quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Passeio de buggues. Conflito nas dunas de Canoa

Passeio de bugues nas dunas da Praia de Canoa Quebrada está sendo alvo de impasse no Município de Aracati. Somente veículos com placa vermelha estão autorizados a realizar passeios com turistas pelas dunas da praia. Eles receberam capacitação para a atividade
ALEX COSTA

Aracati. O passeio turístico em bugues pelas dunas de Canoa Quebrada é motivo de conflito entre bugueiros clandestinos, uma empresária e a Guarda Municipal de Aracati. Há contestação à lei municipal que disciplina o tráfego de veículos sobre dunas e falésias. Ao mesmo tempo, a necessidade de autorização foi a alternativa mais viável encontrada pela Prefeitura Municipal e Associação de Bugueiros para organizar os passeios sobre as dunas, um perigo para quem quer dirigir sem conhecer o local. O caso abre mais uma página do já questionado processo de ocupação nessa região do Litoral Leste. (Leia mais...)

Mercado Internacional. Embratur destina R$ 736 mil para promover o CE

Acquario Ceará
Segundo o órgão, já se pensa no aumento do número de turistas internacionais com proximidade da Copa. Em até 30 dias, a Setur pretende enviar à Semace o EIA/Rima para emissão da licença ambiental do Acquario
KELLY FREITAS

Responsável pela promoção turística do Brasil no exterior, a Embratur destinou R$ 736 mil para o Ceará, em 2011, como verba para divulgação do Estado no mercado internacional, já pensando no aumento do número de turistas estrangeiros, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014. (Leia mais...)

Aracatiense Priscila nos bastidores do caldeirão do Luciano Huck

Literalmente a Priscila botou Luciano Huck  pra correr. O video acima foi durante o intervalo

Secretário de Turismo do Ceará apresenta projetos para a Copa de 2014 nesta quinta

O secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia,vai apresentar nesta quinta-feira (1º) os projetos da secretaria para a Copa de 2014. A apresentação vai ocorrer no grande expediente da Câmara Municipal de Fortaleza.  O novo Centro de Eventos e o Oceanário da Praia de Iracema serão algumas das obras apresentadas na ocasião.  O convite para a apresentação dos projetos foi realizado pelo presidente da comissão da Copa de 2014, vereador Leonelzinho Alencar (PT do B) , que acredita já estar na hora de cobrar das secretarias o cronograma das obras que serão realizados para a Copa.
 Fonte:  Jangadeiro Esporte Clube

Juiz do TRE vota pela inelegibilidade de prefeito e vice de Aracati e não se pronuncia contra cassações de diplomas


Clicar na imagem para ver ampliado
Pg. 9. TRE-CE de 31/08/2011
Ano 2011, Número 161 Fortaleza, quarta-feira, 31 de agosto de 2011 Página 9

RECURSO ELEITORAL Nº 9564680-02.2008.6.06.0008
ORIGEM: ARACATI-CE (8ª ZONA ELEITORAL - ARACATI)
RELATOR: JUIZ JOÃO LUÍS NOGUEIRA MATIAS
RECORRENTE: EXPEDITO FERREIRA DA COSTA, Prefeito
RECORRENTE: FELIPE RANDHALL COSTA LIMA, Vice-Prefeito
ADVOGADO: Vicente Aquino
ADVOGADO: Breno Leite Pinto
RECORRENTE: REGINA LÚCIA CARDOSO BARBOSA, Candidata A Prefeita
ADVOGADO: Djalma Pinto
ADVOGADO: Maia Pinto Filho
RECORRIDO: EXPEDITO FERREIRA DA COSTA, Prefeito
RECORRIDO: FELIPE RANDHALL COSTA LIMA, Vice-Prefeito
ADVOGADO: Breno Leite Pinto
ADVOGADO: Vicente Aquino
RESUMO: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - ABUSO - DE PODER ECONÔMICO - DE PODER POLÍTICO / AUTORIDADE - USO INDEVIDO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE

Decisão: Inicialmente, o Relator do feito, Juiz João Luís Nogueira Matias, vota pelo provimento do recurso eleitoral interposto por Expedito Ferreira da Costa e Felipe Randhall Costa Lima, a fim de reformar a condenação de primeiro grau fundada no abuso de poder político por desvio dos meios de comunicação, bem como pelo provimento parcial do recurso eleitoral apresentado por Regina Lúcia Cardoso Barbosa, para reformar a sentença de primeiro grau, considerando as contratações temporárias efetivadas pelo Prefeito Municipal investigado como prática de abuso de poder político com influência no resultado da campanha eleitoral de outubro de 2008. Vota, ainda, pela declaração de inelegibilidade dos primeiros recorrentes para as eleições que se realizarem no prazo de 3 (três) anos subsequentes aos pleito de 2008, deixando de pronunciar-se acerca de eventuais cassações dos diplomas, em face de referir-se o processo às eleições de 2008, anterior à edição da Lei Complementar n.º 135/2010. Logo após, o Juiz Cid Marconi Gurgel de Souza pediu vista antecipada dos presentes autos.

