam na verdade a auto participação dos telespectadores que fazem parte da grade de exibição através do telefone ou até mesmo pelos recursos da internet.

"O Caleidoscópio tem na verdade desenvolvido um novo conceito televisivo para aquele sistema de comunicação, com uma linguagem jovem e dinâmica e não agressiva aos olhos e ouvidos de quem o assiste, diferente de outros programas da mesma emissora que perderam na verdade o conceito e o ritmo de suas propostas com a falta de padronização de produção e elaboração de sua grade de exibição fugindo assim de suas reais características."

O Caleidoscópio é na verdade a mais nova revista eletrônica exibida na TV Sinal com propósitos de aderir junto à juventude e a aceitação em massa de todos os seguimentos mais alguns pontinhos no índice audiência.

No comando do programa a dupla de apresentadores Márcio Silva e Taynara Ribeiro levam ao ar uma programação altamente jovem, dinâmica e interativa. Emerson Gomes assina a direção, e a dupla infalível de produtores Fábio Silva e Lidiane Lima cuidam para que o programa vá ao ar sempre redondinho.

A qualidade expressiva do vocabulário apresentado é outro destaque do programa, com a participação direta vez por outras de jovens e adolescentes em debates sociais de grande importância mostrando acima de tudo a preocupação na abordagem de temas que contribuam para com o desenvolvimento educativo da sociedade. Com um perfil completo, os apresentadores, porém recentes neste domínio se mostram desde sempre preparados a levarem os melhores e mais acordantes temas diante das discussões e pautas.

Márcio Silva é formado em Letras pela Faculdade Vale do Jaguaribe, é Ator, Diretor, Dramaturgo e Produtor Cultural, iniciou sua carreira nas artes a mais de 15 anos, e desde então, vem se destacando em diversas linguagens artísticas na cidade e na região, principalmente pela sua atuação junto ao Grupo de Teatro Carruagem do qual é fundador. Eclético e irrequieto por natureza já fez (e faz) de tudo um pouco nessa vida. Envolvido tudo que tem a ver com Comunicação, e um amante das tecnologias, embarcou de vez no mundo digital e agora se encontra maduro enfrentando esse novo desafio: a caixa mágica, a telinha, a tão controversa e apaixonante TELEVISÂO.

Tanara Ribeiro é uma jovem e dinâmica, é atriz, bailarina e uma das maiores promessas da arte aracatiense. Desde a infância esta diretamente envolvida com a arte local tendo já em seu currículo a participação em grandes espetáculos e eventos em todo o estado do Ceará. Seu envolvimento com a TV e cinema seu deu quando da participação em algumas oficinas oferecidas pelo Festival Curta Canoa. Atualmente faz parte da primeira turma do Núcleo de Animação de Aracati. Estar à frente das câmeras somente não lhe basta, aprender cada detalhe que envolve a produção é o seu maior objetivo. Márcio e Taynara se encontram de maneira simples e humildes para se colocarem ainda como aprendizes diante deste desafio que é a televisão, e ainda, se destacam por suas capacidades, irreverência, inovação e profissionalismo acima de tudo. Assumo, sou fã, assisto sempre e recomendo, CALEIDOSCÓPIO é o novo xodó da galera teen, a sua mais nova revista eletrônica juvenil com cara de gente grande.

Por: Marcello Azevedo
Fonte: www.tvsinal.com/caleidoscopio

sábado, 26 de junho de 2010

Juíza anula concurso da Prefeitura de Russas e manda ressarcir taxas de inscrição

Conforme os autos, o Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Município de Russas e o Instituto Nordestino de Educação e Políticas Administrativas e Sociais (Nepas), organizador do certame, apontando várias irregularidades na elaboração do concurso

A juíza Antônia Neuma Dias Vasconcelos, titular da 1ª Vara da Comarca de Russas, declarou, nesta quarta-feira, 23, nulo o concurso público realizado para provimento de 20 cargos de Agente de Trânsito e um de Procurador Judicial Autárquico do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) daquela cidade, distante 160 km de Fortaleza.

Conforme os autos, o Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Município de Russas e o Instituto Nordestino de Educação e Políticas Administrativas e Sociais (Nepas), organizador do certame, apontando várias irregularidades na elaboração do citado concurso público, realizado em 23 de setembro de 2007.

A magistrada confirmou a liminar que havia suspendido o concurso anteriormente. A juíza também condenou o Município de Russas a ressarcir os valores referentes à inscrição de todos os candidatos que participaram do certame, devidamente corrigidos, no prazo de 30 dias.

Determinou, ainda, pagamento de multa diária no valor de R$ 3 mil, em caso de descumprimento da decisão. Além disso, condenou o Nepas a devolver os valores recebidos como pagamento para a realização das provas.

