sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

NASF em Aracati reailza sua confraternização anual


Aconteceu quinta-feira 30 no espaço onde funcionava a escolinha Irene Valente em Aracati, coordenada pelo Sr. Eliseu Eliardo e professora Graça, a confraternização anual do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, coordenado por Maria de Lourdes Lima Ferreira educadora física do grupo de hidroginástica, do programa do ministério da saúde via Secretária de Saúde Municipal. Todos os seis postos dos PSFs divididos em seis bairros de Aracati (CSU, Farias Brito, Várzea da Matriz, Campo Verde, Vila São Cristovão e ABENGRUTA).

Maria de Lourdes atualmente trabalha com duas turmas com 25 mulheres e duas turmas com 20 homens cada e faz uma observação para a falta de atenção quando o assunto é saúde do homem.


A instrutora também foi a pioneira no ‘primeiro grupo para caminhadas em Aracati’, uma idéia que surgiu através do grupo “Vida Ativa” há seis anos com apoio dos médicos do PSF Dra. Aracy e Dr. Joaquim.


OBJETIVO DO NASF

O Centro de Reabilitação e Fisioterapia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, temo objetivo de prestar assistência fisioterapêutica e fonoaudiológica à população, visando à melhoria da qualidade de vida do paciente, a reintegração à vida social e à sua atividade laboral, propiciando recuperação de sua condição física no limite de sua capacidade.

A atuação da fisioterapia compreende atendimentos individuais e em grupos, abrangendo ortopedia, neurologia, disfunções respiratórias, geriatria e atividade física regular. A fonoaudiologia atua na Unidade de Reabilitação, atendendo a pacientes de diversas faixas etárias e realiza avaliações na Maternidade Municipal e em visitas domiciliares, quando solicitada. Integra e acompanha os pacientes do Programa de Saúde Auditiva da Secretaria Estadual de Saúde.

Diário do Nordeste: Turismo avança no CE

O secretário do Turismo, Bismarck Maia, mostra ações do governo nos últimos quatro anos e faz projeção para tornar o Ceará uma destinação turística

Arrojado e empreendedor. Estas são características marcantes do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que, há quatro anos à frente da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), dá uma grande contribuição ao governo Cid Gomes na transformação do Ceará.

Dois aeroportos, um Centro de Eventos, estradas duplicadas, cursos de qualificação profissional e empresarial e outras tantas ações fazem parte do repertório de atividades que têm sido executadas em benefício do turismo e do Ceará. Nunca se investiu tanto no setor como nestes últimos quatro anos. Este é o balanço que o secretário faz em entrevista, que pode ser conferida a seguir.

Qual a política para o desenvolvimento do turismo adotada pelo Governo do Estado e como ela foi efetivada durante os últimos quatro anos?
Não basta mais falar dos atrativos naturais que temos. Não basta dizer que temos sol o ano inteiro, que a comida é boa, que as praias são maravilhosas, que a água do nosso mar tem 26 graus, que nossa gente é boa, generosa e hospitaleira. Isso só não basta. Tínhamos que fazer muito mais. O Governo do Estado desenhou uma macro estrutura para dar um salto de qualidade para mais 30 anos e consolidar o Ceará como destino turístico.

Essa estrutura é possibilitada através da criação de novos equipamentos, reforma dos antigos e, sobretudo, preservar esses atrativos naturais, que hoje são cantados em verso e prosa. Imagine que se divulgava nossas praias, mas não se fazia saneamento básico adequado. Que incoerência! Na publicidade e promoção, nenhum Estado em toda a história investiu tanto como nós nestes quatro anos.

Qual o balanço que o senhor faz do trabalho à frente da Setur e de que forma essas ações irão beneficiar o turismo no Ceará?
Superamos o desafio de fazer o planejamento da macro estrutura acontecer. Ele está todo em execução. As grandes obras estão acontecendo e ficarão prontas todas no final de 2011 ou até 2012. Com o Centro de Eventos, iremos entrar no maior segmento do setor no Brasil, que é o segmento de eventos, congressos, feiras e exposições. Com as estradas do litoral Leste duplicadas, teremos o mesmo cenário que transformou a realidade da Espanha, da Itália e de Portugal.

Já o Acquario irá inserir o Ceará no cenário das grandes edificações e dará um salto, esse sim, inigualável e jamais visto antes, como representou a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e todas essas âncoras que existem no mundo e que são visitadas pelos turistas.

Por fim, os aeroportos farão com que as pessoas do Brasil e estrangeiros visitem nossos diferentes polos turísticos. Todos os turistas que vinham ao Ceará entravam via Fortaleza e as pessoas, esporadicamente, visitavam Camocim, Acaraú, Icapuí, Jericoacoara, entre outros. Agora não. Teremos um aeroporto que viabilizará a Serra da Ibiapaba e os litorais Leste e Oeste do Estado. Com os outros aeroportos regionais, incrementaremos o turismo em outras regiões cearenses.

Quais os planos para o Turismo do Ceará daqui pra frente?
Cuidar da microestrutura. Desenhamos a macro estrutura e vamos continuar avançando na promoção. Chegou a hora de cuidar da microestrutura. O que é microestrutura? Cuidar da comunidade. Como já estamos construindo as estradas, o Centro de Eventos etc, agora temos que cuidar das comunidades, dos produtos turísticos. Tratar bem as ruas, calçadas, mobiliário urbano, saneamento, enfim, criar uma boa ambiência.

É fato que o governador Cid Gomes tem a determinação de continuar investindo ainda na macroestrutura turística em diversas regiões, com obras em novos centros de convenções, estradas, equipamentos de entretenimento etc. Os recursos da CAF, do BID e do Tesouro já estão programados para esses investimentos.