Manifestaram-se, na oportunidade, os advogados Djalma Pinto, pela recorrente Regina Lúcia Cardoso Barbosa, e Vicente Aquino, pelos recorrentes Expedito Ferreira da Costa e Felipe Randhall Costa Lima, bem como o douto Representante.

Fonte. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/30106598/tre-ce-31-08-2011-pg-9/pdfView

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educação familiar. Aracati em Foco quer saber através da enquete o que você pensa sobre educação aplicada por Dulce ao filho em 'Morde e Assopra" da Rede Globo

Foto Divulgação Contigo
A composição física da personagem já é fortíssima. Dulce é feia, tem dentes horríveis, fala mal… Foi uma mulher que deixou de lado a vaidade ou qualquer atributo próprio para dar educação e uma vida melhor para seu filho, Guilherme (Klebber Toledo). Mas o rapaz, um vagabundo por natureza, jogou fora o suado dinheirinho dado pela mãe para estudar e preferiu se dar bem na vida aplicando golpes mirabolantes. Nas cenas em que Guilherme humilhou a mãe, confessando que sentia vergonha dela, a dor de Dulce foi tão tocante que foi até difícil de assistir. Ninguém com um pingo de sensibilidade gostaria de ver uma pessoa tão boa sofrendo assim. .  Através do programa "Bom dia Cidade" que apresento de segunda a sexta-feira pela TV Sinal de Aracati, algumas vezes temos abordado questionamentos sobre 'a formula que nossos filhos recebem como educação familiar'. A grande dúvida é quanto ao comportamento deles. Existem culpados pela má índole de alguns jovens? Sería problemas de personalidade ou culpa da 'sociedade'?    "Como você avalia a educação que Guilherme (Klebber Toledo) recebeu de Dulce (Cássia Kiss) da novela morde e assopra?". Ajude-nos a entender melhor através da enquete no topo da página.
Grato.
Sandro Guimarães 

No PSB, secretário Bismack Maia está no páreo pela Prefeitura de Aracati


Bismarck é filiado do PSB desde fim de 2010.
O quadro eleitoral em Aracati (Litoral Leste) começa a se desenhar para 2012. Três nomes devem disputar a Prefeitura. O contador Ivan Silvério (PDT), o juiz trabalhista aposentado Inocêncio Uchoa (PT) e o secretário do Turismo, Bismarck Maia. Todos já buscando espaços. Sobre Bismack Maia, uma certeza: ele já se desligou do PSDB e já é filiado ao PSB desde o fim de 2010. Aliás, Bismarck e Inocêncio já acertaram um acordo: o PSB e o PT não deverão ser adcersários  em 2012. Há um acordo para que um só dos postulantes entre na peleja. Esse acordo envolve, inclusive, o PMDB.

Mergulhando na leitura. Um blog de um aracatiense que encontra na escrita uma junção perfeita: diversão e arte!

Dialogar é preciso

         A vida das pessoas tem se transformado de modo alarmante nos últimos tempos. Agitações no trabalho, problemas pessoais e, principalmente a modernização, são os grandes responsáveis pela queda no número de atividades construtivas como ler jornais e livros, passear no parque ou almoçar com a família.

         Sabe-se que a internet, os aparelhos celulares e outros meios tecnológicos facilitam a comunicação à distância. No entanto, eles acabam induzindo àqueles que usufruem, a perder o contato visual, uma conversa face a face. Infelizmente, os recursos que surgiram para somar e facilitar a rotina de todos, funcionam de maneira camuflada para a destruição da sociedade.

         Segundo os conceitos da Sociologia, o homem deve se relacionar com os outros, estabelecer relacionamentos entre si. É isso que o torna um ser social. Implica-se dizer que a quebra dessas relações são prejudiciais e contra o processo de socialização, porque o homem se rende à preguiça e fica incapacitado de evoluir.

         Não há no mundo algo mais eficaz que o uso da língua para se comunicar. Ela faz parte do conjunto da obra de Deus e que não pode e nem deve ser substituída por tecnologia. Às vezes a humanidade esquece que o criador da internet, por mais genial que seja ainda sim está subordinado à sabedoria divina.  
Ygo Maia 
Acesse: http://ymaia.blogspot.com/

"Dragão do Mar e os 130 anos da Greve dos Jangadeiros"

A CÂMARA MUNICIPAL DE ARACATI, através de sua presidente, vereadora Marta Lúcia dos Santos Bernardes, atendendo solicitação do vereador subscrito, tem a honra de convidar V. Sa. a participar da Palestra: "Dragão do Mar e os 130 anos da Greve dos Jangadeiros", às 18 horas, no paço deste Poder Legislativo Municipal, na quinta-feira, dia 1º de setembro/2011, nesta Urbe. Na oportunidade, o Professor Gleudson Passos Cardoso, do curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a escritora Patrícia Pereira Xavier irão proferir conteúdos sobre a conferência em epígrafe.