Entre as irregularidades, a magistrada constatou, após analisar as provas contidas no processo, que a contratação da empresa organizadora ocorreu sem a observância da prescrição legal da Lei nº 8.666/93. Também verificou, na relação dos aprovados, pessoas ligadas à administração pública municipal, ferindo os princípios da moralidade e da impessoalidade.

Na relação, por exemplo, está o nome de uma procuradora, que participou diretamente da elaboração do concurso, na condição de representante do Município

Ibama do Ceará tem novo superintendente

Foi nomeado pelo presidente Lula o geólogo José Wilson Uchoa do Carmo

Saiu publicado no Diário Oficial da União a nomeação do novo superintendente do Ibama do Ceará. Foi nomeado pelo presidente Lula o geólogo José Wilson Uchoa do Carmo. Ele ocupará cargo que estava sob interinidade desde que eclodiu uma série de denúncias que acabaram afastando o então responsável, o petista Raimundo Kamundo.

José Wilson entra com respaldo do “Movimento PT”, corrente liderada no Estado pelo deputado federal José Airton. Ele é também sobrinho do juiz do trabalho aposentado Inocêncio Uchoa. A posse deve ocorrer na próxima semana.

Fonte: Blog do Eliomar

De volta ao Aracati o médium psicopictoriográfico FLORÊNCIO ANTON.

O médium baiano veio outras vezes ao nosso município e sob influência espiritual através de sua mediunidade chega a pintar de 12 a 15 telas por dia. Pois o mesmo estará de volta ao Aracati no dia 10 de julho no GEEM após sequencia de apresentação na capital alencarina . Logo após haverá um leilão cuja renda é revertida para o Lar de Scheilla (que assiste idosos em Salvador-BA) e para as instituições espíritas onde se pratica a lei do amor de Jesus Cristo`sob a ótica da codificação kardecista. Abaixo a programação;

02/7/2010 SEXTA – FORTALEZA-CE
FUNDAÇÃO BEZERRA DE MENEZES
Local: Av. Major Assis, 2333 – Jardim Guanabara – Próximo ao Colégio Almeida Monte
Hora: 19:00 h

03/7/2010 SABADO – FORTALEZA-CE
LAR BENEFICENTE CLARA DE ASSIS
Local: Centro Espírita Paz e Bem, Av Barão de Studart, 2360, Torre Quixadá, Aldeota
Hora: 18:00 h

04/7/2010 DOMINGO – FORTALEZA-CE
LAR BENEFICENTE CLARA DE ASSIS
Local: Centro Espírita Paz e Bem, Av Barão de Studart, 2360, Torre Quixadá, Aldeota
Hora: 18:00 h

05/7/2010 SEGUNDA – FORTALEZA-CE
GRUPO ESPÍRITA AURORA REDENTORA
Local: Rua Professor Wilson Aguiar, 423 – Edson Queiroz
Hora: 19:30 h

06/7/2010 TERÇA – FORTALEZA-CE
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ
Local: Rua Princesa Isabel, 255 – Centro.
Hora: 19:00 h

07/7/2010 QUARTA – FORTALEZA-CE
CASA DA CARIDADE
Local: Rua Irmão Olímpio, 60 – Conjunto Santa Filomena (Grande Jangurussu) – quase esquina com a Av. Valparaíso.
Hora: 19:00 h

08/7/2010 QUINTA – FORTALEZA-CE
GRUPO ESPÍRITA AUXILIADORES DOS POBRES
Local: Av. Tristão Gonçalves, 1695 – Centro.
Hora: 19:00 h

10/7/2010 SABADO – ARACATI-CE
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS OS MENSAGEIROS
Local: Rua Armando Praça, 995 – Centro, ao lado do Super Frangolândia.
Hora: 19:00 h

BIOGRAFIA DO MÉDIUN

Florêncio Reverendo Anton Neto é licenciado em Pedagogia, Terapeuta em Regressão a Vidas Passadas, formado em 2001, estudante de Psicanálise, graduado em Enfermagem. Nasceu na cidade de Salvador, no estado da Bahia em 18 de novembro de 1973. Viveu sua infância na cidade de Tobias Barreto, Sergipe, recebendo educação em escolas religiosas. É membro da Escola de Especialização em Terapias e da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Trabalhou em Empresas Aéreas na área de atendimento a clientes, foi Oficial de Projecto da UNESCO na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e, actualmente, trabalha com consultoria pedagógica em Educação Especial e Terapia de Vida Passada na prática da psicoterapia, no seu espaço, na cidade de Salvador. Médium desde tenra idade, tem se destacado na área da pintura mediúnica desde o ano de 1990 com uma produção de mais de 22.000 telas pintadas por 73 Espíritos pintores e curioso notar que nenhuma tela foi repetida.
Desfilam por suas mãos pintores como Rembrandt, Da Vinci, Giotto, Courbet, Renoir, Morisot, Monet, Manet, Tarsila, Portinari, Van Gogh, Matisse entre outros, que elaboram quadros e pastéis em intervalos de tempo que alcançam a média de cinco minutos para os trabalhos em público e uma hora e vinte minutos para os trabalhos mais elaborados.
Florêncio Anton tem sido convidado a levar a pintura mediúnica aos mais diferentes públicos visitando o Peru, Colômbia, Panamá, Alemanha, Bélgica, Portugal , Espanha , Itália, Suíça, Suécia, Dinamarca, cerca de cento e cinquenta cidades, facto que contribui para a manutenção do trabalho de assistência social do Grupo Espírita Scheilla por ele fundado em 1999.