Como o senhor avalia a parceria com o Sebrae?
Excelente. Agora mesmo temos em curso um forte programa de qualificação gerencial. Não basta treinar o funcionário. Temos que treinar também o gerente, o patrão. Este programa atinge profissionais e gerentes do litoral Leste, Oeste e região do Cariri. Temos muito o que avançar e avançaremos. A boa notícia é que teremos o atual ministro do Turismo, Luiz Barretto, como presidente do Sebrae Nacional. Um grande parceiro, que, apoiado pela diretoria regional, sinaliza diferentes ações para o turismo do Ceará.



Ponto de vista
"Com o Centro de Eventos iremos entrar no maior segmento do setor no Brasil"

"Na publicidade e na promoção, nenhum Estado do Brasil investiu tanto como nós"


Perfil

Bismarck Maia

Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, atual secretário do Turismo do Estado do Ceará, é também presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), desde março de 2009. Foi presidente do Fórum Nacional de Secretários do Turismo do Brasil nas gestões de 2007 e 2008. Em 1990, exerceu o mandato de deputado estadual e, em 2002 foi eleito deputado federal.

De 1991 a 1995, foi diretor de Turismo do Estado no Governo Ciro Gomes, onde iniciou a internacionalização do turismo cearense, com a conquista dos primeiros voos regulares e charters, da Argentina, Estados Unidos e Itália, resultando em um expressivo fluxo de estrangeiros para o Ceará.

Participou nesta época do Prodetur-NE, que carreou recursos para obras como o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Rodovia Estruturante CE 085. Foi diretor de Economia e Fomento da Embratur, de 1995 a 2002, quando promoveu grandes investimentos no Estado do Ceará.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Litoral Leste e Vale do Jaguaribe com programação definida para a virada do ano.

Shows em praias do litoral são opções
Litoral Leste e Vale do Jaguaribe estão com a programação definida para a virada do ano. A expectativa é grande

Aracati. Os destinos mais procurados para fazer a festa na virada do ano são mesmo as praias dos litorais Leste e Oeste. É nas praias que se prolonga a festa durante o dia seguinte e o fim de semana inteiro. A Praia de Canoa Quebrada organiza três diferentes espaços para atender ao público.

Em Limoeiro do Norte, três bandas musicais farão a festa em praça pública. Russas concentrará a festa na Lagoa da Caiçara. Quixeré e Icapuí também farão shows nas praças, e em todos os Municípios a expectativa é para os fogos à zero hora de 2011.

A festa em Icapuí terá animação das bandas Forrozão Arretado, Forró Balanço Nacional e Banda Mil Manias, na Praça Central. Os ritmos incluem axé, frevo, forró e a queima de fogos à meia-noite. O show pirotécnico partirá de trás de uma gruta, no ponto mais alto da cidade.

Em Aracati, a expectativa fica para a Praia de Canoa Quebrada, um dos maiores destinos litorâneos do Nordeste. A festa se dará em três espaços: nas boates e bares da Broadway, como é conhecida a Rua Dragão do Mar, nos shows do palco na praça pública, e no luau na areia da praia. No palco se apresentarão Daniel e Banda, do Rio Grande do Norte, e a banda Amor Amil, de Aracati, que toca vários estilos musicais.

A Broadway está bastante iluminada e decorada, desde as comemorações natalinas. O Réveillon de Canoa Quebrada é realizado por Asdecq, Conselho Comunitário e Associação de Bugueiros. Embora tenha diminuído o repasse financeiro prometido para o evento, a Prefeitura Municipal de Aracati é apoiadora da festa.

"Sabemos que vem muita gente, então queremos oferecer vários espaços para que as pessoas possam curtir", afirma Luis Nogueira, da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq). São aguardadas mais de 12 mil pessoas na "noite da virada".

Quixeré também fará show em praça pública com a banda FlashBack, de Fortaleza. Segundo a Prefeitura são feitos os últimos preparativos para a festa, que inclui show pirotécnico.

Governo Municipal em parceria com o Governo do Ceará irão realizar em Russas a festa do Réveillon. O evento vai acontecer no Parque Urbanizado da Lagoa da Caiçara a partir das 22h. O "Réveillon da Alegria" será uma verdadeira mistura de ritmos, o forró com a banda "Bota pra Moer" e o axé da banda "Pegada Black". A Praça José Osterne, em Limoeiro, será mais uma vez o palco da festa da virada. Durante toda a noite e por várias horas sem parar a animação fica ao cargo das bandas Magníficos, João Bandeira Jr. e o forró Bota Pra Moer.

Expectativa

12 mil pessoas são aguardadas para a "noite da virada" na Praia de Canoa Quebrada. Localizada no Município de Aracati, Litoral Leste do Ceará, atrai turistas durante o ano inteiro

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Aracati: (88) 3421.2554
Prefeitura do Município de Limoeiro do Norte: (88) 3423.1783

CENTRO-SUL

Icó e Várzea Alegre fazem festa popular

Neste ano, a Prefeitura de Iguatu suspendeu o Réveillon, em decorrência de cortes de verbas do Ministério do Turismo

Iguatu. Na região Centro-Sul, haverá festa popular para comemorar a chegada do Ano Novo nas cidades de Icó e Várzea Alegre. Em Iguatu, neste ano, os shows que estavam inicialmente previstos foram cancelados, mas haverá a tradicional missa campal ao lado da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, que encerra à meia-noite. O evento religioso deve reunir cerca de dois mil fiéis e será assinalado pela abertura do jubileu de 50 anos de criação da Diocese de Iguatu, seguido de queima de fogos.

Nas demais cidades, as famílias fazem confraternização nas calçadas das casas e muitos jovens se encontram nas praças para aguardar e festejar a chegada do Ano Novo. Em Várzea Alegre, o clima é de expectativa para comemorar o início de 2011. A Prefeitura vai ampliar a queima de fogos de artifício de cinco para 10 minutos. A estrutura já está sendo montada na Lagoa de São Raimundo Nonato. Antes, porém, será celebrada tradicional missa, programada para terminar cinco minutos antes da meia-noite, quando o padre, José Mota, dará a bênção aos fiéis.

