terça-feira, 31 de agosto de 2010

Em Aracati, chapa Eunício-Tasso faz críticas ao PT

A campanha no Interior cearense está mesmo apresentando contornos diferentes do ponto de vista de alianças partidárias e, em especial, no âmbito da disputa do Senado, onde Tasso Jereissati (PSDB) lidera a disputa, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, seguido por Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).

Nesse campo, a partir da declaração do prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), de que votará em Eunício e Tasso, cresceu um mal-estar dentro do PT em relação ao comportamento do peemedebista.

Ao mesmo tempo, manifestações diversas estão aparecendo em municípios cearenses. Como no caso do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza), onde o prefeito Acilon Gonçalves, do PSB cidista, votará em Tasso (PSDB) e Pimentel (PT).

Neste último sábado, 28, foi a vez de eleitores de Aracati, que estamparam pelas ruas da cidade manifestações de apoio à dupla Eunício e Tasso, com críticas veementes ao Partido dos Trabalhadores. A campanha começou, de fato, a esquentar.

Também no sábado, o comando petista reuniu-se para analisar os últimos fatos envolvendo a aliança e os últimos episódios. Em especial, a pesquisa do Datafolha que apontou crescimento da candidatura do peemdebista.

Fonte: http://blog.opovo.com.br

Juiza de Aracati convoca Audiência para o Dia da Audiência Pública

A Juíza Eleitoral da Oitava Zona, Dra. Jovina d’Avila Bordoni, convida a comunidade em geral a participar de Audiência Pública no dia 03 de setembro de 2010, data instituída como Dia Nacional das Audiências Públicas na Justiça Eleitoral, tendo como objetivo difundir o exercício livre consciente do voto e a necessidade de combater a corrupção eleitoral, estreitando os laços entre a justiça eleitoral e a comunidade.

O evento faz parte da Campanha ELEIÇÕES LIMPAS, uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral – TSE e a Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB.

A audiência será realizada às 9h no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Aracati – Travessa Felismino Filho, 1079, Bairro Nsa. Sra. De Fátima.

Fonte: Cristiano Campos da Canoa FM

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aracaty: mais recente publicação de Marciano Ponciano

Há quem diga que toda letra é insuficiente para traduzir o sentimento de pertença a um lugar. Por isso mesmo é que Aracati é mais uma vez o tema que principia o lançamento de mais uma coleção do selo editorial TERRA ARACATIENSE. Trata-se da coleção Cadernos de Teatro que traz em seu primeiro volume a peça “aracaty” de autoria do poeta e dramaturgo Marciano Ponciano.

O autor nos apresenta uma obra que traz em seu cerne elementos constitutivos da história do povo aracatiense.

Longe de ser uma dramaturgia histórica, “aracaty” é antes de tudo uma licença poética sobre o massacre cultural e extermínio dos povos indígenas que resistiram ao projeto de colonização português.

As falas versam sobre a paisagem local, com destaque para o rio Jaguaribe, personificado na figura de um jaguar, sobre o vento que dá nome a cidade e a lenda do Morro Encantado, originária do Cumbe.

Assim como as demais coleções (Cadernos de Literatura Poetossíntese e Cadernos de História), nesta também há um tema norteador, neste caso a cena dramática aracatiense para a qual a Coleção Cadernos de Teatro abre as cortinas.

Fonte: Grupo Lua Cheia

CE: Aeroporto de Aracati desenvolve turismo de região

Empreendimento movimentará a economia local e dará uma nova dinâmica ao turismo do litoral leste cearense

Related Posts with Thumbnails

Foto: Divulgação.

A construção do Terminal do Aeroporto de Aracati, município situado a 140 km de Fortaleza, já foi iniciada. Cerca de 21% da obra, realizada pela construtora AMP Engenharia, já está concluída. O contrato firmado por meio da Secretaria do Turismo (Setur), possui recursos superiores a R$ 4,4 milhões, oriundos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado.

