quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quixeré. Posto de combustíveis é assaltado mais de dez vezes

Por: Márcio Dornelles do portal ceará agora

Dois homens armados, em uma motocicleta, anunciam o assalto e fogem com o dinheiro. A história é quase sempre a mesma e já aconteceu mais de 10 vezes no posto de combustíveis Menino Jesus, localizado no distrito de Lagoinha, no município de Quixeré, Vale do Jaguaribe. Todos os crimes aconteceram em 2010 e no último, o prejuízo foi de R$ 103.

A dupla da vez tinha estatura mediana, pele morena e estava em uma moto sem placa. Armados de revólver, os bandidos agiram com violência, fazendo ameaças de morte contra o frentista Claudionor Nascimento Oliveira, de 30 anos. Depois de conseguirem roubar a quantia, fugiram imediatamente, em direção à localidade de Tomé, zona rural do município de Limoeiro do Norte.

A Polícia Militar faz diligências, mas ainda não conseguiu capturar os homens e recuperar a quantia levada. O dono do estabelecimento, Misael Gonçalves de Oliveira, está assustado com a quantidade de ocorrências. O distrito de Quixeré não possui segurança permanente. A sede fica a 13 quilômetros de distância. As informações são da Polícia Militar, através do correspondente Rozil Bezerra.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aracatiense Rônet Alves em breve publicará seu segundo livro de poesias

Com o título "O que eu escrevo? Nada. Apenas Poetizo Palavras", o jovem escritor aracatiense Rônet Alves de Matos lança seu mais novo trabalho literário. Esse é o 2º LIVRO do poeta. A publicação do novo título está previsto para o mês de agosto. é com muito orgulho que divulgo aqui no blog em primeira mão a capa do novo trabalho. Em breve Rônet estará presente em meu programa 'Bom dia Cidade' pela TV Sinal de Aracati para divulgar o livro pessoalmente. Rônet estará de volta a nossa terrinha no dia 31 de julho, pois o mesmo se encontra em Fortaleza cuidando do livro desde o dia 13/07. Parabéns Aracati!

MST na Prefeitura de Aracati. Manifestação chega ao fim após cinco horas de reunião.

Enquanto os líderes do movimento se encontravam no gabinete do prefeito desde as 10 horas da manhã de hoje, alguns manifestantes passavam o tempo cantando e jogando capoeira no sol escaldante
Jovens e adultos se revezavam em frente ao portão principal da prefeitura e os mesmos reclamavam que não houve apoio logistico do municipio. nem água potável e banheiros foram cedidos para aliviar as necessidades dos manifestantes
Ao centro Eduardo Souza, o chefe de comunicação do MST reclamava da falta de apoio da guarda municipal e policia militar e reconhecia a solidariedade da; Paróquia, Cáritas Diocesana, OPA (Organização Popular de Aracati), Associação do Canapum e moradores vizinhos à prefeitura que cederam alimentos, água potável e até banheiro.

Mulheres e crianças desde a manhã de ontem alojadas como podem. Redes armadas nas árvores garantiram o descanso provisório pois, dormir que é bom nada.

Várias viaturas da Policia Militar do municipio e de Russas estacionadas próximos a prefeitura municipal de Aracati.

Agora às 18:00hs conversei por telefone com Eduardo Souza que me disse que a audiência foi desgastante pelo tempo pois começou às 10:00h e terminou às 15:00hs. Ficou acertado e devidamente documentado que em quase 80% de todas as solicitações dos manifestantes serão atendidas e já começarão napróxima semana.

Participaram da reunião com o prefeito Expedito Ferreira alem de secretários municipais, o Ministério Público representado pelo promotor Cledson Ramos, o coordenadores e diretores estaduais do MST e lideranças das comunidades vizinhas do assentamento Zumbí dos Palmares. Eduardo me garantiu "se novamente o acordo não for cumprido eles voltarão novamente" finalizou.

Aos 86 anos, morre no Recife locutor do Repórter Esso

Edson Almeida estava internado desde 1º de maio com problemas renais.Corpo dele foi sepultado nesta terça-feira, em Paulista (PE).

O radialista Edson Almeida morreu, na segunda-feira (26), aos 86 anos, no Hospital Português, no Recife, onde estava internado desde 1º maio, com problemas renais. Segundo informações do hospital, ele estava em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Na década de 1960, Almeida ficou conhecido como o locutor do programa Repórter Esso no rádio e na televisão. Ele deixou o radialismo, se formou em medicina veterinária e em agronomia e atuou como professor de parasitologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde se aposentou em 1985.