Após a queima de fotos, haverá festa popular com a Banda Skema e artistas locais, no Parque Cívico São Raimundo Nonato. O Réveillon popular deve reunir cerca de 10 mil brincantes, segundo estimativa dos organizadores. A festa vai prosseguir até as 5 horas da manhã do primeiro dia do ano.

Em Icó, no Largo do Théberge, haverá festa popular, animada pela banda Forró Real. A Secretaria de Cultura do Município estima que 15 mil pessoas devam participar do Réveillon popular. Na virada do ano, haverá queima de fogos e de rojões. As festas em Icó são animadas e se destacam no Centro-Sul por reunirem elevado número de brincantes, atraindo moradores de cidades vizinhas.

MAIS INFORMAÇÕES

Cúria Diocesana de Iguatu
Telefone: (88) 3581. 0731
Secretaria de Cultura de Várzea Alegre
Fone: (88) 3541. 1548

Fonte: Diário do Nordeste

"Aracati chegou ao fundo do poço, fazer pelo meu povo e minha cidade não é mais um sonho, hoje é obrigação". Diz Bismarck Maia

secretário de Turismo Bismarck Maia concede entrevista exclusiva a Sandro Guimarães

Foi um verdadeiro desabafo do titular da pasta do turismo cearense que demonstra todo sentimento de um povo insatisfeito com grupos politicos de Aracati que tiveram por muito tempo no comando do município de Aracati que permitiram levar nosso bom nome à posição vergonhosa em toda midia cearense e muitos casos nacionalmente através do cáos administrativo.

"Aracati chegou ao fundo do poço, entra prefeito, sai prefeito e os interesses particulares, de grupinhos e até afetivos estão sempre à frente. Basta! Todos já tiveram suas oportunidades e Aracati não sai de onde está. Cidades menores, sem a expressão política, sem os recursos que Aracati possui chegaram a surpreender. Uns mais, outros com menos intensidade mas, estão muito à frente. Só Aracati não desenvolve e não falo só dessa atual administração... Certo que essa atual extrapolou mas todos os grupos A, B e C já tiveram sua chance. Por muitas vezes abri mão de minhas idéias e convicções porque tinha que respeitar as decisões de grupo mas acho que eu também tenho o direito de fazer algo pela minha terra. Já dei minha contribuição ao País (EMBRATUR), ao Ceará na época da ENCETUR, como deputado Federal fui até destaque ficando entre os 100 mais influentes, dei minha parcela de contribuição na primeira gestão do Cid Gomes na Secretaria de Turismo do Ceará, o governador novamente me reconduz à função... acho que não se trata mais de sonho e sim uma obrigação fazer pela minha terra, pelo meu povo"

* Bismarck Maia em entrevista no Palácio do Governo segunda feira 27, para a imprensa de Fortaleza, TV Sinal de Aracati e este blogueiro do Aracati em Fóco.

Plantão Policial de Aracati

Dia 28.12.2010, por volta das 18h05min, na Estrada de Canoa Quebrada, s/nº, em Aracati-CE, foi furtado o veículo Fiat Uno, cor cinza, ano/modelo 2010/2011, chassi: 9BD195162B0041953, de placa NNX-6786, que estava com o proprietário AKTSON PEREIRA DE OLIVEIRA nascido a 11/01/1981, autônomo, filho de José Florentino Filho e Antonia Pereira da Silva que mora na Rua Ramiro Vasconcelos Santo Nº 90, bairro Abolição-03, Mossoro-RN, o mesmo havia parado para urinar na estrada quando foi surpreendido por 02(dois) indivíduos que chegaram em uma motociclata(características não anotadas), os quais renderam a vitima e roubaram o veiculo em epigrafe, os policiais da CP-1491, realizam rondas no sentido de localizar o veículo.

ARACATI: LESÃO CORPORAL A BALA.
Dia 28.12.2010, por volta das 19h15min, Próximo campo de futebol no bairro Maloca, s/nº, centro de Aracati-CE, foi atingido com dois disparos de revólver 0.38, no ombro esquerdo, LEONARDO DE OLIVEIRA LOPES nascido a 15/07/1992, filho de Maria Oliveira Lopes que mora na Rua Barra Nova Nº 825, bairro Tancredo Neves, Fortaleza-Ce, o mesmo acusa o individuo conhecido como “Rogerinho Catita” ex presidiário como autor dos disparos, os policiais da CP-1491, socorreram a vítima ao hospital e realizam rondas no sentido de localizar o autor dos disparos.

Fonte: TV Jaguar

Aumento de 61%: Vereadores de Fortaleza aumentam próprios salários de R$ 9 para R$ 15 mil

Com apenas um voto contrário, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou ontem reajuste de 61,3% nos salários dos próprios vereadores, que vão de R$ 9,240 mil para R$ 15 mil. Além do salário, o gabinete de cada vereador recebe uma verba de desempenho parlamentar (VDP) de R$ 12 mil e uma verba de assessoria de R$ 33,4 mil.

Os vereadores optaram por aprovar um reajuste equivalente a 75% do salário dos deputados estaduais, percentual máximo autorizado por lei. A legislação nacional permite que as câmaras municipais fixem salários entre 25% e 75% dos valores pagos aos parlamentares das assembleias legislativas.

A matéria aprovada ontem no legislativo municipal segue um “efeito cascata” de âmbito nacional. Na quarta, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou reajuste de 61,7% para os salários dos deputados estaduais, que passam de R$ 12,3 mil para R$ 20 mil. Os parlamentares estaduais, por sua vez, seguiram o Congresso nacional, que, na semana passada, reajustou em 61,8% os salários dos deputados federais, senadores e da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). A partir de fevereiro, eles receberão R$ 26,7 mil.

O presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), defendeu a importância do reajuste do legislativo, que vem sendo severamente criticado pela opinião pública. Para ele, o salário é “justo” se considerada as atribuições dos “representantes do povo”. O presidente eleito para a gestão 2011-2012 da Câmara, Acrísio Sena (PT), evitou comentar a medida e informou que a nova Mesa Diretora irá acatar a “decisão democrática” tomada ontem pelos vereadores.

Líder da oposição na Casa, Plácido Filho, defendeu o reajuste, justificando que “o que causa sangria nos cofres públicos é a roubalheira”. Para ele, trata-se de uma “equiparação salarial”.

Um voto contra

Somente a representante do Psol, Toinha Rocha, suplente do vereador João Alfredo, criticou a medida, alegando que os parlamentares não tiveram o mesmo empenho para reajustar salários de servidores municipais. O Psol é o único partido com representação parlamentar que critica o reajuste salarial dos legislativos federal, estaduais e municipais.

”Os vereadores não se empenharam da mesma forma para o aumento dos motoristas de ônibus e trocadores. O aumento dos funcionários públicos, por exemplo, foi em torno de 6%. Se os parlamentares têm aumento de 61%, toda a população deve ter”, considerou Toinha.

Segundo a vereadora, a assessoria jurídica do Psol está avaliando se fará a devolução mensal do valor reajustado. O receio é de que a sigla seja processada pela devolução, como ocorreu, segundo ela, com João Alfredo em seu mandato na Câmara Federal.

Na votação de ontem, dos 30 vereadores presentes, 29 “permaneceram como estavam” ao serem perguntados pela Mesa Diretora se acatavam o reajuste. Mesmo os 11 vereadores ausentes à sessão assinaram um documento em que aprovavam a medida, à exceção de Elpídio Nogueira (PSB), que está afastado da Casa por uma semana, e Valdeck Vasconcelos (PTB), que está hospitalizado.

(O Povo Online)

Dois Jaguaribanos no secretariado de Cid Gomes.

Bismark Maia de Aracati permanece no Turismo e professor Pinheiro de Jaguaribe foi para a pasta cultura.
Foto: Arquivo.Jaguar

Anuncio oficial do governador Cid Gomes do seu secretariado para o segundo mandato trousse o fortalecimento do Vale do Jaguaribe na sua equipe com a indicação de dois jaguaribano na função de secretario.

A representação ficou nos dois extremos da região, onde no baixo Jaguaribe, Bismark maia filho do município de Aracati continuará respondendo pela secretaria do desenvolvimento do turismo, enquanto que no alto Jaguaribe, a região terá na pessoa do atual vice-governador e deputado eleito, Professor Francisco Pinheiro, a representação politica no executivo, ocupando a pasta da secretaria de Cultura.

Somado a essa representação junto ao governador, a convocação feita pelo governador de Seis deputados estadual para compor o secretariado, garantiu a Limoeiro do Norte e toda microrregião, o ganho de mais um deputado estadual, onde assume Maílson Cruz com a vacância dos parlamentares chamados.

Por: Flávio Costa TV JAGUAR

Aracatiense: Juciê Cunha, a maturidade aos 28

2010 nos deu por companhia Juciê Cunha. Ele enriqueceu o elenco da TV Jangadeiro. Tem 28 anos, mas aparenta bem menos. O 'mais' meeesmo é o que ele imprime a seu trabalho: qualidade.

Nascido onde sopram os melhores ventos do Estado, Aracati, crescido no meio de gente que faz rádio por gosto e vocação... não deu outra! O menino caiu nessa vida de rádio e TV. E, sejamos sinceros, ele o faz com o critério e a responsabilidade de quem tem maturidade.

Juciê Cunha, irmão d´outro cabra bom também [ o Antero Neto, narrador esportivo da TV Verdes Mares ] é o terceiro entrevistado da série que o GENTE DE MÍDIA iniciou neste dezembrino mês.

assita ao vídeo entrevista clicando no link abaixo:
Fonte: http://gentedemidia.blogspot.com

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Em Fortaleza, governo diz que ambulantes são ameaça sanitária

Prefeitura diz que não tem interesse em cadastrá-los porque nenhum deles segue normas mínimas de higiene

Fortaleza, ano a ano, tem tentado oferecer serviços melhores aos turistas brasileiros e estrangeiros que chegam em número crescentes à cidade. O problema é fiscalizar os vendedores ambulantes: nenhum deles é credenciado. “Não há garantia. Não temos interesse de cadastrá-los porque nenhum atende às normas de vigilância sanitária”, afirma Mércia Albuquerque, chefe do distrito de Meio Ambiente e Controle Urbano da área da Praia do Futuro.

Foto: Thiago Mendes

Em outubro, Justiça decidiu que as barracas da Praia do Futuro, inclusive as de massagem, estão proibidas porque ocupam espaço irregular da orla

Do artesanato ao queijo coalho assado na hora, os ambulantes vendem de tudo. Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, conta que muitos clientes se sentem mal depois de ingerir alimentos dos ambulantes. Além das comidas, ela chama atenção para a venda de produtos de bronzeamento, que podem causar alergia. Outra irregularidade recorrente é a exploração do trabalho infantil na venda de ambulantes.

Já as barracas precisam de registro sanitário, obtido na prefeitura, para funcionar. A melhor forma de observar o cumprimento dessa norma é procurar o registro, que deve estar exposto na barraca. De acordo com Ivna Cidrão, chefe do distrito de Vigilância Sanitária da área, a maioria das barracas da Praia do Futuro, uma das mais famosas da cidade, tem registro sanitário e a fiscalização de rotina é feita uma vez por ano em todos os estabelecimentos. Qualquer pessoa pode fazer denúncias pelas ouvidorias da Prefeitura (0800 285 0880), Estado (151) e da Anvisa (0800 642 9782).