Sua presença será de fundamental importância o engrandecimento de nossa Cultura.
Cordialmente,
Tácito Forte
Vereador

Conheça o Projeto Jandaíra em Icapuí/CE

O Blog Peixe Gordo, republica uma matéria do Blog Mel Menezes cogitando sobre a implantação do Projeto Jandaíra aqui em Icapuí. A seguir leia o texto na íntegra.
Dando continuidade ao projeto de reintrodução da abelha jandaíra no município de Icapuí-CE, deslocamo-nos até a praia de Peroba conduzindo um meliponário com 25 enxames de jandaíra. As abelhas ficaram instaladas na pousada Oh linda, uma região belíssima onde o sertão das caatingueiras se encontra com a beleza do Atlântico. (Leia mais...)

Prefeito e vice de Ararendá têm mandatos cassados pelo TRE


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, nesta segunda-feira, 29, os diplomas do prefeito e do vice-prefeito do município de Ararendá, José Adriano Paiva de Aguiar e Almir Saraiva de Sousa. Os ex-gestores são acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Os juízes do TRE determinaram ainda que o presidente da Câmara Municipal assuma interinamente o cargo de prefeito do município, até que sejam realizadas novas eleições na cidade.
 Fonte: Redação O POVO Online

Aracatiense Bruno Costta continua com saga "Forró do Twitter". Agora será no Programa Comédia MTV

Novidade Galera!!

Nesta Terça 30/08 a partir das 22h tem Bruno Costta na MTV Brasil no Programa Comédia MTV, onde será reapresentado pelo canal a participação de Bruno Costta no Programa da Eliana com o ''Forro do Twitter''. 
IMPERDIVEL! NÃO PERCAM!

Lançamento em Jaguaruana. Saudade de Minha Amada. Moacir Morran


Dica do site do Dr. Klaus Magno. Homens não fazem exame de toque, mesmo sabendo que teste é usado para detectar o câncer

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia com 1.061 homens, de 10 capitais brasileiras, na faixa etária de 40 a 70 anos, mostrou que apenas 32% dos homens fizeram o exame de toque retal, apesar de 76% saber que o exame é usado para detectar o câncer de próstata.   Para o coordenador da Área Técnica de saúde do Homem do Ministério da Saúde*, Baldur Schubert, a pesquisa traz um alerta. “Nessa faixa etária é fundamental que os homens estejam atentos às questões de saúde, não apenas da próstata, mas também do coração, hipertensão e diabetes. É importante que os homens procurem os serviços de saúde para serem avaliados na integralidade, inclusive quanto à próstata”, afirma.  (Continue lendo...)

Canoa Quebrada, Barraca Oásis, Xavier do Cumbe e Restaurante e Barraca DaLua

Passeio de Buggy por Canoa e Cumbe
O Nuclik esteve no domingo (28) conhecendo o famoso Passeio de Buggy da nossa região. O Marcos Bugueiro foi nosso motorista e guia nas dunas de Canoa Quebrada e Cumbe. Conhecemos: Xavier do Cumbe e o Restaurante e Barraca DaLua, e foi na Barraca Oásis, onde apreciamos um ótimo lanche de Melosca com pasteu. No Oásis você pode tomar banho de lagoa, alimentar os peixes ou simplesmete se referescar numa bica exótica movida a cata-vento. Mas, a parte mais emocionate do passeio são das decidas nas dunas e o Insano Natural, uma espécia de toboágua na areia, um empreendimento do Marcos juntamente com alguns amigos. A descida custa apenas R $ 5,00 e você se delicia com um ótimo banho de lagoa. Confira as fotos (Clicando no texto dessa matéria voce segue para a pagina do nuclic.com) das nossas belas paisagens e do emocionate Passeio de Buggy.

Contatos:
Marcos Bugueiro - (88) 9214-5297
Barraca Oásis: (88) 9684-5114/ 8819-2748
Fonte:  Nuclik.net

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

POLÊMICA – Bugueiros disputam por dunas de Canoa Quebrada

A disputa pelo espaço turístico em Canoa Quebrada já chega a mais um capítulo. Agora a briga é entre a associação de bugueiros e uma empresária do ramo turístico. A reclamação: a prefeitura, com anuência da associação, estaria impedindo novos bugueiros de fazerem o passeio sobre as dunas e falésias. A alegativa: já existe uma lei municipal “disciplinando” o transporte de buggys sobre dunas e falésias. Em suma, autoriza apenas bugueiros devidamende credenciados (e “trilheiros” sob autorização prévia) a transitarem pelas areias que fazem o cartão postal de Canoa Quebrada.  A prefeitura diz que só haverá novas concessões por meio de licitações. Não há previsão de data. (Leia mais...)