O corpo dele foi sepultado na manhã desta terça-feira (27), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE).

Fonte: portal G1 da Globo.com

Aracati. Obras da Ponte JK avançam.

"Homens na pista", uma nova ponte construída e em fase de conclusão compondo a entrada para um dos principais destinos turísticos do Ceará. Mas é o morador de Aracati, mais que o turista ou simples visitante, que respira aliviado com a nova ponte sobre o Rio Jaguaribe, construída ao lado da antiga. A obra deveria ter sido concluída em janeiro deste ano, mas o prazo agora é até dezembro.

A diferença entre uma e outra é de 51 anos, e uma evidente infraestrutura mais consistente para a nova construção. Depois de oito anos de paralisação, e algumas interrupções, a estrutura principal de concreto da ponte já foi concebida, restando os acabamentos, restauração da ponte antiga e duplicação do trecho da BR-304.

Se cumprida a promessa de conclusão até o fim do ano, até que dezembro chegue se espera encontrar duas vias unindo Ceará e o Estado do Rio Grande do Norte por Aracati. A ponte nova será entrada para quem vem da CE-040 (Fortaleza) ou a BR-304 no sentido Ceará-Rio Grande do Norte. Já para quem vem do Rio Grande do Norte ou retorna de praias como Canoa Quebrada e Majorlândia e atravessa Aracati passará sobre a ponte antiga que, por sua vez, está em fase de recuperação, desde suas vigas de concreto à manta asfáltica.

Para quem há anos precisou passar pelo local, sentiu o nível crítico de precariedade de uma construção pública rodoviária tão importante para o Estado. Mas só entendendo o que significa a Ponte Juscelino Kubitschek Ponte JK, sobre o Rio Jaguaribe, em Aracati, para entender o alívio de moradores e motoristas com a atual fase restauradora e conclusiva da obra no local.

Meio século de uma ponte que sofreu todos os tipos possíveis de desgaste - até mesmo a chuva ser motivo de preocupação para quem atravessa - promessas sob promessas dos meios políticos, aposta de recursos, e projetos que quando não esbarravam no travamento do recurso era afetado por questões de desapropriação.

Antes e durante os impasses ao vai-não-vai da obra, Ministério Público do Estado e a população reclamava e reivindicava a recuperação do local, que já foi, literalmente, trampolim para acidentes de trânsito fatais. Os caminhões e carros, alguns desviando de buracos na pista, batiam contra a grade e mergulhavam no Rio Jaguaribe, uma cena que se repetiu algumas vezes principalmente nos últimos anos. Comissões de engenheiros visitavam o local, faziam diagnóstico que legitimavam a condenação do lugar tão cheio de precariedades.

Fonte: Diário do Nordeste

Tensão frente a Prefeitura de Aracati. MST ocupa imediações do prédio público até receber resposta positiva do Prefeito Expedito Ferreira

Desde a manhã de ontem 27, homens e mulheres do assentamento Aroeira Vilani ocuparam as calçadas da Prefeitura Municipal de Aracati. Logo cedo houve tumulto porque os moradores do assentamento vieram para reivindicar do prefeito as promessas de melhoramentos para aquela comunidade.

Liderados pelo MST os assentados e líderes do movimento tinham o propósito de ocupar os corredores da prefeitura vieram ao município para protestar e cobrar ações contra o descaso e abandono das autoridades do município junto àquela comunidade.

Eles alegam falta; d´agua, estradas, infra estrutura, conserto das paredes da barragem, atendimento na saúde, construção e recuperação de escolas e outras obras que somente tiveram inicio e querem explicações o que fizeram da verba que teria sido liberada através dos projetos aprovados pelo INCRA.
A Guarda Municipal assim como a policia militar está presente no local desde ontem pois o clima de tensão ainda é grande pois a gritaria e insultos não cessam.

Representantes do MST receberam a proposta para que fossem se instalar no Ginásio Municipal Carlos Jereissate o que foi recusado pelos líderes do movimento.

Neste momento aumenta a tensão no local pois os manifestantes estão dispostos a não saírem de lá enquanto uma ação positiva não for garantida pelo prefeito Expedito Ferreira da Costa. Nossa equipe de reportagem da TV Sinal tentou conversar e ouvir a versão da administração com algum representante do prefeito mas fomos barrados ainda no portão de acesso ao prédio.

terça-feira, 27 de julho de 2010

DETRAN e comissão de habilitação em Palhano-Ce.