Passeio de bugue
Os cuidados com passeios de bugue devem ser tomados ao visitar praias próximas a Fortaleza, como Cumbuco e Prainha. Procure um profissional cadastrado pela prefeitura e credenciado por alguma cooperativa. O passeio é para, no máximo, quatro pessoas e o uso de cinto de segurança é obrigatório. Em outubro, uma turista portuguesa naturalizada francesa morreu em Canoa Quebrada, município de Aracati. Ela estava no banco de trás, sem cinto.

Brincadeira de criança
A faixa de praia é tranquila para a brincadeira de crianças porque não há travessia de veículos. Ainda para os pequenos, algumas barracas oferecem piscinas e brincadeiras com animadores. Mas é preciso estar alerta para assaltos na área próxima ao mar, no calçadão e nas paradas de ônibus. Outra dica de segurança é evitar os entornos das barracas desativadas, 40 no total, segundo Fátima. Segundo ela, as barracas abandonadas “representam um grande problema de segurança”.

Qualidade da água e preços
Antes de cair na água, é preciso verificar quais praias estão próprias para o banho. A consulta pode ser feita no site www.semace.ce.gov.br/servicos/praias/. Também é preciso estar atento aos preços. A pechincha é a regra. Caso passe mais tempo em Fortaleza, vale a pena deixar as compras para a feira noturna da avenida Beira Mar ou para o Mercado Central, onde podem ser encontrados preços melhores.

Barracas irregulares
A Praia do Futuro, na região leste de Fortaleza, abriga um complexo de aproximadamente 160 barracas de praia. Lá, enquanto o visitante toma banho de mar ou apenas descansa na sombra, é possível provar as delícias da culinária local, assistir a shows e ter acesso a serviços como passeio a cavalo e até massagem.

Mas, desde outubro, a permanência das barracas está ameaçada. Decisão da Justiça Federal no Ceará determinou a retirada de todos os estabelecimentos por ocuparem faixa de praia, onde construções são proibidas. A decisão, porém, não é definitiva. Os donos das barracas podem recorrer até janeiro no Tribunal Regional Federal (TRF), no Recife.

Para Fátima Queiroz, o que mantém o turista em Fortaleza são as barracas de praia. “Retirando, será criado um verdadeiro deserto público aqui”, aponta. Ela diz não haver consenso para um novo modelo para os estabelecimentos, mas defende que a padronização, em formato de quiosques, “iria descaracterizar a identidade” da praia.

André Oliveira, turista de Manaus, diz que a estrutura da Praia do Futuro “não tem em lugar nenhum” e que a praia é ideal para levar a família. “Aqui é diferente. A gente acaba ficando mais tempo”, completa André, acompanhado da esposa Marina e da filha Dominique. A pequena, de 4 anos, aproveitava o dia na praia para fazer “tererê” nos cabelos. Kathyana Buonafina, turista de Brasília, conta que as barracas ajudam a levar o filho Pedro de 2 anos e meio para a praia. “Para a gente é muito importante ter barraca. Se retirarem, vai fazer diferença na vinda dos turistas”, opina. Do lado da mãe e do pai, Pedro se divertia num passeio a cavalo na beira da praia.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Mais de 240 mil pessoas já assinaram manifesto virtual contra reajuste dos parlamentares

“As festas de fim de ano não apagaram a indignação do cidadão brasileiro com o aumento de 62% autoconcedido pelos parlamentares há duas semanas. Mais de 240 mil pessoas já assinaram o manifesto virtual contra a elevação do salário de deputados, senadores, ministros de Estado, presidente e vice-presidente da República para R$ 26,7 mil.

Ontem, cerca de 100 estudantes foram contidos na entrada do Congresso, onde pretendiam protestar contra o aumento. Diante da resistência da Polícia Legislativa, o grupo se deslocou para a rampa do Palácio do Planalto, de onde foi retirado cerca de meia hora depois por policiais militares do DF. Também houve protesto semelhante no Congresso na semana passada. Outro ato de repúdio foi prestado, também na semana passada pelo bispo Manoel Edmilson da Cruz. Ele rejeitou, em meio a uma sessão no plenário do Senado, receber uma homenagem, a comenda Dom Hélder Câmara, em protesto contra o aumento.

O abaixo-assinado que circula pela internet tem como primeiro signatário Mauro Eduardo Bearare Júnior. “Esse projeto amplia o abismo entre o Parlamento e a sociedade. É advocacia em causa própria. O percentual de 62% para os parlamentares e mais de 130% para presidente e ministros, diante da realidade brasileira, é evidentemente demasia. Vamos mostrar a indignação do povo brasileiro quanto ao autoritarismo evidente na manipulação do orçamento e dos recursos provenientes de arrecadação de impostos e cofres públicos”, diz o manifesto virtual, indicado ao Congresso em Foco pelo leitor Fagner Nicácio por meio do twitter (@congemfoco).

Senado e a Câmara aprovaram no último dia 15, com agilidade raramente vista no Parlamento, o Projeto de Decreto Legislativo 3036/10, que aumenta os vencimentos de deputados federais, senadores, do presidente e vice-presidente da República e dos ministros de Estado para R$ 26,7 mil. O texto foi aprovado primeiro pela Câmara. Menos de três horas depois, a proposta recebeu o aval dos senadores. Os senadores precisaram de menos de cinco minutos para aprovar o projeto.

A proposta busca equiparar a remuneração dos ocupantes desses cargos com a dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo salário entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2011, quando começa a próxima legislatura.