Segundo a Secretaria do Turismo do Estado, a expectativa é dar nova dinâmica ao turismo do litoral leste cearense e apoio aos empreendimentos turísticos instalados e em instalação na região, notadamente nos municípios de Beberibe, Fortim, Icapuí, além de Canoa Quebrada e Aracati.

Com essa iniciativa, a Setur espera tornar a localidade acessível aos principais mercados emissores por via aérea, sendo capaz de receber voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.

Além da construção do Terminal do Aeroporto, também foi realizada a ampliação e modernização da pista de pouso do mesmo aeroporto. Nesta obra, realizada pela construtora TOP Engenharia, foram investidos mais de R$ 13,6 milhões.

A nova pista de pouso passou de 1.200m de comprimento para os atuais 1.800m por 30m de largura e com mais 400m de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. A nova pista, que tem vida útil de 20 anos, inclusive podendo operar 1.200 movimentos por ano, estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152m por 90m.

Fonte: http://www.tendenciasemercado.com.br

ARACATIENSES TEM TEXTOS APROVADOS EM SELEÇÃO DA LITERATURA INFANTIL, NO ÂMBITO DO PAIC

Os textos infantis de dois aracatienses: “A Canção de Rosamelia”, de Renildo Franco da Silva e “A Linda Amizade de Lica e o Pardal” de Jucieldo Diogo de Freitas, estão entre as histórias selecionadas para virar livro do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Outro aracatiense selecionado foi a professora, Saskia Natália Brígido Batista Oliveira, com o texto "O INVENTOR DE INVENÇÕES".

A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ- SEDUC, divulgou o resultado do Concurso Público para Seleção de Textos de Literatura Infantil, no âmbito do Programa Alfabetização na Idade Certa- PAIC, cujos candidatos foram inscritos através do Edital nº 01/2010- SEDUC/COPEM, de 08 de junho de 2010, publicado em 10 de junho de 2010.

Conforme critérios estabelecidos no mencionado Edital, foram selecionados 24 (vinte e quatro) textos de Literatura Infantil que obtiveram a maior nota final, em ordem alfabética:

CATEGORIA 1:

TÍTULO AUTOR

A CANÇÃO DE ROSAMÉLIA Renildo Franco da Silva

A FESTA DA MURIÇOCA Fabiana Rocha Guimarães

A GALINHA DOS OVOS DE RAPADURA Antonio Erilson Oliveira Santiago

A LINDA AMIZADE DE LICA E O PARDAL Jucieldo Diogo de Freitas

A VIDA NO SERTÃO É FELIZ OU NÃO? Francisca Dalila Jucá Ferreira

AS AVENTURAS DO BONECO PETELECO Ana Maura Tavares dos Anjos

BODE CHICO E CHICO HOMEM Alexandre Semeraro de Alcântara Nogueira

CAJU E CASTANHA Ana Cristina Silva de Oliveira

LAGARTA BANGUELA, BORBOLETA BELA Isabel Cristina Nogueira da Silva

O GRILO E A LUA Alexsandro Monteiro da Silva

O OVO MUDO Demitri Túlio Silva Araújo

O SITIO DA ALEGRIA Naiana Evangelista Gomes

CATEGORIA 2:

TÍTULO AUTOR

A FOLIA DE REIS Maria Geane Dias da Franca Feitosa

A MENINA QUE DESCOBRIU O MISTÉRIO DAS PALAVRAS Maria Efigênia Alves Moreira

AS AVENTURAS DE DOM LELÊ NO SERTÃO DA POESIA Francélio Figueredo Alencar

DONA CHICA CHICABUM Italo Jamil de Melo Castelar

O CASARÃO DO MORRO ALTO Maria Leticia Teixeira Gontijo

O INVENTOR DE INVENÇÕES Saskia Natália Brígido Batista Oliveira

O JANGADEIRO E O MAR Francimara Moraes Monteiro

O MENINO DO MAR Antonio Crisóstomo Damasceno Filho

O TAPETE DE FUXICO Andréa Castro Alves Mapurunga

TIBUFO E TORQUATO NA ESCOLA Luciano Albuquerque Mendes

UM MENINO PÉ DE QUÊ? Sérgio Furtado Néo

UMA HISTÓRIA DE AMOSCA Weslley Correia de Oliveira Cavalcante

Fonte: http://portal.seduc.ce.gov.br/images/arquivos/resultado_selecao_textos_paic.pdf