No dia 18 de Fevereiro do ano 2009 o médium Florêncio esteve no nosso centro para fazer mais uma demonstração da pintura mediúnica.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Discussão sobre a situação do CVTEC de Aracati.

O vereador Professor Mendes utilizou a Tribuna da Câmara para dispor da sua preocupação sobre a situação que ultrapassam o CVT e o CVTEC de Aracati. Segundo o orador uma mudança de postura do Governo Estadual perante a possível federalização destas instituições poderá levar a paralisação de suas atividades. O vereador convocou seus pares a convidar as autoridades responsáveis pelas instituições para prestar maiores esclarecimentos e juntos batalharem pela garantia da permanência do seu funcionamento.

Comissões da AL debatem em Aracati implantação de campus da UFC

As comissões de Ciência e Tecnologia e da Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizam, nesta segunda-feira (28/06), audiência pública, no município de Aracati, para discutir a implantação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) naquela cidade. O debate, que vai acontecer a partir das 8h30, na Escola das Irmãs Salesianas, atende à solicitação dos deputados Dedé Teixeira e Artur Bruno, ambos do PT, e da Câmara Municipal de Aracati.

Dedé Teixeira justificou o debate, ressaltando que o campus vai atender uma população que há décadas luta por serviços básicos, como asfalto, luz e água, tendo de deixar de lado o sonho da universidade. Segundo ele, após os investimentos feitos pelos governos federal e estadual na infraestrutura da região, as demandas estão mudando e a região do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste, que apresentam uma população em torno de 500 mil habitantes está se mobilizando em prol da educação.

Foram convidados para a discussão, representantes da UFC; das câmaras de vereadores dos municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste; do Conselho Estadual de Educação do Ceará; da Universidade Estadual do Ceará (Uece); das secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e da Educação Superior do Estado; além de prefeitos das duas regiões.

LF/JU
Autor: Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte: JusBrasil

quinta-feira, 24 de junho de 2010

POLÍCIA FEDERAL INCINERA CERCA DE 100 QUILOS DE DROGAS EM AQUIRAZ

Por: Márcio Dornelles Portal Ceará Agora
Polícia Federal no Ceará realizará nesta sexta-feira (25), às 8h, a incineração de 96 quilos de drogas, material apreendido durante operações de combate ao tráfico. São 90 quilos de cocaína, 6 quilos de maconha e 207 gramas de crack.

A destruição das drogas faz referência à Semana Mundial de Combate às Drogas, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A incineração acontecerá nos fornos da Cerâmica Assunção, em Aquiraz, no quilômetro 22 da rodovia BR-116.

Informações cedidas pela Assessoria de Comunicação da Polícia Federal.

Ex-prefeito de Saboeiro condenado pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Saboeiro, Perboyre Silva Diógenes, a devolver R$ 168 mil. O ex-prefeito não teria comprovada a aplicação de recursos repassados ao município da Assistência Financeira ao Desenvolvimento do Ensino Fundamental. Diógenes ainda foi multado em R$ 10 mil. O valor da multa deverá ser recolhido no prazo de 15 dias. O ex prefeito pode recorrer da sentença.
Fonte: Portal Verdes Mares

Itatira: meninas vítimas de manifestações não podem mais frequentar o colégio

O fenômeno sobrenatural que acomete meninas adolescentes no município de Itatira, mais precisamente na localidade de Cachoeira, voltou a assombrar a população daquele local. Na última segunda-feira (21), as vítimas tiveram manifestações mais intensas, conforme mostrou o apresentador Nilson Fagata, no programa Gente na TV.

As garotas não podem mais frequentar o colégio Eduardo Barbosa, onde sempre ocorre o transe, e a população se recusa a falar do caso.As meninas que sofrem com o transe, revelaram a Fagata que a diretora da escola pediu a elas para que voltassem às aulas apenas qunde estivessem “curadas”. Muita gente ficou machucada após as manifestações ocorridas nesta semana: braço quebrado, perna dolorida e inchaços no corpo. “Houve muita correria e pânico, durante a celebração de uma missa”, disse o agricultor José Hamilton Araújo, que testemunhou tudo.
Nas ruas, as pessoas estão apreensivas e muitas se negam a falar sobre o caso. O porteiro Raimundo Nonato foi outro que viu as pessoas se debatendo e desmaiando. Ele tentou não identificar quem estava sob os efeitos do transe por medo, segundo revelou ao apresentador.
Segundo informou uma das vítimas, as meninas continuam tendo visões de uma pessoa morta. “O falecido aparece sempre com roupas brancas”, disse ela.

