quinta-feira, 31 de março de 2011

GPontes promove reunião com a comunidade Aracatiense

O foco é discutir as questòes socioambientais referentes a duplicação da ponte Juscelino Kubitscheck.

Nesta sexta-feira (01), a equipe do Projeto GPontes vai realizar um encontro envolvendo a comunidade escolar e moradores de Aracati. O evento acontecerá no SESC Ler, bairro Pedregal, com início previsto para as 19 horas. Lideranças comunitárias e representantes de órgãos municipais são aguardados para o evento.

O objetivo é abrir um canal de comunicação entre autoridades locais, escola e moradores, de modo a entender melhor as questões socioambientais e as adequações geradas pela obra de duplicação da Ponte Juscelino Kubitscheck, sobre o Rio Jaguaribe – BR-304.

O evento encerra a programação da segunda campanha do Projeto GPontes em Aracati, que desde segunda-feira (28) está no município promovendo a educação socioambiental para públicos diversos – operários da obra, alunos e professores.

O Projeto GPONTES é uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O objetivo é cumprir as licenças emitidas por órgãos ambientais, para liberação e legalização de obras em pontes e rodovias.

Mais informações::

Davi Perez - (88) 9680-5452 / (41) 8481-7959 / (41) 3361-3371

jornalismo@itti.org.br / davi.perez@hotmail.com

Celestino: "Iremos discutir a Icapuí que queremos"

Em entrevista ao Blog do vereador Marcos Nunes, o presidente municipal do PCdoB-Icapuí, Celestino Cavalcante (FOTO), falou sobre sucessão municipal de 2012.

Segundo o dirigente comunista, “o PCdoB está respaldado para colaborar e elevar o nível do debate nas próximas eleições”. “Ver Icapuí com um olhar mais amplo”. Este é o espírito do PCdoB neste período que antecede as eleições municipais de 2012. O dirigente comunista explicou que essa não é uma iniciativa exclusiva do diretório municipal em Icapuí, mas sim, uma orientação para todo o Brasil. “Nacionalmente, o PCdoB vive um processo de crescimento e fortalecimento da legenda objetivando ampliar ainda mais espaços.

Neste sentido, deveremos apresentar candidaturas próprias em diversas cidades, em Icapuí entendemos que o PC do B pode e irar dar essa contribuição aos icapuiense”, reforçou. Celestino ratificou a importância das eleições de 2012 para o município. “Neste ano vivenciaremos um processo de construção, pois iniciaremos novo período de conferências estaduais e municipais onde teremos a oportunidade de debater política e traçar projetos para os municípios”.

Segundo o dirigente, o partido pretende realizar várias plenárias de base com o intuito de pensar um projeto político para cidade. Além do projeto eleitoral, Celestino também considera importante o debate que será feito durante o processo de discussão nas plenárias que seja feito o debate sobre a organização dos movimentos sociais, a participação da sociedade civil nos sindicatos, entidades estudantis, associação de moradores.

Eleições 2012 O presidente Municipal do PCdoB-CE disse que o partido já iniciou seu processo de mobilização para as eleições de 2012. “Após várias reuniões do Comitê municipal, avaliamos que temos legitimidade para lançar candidatura própria para disputar a prefeitura, projeto que o partido também tem para outros municípios cearenses”.

Segundo o comunista, a intenção é promover debates, filiar novos quadros, eleger mais vereadores e intensificar a atuação do PCdoB no município. “Até o final de setembro, viveremos um momento de muito revolvimento no Partido”. Iremos discutir a preparação para o projeto eleitoral. “Nosso espírito não é de rompimento de aliança nem de revanchismo”. Para nós comunistas, a intenção do PCdoB é contribuir e elevar o debate nas próximas eleições. “O Partido procura seu espaço”. “É natural, neste momento, que a gente apresente nossas lideranças”, considera.

O dirigente comunista também afirma “logicamente que iremos buscar alianças com os demais partidos aliados para aprimorar, democratizar, de forma plural, o projeto político que pretendemos oferecer aos munícipes em 2012”. Emendou o dirigente comunista.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) Racista, Preconceituoso e Asqueroso.

Colegas representam contra Bolsonaro; deputado quer se explicar. O deputado disse querer dar explicações no Conselho de Ética da Casa.
Foto: Agência Brasil

Mais de 20 deputados protocolaram nesta terça-feira três representações contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) pelas declarações consideradas racistas feitas ao programa CQC, da TV Bandeirantes, veiculado na noite de segunda-feira. Hoje, ele pediu sua própria convocação pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara para prestar esclarecimentos sobre a entrevista.