Com informações da Canoa FM

domingo, 29 de agosto de 2010

Motorista preso por crime ambiental em Aracati

O acusado transportava madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF), desrespeitando a Lei de Crimes Ambientais. Um motorista foi preso no quilômetro 53 da BR-304, em Aracati, nesta sexta-feira, 27, por crime ambiental. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rosivaldo Florêncio da Silva, 36, transportava 32 m³ de estaca de sabiá, em um Mercedes Benz (KLT-4362), de Pernambuco. Segundo a PRF, a madeira era transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF), em desrespeitando a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98). O acusado e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Regional de Aracati. Fonte: O POVO Online

Também achei interessante o seguinte comentário que, a exemplo da matéria acima, também li no site da Canoa FM;

"DALTON 28-08-2010 12:21.

Coitado levou azar deu de cara com a Polícia Rodoviária Federal. Quase que diariamente esse tipo dr crime é praticado no município de Aracati-Ce. O material transportado (madeira) destina-se para alimentar os fornos de Padarias e também para fazer cercas nas fazendas de camarões.Infelizmente a atuação do IBAMA aqui no Aracati tem sido mais no sentido de atormentar a vida dos que criam pássaros de estimação: PERIQUITOS, Canários, Graúna, etc."

PRESO MAIS UM INTEGRANTE DE QUADRILHA ACUSADA DE ASSALTOS A RESIDÊNCIAS


Foi preso mais um integrante de uma quadrilha interestadual acusada de praticar assaltos a residências, que atuava em Natal, Mossoró, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte e ainda em cidades do estado vizinho do Ceará (CE), como Limoeiro, Aracati, Morada Nova, Quixeré e Quixadá. Rafael Magalhães Rocha, de 21 anos, se encontrava foragido em Fortaleza-CE, e foi detido na manhã de ontem , terça-feira (24). De acordo com a delegada Sheila Freitas, com o acusado a polícia encontrou vários produtos de roubo, sendo a maioria eletroeletrônicos. Ele, que é natural de Mossoró, estava morando em uma residência no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. “Quando ele tomou conhecimento de que a prisão havia sido decretada, se refugiou na casa da sogra”, conta a delegada. O mandado de prisão contra o acusado foi decretado pelo juiz Ivanaldo Bezerra, da 8ª Vara Criminal de Natal. Rafael Magalhães já é o oitavo integrante da quadrilha a ser preso. Três deles foram detidos no dia 21 de junho, em uma casa no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal, durante uma operação intitulada de “Garimpo”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur). Na ocasião, foram presos Melquisedec Oliveira Pires, conhecido como “Melqui”, 31 anos, Éder Wosgneton Alves, o “Piolho”, 27, e Agamenon Pires de Oliveira, o “Dudú”, 39, irmão de “Melqui”. Além deles, um adolescente foi apreendido com uma arma e outros dois integrantes do bando já haviam sido detidos. O receptador do material roubado foi pego dias depois. Segundo a delegada Sheila Freitas, o grupo é apontado como autor de pelo menos 20 assaltos a residências, especialmente na cidade de Natal, e conhecido por roubar principalmente jóias. O receptador das pedras preciosas, Wellington Felix da Costa, de 42 anos, foi preso no dia 02 de agosto, na Rua São Paulo, bairro do Alecrim, com relógios, colares, anéis e aproximadamente 55 gramas de ouro derretido.