Calendário com poses sensuais em raio X vira mania na internet

Um calendário promocional foi feito para debater sobre o uso de modelos esqueléticas em fotos de moda, utilizando apenas imagens de raio X de artistas em poses sensuais . A ideia foi realizada por uma agência de propaganda alemã para a fabricante japonesa de monitores médicos Eizo.
Diferente das tradicionais folhinhas de borracharia ou dos mais sofisticados calendários com modelos famosas, o calendário preparado pela agência Butter traz modelos em poses sensuais e quase nenhuma peça de roupa à vista.

A modelo de janeiro está vestida apenas com sapatos de salto alto e aparece sentada com as mãos cruzadas. A de abril, também somente de salto alto, está deitada de bruços com o bumbum levemente empinado.

Público reduzido
Segundo a agência, o público-alvo da campanha é o reduzido mercado de profissionais de saúde que trabalham com diagnóstico médico e usam monitores do tipo fabricado pela Eizo.

Mas a criativa campanha acabou se espalhando pela internet, reproduzida por blogs e sites do mundo inteiro, para espanto da agência. "Nossa intenção era estimular mais interesse sobre o que é a área altamente complexa e tecnicamente sofisticada dos monitores para diagnóstico médico e para visualização de raios X", diz o comunicado da agência.
"Como você pode imaginar, o mercado-alvo para esse tipo de monitores especializados e caros é bem pequeno", explica a agência. "O calendário, com imagens que essa audiência nunca antes havia visto e que certamente quebra alguns tabus, alcançou mais do que jamais pensamos que alcançaria como uma iniciativa promocional."

Com o grande interesse dos calendários, a agência diz que já pensa em publicar uma nova versão para o ano que vem, disponível para o público em geral.Para quem gostou das imagens do calendário e deseja conhecer melhor as modelos cujos ossos foram expostos, a agência tem uma notícia decepcionante: todas as imagens foram criadas por computador.
Fonte: O Povo Online

Agencia dos Correios de Beberibe-Ce, arrombada durante a madrugada

O gerente da agência dos Correios do município de Beberibe, Francisco Erivan, ao chegar no estabelecimento na manhã desta quinta-feira (24), percebeu que bandidos haviam arrombado a parte lateral do prédio. A Polícia foi acionada imediatamente. O cofre estava quebrado, mas a quantia levada pelos criminosos não foi revelada. Os policiais vistoriaram o local, mas não encontraram pistas. Populares, que moram próximos à agência, localizada na rua Monsenhor Dourado, no Centro da cidade, não souberam informar o que aconteceu. Diligências são feitas pela manhã, com o intuito de prender acusados do crime.
Colaborou Rozil Bezerra para o Ceará Agora

Em Aracati segunda etapa contra violência após jogos do Brasil

Amanhã é dia de seleção Brasileira pela copa 2010 na África do Sul!
Até aí nehuma novidade mas, também teremos a 'segunda etapa' da operação 'Lei do silêncio'. Já estava mais que na hora de tomarem providências contra o desrespeito principalmente dos proprietários de 'paredões de som' que não respeitam dia e hora, se tem criança, ancião ou doentes pela vizinhança. O outro detalhe é que não entendemos ainda porquê dezenas e quem sabe centenas de pessoas torcendo por uma única seleção ainda conseguem estragar uma festa movidos pelo insulto, desrespeito chegando às vias de fatos ou seja; ferindo a faca, gargalos de vidros, apontando armas de fogo etc,. Sem falar no tradicional 'bofete' pra todo lado. Basta apenas torcer pelo sucesso de nossa seleção contra Portugal e festejar numa boa.
Parabéns a Policia Militar, ao poder judiciário e aos promotores do MP de Aracati.

Valdetário a caminho de Brasília anuncia início das obras das sub-secções da OAB/Ce

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, Valdetário Monteiro, encontra-se em Brasília, onde participa de reunião do Conselho Federal em que será discutida a elaboração de projetos de quatro subsecções: Crateús, Aracati, Itapipoca e Quixadá, "para fortalecer a advocacia do Interior do Estado". Valdetário Monteiro viajou, mas ultimou todas as providências para a realização do sorteio dos candidatos que farão parte da escolha do novo desembargador, ou melhor, definição do número de pessoas que vão concorrer. Monteiro aproveitou para dizer que o grande objetivo de sua administração no 2º semestre é o início das obras das subsecções.
Fonte: Vai-e-Vem - Diário do Nordeste

Manifestantes do MST bloqueiam CE que liga Aracati a Icapuí


Fotos: ClaudiMar Silva (A cidade Icapuí) Terça-feira 22 de junho

O objetivo da ação é cobrar da Prefeitura Municipal de Icapuí providências imediatas com relação ao abastecimento de água nos assentamentos daquele município, onde falta água há mais de 20 dias, segundo o representanto do movimento, Odaí Magalhães.