Durante o programa, em resposta à cantora Preta Gil, que perguntou ao deputado o que ele faria se seu filho se apaixonasse por uma mulher negra, Bolsonaro respondeu: "Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu". O deputado afirmou em nota divulgada nesta terça-feira que entendeu errado a pergunta e achou que a artista se referia a uma relação homossexual.

"Se eu fosse racista, nunca diria isso na televisão, não sou louco. Mas não tenho qualquer problema com isso, tenho funcionários negros, minha esposa é afrodescendente, e meu sogro é mais negro que mulato", afirmou. Bolsonaro se defendeu dizendo que não é homofóbico, mas acredita que "o Estado brasileiro não pode apoiar esse tipo de comportamento que atenta contra a família e o lar dos brasileiros".

De acordo com o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), uma das representações foi feita pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), com um pedido de abertura de processo contra Bolsonaro no Conselho de Ética da Casa. Além disso, os parlamentares também ofereceram denúncia ao Ministério Público Federal.

"Consideramos as declarações dele racistas. Ele pode sofrer um processo penal. O Ministério Público não precisaria ser provocado, mas foi e vai se manifestar e abrir um processo contra ele (Bolsonaro). O Código Penal prevê até prisão para o crime de racismo", disse o deputado Brizola Neto.

Além disso, o conteúdo das declarações de Bolsonaro será levado ao Conselho Nacional de Direitos Humanos para que ele "tome as providências necessárias", segundo Brizola Neto. Além do pedetista, subscrevem as representações o deputado Jean Wyllis (Psol-RJ), militante da causa gay e homossexual assumido, e Manuela d'Ávila (PCdoB-RS).

Com informações da Agência Câmara.

Luciana Cobucci


Direto de Brasília
Links relacionados

Aracatiense Bruno Costta hoje foi atração no Programa 'Comédia MTV'

O Aracatiense Bruno Costta com seu 'Forró do Twitter' passou hj no @ e ja ta no site da MTV:
* Após clicar no player voce passa p/ parte 3 na seta.

Parabéns Bruno
Para assistir o vídeo e outros de autoria do artista direto no youtube basta acessar;
http://www.youtube.com/flogaobrunocostta

terça-feira, 29 de março de 2011

Bolsonaro causa polêmica com Preta Gil no CQC

O quadro O Povo Quer Saber do CQC desta semana teve o polêmico Deputado Federal Jair Bolsonaro. As perguntas feitas pelo povo e respondidas pelo Deputado, que está em seu 6º mandato parlamentar em Brasília, chocou muita gente e suscitou as mais variadas discussões.

Depois de afirmar que tem saudades da ditadura militar, defender a tortura e criticar a presidente Dilma Roussef, Bolsonaro disse que jamais correria o risco de ter um filho homossexual. No final do quadro a cantora Preta Gil questionou o político sobre como reagiria caso seu filho namorasse uma negra. A resposta, para surpresa geral, foi que ele não corria esse risco, já que seus filhos não foram criados num ambiente de promiscuidade como ela.

Os integrantes da bancada do CQC até pensaram que Bolsonaro havia entendido mal a pergunta de Preta Gil, mas pelas respostas anteriores do Deputado é muito difícil acreditar nesta possibilidade.

Bolsonaro é contra a união civil homossexual no congresso, e já chegou a declarar que os filhos tornam-se homossexuais por “falta de porrada” em vários veículos de imprensa, inclusive no próprio CQC.

Preta Gil, falou em seu twitter que estudará um processo contra o Deputado Bolsonaro e agradeceu ao CQC pela matéria e a prova do crime.


Preta Gil

Racismo é crime!!!! e ele assume que o é!!!!! e conto com o apoio de vocês e na realidade vamos agradecer ao CQC que nos deu a Prova maior!!




Fonte de Pesquisa

Muita gente questionou a exibição deste tipo de matéria e convidado no CQC. A Equipe do CQC Blog acredita que esse tipo de situação mostrada no programa leva mais pessoas a conhecerem de verdade quem são os representantes que nós elegemos.