Alta periculosidade

A delegada Sheila Freitas relata que as vítimas da quadrilha eram abordadas quando chegavam ou saíam de casa. “Eles assaltavam nos bairros de classe alta”, disse. Os bandidos escolhiam as vítimas de acordo com a oportunidade. “Quando elas abriam ou fechavam o portão”, confirmou. A polícia contabiliza só nos bairros de San Vale, Parque das Colinas, Candelária, Capim Macio e Cidade Jardim cerca de 12 crimes. A delegada acrescentou ainda que o bando agia com violência. “Em um dos assaltos um bandido colocou a arma na cabeça de uma criança de dois anos para que a avô indicasse onde guardava as jóias”, revelou.

Apreensões

Durante a “Operação Garimpo”, a polícia ainda apreendeu com o grupo carteiras de couro com os nomes do Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal Arbitral, Serviço de Segurança do Distrito Federal e Brigada de Incêndio. Foram apreendidas também diversas folhas de cheques em nomes de terceiros do banco Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Na lista de materiais apreendidos constam óculos, celulares, jóias, roupas, bolsas, câmeras fotografias, aparelhos de som, caixas de som, relógios, frentes de som automotivo, amplificadores, notebook, rádios comunicadores, pneus estepe, macacos, malas, roupas camufladas, entre outros. No total, a Defur contabilizou mais de 200 itens apreendidos, com destaque para quatro armas de fogo, um carregador municiado com projéteis calibre 9 milímetros – de uso restrito, e três automóveis, sendo um Uno branco, um Golf prata e um Corolla tomado de assalto na cidade de Aracati-CE.

Fonte: http://www.jarbasrocha.com.br/?p=7762

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Acontecerá em Aracati o I Encontro de Administradores e Turismologos!

De 23 a 25 de Setembro em Aracati o maior encontro de Administradores e Turismologos da Região!!!
Tudo isso para que haja maior o crescimento econômico de nossa região e quais os novos rumos que devemos tomar para o sucesso!
Presença exclusiva de JUSSIER RAMALHO um dos Maiores palestrante Motivacional do Brasil:

Garanta sua vaga com a Turma 2008.1 da FVJ

Informações: (88)9627-4788 Cássia
3421-3543 Ytala
9631-0952 Olavo
3421-9750 FVJ- Prof. Rosemary
Insvestimentos: R$ 30,00

Em Aracati, prefeito vai de “Pimentasso” e vice vai de “Eunitasso”

Aracati – O deputado federal Eunício Oliveira, candidato ao Senado pelo PMDB, recebeu a sinalização de um importante apoio nesse município do Litoral Leste do Estado. O grupo politico do vice-prefeito de Aracati, Felipe Costa Lima, vai votar na chapa “Eunitasso”, ou seja, no tucano Tasso Jereissati e no peemedebista Euníco Oliveira.

O grupo reúne os vereadores que obtiveram as maiores votações na última eleição, além de importantes lideranças do municipio e da região. Felipe é o herdeiro politico da familia Costa Lima, uma das mais tradicionais de Aracati. Eunicio ganha ainda o apoio do ex-prefeito Abelardo
Filho.

Já o prefeito Expedito Ferreira (PP) vai de “Pimentasso”, ou seja, apoia a reeleição do senador Tasso Jereissati e a candidatura do petista José Pimentel.

fonte: Blog do Eliomar de Lima

3º DIA DE PODER NA GRAÇA DE DEUS - PEDREGAL

Foi dia de festa e poder no grande encerramento da campanha de fé de 3 Noites de Poder na igreja Internacional da Graça de Deus no Pedregal-Aracati-CE. A 3ª noite contou com a participação toda especial do reverendo Wilson (pastor da igreja Monte Calvário-Aracati). Pastor Wilson passeou com ousadia sobre a Bíblia e trouxe aos presentes a importância da fé que libera sempre o impossível das mãos de Deus.