No fim da manhã desta trerça, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado para tentar desfazer o bloqueio dos manifestantes, mas não obteve sucesso e a CE continua interditada.

Os sem-terra aguardam reunião com representantes da prefeitura municipal de Icapuí, do Governo do Estado e da Petrobras. FONTE: O Povo On line



Alunos do Ronda do Quarteirão levam choques por armas Taser

Confira, abaixo, imagens feitas por um aparelho celular de um aluno do curso de formação do programa Ronda do Quarteirão, no treinamento realizado por oficiais da PM, na Academia da Polícia Civil (Apoc), no bairro Mondubim.

video

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará começou a analisar, nesta quarta-feira (23), imagens em que alunos de um curso de formação para policiais militares aparecem em situação constrangedora. O órgão informou ao G1 que ainda não recebeu os vídeos originais, porém começou a apurar o material exibido por emissoras de televisão.

A gravação, que teria sido feita por um telefone celular, mostra quando os jovens bebem água em vasilhas usadas por cães e recebem choques durante uma demonstração de arma elétrica. O curso é realizado em Fortaleza, com organização da Universidade Estadual do Ceará, e tem duração de quatro meses.

Nas imagens, o rosto dos alunos e dos instrutores não é nítido. A Secretaria de Segurança Pública pretende identificar os instrutores através da análise do local e da instrução. De acordo com o órgão, os instrutores terão de explicar os motivos dos procedimentos inadequados e excessos.
Aparentemente, segundo a assessoria, a maneira como os alunos são tratados não qualifica uma instrução adequada.

A Secretaria de Segurança Pública ainda deve abrir um inquérito administrativo e poderá encaminhar o caso para avaliação da corregedoria.

ABAIXO, ALGUNS COMENTARIOS EXTRAIDOS DO 'O POVO ONLINE'

24/06/2010 01:07 Por Capitã keydna Carneiro
Cidadaos, Antes de mais nada, permitam-me dizer: "UM TEXTO SEM CONTEXTO EH PRETEXTO PARA HERESIA" chamo-me Keydna, sou capitã da PMCE, estudiosa de Taser e inclusive ganhadora de um premio nacional sobre o assunto e as imagens que foram veiculadas causaram-me profunda consternacao e sentimento de injustica, a maldade desvirtuada contra o major Wilson (o instrutor desta aula). Alem do Oficial ser um excelente profissional da nossa instituicao, extremamente competente e capacitado, eh graduado em Taser. Acredito que este candidato que apareceu na penumbra nas denuncias veiculadas pela tv, deve ter sido desligado do curso por nao se classificar nos criterios necessarios ao certame. O que ele fez (o candidato) eh digno de denunciacao caluniosa. Utilizando uma imagem COMUM de uma descarga de Taser, que pode ser vista em qq parte do mundo e associa-la com um suposto constrangimento!!! ISTO EH UM ABSURDO!!! (eh so observar o clima de descontracao, sorrisos dos alunos envolvido na instrucao, colocacao do piso de tatame (justamente para que NINGUEM se machuque!). Estas imagens (para quem conhece o assunto) sabe, que nem demonstra ser pratica de sadismo, masoquismos ou qq tortura. nada mais representa a SIMPLISTA descarga de uma arma NAO-LETAL que, hoje, ja eh usada em todo territorio nacional e em mais de 100 paises pelo mundo com comprovada eficacia de imobilizacao por atordoamento, que por sinal, nao deixa qq lesao, nem sequela!!! Ademais, qq disparo de taser em instrucoes eh somente para VOLUNTARIOS (espero que as investigacoes dialoguem com todos os instruendos). Por fim, em pauta ainda comento que, qq Operador graduado em Taser deve, por protocolo, deve receber um disparo da Arma, justamente, para saber o efeito que ela gera. Que BOM que a VERDADE sempre prevalece!!! Major Wilson, mantenha-se de pe! e nao esqueca de regressar contra seu caluniador!! Ademais, Deus reje nossas vidas! Nao existe injustica que se mantenha impune no campo espiritual. Fique em Paz, Major. keydna Carneiro Número do IP: 187.114.130.197