Que absurdo a exploração, constrangimento , propina e corrupção aconteceu na comissão de habilitação de carteira de motorista na cidade de Palhano, de segunda a sábado passado, uma cidade e local sem menor infra-estrutura para realizar um evento deste, pessoas que chegaram de madrugada eram barrados , e outros passavam na frente, que pagavam cerca de R$ 50.00 por uma senha, propinas e verdadeira máfia. As pessoas ficaram no sol, sede e fome por não poder sair da fila ou não tinha onde comprar; aconteceram muitas brigas e discussões virou ate caso de policia, toda culpa foi do DETRAN que deixou as coisas acontecer.

O DETRAN pode tudo, para se habilitar as pessoas passam por grandes dificuldades mais quando DETRAN vem para Aracati, com maior organização, fechando as vias de acesso e ruas fazem blitz multando , rebocando veículos para fortaleza ai o órgão tem organização e moral.

Muitos fazem grandes discussões sobre a quarda municipal e não sobre as ações do DETRAN, a agência de atendimento do órgão em Aracati deixa muito a desejar. Só existe corrupto porque as pessoas aceitam a corrupção.

Fonte:
Orkutiana de Aracati
Site de relacionamentos do Orkut.
Comunidade Aracati-Ce-Brasil

ATENÇÃO! Imagens fortes de uma morte trágica em Aracati: Na tentativa de furtar foi esmagado por virga de concreto

Carlos André Gentil Arruda 17 anos o 'Carlinhos', morreu de forma trágica no final de tarde de sábado dia 24 entre 18 e 19h. O menor que estava acompanhado de seu irmão (conhecido por 'Gaspar') e parceiro de furtos no bairro aeroporto (Pedregal), tentava furtar algumas varas de ferro de uma antiga construção onde funcionava uma empresa de sal próximo a ponte JK na BR-304 no município de Aracati.

O menor de 17 anos estava sobre uma mureta quando batia contra fendas de uma laje de concreto quando a mesma cedeu caindo sobre seu corpo que ficou esmagado entre as paredes de concreto.

Segundo informações de um PM do Corpo de Bombeiros a 'virga' pode ter atingido o rapaz com peso aproximado em duas toneladas. Os dois tinham vários registros de ocorrências por pequenos furtos no bairro em que moravam. A mãe dos garotos quando soube do acontecido passou mal e desmaiou ela foi socorrida pela equipe de resgate da Guarda municipal de Aracati.

* As fotos foram retiradas do blog

domingo, 25 de julho de 2010

Nota do blogueiro aos aracatienses e leitores em geral

Dei uma passadinha agora à noite apenas para me desculpar pelo meu 'sumiço repentino' desde quarta-feira dia 21. O motivo foi devido estar acompanhando um familiar (irmã) vitima de mais um acidente ocasionado pelo transito desorganizado em Aracati.

No caso de minha irmã que foi a mais nova vítima, tudo aconteceu por volta das 11:00 do dia 21 pela Av. Cel. Pompeu em frente à quadra de esportes do colégio Instituto São José, uma F4000 de propriedade da empresa GAGECE estava estacionado quando seu motorista (Alexsandro) que veio de Fortaleza com mais dois companheiros para prestar serviço em localidades do município, o mesmo abriu a porta do veículo e ao bater na bicicleta conduzida por Solange Guimarães a mesma caiu sobre a pista.

A vitima de mais um dos inúmeros acidentes dessa falta de atenção de motoristas que abrem as portas de seus veículos sem observar pelo retrovisor foi jogada ao chão e, por sorte (ou milagre) não foi atropelada por outros veículos que transitavam pela rua comercial de grande movimento.

A vitima recebeu forte pancada na parte de trás da cabeça abrindo um ferimento de aproximadamente cinco centímetros que sangrava bastante. O sangue escorria também pelo ouvido esquerdo. A mesma foi atendida pelos socorristas da Guarda Municipal que a levaram ao hospital HMED lá recebendo os primeiros socorros inclusive foi tirado raio-x de tórax e cabeça onde aparentemente não mostrava lesões. Como o sangramento não parava e principalmente pelo ouvido a vitima foi encaminhada ao IJF em Fortaleza dando entrada por volta das 15:00h e lá foi submetida a tomografia computadorizada e outros exames de raio-x. Os resultados foi animador mesmo que a vitima tenha passado todos esses dias sentindo dores de cabeça, e por todo o corpo além de estar em constante crises de tonturas que foram cessando aos poucos a cada dia.