O vinho é consagrado e todos nós poderemos participar neste sábado 28/09/10 às 19hs no Pedregal, será noite de grandes milagres pra glória de Deus.

A noite contou também com muitos testemunhos, entre eles, o da irmã que conta a libertação completa de sua casa.

E o trabalho continua no Pedregal todas as terças, quintas e sábados, sempre às 19hs na rua Biquara, 231. Compareça, pois muitas bênçãos Deus quer fazer em sua vida, basta crêr!

A sede da Igreja da Graça de Deus em Aracati
fica na Rua Tabelião João Paulo, 214 - Centro

Avança obra do terminal do aeroporto de Aracati (CE)

Segundo o governo do Ceará, 21% da construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Aracati (município situado a 140 quilômetros de Fortaleza) já foram concluídas. O contrato firmado por meio da Secretaria do Turismo (Setur-CE) possui recursos superiores a R$ 4,4 milhões, vindos do Ministério do Turismo e do Tesouro do Estado.

“A expectativa é dar nova dinâmica ao turismo do litoral leste cearense e apoio aos empreendimentos turísticos instalados e em instalação na região, notadamente nos municípios de Beberibe, Fortim, Icapuí, além de Canoa Quebrada e Aracati”, afirmou o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia.
Além da construção do terminal, também foi realizada a ampliação e modernização da pista de pouso do mesmo aeroporto. Nesta obra, foram investidos mais de R$ 13 milhões.

A nova pista passou de 1.200 m de comprimento para os atuais 1.800 m de comprimento por 30 m de largura e com mais 400 m de comprimento de área de escape, totalizando 2.200 m de comprimento. A nova pista estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737, e o pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 m por 90 m.

Fonte: Panrotas – www.panrotas.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cid se compromete a destinar ações que beneficiarão pescadores em Icapuí

O candidato à reeleição ao Governo, Cid Gomes (PSB), foi na noite da última terça-feira (24), ao município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado. Ao lado de Cid, no mini comício, estavam os candidato da coligação “Por Um Ceará Melhor Pra Todos”, seu vice, Domingos Filho (PMDB), e os dois candidatos ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).

Em seu discurso, Cid se compro
meteu a destinar ações que beneficiarão quem trabalha com pesca no município. O setor tem grande destaque na economia da cidade, principalmente com a pesca da lagosta. “Mesmo com todo o potencial de Icapuí, esse setor precisa ser melhor explorado. O Governo do Estado tem a obrigação de investir em tecnologia para essa área, sem esquecer de preservar o meio ambiente”, destacou.

Segundo José Pimentel, um estudo está sendo feito sobre a pesca da lagosta em Icapuí para que “esse setor seja reestruturado e gere renda para os moradores da cidade”, destacou.

Com informações da assessoria

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Entrevistados do Bom dia Cidade divulgam valorização em culturas diferentes

Marcelo Tonelada representando todo o grupo musical aracatiense 'Louca Mania' divulga os 12 anos de aniversário da banda que acontecerá dia 11 de setembro no CJC (Centro de Juventude e Cidadania). Durante a entrevista o músico relatou início da carreira assim como vários momentos de alegria e dificuldades enfrentados por qualquer banda musical de cidades interioranas. O dia da festa será marcada com torneio de futsal entre as bandas que participarão da noitada festiva. Alem da aniversariante os grupos musicais; Los Kakos, Samba Leve e Moleke Atrevido animarão toda uma legião de admiradores e fãs do Louca Mania.