23/06/2010 22:57 Por Major Wilson Melo
Senhores. Sou o Major Wilson Melo, da Polícia Militar do Ceará, instrutor de TASER credenciado pela TASER INTERNATIONAL. Sou eu quem está ministrando as instruções para os alunos, como pode ser visto no vídeo. Tenho 20 anos de serviço na Polícia Militar, sem nenhuma punição e com várias condecorações. Especialista em Segurança Pública e pós-graduado em Direitos Humanos. Sou instrutor de Tiro Policial e Armamento e Equipamento desde 1994, sem nenhum registro de acidente ou incidente. Minhas instruções seguem rígidos parâmetros técnicos, que são os mesmos aplicados nos EUA e países europeus. Inclusive sou o único policial no Norte e Nordeste do Brasil que tem um livro publicado sobre Armas e Tiro. Nenhum aluno foi obrigado a experimentar a carga do TASER (a arma não letal mais amplamente estudada no mundo todo) e nem houve qualquer um deles que não tenha sido voluntário para participar da instrução. Os alunos estão ajoelhados justamente para não se machucarem com a queda (observem que há colchões na frente deles). A experiência real com o TASER é necessária justamente para que o aluno saiba de seus efeitos e não venha a utilizá-la de forma errônea nas pessoas, e não para brutalizá-lo. As declarações deste suposto aluno, que não condiz com a opinião de todos os outros alunos, inclusive de todas as outras turmas na qual fui instrutor, deve ser mais amplamente investigada. Em relação às imagens dos alunos com os rostos dentro de recipientes para água dos animais, não foram em minhas instruções. Rogo a Deus a à justiça para que a verdade venha à tona. WILSON MELO Número do IP: 201.9.69.244

DESBARATADA EM NATAL A QUADRILHA QUE ASSALTAVA NAS PRAIAS DE ARACATI

Por Luís Bilal (FM Canoa)

De acordo com o Delegado Regional de Aracati Eudes Félix, em conversa com o departamento de jornalismo, da Canoa FM "essa quadrilha, que foi presa em Natal no Rio Grande do Norte, na segunda feira (21) seria a mesma que no inicio do mês de maio teria realizado dois assaltos em pousadas na Praia de Canoa Quebrada/Aracati, em Redonda/Icapui (inclusive com homicídio) e Tibau/RN, além de ter assalto uma^casa de veraneio na praia de Majorlândia, no dia 12 de maio 2010".

A mesma quadrilha teria executado o assalto contra a residência do professor universitário e funcionário da UNIMED de Aracati, Júnior Porto (Portinho) quando na ocasião foram também vitimas a esposa de Portinho, Girlândia Melo; a ex-candidata a prefeita de Aracati Regina Cardoso e do ex-presidente da Câmara de Vereadores Luiz Alberto Antunes de Moura (Maninho), que estavam na residência na hora do ocorrido.

O Assalto aconteceu na noite da quarta feira, dia 12 de maio e rendeu para os assaltantes vários objetos de valor e ainda um veiculo corola de propriedade de Portinho.

O corola é o mesmo que foi apreendido com a quadrilha em Natal.

Eudes Félix informou ainda que nas próximas horas deverá viajar á Mossoró, onde se encontrará com o Delegado Luiz Fernando, da Delegacia de Furtos e Roubos - DEFUR Mossoró, para concentrarem as investigações em cima do restante do bando.

O inquérito sobre o assalto em Majorlândia está fase de conclusão.

-----------------------------------

Saiba mais sobre a prisão da quadrilha com a matéria do Jornal Tribuna de Natal

Operação desbarata quadrilha que assaltava residências
Publicação: 23 de Junho de 2010 às 00:00

Uma quadrilha de 12 pessoas desbaratada, três homens presos, um menor apreendido de 14 anos que estava em liberdade assistida e um vasto material recuperado. Aparelhos celulares, eletroeletrônicos, joias, duas pistolas 380 municiadas, dois revólveres calibre 38 e um carregador de 9 milímetros de uso restrito da polícia. Três veículos foram apreendidos: um Corola, um Fiat Uno e um Gol. Este foi o resultado da operação denominada Garimpo realizada pelos policiais da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) com o apoio do Serviço de Inteligência da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social, durante toda a noite de segunda-feira (21) e madrugada de ontem. Melquisedeque Oliveira Pires, 31, o Melque era o líder da quadrilha. Ele, Eldes Wosgneton Alves, conhecido como Piolho, 21, Agamenon de Oliveira, 39 estão presos e um menor de 14 anos foi apreendido. O adolescente é irmão de Piolho e seria o mais violento do grupo que agia em bairros de classe média alta em Natal.

Comando da Segurança reúne imprensa e explica como a quadrilha de assaltantes agia em Natal (Foto: Rodrigo Sena)

Segundo as investigações da polícia comandadas pela titular da Defur, delegada Sheila Freitas, o bando atuava em bairros como: Parque das Colinas, Candelária, Capim Macio, San Vale e Cidade Jardim. E de maio até hoje foram dez casas roubadas.