A vitima ainda se encontra naquele hospital aguardando avaliação do neurologista para sua alta médica para que possa estar de volta ao Aracati para o inicio da semana.

Parece que já está mais que na hora de haver programas de conscientização pelas autoridades competentes para campanha educativa para prevenção e acidentes ocasionados pela falta de atenção de motoristas.

OUTRAS VITIMAS DAS PORTAS DOS VEÍCULOS
- No ano passado um rapaz que transitava também de bicicleta pela mesma rua sofreu acidente semelhante quando foi jogado ao chão no momento em que uma caçamba transitava arrancando-lhe um de seus braços.
- Recentemente em uma só familia duas irmãs foram vitimadas e ainda guardam sequelas pelo mesmo tipo de acidente. Uma perdeu uma audição e a outra sofreu cirurgia na testa e olho.
- Há quase dois meses um mototaxista ficou gravemente ferido no centro da cidade quando foi surpreendido por outra 'bendita' porta de veículo. O guiador da moto ficou desacordado e foi também encaminhado à Fortaleza.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

FESTMAR EM ARACATI - Confira a programação do maior Festival de Teatro de Rua do Ceará

PROGRAMAÇÃO DO VI FESTMAR - 21 a 24 de Julho de 2010

Eventos

21/07 - quarta-feira

· 18:00h – Cortejo dos atores saindo da Igreja Matriz, indo pela AV Dragão do Mar, Duque de Caxias, Trav. Filismino Filho “Ponto de Cultura Aracupira – Teatro e Cidadania : Charanga, fogos e panfletagem

· 19:00 - Abertura no Ponto de Cultura – Cruzamento da Travessa Felismino Filho, 1289 com a Jackes Klein na Várzea da Matriz: Banda Municipal, foguetório, Mostra de Filmes e Espetáculos teatrais

22/07 – quinta-feira

· 19:00h - Casa de Adolfo Caminha / na Rua Grande:

· Porque Adolfo Caminha – Grupo Teatral Lua Cheia – Aracati

· Recital de Poesia – Xico Izidório – Frente Jovem – Aracati

· Grupo Dias de Teatro - Aracati – Violação ao Patrimônio Histórico – Aracati

· Grupo Teatral Cenas – Tião e Tieta

23/07 - Sexta-feira

· 19:00h - Praça Campo da Espinha

· Cia Fasonhos – Aracati

· Grupo Teatral Flor do Sol – Icapuí

· Canoa Criança – Canoa Quebrada - Aracati

· Instituto Manuel Braga - Aracati

24/07 - Sábado

· 19:00h - Em frente à Matriz: Espetáculos teatrais, encerramento e entrega da premiação

· Coletivo Camaradas – Crato

· Grupo Pantim de Teatro – Boa Viagem

· Cia. de Teatro Fiapo de Trapo – Nas Garras do Capa Bode – Cascavel

· Associação Ecoart - Crateús

· Mais informações: www.aracupirapc.blogspot.com

A coordenação

88 9964 8648 / 88 9211 2000

Teobaldo Silva

terça-feira, 20 de julho de 2010

Limoeiro do Norte: Ato vai cobrar rapidez na apuração da morte de 'Zé do Tomé'

O fato ganhou repercussão em todo o País. "Zé do Tomé" denunciava o uso abusivo de agrotóxicos na Chapada do Apodi.

Uma manifestação para cobrar celeridade na apuração do assassinatro do agricultor e líder comunitário José Maria Filho, o conhecido “Zé do Tomé”, será realizado nesta quarta-feira, a partir das 7 horas, na Praça dos Voluntários, em frente à sede da Superiontendêncai da Polícia Civl do Estado.

“Zé do Tomé” era presidente da Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais Sem Terra – Chapada do Apodi e foi assassinado em crime de pistolagem, neste ano, no município de Limoeiro do Norte. O fato ganhou repercussão em todo o País. O líder comunitário também denunciava o uso abusivo de agrotóxicos naquela região, onde predomina a fruticultura voltada para a exportação.