Bismarck Maia é o convidado do Jogo Político desta segunda-feira

Foto - Blog O POVO
O programa Jogo Político, da TV O Povo (canal 48) em parceria com a TV Assembleia (canal 30), recebeu, nesta segunda-feira (29/08), o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, as 20h30. O convidado abordou  as ações do Governo do Estado destinadas a incrementar o turismo, dentre as quais a recuperação e duplicação de rodovias, investimento em saneamento básico, além da estruturação das cidades reconhecidas como pontos turísticos do Ceará, feita em parceria com as prefeituras. De acordo com o secretário, obras como o Centro de Feiras e Eventos, a duplicação da CE-040 e a construção do Acquário do Ceará serão entregues ainda neste ano. Bismarck falou, ainda, sobre o conjunto de obras e ações da Pasta para o Ceará até 2014. Entre elas, a renovação de antigos equipamentos e criação de outros. Além disso, a preservação de atrativos naturais. Alguns dos projetos da Secretaria de Turismo incluem a construção de dois aeroportos, um em Aracati e o outro em Jijoca de Jericoacoara, além de dois centros de convenções, nas regiões do Cariri e Centro-Sul do Estado. A Pasta também contempla a qualificação profissional e empresarial através de cursos. O programa Jogo Político, apresentado pelo jornalista Fábio Campos, é transmitido todas as segundas-feiras, na TV O Povo e TV Assembleia, a partir de 20h30.
MR/JU
Compilado de JusBrasil

Secretário de Turismo Bismarck Maia divulga vídeo do local do Desencontro 2012

O Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia, anunciou através de seu perfil no Twitter (@BismarckMaia), um vídeo com a maquete eletrônica do Novo Centro de Eventos do Estado do Ceará, após o término das reformas previstas para dezembro deste ano. O Centro será o segundo maior da América Latina, com modernas instalações para eventos, inclusive na otimização para eventos de tecnologia.

A Secretaria de Turismo – Setur, apoiará o evento, que em 2011 foi responsável por números impressionantes nas mídias digitais e tradicionais, além de impacto positivo para o turismo do Estado. O próprio Secretário é um dos entusiastas do evento, como já anunciou em seu perfil, visto que Bismarck é usuário contumaz das mídias sociais. O vídeo está hospedado no canal da Setur no site Youtube.
Veja o vídeo com a maquete eletrônica do Novo Centro de Eventos do Estado do Ceará:
Tags: , , , , , ,
Fonte: Blog do Diário do Nordeste

domingo, 28 de agosto de 2011

Festa dos Pais: A Emoção e a Gratidão encenadas pelo Grupo Dias de Teatro

No dia 27 de agosto de 2011, o Grupo Dias de Teatro participou da Festa dos Pais, no auditório do ISJ com duas apresentações: O Filho Pródigo adaptação do autor Marciano Ponciano e o Recital Cenopoético com Poesias do Padre Fábio de Melo. Foi um momento muito marcante diante do que foi representado. Mais uma vez os atores do Grupo Dias repassou para uma plateia de mais de 200 pessoas momentos de muita emoção e gratidão.(Leia mais...)

FEBRE AFTOSA – Bois eram transportados na CE 040 de forma irregular

Uma blitz realizada pela Agencia de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) identificou transporte de bois sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). É um documento obrigatório, pelo qual os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de rebanhos sadios no Estado. Principalmente sem febre aftosa. O condutor do veículo ainda tentou fugir, mas foi autuado. A blitz é frequente, mas o flagrante aconteceu na última terça-feira durante a fiscalização de trânsito de vegetais, animais, subprodutos e insumos na blitz realizada no Posto de Vigilância Zoofitosanitária (PVZ) de Fortim-Aracati. Os fiscais estavam na CE 040 e tiveram apoio da Polícia Rodoviária Estadual. O condutor tentou burlar a blitz utilizando uma via secundária à rodovia estadual, mas foi perseguido e escoltado até o posto de vigilância de Aracati. (Leia mais...)

Flautista Heriberto Porto.Do Aracati para o mundo. Entrevista para o Diário de Cuiabá


Heriberto Porto: "Desde cedo fui cativado pelos sons, apesar de não pertencer a uma família de músicos. Nasci em 1964 e morei toda a infância em Aracati, no interior do Ceará, quase na beira do Rio Jaguaribe, em uma casa grande cheia de tamarineiras no quintal. Lembro que por volta dos 7 anos ouvi na televisão, um minúsculo preto e branco que só transmitia a Tupi e a TV Ceará, o “Brasileirinho” com Waldir Azevedo, e essa música me deixou fascinado, fiquei parado um tempão a escutando".  (Foto: Divulgação extraida da internet do site http://musicadoceara.blogspot.com)

Cartas musicais dentro e fora do baralho

Heriberto Porto irradia intensa paixão. É possuidor daquilo que podemos chamar de volúpia de viver. Sua música o garante, mas também suas atividades incessantes