Nas duas Casas, a votação foi simbólica, modalidade em que não há declaração de voto por cada parlamentar. Na Câmara, porém, foi possível identificar os deputados que aprovaram o regime de urgência, medida que permitiu a votação relâmpago da proposta, como mostrou o Congresso em Foco.”

(Congresso em Foco) Fonte: Eliomar de Lima


Acabei de assinar.

O acesso à petição vai abaixo. No momento, já beira aos 243.000.

A meta é um milhão!
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4596

Sandro Guimarães

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bismarck Maia segue na Secretaria de Turismo do Ceará

O governador do Ceará Cid Gomes anunciou oficialmente os nomes dos indicados para o secretariado do seu segundo mandato, que se inicia dia 1º de janeiro. Ferrucio Petri Feitosa está confirmado para a nova Secretaria Especial da Copa. Já o atual secretário de Turismo, Bismarck Maia, se mantém no cargo. Ele fica no cargo por quatro anos.

"Muito obrigado a todos. Fica meu compromisso de muito trabalho com o máximo de eficiência e respeito ao povo", disse Bismarck Maia, ao agradecer o convite do governador. Maia atuou dee 1991 a 1995 como Diretor de Turismo do Estado, no Governo Ciro Gomes. Neste período, participou do fortalecimento do Ceará como destino nacional e iniciou a internacionalização do turismo, com a conquista dos primeiros vôos regulares, oriundos da Argentina, Itália e Estados Unidos.

Em conjunto com colegas de outros estados do Nordeste, participou da formulação e concepção do primeiro programa de investimento do setor, o Prodetur Nordeste e oportunizou a construção do novo Aeroporto Internacional Pinto Martins e a construção da CE-085.

Fonte: Folha do Turismo. Mercados & Eventos
http://www.mercadoeeventos.com.br

Confira o Perfil do Secretariado

Governador Cid Gomes anunciou secretariado para 2011

Gabinete do Governador

Ivo Ferreira Gomes, 43 anos.

Filiação Partidária: PSB

Nascido em Sobral. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É mestre em Direito pela Harvard University (EUA). Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002. É reeleito em 2006 e em 2010. Ocupou o Gabinete do Governador de 2007 a abril de 2010.

Secretaria Chefe da Casa Civil

Arialdo de Mello Pinho, 60 anos.

Filiação Partidária: Nenhuma

Natural de Lima Duarte, em Minas Gerais. Cursou Economia, Administração e Ciências Sociais. No início da década de 1970, Arialdo instalou, no Piauí, a primeira fazenda de criação de camarão do Brasil. Em 1984, Arialdo, com inspiração nos maiores parques aquáticos do mundo, criou o Beach Park. Em 2006, Arialdo Pinho foi convidado para ser o coordenador da campanha de Cid Gomes ao Governo do Estado. Arialdo é convidado para ocupar a Secretaria da Casa Civil. Em 2010, volta a coordenar a campanha de reeleição de Cid Gomes e de Dilma Rousseff à Presidência da República. A duas campanhas saem vitoriosas.

Secretaria da Fazenda

Carlos Mauro Benevides, 51 anos.

Filiação Partidária: PSB

Natural de Fortaleza. É economista formado pela Universidade de Brasília, como doutorado pela Universidade de Vanderbilt. É professor concursado da Universidade Federal do Ceará. Sua trajetória política iniciou-se quando assumiu a Secretaria de Finanças de Fortaleza na gestão de Ciro Gomes. Em 1990 foi eleito deputado estadual. Licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Planejamento do Ceará. Foi reeleito para a Assembleia Legislativa em 2002, 2006 e 2010. Foi secretário da Fazenda de 2007 a abril de 2010.

Procuradoria- Geral do Estado

Fernando Antônio Costa Oliveira, 46 anos.

Filiação Partidária: nenhuma

Natural de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC. Contencioso e Consultoria em Direito Público, desde 1988. Contencioso e Consultoria em Direito Eleitoral, desde 2002. Procurador da Fazenda Nacional no Estado do Ceará, desde 1993. Procurador Geral do Estado do Ceará, no período de janeiro de 2007 a maio de 2010. Procurador Chefe da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no período de fevereiro de 1997 a fevereiro de 2003.

Controladoria Geral do Estado (CGE)

João Alves de Melo, 70 anos

Filiação Partidária: PMDB

Natural de Iguatu. É formado em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Análise e Avaliação de Projetos, pelo Instituto de Pesquisas Econômicas - IPE, da Universidade de São Paulo – USP. É bacharel em Administração Pública, pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Administração pela Uece. Doutorando pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ocupou cargos no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a partir de 1973, tendo ocupado a presidência do Banco de 1992 a 1995. João Mello ocupou diversos cargos na administração pública.

Secretaria da Educação

Maria Izolda Cela Coelho

Filiação Partidária: PT

Natural de Sobral. Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Secretária de Educação de Sobral de 2005 a 2006 Atualmente titular da pasta da Secretaria de Educação do Estado do Ceará de 2007 à 2010.

Conselho Estadual de Educação

Edgar Linhares Lima, 81 anos.

Filiação Partidária: PSB

É natural Santa Quitéria (CE). É formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É especialização em planejamento educacional. Foi diretor de escolas no Piauí, São Paulo, Brasília e Ceará. Assessor da Secretaria Geral do MEC de 1979 a 1986. Tem 62 anos de Magistério.

Secretaria da Saúde

Raimundo José Arruda Bastos, 55 anos.

Filiação Partidária: PCdoB

Natural de Fortaleza. É médico, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1979, com especializações em saúde pública, gestão em saúde, oncologia e ainda em administração de serviços de saúde e administração hospitalar. É servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado como médico no Hospital da Polícia Militar do Ceará. Arruda Bastos é secretário da saúde do Estado. Assumiu a Secretaria da Saúde em abril deste ano.