Mostrar matérias chocantes, como tem acontecido também no quadro Identidade Nacional, faz com que as pessoas saiam da sua zona de conforto e veja como 'funciona' a sociedade de verdade. O racismo, discriminação e preconceito estão ai para quem quiser ver. Muitas vezes no seu bairro, na sua escola, no seu trabalho e até dentro da sua casa. Acreditamos que os veículos de comunicação, assim como todo cidadão, tem o compromisso de mostrar, denunciar este tipo de ação.

Enquanto nós fecharmos os olhos e fingirmos que o preconceito é algo que não merece ser avaliado, é esse o tipo de representantes que elegeremos. Ações e medidas devem ser tomadas. Preconceito é crime e tem que ser punido!

Outras postagens citando Jair Bolsonaro no Blog http://www.cqcblog.com/search/bolsonaro
fonte http://www.cqcblog.com/2011/03/bolsonaro-causa-polemica-com-preta-gil.html

TESTES EM AGOSTO. ExpoCeará com acessos em dezembro e ponte em estudo

Setur anunciou também a mudança do nome do Centro de Feiras e Eventos, que passa a se chamar ExpoCeará

Um projeto que fará a ligação entre a Av. Washington Soares e a Cidade 2000 foi anunciado ontem pelo secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia, em reunião que anunciou o mês de dezembro como a data final para conclusão dos túneis de acesso ao novo Centro de Feiras e Eventos, que passa a ser chamado de ExpoCeará, a partir de agora.

Com 70% das obras concluídas em uma área de 152,6 m², o investimento de R$ 328 milhões teve aplicação mais intensa na parte leste, cuja conclusão está prevista para o fim do ano
FOTO: DIVULGAÇÃO

Fac-símile de 18/03/11 quando o Diário informou com exclusividade que o equipamento deve ficar pronto em dezembro deste ano


ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA (REPÓRTER)
Leia matéria completa no http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=955021

Energia eólica: Meio ambiente em Icapuí protegido

Algo me inquietou na audiência pública realizada no dia 25/03 na Câmara Municipal sobre energia eólica, a quantidade de pessoas que se mostraram árduos defensores do meio ambiente em Icapuí, lembro-me com tristeza que no início da virada do século alguns figurões desta cidade se juntaram com um americano conhecido pela alcunha de Mike Laiane para destruir os manguezais do ecossistema da Barra Grande. Munidos de um discurso fácil que o empreendimento da carcinicultura a época geraria emprego e renda para população icapuiense, destruíram uma quantidade significativa de mangues naquela área. Atualmente muito me alegra que aqueles que no passado se associaram por motivos até hoje desconhecidos para implementar ações de degradação aos manguezais na nossa cidade, estejam tão “empenhados” em afugentar para longe as usinas de energia eólica do nosso município, ou no mínimo colocá-las em locais mais apropriados do que dunas e manguezais.
Quero acreditar de verdade que estas pessoas que fazem a administração municipal fizeram um exame de consciência - capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente - e perceberam que no mundo atual não é possível colocar os interesses particulares ou de pequenos grupos acima dos interesses da coletividade principalmente no aspecto ambiental. Mesmo assim, infelizmente uma grande parcela dos que detém o poder político em nosso município não tem por hábito por na pauta de prioridades a questão ambiental quando o assunto envolve volumo$a$ quantias em dinheiro.
Na verdade o que é de se estranhar é que grupos que até ontem enveredavam pela lógica do desrespeito ao meio ambiente, em tão pouco tempo tenham se apropriado de uma compreensão tão nobre em defesa dos recursos naturais em Icapuí, de modo a permitir que a população possa desfrutar de direitos até então negados que é discutir o paradigma de desenvolvimento que melhor se adequa as comunidades que se encontram envolvidas em projetos que proporcionam algum tipo de impacto ambiental e social. Entretanto, este mesmo grupo político que está a frente da gestão em nosso município tem negado a população direitos básicos como: saúde, educação de qualidade, moradia, saneamento básico, esporte, cultura e lazer. Como dizia o ditado. QUE DUM MISTÉRIO!
Fonte: Marcos Nunes
Compilado de http://www.peixegordo.com

Moradores de CUMBE/Aracati procuram ouvidoria da câmara Municipal para denunciar direito a acesso a praia cerceado

Cumbe. Praia deserta, sem infra estrutura, com dunas, lagoas e faixa de areia fofa. Há um povoado, que empresta seu nome à praia, por trás das dunas. Limita-se aoeste com a foz do Rio Jaguaribe, o maior rio temporário do Brasil, que divide os municípios de Aracati e Fortim. Informações do Guia BOA www.blocoboa.com.br