Floriano Martins*

Especial para o Diário de Cuiabá


Já não recordo em que ano conheci Heriberto Porto (Brasil, 1964). Recordo, isto sim, o fascínio que exerceu sobre mim, de imediato, a paixão com que tocava sua flauta. Apresentava-se com um grupo em um bar em Fortaleza e tão logo terminou o show eu fui falar com ele, uma conversa rápida de apresentação e declaração de afinidade. Passei então a acompanhá-lo, por onde se apresentasse. Escrevi algo para a imprensa quando se editou o CD do grupo Syntagma, ao qual ele pertence. Posteriormente ele mesmo me pediu que escrevesse o texto de apresentação do CD Tente descobrir, da Marimbanda, um dos grupos musicais que Heriberto ajudou a fundar. O primeiro deles me parece ter sido o Cheiro de Choro, em Bruxelas, quando lá residiu na primeira metade dos anos 90. Na Bélgica deixou gravado o CD Music of Latin-América, ao lado do violonista Pierre-Paul Rudolph, com repertório dedicado à obra de compositores latino-americanos, dentre eles Astor Piazzolla, Gabriel Senanes, Garoto e Celso Machado. Sua formação musical mescla erudito e popular, incluindo jazz e improvisação. Foi aluno de Baudoin Giaux, Philippe Bernold e Jean-Pierre Rampal.Atualmente é professor do Curso de Música da UECE (Universidade Estadual do Ceará) e do Festival “Música na Ibiapaba”. Finalmente conseguimos nos encontrar para esta entrevista, já de muito planejada. Não é somente ao tocar que Heriberto Porto irradia intensa paixão. É possuidor daquilo que eu chamo de volúpia de viver. Sua música o garante, mas também suas atividades incessantes e este nosso diálogo.  (Leia entrevista completa...)

Pai e filho irão atuar no Campeonato Aracatiense de Futebol 2011


Pai e filho atuando em um dos Campeonatos mais disputados do Vale do Jaguaribe. Serginho e Sérgio Filho (foto) estarão atuando no Campeonato Aracatiense 2011. Sérgio ( pai ) foi convidado para atuar pela equipe do Navegantes na Categoria Master e Sérgio ( filho ) foi convidado para atuar pela equipe dos professores Rômulo e Roberto na Categoria Sub-16.
Será a primeiras vez que o atleta Sérgio Filho, de 15 anos de idade, que diferentemente do pai atua de meia/atacante, estará atuando pelo Campeonato Aracatiense de Futebol, mas já esteve representando o futebol aracatiense num passado recente em um amistoso contra o Sub-16 do Fortaleza Esporte Clube, jogo esse que foi realizado no CT de Maracanaú. Já o pai Serginho atuou no Campeonato da terra dos ventos em outras oportunidades, tanto pela própria equipe do Navegantes, como também pela equipe de Majorlândia, antes de seguir para atuar no futebol profissional.

Compilado de: Sérgio Adriano
Email: radialistasergioadriano@hotmail.com

APEOC Aracati. Câmara Municipal de Aracati apoia professores estaduais

Na sessão da Câmara Municipal de Aracati, na noite de ontem, dia 25/08/11, o professor e vereador Mendes fez uso da Tribuna para externar a situação atual do Magistério do estado do Ceará, justificando assim os motivos pelos quais a categoria se encontra em greve.  Na ocasião o vereador solicitou apoio daquela casa aos professores nesta luta, o qual foi atendido por unanimidade, inclusive na proposta de enviar ofício ao governo do estado expondo o posicinamento da Câmara municipal de Aracati. Além dos professores de Aracati marcaram presença também professores do Fortim e sociedade civil.
Fonte: Blog do Nelson da Farmácia

Deputado do PDT que rejeitou benefícios cria inimigos na Câmara

"Eu quero falar sobre as minhas propostas. As propostas." Deputado proporcionalmente mais votado do país aos 38 anos de idade, José Antônio Reguffe (PDT-DF) quer evitar rótulos depois de já ter se tornado um incômodo para vários colegas. Novato na Câmara, abriu mão de uma série de benefícios, de forma irrevogável e sem precedentes. Defensor da austeridade no Congresso, onde é chamado de demagogo e de Dom Quixote por (muitos) adversários, ele cobra mais ousadia nos cortes de gastos públicos do governo da presidente Dilma Rousseff. (Leia mais...)

Empresária aracatiense opina sobre o tema "Corrupção no Brasil! Ainda dá para mudar esse quadro?"


Notícias como esta deveriam ser proclamadas aos quatro ventos! Sim, que a corrupção seja tratada como crime hediondo sem direito a fiança, apelações ou qualquer outro tipo de brechas na lei. O Brasil tem jeito, olhemos o exemplo do então deputado José Antônio Reguffe, PDT,que renunciou de forma irrevogável,aos tantos benefícios proporcionados pelo governo. Esse ato gerou uma economia de mais de 2 milhões aos cofres públicos.vejam a fala do deputado:

"Eu quero falar sobre as minhas propostas. As propostas." Deputado proporcionalmente mais votado do país aos 38 anos de idade, José Antônio Reguffe (PDT-DF) quer evitar rótulos depois de já ter se tornado um incômodo para vários colegas. Novato na Câmara abriu mão de uma série de benefícios, de forma irrevogável e sem precedentes. Defensor da austeridade no Congresso, onde é chamado de demagogo e de Dom Quixote por (muitos) adversários, ele cobra mais ousadia nos cortes de gastos públicos do governo da presidente Dilma Rousseff. (Leia mais...)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Unimed Fortaleza promove ação de saúde em Aracati