Várias lideranças de movimentos em defesa dos direitos humanos e políticos ligados a essa luta participarão do ato. A candidata do PSOL ao Governo do Estado, Soraya Tupinambá, marcará presença.
Fonte: Blog do Eliomar

Corpo de Bombeiros contará com mais dez viaturas - Aracati será contemplado

O Corpo de Bombeiros Militar recebe, nesta terça-feira, 20, dez novas viaturas. Do total, seis são do tipo autobomba-tanque (ABT), destinada ao combate de incêndios e equipada com mangueiras, escada simples, esguicho e fardamento especial para os bombeiros. Cada caminhão-tanque possui capacidade para armazenar um total de 46 mil litros. Além das ABTs, mais quatro Hilux serãos adquiridos para equipar a instituição.

Os bombeiros receberão, ainda, um barco modelo catamarã, doado pela Polícia Federal, que será utilizado em salvamentos aquáticos e atividades de defesa civil. As seis viaturas tipo ABT atenderão aos municípios de Fortaleza, Aracati, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, além do futuro quartel de Camocim.

Hoje existem 40 viaturas tipo ABT para atender a toda a população cearense. O investimento está orçado em aproximadamente R$ 3.67 milhões. A entrega destas viaturas faz parte de um projeto de segurança pública que contempla ações como a modernização da frota de veículos das Polícias Civil e Militar e concurso público na área da Segurança.
Fonte: O POVO Online e site do Governo do Estado

R$ 52,6 mi em quatro obras de requalificação

O Governo do Estado investiu, na primeira quinzena de julho, R$ 52,6 milhões em quatro obras de requalificação do turismo cearense. No período, foram assinadas as ordens de serviço para a construção do Parque da Bica do Ipu, Caminhos do Aeroporto, duplicação e recuperação da entrada de Fortim e anunciada a vencedora da licitação para a primeira etapa do Acquário.

Nova entrada de Fortim O município vai ter um trecho de 1,6 quilômetro da avenida Joaquim Crisóstomo, compreendido entre a entrada do município, na CE 040, e o Centro, duplicado com pavimentação refeita. Além disso, vai receber paisagismo com iluminação.O investimento será de R$ 990.395,97, com recursos do Tesouro Estadual (R$ 930.972,00) e Prefeitura Municipal de Fortim (R$ 59.423,97).

Caminho do aeroporto A avenida Senador Carlos Jereissati, onde está localizado o Aeroporto Internacional Pinto Martins, vai receber investimentos da ordem de R$ 4.696.945,62, oriundos do Tesouro Estadual, em tratamento paisagístico, iluminação cênica, urbanização com pinturas decorativas e um obelisco de 30 metros de altura, tudo remetendo à cultura local.

Acquário Ceará A estrutura básica do Acquário e Praça das Águas, que integra o conjunto, vai ser entregue em seis meses, com custo estimado em R$ 16.900.524,00.A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva.

Parque da Bica do Ipu O parque de 91,4 hectares vai receber investimentos de R$ 26.943.141,39; sendo R$ 23.883.353,88 do Ministério do Turismo via Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo); seguido por Governo do Estado do Ceará (R$ 2,8 milhões) e contrapartida do município de Ipu (R$ 259.787,51).

Serão instalados campings de quatro hectares com estrutura de apoio, lago artificial e fonte, hotel com sete chalés e dois restaurantes, sendo um com mirante tirolesa, teleféricos, elevador panorâmico, pórtico de entrada, estacionamento para 123 carros, acesso ao parque com guarita e catracas, biblioteca de três pavimentos com varandas, quiosques, anfiteatro, revitalização do jardim botânico e trilhas ecológicas.

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês Matos Walraven (8732-2041/3101-4661/9947.7234)

PM APREENDE 250 PEDRAS DE CRACK E PRENDE TRAFICANTES NO VALE DO JAGUARIBE

Por: Márcio Dornelles

A Polícia fechou o cerco a uma pequena quadrilha de traficantes que atuava na região do Vale do Jaguaribe e cumpriu mandados de busca e apreensão. A ação aconteceu na noite do último domingo (18), nos municípios de Iracema, Potiretama e Ererê, na divisa com Rio Grande do Norte. As residências dos agricultores Antônio Paulo de Moura Clementino, de 51 anos, de Rosália Gomes Pinheiro e Antônio Bezerra Lima, 50, foram visitadas. No local foram encontradas 250 pedras de crack e dois tabletes da droga.

A menor de iniciais L.P.C., de 14 anos, teria entregue os entorpecentes. No momento em que a Polícia realizava as buscas na residência, a adolescente pegou uma bolsa onde estavam as drogas e se dirigiu à casa de Antônio Bezerra. O homem tratou de esconder o material, mas em seguida o local foi descoberto e as drogas apreendidas.