O vereador José Raimundo fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracati para fazer esclarecimentos sobre o problema que vem afligindo os moradores das comunidades de Cumbe e Canavieira e da cidade de Aracati que precisam se deslocar a Praia daquela localidade. Os moradores procuraram a ouvidoria da Câmara para denunciar a proibição do acesso publico a algumas áreas das dunas e acessos à praia, por parte da empresa Bons Ventos que tem instalado uma usina eólica na região contestada. O vereador, juntamente com o ouvidor da casa, Luiz Carlos Nobre, visitaram a localidade para conferir em foco a situação. Após contato com a empresa, o vereador, estabeleceu um plano de ações a serem realizadas por parte do governo municipal e da empresa com o objetivo de solucionar o impasse.
Fonte: www.camara.aracati.net

Nova data para vinda do Ministro do Trabalho Carlos Lupi em Aracati

FÓRUM COM A PRESENÇA DO MINISTRO CARLOS LUPI SERÁ DIA 09 DE ABRIL ÀS 4 HORAS DA TARDE NA CÂMARA MUNICIPAL

O PDT comunica a todos que a data da plenária do FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS com a presença ilustre do Ministro do Trabalho Carlos Lupi, teve e nova e definitiva alteração: SERÁ NO SÁBADO, DIA 09 DE ABRIL, ÀS 4 HORAS DA TARDE, NA CÂMARA MUNICIPAL e não mais na sexta como havia sido divulgado antes. A mudança de data, agora em definitivo, se justifica pela necessidade de adequação do nosso Fórum à agenda do Ministro que, na sexta, se encontrará com o Governador Cid Gomes.

A Comissão Organizadora

Ceará: A luta do Cumbe

Por Rodrigo de Medeiros

O Cumbe, comunidade do Município de Aracati-CE, tão rico em cultura, como rico em violações. As sociedades cearense e brasileira devem olhar para esta pequena comunidade do litoral cearense. Nela poderão se vê as suas origens, poderão se vê os seus descasos, os seus desmandos, os caminhos que escolhe para o desenvolvimento de poucos e a invisibilidade ou aniquilação de muitos.

Comecemos pelo nome que é de origem africana e que pode dar luz à sua identidade. O Professor de História da Comunidade, João do Cumbe, também fala da expedição científica de Dom Pedro II, que passou pela localidade e registrou com admiração os cata-ventos, os moinhos de vento em grande quantidade, para irrigar os canaviais dos diversos engenhos que havia na região. Cumbe terra que mantém o Sebastianismo, em relatos de lavadeiras nas lagoas entre as dunas, que ouvem a cavalaria, com seus tambores, do Rei Dom Sebastião, com alguns até chegando a ver o próprio Rei. O Cumbe de calungas, fantoches para a meninada. O mesmo Cumbe de histórias de espíritos e de sítio arqueológico milenar…

Sítio arqueológico que empresa de energia eólica e o governo do PAC quiseram desdenhar, frente ao “desenvolvimento”. Se não fosse a grita da comunidade e dos parceiros da sociedade civil organizada, não estaria hoje o IPHAN trazendo museu para o local. Energia eólica, a energia limpa que, pasmem, ameaça impedir a comunidade de ter acesso a sua praia e as seguintes lagoas: Lagoa do Murici, Lagoa do Capim (do Pituca), Lagoa da Lucrécia, Lagoa da Maria do Vale, Lagoa do Zé Tarcísio, Lagoa do Padre, Lagoa do Manoel de Pedro Chico e Lagoa do Urubu.

Comunidade do Cumbe já tão sofrida com a carcinicultura (criação de camarão), que destrói seus manguezais, destrói seu modo de vida por promessas de “desenvolvimento”, de empregos que nunca vêm. Apenas, como sempre, vem o prejuízo da sustentabilidade das famílias. A carcinicultura defendida pelo Tribunal de Justiça, em decisão recente, por proteger estes poucos empregos, sem ver o tamanho do passivo deixado. Carcinicultura cujo fazendeiro tenta impedir o acesso da comunidade do Cumbe ao seu cemitério secular, insultando a sua memória, desrespeitando a sua cultura.