A Unimed Fortaleza realiza neste sábado, 27, uma ação de promoção de saúde para os moradores do município de Aracati, a 160 km de Fortaleza. A iniciativa acontece das 8 horas às 10h30, na Praça dos Prazeres, onde serão oferecidos serviços como: aferição de pressão; teste de glicemia, com os profissionais do Laboratório Unimed; unidade odontomóvel, com limpeza dental; consultório oftalmológico, com médico oftalmologista à disposição e acompanhamento dos profissionais dos Centros Integrados de Atendimento Unimed (CIAUs). (Continue lendo...) 

A Feira do Aracati

A feira livre representa uma ponte entre os moradores e o lugar. Ali claramente percebe-se uma relação que vai muito além do comércio. É a integração. O reconhecimento do lugar. E principalmente o encontro. 
 
Um lugar de encontros, isso que alimenta as feiras de todos os lugares. Se não houvesse o encontro morreriam por inanição. É uma das mais belas representações do patrimônio do lugar. O passado, presente e futuro se confundem no mesmo espaço do tempo.  
 
Como diz José Reginaldo Gonçalves:  “Somos na medida em que nos lembramos.” A feira livre traz o campo, o sertão, para as cidades. A Feira é “livre” e é isso que a torna única. Na Feira circulam as notícias, conversas, afetos, emoções. Nesse burburinho pulsa a vida dos  lugares. Essa realidade acontece  todos os dias na "Feira Livre do Aracati". 
 
Uma exceção em relação a outros lugares, a Feira é diária.  Por isso, todos os dias, feirantes, pessoas do lugar e de fora se encontram e se reconhecem. E é na "Feira Livre" que podemos fazer uma das melhores leituras do lugar.  Com toda liberdade que ela nos oferece. 
 
A Feira é LIVRE! Estando no Aracati/Ceará faça esse passeio cheio de cores, aromas e sabores!
 
Veja outras fotos em  http://caminhosdoturismopeloturismologo.blogspot.com

Projeto Caminha Aracati prepara surpresa de aniversário para Mestre Dodí

 Jovens, adultos e colaboradores do projeto 'Caminha Aracati' reunem-se às segundas, quartas e sextas-feiras das 17hs às 18h no estádio municipal Cel. Virgílio Távora para a prática de exercícios físicos sob coordenação dos instrutores 'DODI' e 'BOSCO'. Mas hoje o encontro não foi para queimar calorias... E sim "ganhar" mas, por uma boa razão.
 em comemoração pela passagem natalícia do instrutor e preparador físico encarregado pelos exercícios de aeróbica recebeu as honras de seus 'alunos' que já notam enorme diferença no condicionamento físico. O aniversario contou com a colaboração de todos os participantes aqui representados pelo trabalho de Bernadete e Célia e demais.
 A advogada Marina Lima fala sobre a importância da confrartenização tanto em comemoração pelo aniversário de DODI (ao centro de boné), quanto pelo dia comemorativo do preparador físico. Marina Lima agradeceu de público ao JOSÉ MARIA 'GATO' coordenador do estádio pelo apoio que vem dando aos alunos participantes do projeto, inclusive cedendo uma das salas para organização de material usado durante os exercícios.
 Valderí (JV), mestre Dodi, Marina Lima e João Bosco. Um time de peso e querido por todos
 o projeto que tem o apoio da SEJUV conta em média com 70 pessoas, em sua maioria com idade entre 40 e 60 anos renovando e cuidando da saúde do corpo e mente.
 EQUIPE CAMPEÃ. Mestre Dodi é mais que um instrutor físico. Foi campeão brasileiro de capoeira por quatro vezes nos anos; 2004, 2006, 2008 e 2010. Foi vice-campeão mundial de copoeira em 2007 sendo campeão no ano de 2009.  Atualmente seu aluno SEBASTIÃO TASKANO (KIKÍO de Canoa Quebrada) foi campeão Mundial realizado no Rio de Janeiro
Dodí, agradece aos amigos alunos concentrados escutando atentamente suas palavras sinceras em agradecimento pela festa surpresa. Com certeza mestre Dodí  merece pela pessoa simples e importante pelo serviço prestado ao esportista aracatiense.

Ex-Vereador Abelardo Pompeu diz que lei favorecendo Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada é inconstitucional

Quando Vereador fui procurado diversas vezes pelo Presidente da associação dos bugueiros, solicitando a apresentação de uma Lei que seu efeito se assemelha muito a hoje vigente ( Lei Municipal que proíbe tráfego sobre as dunas com exceção da ABCQ...)em todas as ocasiões rejeitei seus argumentos e supostos benefícios que esta "Lei" traria se a época aprovada.