O valor de R$ 706,25 também foi encontrado, que seria dinheiro proveniente da comercialização dos produtos. A Polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um irmão de Rosália Gomes, que está preso no município de Rodolfo Fernandes, no Rio Grande do Norte. Uma espingarda de pressão foi detida.

Fonte: portal Ceará Agora

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Graças a ação do Ministério Público, governo inaugura biblioteca pública em Aracati

Com mais de um ano depois da manifestação do Ministério Público Estadual, o Governo do Estado do Ceará inaugurou, na noite de quinta-feira (14/07), a Biblioteca Pública de Aracati.

Em 03 de março do ano passado, os promotores de Justiça daquela comarca Alexandre de Oliveira Alcântara e Emilda Afonso de Sousa, ajuizaram uma Ação Civil Pública para obrigar o Estado do Ceará a terminar a restauração do prédio e efetivar a entrega do equipamento à população.

De acordo com a ação, os promotores pediam a concessão de liminar, determinando o bloqueio das contas públicas do Estado do Ceará do valor de R$ 327.508,24 para ser destinado à conclusão das obras de Restauração do Prédio da Biblioteca Regional de Aracati. A finalidade era evitar graves danos de difícil reparação para a população Aracatiense, principalmente, à permanência da grande maioria da população sem acesso ao direito à educação e cultura; até o pronunciamento final do Judiciário acerca da questão, sob pena de ter o requerido de recolher ao Fundo previsto no art. 13 da Lei 7.347/85 uma multa diária de R$ 2.000,00, a partir do dia em que se verificasse o descumprimento.

A ação visava a instalação e manutenção adequadas de serviço de Biblioteca Pública Regional aos cidadãos na comarca de Aracati, mediante Biblioteca, ocupado por profissional (ou profissionais) eventualmente já integrante(s) dos quadros da Secretária de Cultura do Estado, na forma da Lei ou, caso o Estado não conte com profissionais suficientes. Também foi pedida a aquisição de livros e periódicos em número suficiente para atender a demanda da Região leste do Estado.

Os representantes do Ministério Público solicitaram a realização de concurso público para bibliotecários e demais servidores administrativos com a consequente instalação e manutenção adequadas de serviço de Biblioteca Pública aos cidadãos na comarca de Aracati e região.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPCE
http://www.direitoce.com.br/noticias/43901/.html

Prefeitura engabela professores

A Prefeitura Municipal de Icapuí através da Secretaria de Educação numa atitude ilegal traiçoeira e perversa desrespeitou de uma vez só a Lei nº 11.738/08 (Lei do Piso), a Lei nº 11.494,07 (Lei do FUNDEB) e o acordo firmado com o Sindicato dos Servidores no ano de 2009 que estabelecia o piso dos professores como sendo R$ 1.132,40 agora em 2010, ao invés de reajustar os R$ 1.132,40 como manda a Lei do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) com alegação que não tem recurso, reduz através de projeto de Lei enviado a Câmara o piso dos professores para R$1.024,27.

A Secretaria de Educação não consegue explicar o porquê de gastos efetuados com servidores “cedidos” a prefeitura de fortaleza fazem parte do percentual de gastos nos 60%, o porquê de alguns diretores, coordenadores, assessores e pessoal do PAIC receberem a gratificação por dedicação exclusiva, uma gratificação criada exclusivamente para o pessoal da educação básica, como também não conseguiu explicar o fato de alguns professores estarem (alguns a três anos e meio) recebendo sem trabalhar em lugar algum e nem o porquê tem determinados profissionais (assessores) do magistério que recebem salário de quase R$ 6,000,00 por quatro expedientes, ou seja 16 horas diárias de trabalho. Também não consegue explicar o porquê do atraso no pagamento de até três meses dos professores prestadores de serviços já que estes recebem dos 60% como os efetivos. A secretaria através de seus assessores usa do expediente da falácia e de dados fantasiosos para esconder os verdadeiros motivos pelo qual não consegue cumprir as leis e o acordo citado acima.