Sheila disse que os bandidos não faziam um levantamento da casa onde iriam assaltar. Escolhiam um bairro de Classe média alta e esperavam que alguém chegasse em casa. “Eles agiam quando o portão era aberto para o carro entrar, abordavam a vitima, ameaçavam de morte e roubavam tudo o que havia de mais valor. A preferência era por jóias”.

O modus operandi era sempre o mesmo. Em todas as casas que a quadrilha assaltou, os criminosos perguntavam às vítimas se haviam policiais. “Se houvesse diziam que iriam matar. Chegaram a colocar a arma na cabeça de uma criancinha de dois anos”, contou a delegada.

Nenhum membro da quadrilha era de Natal. Todos moravam na cidade de Mossoró, porém, por meio das investigações foi possível descobrir que duas casa na praia da Redinha, litoral Norte do Rio Grande do Norte eram utilizadas pelo bando e, foi nestas casas que a polícia prendeu os bandidos e apreendeu o material roubado.

Na residência onde o menor foi apreendido os policiais encontraram várias carteiras com brasões do Corpo de Bombeiros, da Ordem dos Advogados do Brasil, de juiz arbitral, procurador federal e do Ministério Público Federal. A polícia ainda está averiguando se as carteiras seriam vendidas apenas para colocar cédulas ou se poderiam ser útil para a quadrilha.

As investigações continuam para prender os outros acusados. “Não temos dúvidas de que algumas mulheres participam da quadrilha”.

A ficha criminal de Melque merece atenção. Ele é ex-presidiário e teria sido condenado por um homicídio na cidade de Areia Branca, mas está em liberdade há dois anos.

Os presos vão responder na justiça por formação de quadrilha, roubo, posse de arma, receptação, adulteração de veículo automotor, porte de munição de uso restrito e corrupção de menores.

Extraido do Jornal Tribuna de Natal

FENÔMENO QUE PROVOCA CHUVAS EM PERNAMBUCO E ALAGOAS PODE CHEGAR AO CEARÁ

Por: Roberto Nascimento do portal Ceará Agora

O Ceará pode ser atingido pelo fenômeno "Ondas de Leste" que está provocando fortes chuvas nos Estados de Pernambuco e Alagoas. De acordo com o meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri, o fenômeno pode chegar ao Ceará mas em menor intensidade, pelo litoral de Fortaleza e na região Jaguaribana.

Mesmo que as chuvas nos Estados vizinhos preocupem os moradores do Nordeste, principalmente os cearenses, Paulo Barbieri descarta a possibilidades de chuvas nos próximos três dias. "Temos condições de prever as chuvas com até 48 horas de antecedência", afirma o meteorologista da Funceme.

A previsão da Funceme para esta quinta e sexta-feira: Haverá poucas nuvens, deixando as regiões do Estado do Ceará com céu entre claro e parcialmente nublado novamente, com temperatura variando entre 25ºC e 31ºC

EÓLICA INSTALADA EM ICAPUÍ DEVE TER LICENCIAMENTO DO IBAMA

Por: Roberto Nascimento portal Ceará Agora

O Ministério Público Federal em Limoeiro do Norte ajuizou uma ação civil pública solicitando estudos prévios que viabilizem a implantação do empreendimento Eólica Caçimbas Ltda, no município de Icapuí, em local adequado no sentido de preservar o meio ambiente, levando em consideração que o projeto está sendo instalado em Área de Proteção Ambiental - APA e em plena zona costeira.

Diante desses fatos, o procurador da República em Limoeiro do Norte Luiz Carlos Oliveira Júnior solicita, antecipadamente, a anulação imediata do licenciamento ambiental concedido pela Secretária do Meio Ambiente do Estado (SEMACE) para o empreendimento. O órgão ambiental estadual não tem competência para conferir o licenciamento de projetos como o empreendimento citado, cujos danos em potencial ultrapassam os limites territoriais do país, explica o procurador na ação.

Em seguida, após ser considerado o primeiro pedido em caráter de urgência, no documento, há como requerimento à Justiça Federal, para que seja reconhecida a competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais - Ibama para proceder ao licenciamento do projeto em questão.

Segundo o procurador, é de vital importância a determinação da justiça em somente permitir a intervenção na área destinada pelo empreendedor com o devido licenciamento ambiental por parte do Ibama.

Fonte: Ascom do Ministério Público do Estado do Ceará

RADIALISTA "ESCARCELES" É CONDENADO A 28 ANOS DE PRISÃO

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Santana do Acaraú condenou nesta quarta-feira (23) o radialista Carlos Antônio Alves, mais conhecido como “Escarceles”, a 28 anos de prisão, sendo 20 anos por homicídio duplamente qualificado e oito por formação de quadrilha.