Como Legislador seu principal impedimento seria questões constitucionais, e no momento explanei esses entraves, ou seja, nem Câmara Municipal e Município podem legislar sobre patrimônio da união ou de particulares (salvo desapropriações) no caso de canoa estas duas questões são presentes, parte das dunas de um ‘particular’ e restante, terras da união, temos também a Lei da APA que é contrariada também por esta Lei Municipal. Resumindo, qualquer ação via MP torna sem efeito esta dita Lei. (Continue lendo)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Empresária do ramo de turismo pede apoio em movimento contra injustiça em Canoa Quebrada.


Levantar a bandeira contra a injustiça, contra a perseguição do Prefeito, Comando da Guarda Municipal e ABCQ - Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada que teriam unidos para destruir a empresa Canoa Travel, pois, a mesma estaria sendo impedida de trabalhar livremente.

Segundo a empresária “as autoridades citadas estariam fazendo uso do seu efetivo da guarda municipal para perseguir os mesmos, pais de família que tiram seu sustento desse trabalho, quando deveriam estar nas portas dos colégios e ruas do centro do Aracati controlando o trânsito caótico”. O  pedido do presidente da ABCQ, é que a GM multe e apreenda os veículos no pátio do DEMUTRAN,  uma apreensão permanente.  (Continue lendo...)

Juíza concede liminar suspendendo leilão do prédio do SESI/Emilia Freitas, em Aracati

Foto Divulação-DN / Melquíades Jr
Em decisão liminar, a Juíza Neliane Ribeiro de Alencar que responde pela  2° Vara da Comarca de Aracati-CE., concedeu na tarde desta quinta-feira, 25 uma decisão através de Ação Popular contra o Serviço Social da Indústria - SESI, tendo como requerentes os vereadores do município; Marta Lúcia dos Santos Bernardes, Francisco Tácito Gomes, José Raimundo Gomes da Silva e Francisco José Mendes de Freitas. (Leia mais...)

Corrupção no Brasil! Ainda dá para mudar esse quadro?


Você é a favor ou contra o projeto que inclui os atos de corrupção na Lei dos Crimes Hediondos, que aplica punições mais severas aos condenados? (PLS 204/2011)”.

A enquete acima está publicada no Portal de Notícias (site) do Senado querendo saber a opinião pública sobre um projeto de lei que visa colocar corrupção no rol dos crimes hediondos. Até agora 98,1% dos votos estão sendo 'a favor', mas foram pouco mais de 1300 votos. Ainda no site, abaixo da enquete existe a possibilidade de você se inteirar do projeto. O Aracati em Foco convoca a todos os leitores amigos internautas para uma avalanche em favor tipificação da corrupção como crime hediondo.  A enquete termina dia 31!!!  Acesse o site e faça sua parte na luta contra a roubalheira desenfreada no Brasil. http://www.senado.gov.br/noticias/DataSenado.

Enxadrista Aracatiense é Campeão da 4ª Etapa da Copa Farias Brito de Xadrez

No último sábado, dia 20 de agosto de 2011, aconteceu a 4ª Etapa da 3ª Copa Farias brito de Xadrez, no Colégio Farias Brito, em Fortaleza, na qual participaram os melhores enxadristas do Estado do Ceará, na categoria sub-10.O Aracatiense Marcos Vinicius de Morais Barreto, Campeão invicto na 1ª, 2ª e 3ª etapas, ocorridas nos meses de abril, maio e junho desse ano, sagrou-se Campeão da 4ª Etapa.(Leia mais...)

Audiência pública debaterá regularização fundiária em Icapuí


O Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realiza nesta quinta-feira (25), às 9 horas,  audiência pública no município de Icapuí, no Litoral Leste. O objetivo é esclarecer a população  sobre a implantação do Programa de Cadastro Georreferenciamento e Regularização Fundiária, naquele município. O debate acontece na Câmara de Vereadores. A audiência contará com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Idace, Incra, Prefeitura, Câmara de Vereadores, sindicatos rural e patronal, associações comunitárias da agricultura familiar, donos de cartórios, e demais segmentos e lideranças urbanas e rurais dos municípios. (Continue lendo...)

Ensino. Manter práticas obsoletas é crime. Por José Pacheco, mestre em Ciências da Educação

Arquivo pessoal / “Talvez falte competência naqueles que detêm a responsabilidade de tomar decisões de política educativa. Talvez falte dignidade profissional em muitos professores. Ou talvez seja conveniente às elites que a reprodução da ignorância e das desigualdades sociais perdurem.”
Arquivo pessoal
“Talvez falte competência naqueles que detêm a responsabilidade de tomar decisões de política educativa. Talvez falte dignidade profissional em muitos professores. Ou talvez seja conveniente às elites que a reprodução da ignorância e das desigualdades sociais perdurem.”(Leia mais...)