É bom lembrar que nos dados apresentados pela Secretaria da Educação na Sessão da Câmara, prevalece uma visão estrategicamente governista, portanto, passível de muitas contestações pelos trabalhadores do magistério do nosso município. Dentre os dados apresentados pela secretaria da educação, vale chamar à atenção o fato de que de 2004 a 2008 teve diminuição de turmas de 1º ao 5º e consequentemente de alunos matriculados, no entanto, a secretaria não informa nesta mesma planilha, o absurdo do aumento de professores contratados neste período para atender este referido seguimento de ensino. Reforçando, que houve uma queda considerável do número de alunos. A pergunta é: Para que contratar mais professores, se houve uma diminuição de 17 turmas. Aí caros professores, não tem receita que aguente!
Fonte= blog do Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí (www.sindicapui.org.br)

Taxista sequestrado e menores delinquentes em Aracati

ARACATI: Dia 13.07.2010.
Por volta das 08h30min, na localidade de Cacimba Funda, zona rural de Aracati-CE, mais precisamente em frente ao antigo posto da SEFAZ, FRANCISCO LOZIMAR ALVES DA SILVA, nascido aos 12.11.1976, natural de Mossoró-RN, taxista, filho de Leonardo Alves da Silva e Antonia Maria da Silva, residente na Avenida Santa Luzia, nº 49, bairro Santa Delmira, em Mossoró-RN, o qual exercia sua profissão no veículo Santana, ano 2002, de cor branca, com 04 (quatro) portas, quando teve seus serviços contratados por 02 (dois) indivíduos, de cor morena e estatura mediana (demais características não informadas), os quais informavam querer ir até a praia de Canoa Quebrada, em Aracati-CE. Após alguns quilômetros do local onde pegaram o veículo, um dos indivíduos sacou um revólver e anunciou o roubo, levando a vítima até a entrada da cidade de Aracati, liberando-a e fugindo no referido veículo. A polícia foi informada do fato e iniciou as diligências no sentido de localizar e prender os autores do delito, porém ainda não foi obtido êxito.

ARACATI: Dia 13.07.2010
Por volta das 15h20min, na Rua Cel. Alexandrino, próximo ao Colégio São José, no centro de Aracati-CE, foi vítima de uma tentativa de roubo a Sra. Juliene Silva Maciel, nascida em 30.01.1990, filha de Jesus Simões Maciel e de Maria de Lurdes da Silva Maciel, natural de Aracati-CE, residente na Tv. Júlio Viana Porto, nº 10, bairro de Fátima, em Aracati-CE, a mesma foi surpreendida por duas menores, sendo que uma delas estava armada com uma faca de mesa e tentou arrebatar a bolsa da vítima, e esta por sua vez segurou a bolsa e puxou, fazendo com que a faca caísse da mão da menor, e em seguida as menores evadiram-se. As menores foram apreendidas minutos depois e foram identificadas como sendo:
1- (T. L. S. P.), nascida em 22.05.96, natural de Aracati, residente, na Rua Pedro Pereira no bairro Farias Brito em Aracati;
2ª) (R. F. V.), de 13 anos, natural de Aracati-CE, residente na Vila Isaura, no bairro Farias Brito em Aracati-CE.
Os PMs realizaram diligências na tentativa de localizar e apreender as duas menores e conseguiram êxito, localizando as duas no Terminal Rodoviário de Aracati, as quais foram apreendidas e conduzidas na RP 1451 para USI de Aracati-CE, onde foram autuadas no Art. 157, combinado com Art. 14, inciso II, do CPB (tentativa de roubo).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mulher Cavalo de Jaguaruana tem Orkut e quer fazer novas amizades


Depois de virar celebridade sendo veiculada e comentada em todos os programas televisivos, blogs e nas radios no Ceará, a Mulher Cavalo de Jaguaruana aqui no Ceará ja tem até Orkut!
Veja um pouco de sua personalidade
- Chama-se Cavalene Manga Larga
- nasceu no dia 1. de Abril (tem 20 anos)
- relacionamento aberto
- Comunidades (Jaguaruana e Fãs da Mulher Cavalo)
- Link do Orkut para novas amizades
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16919299761490110895


Até a presente postagem a mulher cavalo possui 226 amigos no site de relacionamentos 'Orkut'

Eita que o povo cearense sofre, mas não perde o bom humor!

ACUSADOS DE ASSASSINAR CASAL DE EMPRESÁRIOS NA PRAINHA SÃO PRESOS

Por: Márcio Dornelles (Ceará Agora)

A morte do casal de empresários numa casa de praia em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ocorrida na última segunda-feira (14), começa a ser desvendado. As duas pessoas acusadas do crime foram presas na manhã desta quarta-feira (14). Rômulo Ribeiro Coelho, que trabalhou como caseiro das vítimas, e a namorada Ana Carla da Silva Guimarães, foram detidos em uma casa, no Conjunto Jereissati, em Maracanaú.