'Zé Doido', Zé de Raimundo, Zé da Mininhinha ou qualquer um de seus apelídos seja nas comunidades de Parajurú, Córrego dos Fernandes, e por aí vai. Estou falando do José Mauro Pereira da Silva, humorista tipico do interior que quebra as barreiras do preconceito e paradigmas de que humorista ou comediante tem que ter formação, excelente leitura ou até mesmo fazer sucesso nos grandes centros. 'Zé Doido' não fica parado um só instante e até para falar assuntos sérios e verídicos este cidadão o faz alegre, sorrindo e faz de tudo uma grande piada arrancando risos de todos em volta. certamente todos que viram sua apresentação em meu programa diário pela TV Sinal ficaram encantados com a alegria e carisma desse 'matuto da gema' que não esconde suas raízes e até tira proveito disso quando convidado a se apresentar até mesmo em outros estados do país. Os aracatienses que não tiveram oportunidade de assistir a entrevista comédia de hoje pela manhã podem acompanhar nossa reprise logo mais às 16:00hs. Quem se interessar pelos dons humoristicos do Zé Doido basta entrar em contato através dos telefones 85-9647-8626 ou 88-9632-6983. Certamente eu convidarei para alegrar nosso programa em outras oportunidades.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novos nomes 'políticos' para novas eleições no Brasil

Tiririca (PR-SP):
"Vote no Tiririca, pior do que está não fica".
"O que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", afirma.

Mulher Pera (PTN-SP):
"Vote na Pera para ser feliz" e "Os jovens votam nos jovens"

"Uma puta deputada", é a frase preferida da ex-prostituta Gabriela Leite, de 58 anos, é candidata a deputada federal pelo Partido Verde (PV-RJ)

O mundo artístico também deu a estas eleições outros candidatos, como;
- Cantor, ator e apresentador Netinho de Paula,
- Ex-craques do futebol Romário, Marcelinho Carióca e Bebeto,
- O estilista das alfinetadas do superpop, Ronaldo Ésper
- cantor e apresentador de programa de forró Tony Nunes,
- apresentadora de programa 'sexy' Regininha,
- Humorista Iran Delmar,

Candidatos com mudança de nomes para o de celebridades políticas mundial
- Rosemar Luiz da Rosa Lopes é "Barack Obama", candidato a deputado federal do Partido Social Cristão (PSC) no Rio Grande do Sul,
- Adolphino Rosário Cruz é "Nelson Mandela", que também busca o mesmo cargo, pelo Partido Progressista (PP) em São Paulo.

É... Realmente a política precisa ser levada a sério neste país.

Plantão Policial do programa Bom dia Cidade pela TV Sinal de Aracati

Sábado passado dia 21, agentes da Policia Rodoviária Federal prenderam um homem por suspeita de tráfico de drogas já que o mesmo carregava em sua bagagem 202 pedras de crack e sacos pequenos para embalagem de drogas. Francisco Antônio Alves, 37 anos, foi identificado pela blitz no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-304, em Aracati quando viajava em um táxi Santana, cor branca. Após informações passadas via rádio entre policiais rodoviário federais e policiamento de Aracati o suspeito foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por tráfico de drogas, artigo 33 do Código Penal Brasileiro e contra o suspeito já havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Com a prisão do traficante agora a cadeia pública de Aracati continua no caos da superlotação, agora com 103 presos. No domingo um homem de 72 anos foi preso na localidade de 'Beirada'. O homem foi acusado por estupro por estar em companhia de uma adolescente de 13 anos no interior de seu veículo marca Gol. A garota teria confirmado que teria praticado sexo com o acusado.

Com informações do repórter Ivanildo Pereira ao programa 'Bom dia Cidade' pela TV Sinal de Aracati.

Aeroporto de Aracati deve estar concluído em 60 dias

O titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Bismarck Maia, anuncia a retomada das obras para a construção da coberta do terminal de passageiros. A expectativa é que os primeiros voos charters em Aracati sejam recebidos ainda este ano