Mas este Cumbe, que sofre com tantas mazelas, a partir da privação do coletivo, da concentração de terra e poder, é o mesmo Cumbe que, a partir de seu coletivo, mostra que resiste, que segue em frente. Assim, quisemos, aqui, compartilhar um pouco do que sofre o Cumbe, mas, principalmente, da força cultural, da força da comunidade que deve fazer despertar ações que colaborem com o real bem estar das pessoas do local, escolhas referenciadas na vida comunitária.

http://www.portaldomar.org.br/blog/portaldomar-blog/categoria/noticias/a-luta-do-cumbe

Fonte: Racismo Ambiental

compilado de http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=43189

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Aracati

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Aracati - Reforma e Requalificação Pintura-Sonorização-Luminotécniva entregue ao povo em 26-03 2011

















Fotos: Por Aldo Aracati (via orkut)
veja mais fotos em http://jailsonrc.blogspot.com

Plantão Policial de Icapuí e Aracati do ultimo fim de semana

Dia 26.03.2011 (sábado) - Por volta das 03h00min, na localidade de Ibicuitaba, distrito de Icapuí-CE, foi abordado DAMIÃO BEZERRA (nascido em 14/12/1976, desocupado, casado, natural de Mossoró-RN, residente na Vila Chico Dantas, s/nº) é apontado como autor do furto a bolsa, que continha os referidos objetos: 01(um) celular Samsung, 01(um) óculos esporte, 01(um) perfume, carteira porta-cédula com a quantia de R$150,00(cento e cinquenta reais), vários cartões bancários e de crédito e documentos pessoais da vítima GASPAR PINHEIRO BRILHANTE (advogado, natural de Mossoró-RN, os objetos foram recuperados e o autor do delito foi autuado em flagrante por crime de furto, conforme Art. 155 do CPB, na USI de Aracati.

Dia 27.03.2011 (sábado), por volta das 02h30min, na CE 123, na localidade de Tracoen, zona rural de Itaiçaba-CE, depois de informações repassadas por populares foi encontrado o veículo Ford/Fiesta, ano 2005, cor prata, placas HXR 5311, em nome do Banco J Safra S/A, o qual havia incendiado, não se sabendo até o momento se o incêndio foi criminoso ou acidental, já que no local não havia nenhuma pessoa e ninguém havia procurado a polícia para registrar o fato. Vale salientar que de acordo com consulta realizada na Rede Infoseg, o veículo encontra-se sem nenhuma restrição.

Dia 27.03.2011 (domingo) – Por volta das12h10min, na cadeia pública de Aracati-CE, no encerramento da visita, houve uma confusão na cela 06, da ala 02, onde MARCIO SILVA DA COSTA (26 anos, vulgo “Marcio Pesão”, natural de Acarau-CE, residente na Rua São Pedro, nº 1232, bairro Várzea da Matriz, em Aracati), o mesmo foi agredido por vários presos, sofrendo várias perfurações de cossoco pelo corpo. Que em decorrência disso os presos FRANCISCO ALISSON DA COSTA SILVA (20 anos, natural de Aracati, que responde ao art. 157 do CPB), que foi transferido da cela 06 para a cela 02, que em outro tumulto foi lesionado a cossoco no cotovelo esquerdo; e IRIVAN GOMES MATIAS, vulgo “PETECA” (25 anos, natural de Aracati-CE, que responde ao art. 33), que foi transferido da cela 06 para a cela 03, onde foi agredido, vindo a quebrar o braço esquerdo. Os tumultos foram contidos pelos PM de serviço na referida unidade carcerária, bem como pelo reforço PM enviado para lá, sendo os presos lesionados conduzidos ao hospital local onde foram atendidos, sendo que IRINEU foi transferido para Fortaleza, devido à gravidade da lesão.

Dia 27.03.2011 (domingo) – Por volta das 20h00, no distrito de Cumbe em Aracati, EUNILTON DE FREITAS ARAUJO, 47 anos, natural de Russas, e sua amasia ERICA AZEVEDO DA SILVA, 29 anos, natural de Aracati, sofreram uma tentativa de homicídio praticada pelo o individuo MARCELO HENRIQUE DO NASCIMENTO NOGUEIRA, 19 anos, natural de Aracati, o qual efetuou 02 (dois) disparos de espingarda (fabricação artesanal), calibre 12, contra as vitimas, porém, os mesmos não foram atingidos pelo os disparos. Os PM, efetuaram diligencia e prenderam o autor dos disparos, que foi conduzido a USI de Aracati, autuado por tentativa de homicídio.