O julgamento foi presidido pela juíza Chyntia Nóbrega. A acusação foi feita pelo promotor Lucídio Queiroz, e a defesa, que apelou da sentença, ficou sob a responsabilidade do advogado Antônio Ferreira Mendes. A pena será cumprida em regime inicialmente fechado. “Escarceles”, que teve negado o direito de recorrer em liberdade, foi levado ao presídio de Santana do Acaraú.

SOBRE O CRIME

Segundo denúncia do Ministério Público estadual, “Escarceles” teria sido contratado pelo então prefeito da cidade, José Aldeny Farias, para assassinar o seu opositor político, vereador Francisco Carneiro da Silva, o “Chico Carneiro”.

O crime ocorreu no dia 5 de novembro de 2003, quando o vereador estava na companhia de sua esposa, Maria do Socorro de Oliveira, e de um amigo. Conforme a denúncia, “Escarceles” aproximou-se do grupo, juntamente com Ronaldo Rodrigues da Silva, conhecido como “Naldo”, sendo que este último começou a efetuar diversos disparos.

Um dos tiros acabou atingindo a esposa do vereador, que não resistiu aos ferimentos e faleceu. “Chico Carneiro” e o amigo saíram ilesos da ação. Após o crime, o radialista e “Naldo” fugiram do local, sendo presos, posteriomente, por policiais militares.
Por: Luciano augusto do portal Ceará Agora

Informações do Tribunal de Justiça do Ceará

terça-feira, 22 de junho de 2010

Travesti com HIV perfura mão de enfermeira com seringa infectada

Revoltado com a falta de atendimento de um hospital de Ceilândia, cidade satélite a cerca de 30 km de Brasília, um travesti tirou o próprio sangue com uma seringa e perfurou várias vezes a mão de uma enfermeira nesta segunda-feira (21). O agressor também mordeu o braço da técnica de enfermagem que tentava ajudar.

O travesti, de 28 anos, estava acompanhando uma amiga que passava mal. De acordo com testemunhas, o agressor entrou em desespero após esperar por mais de cinco horas no hospital.

Uma paciente disse que o travesti ficou nervoso com a falta de previsão no atendimento. “Ela se revoltou. Tinha várias pessoas chorando, desmaiando embaixo do banco, só que eu não gritei. Ela viu, deu a doida nela, e ela fez isso”, disse.

O travesti, que estava dentro da emergência, teve acesso à sala onde a equipe de enfermagem guardava as seringas. De acordo com os funcionários, ele tirou o sangue e saiu correndo pelo corredor. Quando a enfermeira-chefe tentou controlar a situação, teve a mão perfurada. E a técnica que tentou ajudar levou a mordida no braço.

O travesti foi preso em flagrante por um policial militar que estava no hospital e fez nesta segunda mesmo o teste que apontou que ele é portador do vírus HIV.

As servidoras do hospital tomaram um coquetel de medicamentos contra o vírus e foram levadas para a delegacia. A técnica de enfermagem conta que o travesti também ameaçou os pacientes. “Ela tirou uma quantidade grande na seringa e ameaçava todo mundo. Os pacientes ficavam pedindo pelo amor de Deus para tirar ela dali”, disse.

De acordo com o delegado Onofre de Moares, o travesti vai responder por tentativa de duplo homicídio. “A partir do momento que ficou constatado no laudo que ele é soropositivo, vai responder por duas tentativas de homicídio qualificado. A pena para cada tentativa é de 12 a 30 anos, diminuída de um ou dois terços porque foi tentativa, e não homicídio consumado”, explicou o delegado.

Fonte: g1.globo.com

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Entrevista sobre o Caso Itatira

Postado em 21 de junho de 2010 por Jânio Alcãntara

Na edição impressa do Jornal O POVO, neste Domingo 20/Jun, a repórter Ana Mary Cavalcante trouxe, na página 14, tres matérias sobre o fenômeno de Itatira que está constrangendo jovens estudantes da comunidade de Cachoeira/BR. Uma das máterias traz entrevista com este blogueiro. Mesmo sem ter maiores elementos, apenas pelo que foi levantado da mídia, a princípio, afirmo que os indícios apontam para um caso de influenciação espiritual; que o conhecimento da Doutrina Espírita pode ajudar os envolvidos diretamente na situação: os jovens e o(s) Espírito(s). Claro que familiares, professores da escola e vizinhos também seriam beneficiados com a compreensão da visão espírita. Eis os links das matérias:

O outro mundo de Cachoeira/BR - Um texto que me chamou a atenção pela poesia. É como se o leitor estivesse lá: vendo o sertão e ouvindo as pessoas simples do lugar.

Fenômenos começaram a ocorrer na cidade em Junho

Para espírita, é importante contribuir para que os jovens de Itatira voltem à vida normal