O novo aeroporto de Aracati, no Litoral Leste, deve ter suas obras concluídas em 60 dias, anunciou ontem o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Bismarck Maia. Os investimentos são da ordem de R$ 21 milhões. As obras de reconstrução do aeroporto foram iniciadas ainda em 2008, no primeiro semestre. A pista de pouso e decolagem foi ampliada. Já o terminal de passageiros está em fase de conclusão. De acordo com Bismarck Maia, as obras na pista foram concluídas, ampliando seu comprimento de 1,2 mil para 1,8 mil metros. A intervenção teve autorização por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Setur hoje aguarda a nova homologação da pista. O terminal de passageiros, por sua vez, sofreu um atraso em no cronograma inicial de obras. A Setur precisou fazer um realinhamento de preços para a construção da coberta do equipamento, conforme ainda Bismarck. O secretário anunciou, também ontem, a retomada das obras neste setor do aeroporto. A construção de um novo aeroporto em Aracati deve dar maiores condições para o desenvolvimento do turismo na região do Litoral Leste. De acordo ainda com Bismarck, o tamanho atual pista de pouso e decolagem permite o recebimento de qualquer avião hoje em operação no Brasil. A nova pista de Aracati, por exemplo, tem extensão similar à pista do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, conforme informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Voos em Aracati

O secretário Bismarck Maia também anunciou ontem os detalhes sobre as operações de pouso e decolagem para o novo aeroporto de Aracati. De acordo com Bismarck, o terminal deve receber, ainda no verão, seus primeiros voos charters. Ele indicou que existe o compromisso de apoiar estes voos por parte da operadora turística CVC. O A aeroporto é localizado a aproximadamente 140 quilômetros de Fortaleza. Um dos destinos turísticos a serem explorados é Canoa Quebrada. Outras cidades do Litoral Leste, como Fortim Icapuí e Beberibe, também devem ter impactos positivos no setor turístico. O aeroporto também deve atender cidades da região do Jaguaribe.


PROJETO DO NOVO AEROPORTO

PISTA. A nova pista tem 1,8 mil metros de extensão e permite o recebimento de aeronaves de maior porte.


VOOS. A expectativa da Secretaria do Turismo (Setur) é ter os primeiros voos charters ainda este ano.


TERMINAL. O terminal de passageiros segue características da arquitetura local e deve dar conforto aos usuários.

Fonte: O POVO


MAIS UM PREFEITO CORRUPTO CASSADO NO CEARA

Mandatos cassados em Umirim Ceara.
Prefeito e vice-prefeito são acusados de compra de votos.

A justiça eleitoral cassou hoje os mandatos do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da câmara de vereadores de Umirim, no norte do Estado.

O prefeito José Afrânio Pinheiro, o vice Francisco Clodoveu Oliveira Sales e o vereador Hamilton Pinheiro Rocha foram acusados de oferecer dinheiro e material de construção a eleitores em troca de votos.

A juíza Ana Cláudia Gomes de Melo também aplicou uma multa de R$ 40.000 para cada um dos acusados e mandou convocar novas eleições no prazo de 40 dias.

O vice presidente da câmara de vereadores deve assumir a prefeitura. Os afastados podem recorrer da decisão ao TRE.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FVJ e Universidade de Keio (Japão), participam de projeto Formação de Lideranças Comunitárias em Canoa Quebrada.

Os Acadêmicos de Enfermagem, da Faculdade do Vale do Jaguaribe, em intercâmbio com a Universidade Keyo, em Tóquio, no Japão, estão participando do projeto Formação de Lideranças Comunitárias para abordagem com mães e crianças, em Canoa Quebrada, Aracati – CE, cujo início ocorreu em 07 de agosto do corrente ano, devendo se prolongar pelos próximos três meses.

A Faculdade do Vale do Jaguaribe é um estabelecimento de ensino superior e oferece cursos de Serviço Social, Administração, Enfermagem, Letras, Educação Física, Gestão em Recursos Humanos, Processos Gerais, Pedagogia e Turismo.

Modelo Aracatiense Convidado a está no Miss Santa Quitéria

Moda
"Na passarela do concurso Miss Santa Quitéria, que acontece na próxima quarta-feira, em comemoração aos 154 anos de emancipação do Município, as grifes Uzuário, de Sobral; Pena Surf Wear, de Aurora; e Ravelly Calçados, de Santa Quitéria, apresentam suas novas coleções no evento, que acontecerá na Praça da Matriz."