Dia 27.03.2011 (domingo) – Por volta das 21h40, na Rua Hilton Gondim Bandeira, nº. 1221, bairro Aterro, em Aracati, houve um arrombamento na residência do Sr. JONAS DA SILVA PEREIRA, residente no referido endereço, de onde foi furtado segundo a vitima, uma quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais) em dinheiro. Os PM, atenderam a ocorrência e orientaram a vitima a registrar um Boletim de Ocorrência, na USI de Aracati.

Fonte: 1º Batalhão de Russas (PM)
Copilado do Blog Canoa FM

O POVO Online - Economia - Primeiro evento do Centro de Feiras está previsto para o dia 12 de agosto

O POVO Online - Economia - Primeiro evento do Centro de Feiras está previsto para o dia 12 de agosto

Primeiro evento do Centro de Feiras está previsto para o dia 12 de agosto

A data foi anunciada nesta segunda-feira, 28, pelo secretário de Turismo Bismarck Maia durante visita de representantes do trade turístico cearense ao equipamento

A feira Maquintex, que reunirá empresários e técnicos da indústria têxtil brasileira, será a primeira atividade realizada no novo Centro de Feiras e Eventos do Ceará, o ExpoCeará. Prevista para o dia 12 de agosto, a programação marcará a inauguração do bloco leste do equipamento - a principal obra da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) em andamento.

Paralelo à Maquintex, ocorrerá a 14ª edição do Congresso Nacional de Técnicos Têxteis (CNTT). O pavilhão leste tem 28 mil metros quadrados de área, o que, segundo o titular da Setur, Bismarck Maia, será suficiente para realizar a feira têxtil.

Com cerca de 70% de todas as obras físicas concluídas, até o momento, segundo a Setur, o Centro de Feiras será inaugurado, oficialmente, no segundo semestre de 2011.

Orçado em R$ 328.511.373,17 milhões, o ExpoCeará é o segundo maior da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento.

A construção do equipamento está sendo realizada pelo consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A, com geração de cerca de 1,2 mil empregos.

O equipamento possui projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada terá as cores e as formas das falésias do litoral leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras. Os investimentos vêm através do BNDES, Ministério do Turismo e Governo do Estado.
Fonte Redação O POVO Online

segunda-feira, 28 de março de 2011

TRE-CE julga novo processo de cassação do Prefeito de Icapuí

Acontece hoje a noite pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral em Fortaleza, o julgamento do Prefeito José Edilson da Silva, conhecido como Irmão Edilson. Esse novo processo foi interposto por Dedé Teixeira e Dr. Orlando Rebouças, que foram derrotados nas eleições de 2008. O motivo do pedido é por abuso de poder político e de autoridade pela contratação de 484 servidores terceirizados no período pré-eleitoral.

Foi o mesmo pedido que o Ministério Público Eleitoral fez em 2008 e que cassou o registro de candidatura do então candidato à re-eleição, que concorreu sob liminar o pleito eleitoral municipal. O julgamento definitivo deste caso ocorreu em 16 de junho de 2010, em que o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral por unanimidade julgou que o processo tinha vício da relação processual, porque não estava citado o nome do candidato a vice-prefeito Heverton Costa e por isso foi extinto sem ter julgado o mérito de saber se as 484 contratações seriam consideradas por abuso de poder político e de autoridade.

O novo processo foi dada entrada no dia 27 de janeiro de 2009 na 8ª Zona de Aracati e está tramitando em segredo de justiça, com base no mesmo pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral somente acrescentando o nome do vice no processo.

O prefeito Irmão Edilson, em discurso na rádio FM Educativa, afirmou que o julgamento do recurso no TRE acontece hoje (28/03) em Fortaleza. Disse ainda que caso seja absorvido pelo pleno do tribunal, acontecerá uma festa nas ruas da cidade com muitos fogos de artifícios.

Comerciante é preso por exploração sexual de adolescente

O aliciamento envolveria sexo oral no jovem, em troca de um par de tênis. O comerciante estava embriagado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante, neste sábado, em Aracati, o comerciante Régis Teobaldo Hipólito, de 50 anos, sob as acusações de exploração sexual de vulnerável e de dirigir sob influência de álcool.

De acordo com a 3ª Delegacia Regional da PRF do município do litoral Leste do Estado, Régis teria aliciado um adolescente de 16 anos. Pela negociação, o comerciante faria sexo oral no jovem, pelo que ganharia um par de tênis.