O titular da Delegacia de Aquiraz, Moacir Maciel Junior, informou que a Polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, como explicação para o duplo homicídio. O casal seria usuário de drogas e poderia ter cometido o crime para obter mais dinheiro, e, assim, sustentar o vício. Não está descartada a possibilidade de mais pessoas terem participado da ação criminosa.

O casal de empresários foi morto na madrugada da última terça-feira (13), no interior da casa de veraneio que passavam férias, na localidade de Prainha, em Arquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Marcos Sérgio Ferrari, de 55 anos, e Maria Cristina Saad Studart, 47, foram encontrados sem vida pela Polícia, com marcas de violência pelo corpo. O corpo da mulher estava no chão da cozinha, coberto de sangue, já o de Marcos enterrado parcialmente no quintal da casa, próximo às armas utilizadas.

terça-feira, 13 de julho de 2010

CASAL DE EMPRESÁRIOS É ASSASSINADO EM CASA DE VERANEIO NA PRAINHA

Por: Márcio Dornelles (Ceará Agora)

Um casal de empresários foi assassinado na madrugada desta terça-feira (13), no interior da casa de veraneio que passavam férias, na localidade de Prainha, em Arquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Marcos Sérgio Ferrari, de 55 anos, e Maria Cristina Saad Studart, 47, foram encontrados sem vida pela Polícia, com marcas de violência pelo corpo. O principal suspeito de ter cometido o crime é um caseiro de nome Rômulo Ribeiro Coelho.

Policiais da Delegacia de Aquiraz informaram que o crime foi violento, mortos com golpes de picareta e pauladas. O corpo da mulher estava no chão da cozinha, coberto de sangue, já o de Marcos enterrado parcialmente no quintal da casa, próximo às armas utilizadas.

O veículo do casal foi abandonado na avenida Perimetral, no bairro José Walter, em Fortaleza. A partir das informações sobre o veículo, os policiais descobriram que o dono estava na casa de praia. O caseiro de uma propriedade vizinha foi quem encontrou os dois corpos e também teria visto um funcionário fugindo no carro dos patrões. O duplo homicídio pode ter sido praticado, acreditam os policiais, em virtude de uma demissão.

Direitos Humanos! Vitimas de violência por PMs em 'Baixio' na CE-040.

Francisco Maurílio mostra suas costas ferida por um artefato atirado por policiais

Violência desnecessária: Ferimento por bala de borracha

Francisco Erení teve parte da orelha decepada por um disparo

Passados 11 dias do protesto organizado pela comunidade de Baixio situado na CE-040 (entre Fortim e Aracati), quando moradores reivindicavam às autoridades competentes por atenção que desse maior segurança e, temerosos por mais vitimas fatais após a morte de mais um cidadão atropelado naquela região, o que deveria chamar atenção dos motoristas, autoridades e imprensa, a policia 'roubou' a cena durante a manifestação.

Tudo começou quando moradores revoltados pelos inúmeros acidentes causados por veículos que transitam pela CE-040 em alta velocidade causarem temor principalmente aos pais de família que ficam na tensão pelos filhos que necessitam diariamente atravessar a pista quando da localização de escolas da região.

A comunidade se revoltou então que resolveram rolar o asfalto como forma de protesto devido varias tentativas de negociação com órgãos que controlam as rodovias não acatarem inúmeros os pedidos e inclusive alguns abaixo assinados solicitando ações como, sinalização e lombadas eletrônicas que viessem a preservar outras vidas.

A fila de veículos era imensa quando populares acreditam que alguma autoridade de Aracati fez contato com o COTAM (COMANDO TÁTICO MOTORIZADO) que, segundo moradores, os PMs nem chegaram a negociar. "Foram logo atirando com balas de borracha, lançaram gás lacrimogêneo e até soltaram granadas". Disse um morador.

Uma senhora grávida de sete meses reclamava que "Os Policiais chegaram a invadir casas entrando pelos quintais... foi uma verdadeira noite de horror". A comunidade se revoltou e procurou a TV Sinal de Aracati para denunciar o ocorrido.

Com um saldo de varias pessoas feridas os manifestantes clamam pelos seus direitos de cidadãos, pois queriam apenas chamar atenção para um descaso das autoridades. Cadê os direitos humanos nessa hora?