"Entre os convidados, estão os modelos Brunno Guerreiro, de Quixadá; Alan Gomes, de Aracati; e Correia Júnior, de General Sampaio. Na passarela, 20 candidatas concorrem ao título de beleza que traz como o destaque "A educação para um novo tema".

A produção do evento é da Flash Modell e coordenado por Daniel Lameu e Frankley Charles.
Da COLUNA Satélite no DN
Postado por Jailson Ribeiro

domingo, 22 de agosto de 2010

Carreta carregada com sal quebra no meio da ladeira do Centro de Icapuí

Uma carreta carregada com sal teve problemas com pneus e enguiçando na subida da ladeira, o fato aconteceu por volta das 18:30h da sexta-feira(20/08). Com isso o transito ficou prejudicado já que o veículo tomou quase toda a pista como pode ser visualizado na foto. A Polícia Militar sinalizou o local para evitar acidentes, já que o local que a carreta ficou é perigoso, por ser no final de uma curva da ladeira.

Houve tentativas de retirar a carga de sal, que logo foi abandonado, mas a carreta foi removida para um só lado da via. A veiculo de carga até essa hora se encontra estacionada na ladeira de Icapuí e não temos informações sobre o conserto da carreta e da liberação da via.

Fonte: http://www.acidadeicapui.com.br

sábado, 21 de agosto de 2010

Final da Musa do Bairro

Na noite de sábado, 14 de agosto, ocorreu no Restaurante Chaparral a Final do Concurso Musa do Bairro, promovido pelo programa Sábado Vertical (TV Sinal Canal 7 de Aracati), de Ivan Nascimento. Em terceiro lugar ficou Bruna Ingrid do Bairro de Fátima, em segundo Joyce Silva do Bairro Pedregal e em primeriro lugar Vitória Régia, de apenas 15 anos, do Bairro Várzea da Matriz.

Na foto o apresentador Ivan Nascimento do Sábado Vertical anuncia a vencedora do concurso.

Fonte: www.nuclik.net

Insegurança marca véspera do dia municipal de combate às drogas em Aracati

Aparelhos de telefones Celular, drogas, cachimbos de crack e armas artesanais foram encontrados na Cadeia Pública de Aracati na manhã de sábado, 14. A apreensão ocorreu após revista realizada por 30 policiais militares, além dos agentes penitenciários. De acordo com o levantamento entre o material recolhido estavam papelotes de maconha e de cocaína, cachimbos de crack, nove celulares, sete carregadores, 26 cossocos (facas artesanais), cinco terezas (cordas feitas com lençois), entre outros objetos. Recebemos a informação que em todas as seis celas da unidade penitenciária havia algum material apreendido. segundo o repórter Ivanildo Pereira divulgou no programa Bom dia Cidade (TV Sinal), até aquela data o presidio contava com 106 prisioneiros quando o limite deveria ser no máximo de 30 detentos.

Quarta-feira 18, um garoto de 15 anos se torna o mais novo criminoso pela onda de violência que assusta moradores desta cidade que outrora fora um paraíso da tranquilidade. O 'jovem infrator' está sendo procurado pela Polícia desde momentos após o crime que ele praticou em pleno Centro daquela cidade. A vítima foi o jovem identificado como Jardiné da Silva Freire, 25. Segundo apurou a Polícia, o garoto estava numa bicicleta e se aproximou da vítima que caminhava pela Rua José de Alencar. Em seguida, o adolescente disparou vários tiros contra o rapaz. Um deles atingiu o abdome de Jardiné, que foi levado para o Hospital Municipal Eduardo Dias, onde morreu quando era atendido.

Pelo visto a comemoração pelo dia municipal de combate às drogas, maior causadora dos indices de violência no municipio foi manchada por mais um menor.