Os dois estavam em um veículo Fiat Uno, no acostamento do KM 50 da BR 304. Ao perceberem a chegada da equipe da PRF, o infrator tentou sair do local conduzindo o carro, mas foi interceptado. Teste de bafômetro mostrou que o suspeito estava alcoolizado.

Ambos foram conduzidos à presença das autoridades policiais e representantes do Conselho Tutelar de Aracati.
Fonte: www.opovo.com.br

Canoa Quebrada/Aracati. Falésias corroídas pela ação do homem e das chuvas

Mundialmente conhecidas, as falésias de Canoa Quebrada estão cedendo com as chuvas e ação do homem (DEIVYSON TEIXEIRA)
As fortes chuvas e as ações do homem estão derrubando os monumentos. Turistas reclamam da falta de sinalização, enquanto a Prefeitura diz que já tem projeto de recuperação da área, mas ainda sem data prevista.

O casal passeia pela fenda. Para. Bate fotos. Vai adiante e sobe o barranco. Em poucos minutos, alcança o topo da falésia vermelho-alaranjada. De lá, tem um marzão de encher os olhos. Um risco corrido propositadamente. Os namorados sabiam da possibilidade de um acidente acontecer. Os monumentos de Canoa Quebrada sofrem com a ação do homem e da própria natureza. Excessos de ambos os lados estão causando desabamentos.

Por conta das fortes chuvas deste ano, uma lasca da falésia que tem os símbolos da cidade veio abaixo. Por pouco, lua e estrela não foram afetadas. “Não tínhamos noção de que o local por onde entramos surgiu de um desabamento”, surpreende-se o universitário Paulo Victor, 28. “Devia ter uma placa avisando do perigo que é isto”, acrescenta a também estudante Maria Clara, 26.

O POVO percorreu o litoral de Canoa Quebrada. E não encontrou sinalização em parte alguma. O que se vê são funcionários de barracas ou ambulantes alertando os desavisados de forma esporádica.

A cena é a mesma: fala-se dos desabamentos e aponta-se para um pedaço de falésia transformado em morro de areia próximo do mar. “Eles chegam, batem foto e, assim que descem, querem ir lá (na fenda). Sempre que possível, a gente corre lá e avisa”, explica o chefe dos garçons de uma das barracas, Bruno Felipe da Silva.

Minutos antes, porém, O POVO entrou facilmente na cratera que quase engoliu o famoso símbolo da cidade.

Por lá, um grupo de amigos caminhava. Nenhum conhecia a origem do buraco. Achavam que era natural. “Se a gente soubesse que abriu por causa da chuva, não tinha nem entrado”, argumentou o cabeleireiro Jeferson Lopes, 18. “Por uma questão de segurança”, emendou a recepcionista Samara Daniela, 25.

Projetos

A Prefeitura diz ter projetos de recuperação dos monumentos. Segundo o titular da Secretaria do Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Francisco José Damasceno, os desabamentos ocorreram por conta de uma obra de pavimentação inconclusa. Entretanto, técnicos buscam na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) autorização para o serviço ser realizado.

Enquanto isto não acontece, algumas medidas são tomadas. Uma delas é modificar a rota dos passeios de buggy sobre as falésias. “Foi feita uma nova trilha para eles rodarem. Já demos entrada na Semace (no projeto de recuperação das falésias). Além disto, fizemos uma barreira para evitar desgastes e acidentes”, informou Damasceno.

Outra decisão é a de retirar as barracas de praia da base dos morros. “Elas vão ser realocadas. Não sei quando, mas já é certo. Queremos preservar as falésias. Elas têm uma importância enorme para a região”, finalizou o secretário.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Obras de recuperação e contenção precisam ser feitas com urgência na praia de Canoa Quebrada. Afinal, fortes chuvas ainda podem cair em todo o Ceará até o mês de maio, período da quadra chuvosa. Com isto, o risco de acidentes nas falésias aumenta.

SAIBA MAIS

As falésias são formações geográficas típicas de litoral. Elas são caracterizadas pelo encontro abrupto da terra com o mar. Além das chuvas e da ação do homem, também podem desabar com choque constante com as ondas.

Em Canoa Quebrada, muitos visitantes escrevem mensagens nos morros. Dentro das fendas, é possível encontrar lixo, materiais da obra de pavimentação citada pelo secretário e até fezes

Bruno de Castro
brunobrito@opovo.com.br