Envolvido no furto ao Banco Central tinha casa em Icapuí

Os bens irão a leilão a mando da Justiça Federal.
Bens de envolvido no furto ao Banco Central vão a leilão. Está no Diário on Line. Marleudo de Almeida é cunhado do “Alemão” e comprou casa até em Icapuí com sua parte pela participação no roubo. Quem diz é a Polícia Federal e a Justiça Federal. São imóveis no Ceará e no Rio Grande do Norte, avaliados hoje em R$ 300 mil. Os bens pertencial, direta ou indiretamente, ao “Baixinho”, como era chamado Marleudo. (Continue lendo...)

Apreensão de DVDs e CD´s piratas em Aracati

Aconteceu na  terça-feira, dia 23 de agosto, por volta das 10h, na Rua Barão de Messejana, s/n, Aracati-CE, a polícia militar prendeu os seguintes indivíduos: 1-RAFAEL CORREIA DA SILVA, natural de Aracati, nascido em 15/06/1992, residente na Rua Alcir Barbosa, nº 936, Aracati-Ce. 2- NATANAEL PRUDÊNCIO DA SILVA, natural de Aracati, nascido em 24/09/1989, residente na Rua Coronel Alexandrino, nº 12, Bairro de Fátima, Aracati-Ce e foi apreendido o menor de idade de iniciais E. M. B., 16 anos, natural de Aracati, filho de Helisson Jose Braga e Maria do Socorro Viana Monteiro Braga, residente na Rua São Pedro, nº 1151, Várzea da Matriz, Aracati-Ce, estes qualificados acima foram flagrados em posse de 1.896 DVDs e 570 CDs piratas, logo foram conduzidos a delegacia de polícia civil de Aracati-Ce, para os devidos procedimentos.

TSE suspende cassação de prefeito em exercício do interior do Ceará


Prefeito, vice-prefeito e outros 8 vereadores foram cassados pelo TRE-CE. Eles são acusados de uso irregular de doação a sindicatos rurais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira (24) suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) que cassou o mandato político do prefeito em exercício de Santana do Acaraú, Roberto Carlos Farias (PSDB), e oito vereadores do município.

Terra da luz em widescreen.

As telonas do cinema brasileiro exibem as paisagens do Ceará em duas produções em cartaz: Assalto ao Banco Central e Não se preocupe, nada vai dar certo. O que mudou nessa prática, que vem dos anos 1990, quando diversos filmes foram rodados por aqui?
Não se preocupe, nada vai dar certo teve locações em Canoa Quebrada, Aracati e Pontal de Maceió (DIVULGAÇÃO)
A equipe passou quatro semanas filmando na região de Aracati, uma das locações preferidas na Terra da Luz. Canoa Quebrada, que ficou famosa com o filme Bella Donna, de Fábio Barreto, lançado em 1998, mostra novamente suas falésias. O centro histórico de Aracati e o Pontal de Maceió, um pedaço lindo de praia que encontra o rio Jaguaribe, no Fortim, também foram cenário para o filme.(Leia matéria completa...)

Interdição da pista de skate na praça Adolfo Caminha em Aracati

O vereador Tácito Forte apresentou requerimento solicitando a interdição da pista de skate localizada na praça Adolfo Caminha, pois a mesma se encontra sem acompanhamento técnico nenhum, ficando as crianças sujeitas a acidentes pela falta de uma fiscalização e ordenamento das atividades.
Fonte: Site da CMA

SESI e SENAI. Aracati quer adiar leilão

Vereadores protestam contra o leilão do Sesi, em Aracati. Eles querem o prédio de volta
MELQUÍADES JÚNIOR



Aracati/Crato. Uma comissão formada pela Prefeitura Municipal, vereadores e sociedade de Aracati esteve ontem em Fortaleza para pedir o adiamento do leilão do prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Município de Aracati. O prédio será leiloado nesta semana com lance mínimo de R$ 1,5 milhão. A comissão quer que o leilão não aconteça, pelo valor do patrimônio histórico que o prédio representa para o Vale do Jaguaribe. (Leia mais...)

Cantor Jefferson Benny em grande culto Pentecostal na Igreja de Cristo em Fortaleza


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ivan Silvério recebe homenagen de funcionários, amigos e familiares pelo seu aniversário

De parabéns o empresário Francisco  Ivan Silvério da Costa  (Ivan Silvério Contabilidade) que hoje está completando mais uma data festiva de seu natalício. durante todo o dia inúmeros telefonemas e recados via facebook agitaram a agenda do contador e ao finalzinho da tarde os funcionários de seus escritório de contabilidade preparou uma surpresa com homenagens, depoimentos e como não poderia faltar... Bolo confeitado, salgados e refrigerante além das velinhas! Houve uma singela celebração regada ao som de voz e teclados incluindo no repertório músicas cristãs como; Sabor de Mel, Amigos para sempre, Noites Traiçoeiras, Tente lembrar, Família, Conquistando o impossível e A vida tem sabor diferente. Parabéns amigo! Que sua simplicidade possa irradiar paz no coração de todos os que te rodeiam como, pais, esposa, filhos, todos os familiares e amigos. Que deus te abençoe! (Foto: Ivan Silvério ao lado do amigo Gony Arruda secretário de esportes do Estado do Ceará)