Secretaria da Cultura

Francisco José Pinheiro, 56 anos

Filiação Partidária: PT

Natural de Jaguaribe. Como professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará. Francisco Pinheiro é graduado em História, pela Universidade Federal do Ceará; concluiu especialização em História da Igreja na América Latina, na PUC-SP; mestrado e doutorado em História Social na Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente Pinheiro lançou a obra "Notas sobre a Formação Social do Ceará", resultado de sua tese de doutorado. Ex-vereador de Fortaleza, Pinheiro foi por dois mandatos presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza e ocupou o cargo de Secretário da Regional IV. Atualmente vice-governador, foi eleito deputado estadual nas últimas eleições.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Evandro Sá Barreto Leitão, 43 anos.

Filiação Partidária: PDT

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Edson Queiroz (Unifor). Bacharel em Direito – Faculdade Integrada do Ceará ( FIC ). Especialista em Marketing com Ênfase em Serviços e Turismo. Auditor Adjunto da Receita Federal do Estado do Ceará. Presidente do Ceará Sporting Clube.

Secretaria do Esporte

Esmerino Oliveira Arruda Coelho Junior (Gony Arruda) - 38 anos

Filiação Partidária: PSDB

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Cândido Mendes (RJ). Reeleito em 2010 para o quarto mandato de deputado estadual. Primeiro Vice- Presidente da Assembleia por dois mandatos (quatro anos ) função atual 2007 – 2011, primeiro secretário da Assembleia por dois mandatos (quatro anos ) 2003- 2007, presidente da Frente Parlamentar pela Copa do Mundo FIFA 2014 em Fortaleza (CE) desde 2007.

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior

René Teixeira Barreira

Filiação Partidária: PSB

Cearense de Jaguaribe, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Sociologia Política pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris e especialista em Gestão de Universidades pela Organização Universitária Interamericana, em São Carlos (SP) e Quebec, Montreal e Toronto no Canadá. Professor da Universidade Federal do Ceará exerceu nesta instituição diversas funções: presidente da Associação dos Docentes, Diretor do Centro de Humanidades por dois mandatos (1983-87 e 1991-95), Pró-reitor de Extensão (1995-99), Vice-Reitor (1999-2004) e Reitor (2004-07). Presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses no período 2005-06. É Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado.

Mariana Lobo, Cel. Joel Brasil, Fco. José Bezerra e Adail Fontenelle (abaixo)

Secretaria da Justiça e Cidadania

Mariana Lobo Botelho Albuquerque

Filiação Partidária: Nenhuma

Defensora Pública do Estado do Ceará desde 2003. Formada em direito pela Universidade de Fortaleza. Especialista em processo penal pela ESMEC-UFC. Ex-presidente da Associação dos Defensores Público do Ceará 2008-2010 .Vice-Presidente da associação nacional dos defensores públicos. Membro da AIDF- associação interamericana de defensorias Públicas. Foi membro da Comissão Especial de Direitos Humanos da Presidência da República no Ceará para estudo da atuação do grupo de extermínio no Ceará. Foi membro da comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil 2008-2009. Participou de vários eventos nacionais e internacionais sobre acesso à justiça, direitos humanos e políticas públicas.

Casa Militar

Coronel Joel Costa Brasil, 48 anos.

Filiação Partidária: nenhuma

Natural do Rio de Janeiro. Coronel da Polícia Militar do Ceará. É Mestrando Profissional em Economia do Setor Público, especialização em Gestão Pública. Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgar Facó. Desenvolveu e coordenou o Programa de Governo Ronda do Quarteirão. Secretário Executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (2007-2010 ).

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Francisco José Bezerra Rodrigues, 45 anos.

Filiação Partidária: Nenhuma

Natural de Fortaleza. Coronel da Polícia Militar do Ceará. Foi Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará (2007/2010). Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Policia Militar do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar de Brasília; Curso Superior de Polícia, pela Academia de Polícia Militar do Ceará. Possui vasta formação na área policial, com vários cursos realizados tanto no exterior quanto no Brasil, principalmente no trato de situações de alta complexidade. Atuou em diversas situações como instrutor policial nas mais diversas áreas, principalmente na área de gerenciamento de crises e abordagem policial. Segue abaixo relação de cursos. Cursos no Brasil: Curso de Gerenciamento de Crises – SSPDS/Ce; Comando e Controle de Grupos de Operações Especiais em Situações de Alta Complexidade – Curitiba-PR; Curso de Negociador de Crises – SSPDS/CE; Curso de Instrutor Policial de Combate em Ambiente Confinado / Perito Atirador – Curitiba-PR; Curso Avançado de Instrutores Multiplicadores de Tiro Profissional - Modalidade Psicologia do Tiro – SSPDS/CE; Resgate de Reféns e Operações de Alto Risco – Curitiba-PR; Patrulhamento policial de alto risco – Curitiba-PR; Curso de Multiplicadores de Qualidade e Participação – Escola Nacional de Administração Pública de Brasília; Estágio sobre Atividade de Inteligência – Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Estado do Ceará; Treinamento sobre as técnicas de investigação ocorridas em meio de pagamento magnético e eletrônico – Caixa Econômica Federal; Cursos Internacionais: Especialização Técnica em Segurança Pública pela Associação dos Chefes de Polícia de Ohio-EUA; Operações Policiais Especiais – Hollywood, Flórida – EUA; Operações Táticas Avançadas – Espanha; Seminário de Segurança Interna, Projeto Cidade Segura ISRAEL-BRASIL, promovido pelo Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv; Entradas Explosivas e Táticas – Memphis – EUA; Manuseio de Explosivos –Memphis – EUA; Proteção de Dignitários – Hollywood, Flórida – EUA; Curso sobre Agentes Químicos e Munições de Impacto Especial – EUA.

Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)

Francisco Adail de Carvalho Fontenele, 61 anos.

Filiação partidária: PRB

Natural de Viçosa do Ceará. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos na UFC, com especialização em saneamento básico. Iniciou suas atividades profissionais em 1974 na Prefeitura de Fortaleza. Ingressou no magistério público superior em 1977, como professor da Uece. Em 1994 assumiu a Secretaria do Transportes, Energia, Comunicação e Obras (Seteco). No ano seguinte, assumiu a diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado, ficando no cargo até dezembro de 2006, assumindo em janeiro de 2007 a Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra).

Secretaria dos Recursos Hídricos

César Augusto Pinheiro, 61 anos

Filiação Partidária: PMDB

Natural de Senador Pompeu. Formado em Sociologia e Política. Pós-graduado em administraçõ pública. Foi chefe de gabinete da Secretaria dos Negócios Metropolitanos de São Paulo (1983/1986), chefe de gabinete da Vice-Governadoria de São Paulo (1987/1990), assessor da presidência da Assembleia de São Paulo (1991/1992), integrou a administração do prefeito Antonio Cambraia (1993/1996), coordenador do PMDB (1997/2003), diretor de infraestrutura hídrica do DNOCS (2003/2006) e secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (2007/2010).

Secretaria das Cidades

Camilo Santana, 42 anos.

Filiação Partidária: PT

Natural do Crato. Engenheiro Agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Foi Presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e Diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC. É servidor público federal concursado do Ibama, ocupando a função de analista ambiental e professor do Curso de Saneamento Ambiental do Instituto Centec em Juazeiro do Norte, onde foi coordenador. Foi Superintendente adjunto do Ibama no Estado do Ceará em 2003 e 2004, e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010. Foi eleito deputado estadual mais votado na última eleição (out/2010), com 131.171 votos.

Conselho de Gestão e Política do meio Ambiente (Conpam)

Paulo Henrique Lustosa – 42 anos

Filiação Partidária: PMDB

Natural de Fortaleza. É administrador de empresas com especialização em Administração Financeira e mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Deputado federal eleito em 2006.

Conselho de Desenvolvimento Econômico

Ivan Rodrigues Bezerra

Filiação Partidária: PSB

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Ivan Rodrigues Bezerra preside o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Criou uma das maiores empresas brasileiras da indústria têxtil, a TBM – Têxtil Bezerra de Menezes. Também ocupou a presidência de um dos maiores bancos brasileiros, o Banco Industrial do Ceará – BICbanco. Como líder empresarial presidiu o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Ceará em três mandatos. Ivan Bezerra ocupou ainda a vice presidência da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. Na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ivan Rodrigues Bezerra tem integrado a composição da diretoria da FIEC.

Secretaria do Turismo

Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, 53 anos.

Filiação Partidária: PSB

Natural de Fortaleza. Secretário do Turismo do Estado do Ceará, desde 2007. É atualmente presidente da Fundação CTI, órgão colegiado de Secretários do Nordeste. Presidiu por dois anos (março de 2007 a março de 2009) , o Fórum Nacional dos Secretários de Turismo do Brasil, onde articulou com o Ministério do Turismo , a criação do Prodetur Nacional. Em 1990, exerceu mandato de Deputado Estadual. De 1991 a 1995, foi Diretor de Turismo do Estado, no Governo Ciro Gomes. De 1995 a 2002, exerceu o cargo de Diretor de Economia e Fomento, da Embratur. Em 2002, foi eleito deputado federal.

Secretaria do Desenvolvimento Agrário

José Nelson Martins de Sousa, 51 anos.

Filiação Partidária: PT

Natural de Hidrolândia (CE). É engenheiro agrônomo, bancário e deputado estadual. Foi eleito, em 2002, com 29.322 votos, e reeleito, em 2006, com 46.103 votos. Ingressou por concurso público no Banco do Brasil e foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, por dois mandatos consecutivos. Foi eleito vereador, em 1996, com 4.912 votos e reeleito, em 2000, com 10.703 votos. É atualmente líder do Governo na Assembleia.

Secretaria Especial da Copa

Ferruccio Feitosa, 41 anos.

Filiação Partidária: PSB

Nascido em Fortaleza. Empresário, Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Trabalhou na área de transportes por 21 anos. É karateca faixa preta 6º DAN e professor de Karatê desde 1990. É atualmente secretário do Esporte (2007/2010) . Em sua gestão, o Ceará se destacou por ser o único estado brasileiro com cobertura esportiva em 100% do seu território, gerando oportunidade de empregos diretos a mais de 1.500 pessoas e atendendo mais de 60 mil atletas e estudantes diariamente. É interlocutor da Sede Fortaleza na Copa do Mundo, junto ao Comitê Organizador Local LOC/ FIFA e Governo Federal.

Secretaria da Pesca

Flávio Bezerra da Silva, 49 anos

Filiação Partidária: PRB

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte. O deputado federal Flávio Bezerra, é empresário, mergulhador off-shore, pescador profissional artesanal e professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Antes de iniciar sua vida pública foi oficia do Exército, trabalhador de Terminal da Petrobras, em Guamaré-RN; Foi delegado sindical, filiado ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Atividades Subaquáticas e Afins, no Rio Grande do Norte. Em 2006, elegeu-se deputado federal pelo Ceará, tendo assumido como sua principal bandeira na Câmara dos Deputados, a defesa da atividade pesqueira. Logo no início de seu mandato, em 2007, criou a Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura que contou com a adesão de 209 deputados e 10 senadores.

Líder do Governo – Antonio Carlos Freitas.

* Os titulares da Secretaria do Planejamento do Gestão e da Controladoria Geral de Segurança serão anunciados até o dia 31 de dezembro.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6247)