segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Enfim, no Brasil, a Comissão Nacional da Verdade (Artigo: Jornal O Povo)

A Comissão Nacional da Verdade acaba de ser aprovada no Congresso. O colegiado, integrado por sete membros designados pela presidente Dilma, terá a incumbência de, em dois anos, através de expedientes legais, apoio de servidores civis e militares e parcerias com entes nacionais ou internacionais, descortinar episódios obscuros da história do País, entre 1946 e 1988, em especial durante as ditaduras de Castello Branco a Figueiredo.

domingo, 30 de outubro de 2011

Aracati e Fortim. Casamento de casal amigo Antônio José e Conceição Gomes

Antônio José & Conceição Mello Gomes
  A cerimônia religiosa foi na igreja católica no município de Fortim-Ce, mais próximo da família da belíssima noiva Conceição Araújo Mello Gomes. A recepção aos convidados foi na área dos quiosques do Colégio Marista de Aracati. Nem precisa falar da felicidade do casal... Estava visível durante a festa no dia 29/10/11
Sandro Guimarães - músico saxofonista
 Antônio José Silva Gomes, amigo, músico tecladista e oficial de justiça. Ela, considero igualmente amiga. Ambos, telespectadores de meu programa pela TV Sinal e seguidores do Aracati em Foco e ainda fui lembrado pelos dois para tocar essa data magnífica e importante em suas vidas... Na minha também! Tanto que preparei um novo repertório à base do puro romantismo. Parabéns e que Deus abençoe essa união!!!

CE: Produção de documentário em assentamento Coqueirinho em Fortim (CE) é destaque no Globo Rural

As filmagens de um documentário sobre a história e o cotidiano do assentamento Coqueirinho, no município de Fortim (CE), foi destaque no programa Globo Rural, da TV Globo, exibido nesta terça-feira (25). A reportagem mostra o trabalho das jovens assentadas Naiane Souza Oliveira e Laiza Raquel Nogueira no registro de imagens dos cenários e atividades do assentamento onde moram.  A matéria pode ser vista aqui

Baleia do tipo Jubarte encalha morta na praia de Tremembé em Icapuí

Uma baleia do tipo Jubarte encalhou na manhã de sexta-feira, dia 28 de outubro em Tremembé, no Litoral Leste do Estado do Ceará, município de Icapuí. A mesma já veio morta e em estado de decomposição. O mamífero de aproximadamente uns 12 metros escalhou com marcas de mordidas de peixes e também apresentando mal cheiro, fator esse, que tudo indica que a mesma já tinha morrido aproximadamente a duas semanas. Segundo a equipe de monitoramento do Projeto Cetáceos, o animal não é o mesmo que encalhou nas praias de Areia Branca na semana passada.Veja as fotos da Baleia encalhada em Icapuí.

Aracatiense concorrendo a Miss Jacris

E você pode ajudar na escolha Por Erick Sena    |    22 de outubro de 2011

Começou nesta sexta-feira dia 21/10/2011 a seleção para escolha da Miss e Mister Jacris, e o Ceará foi bem representado com uma linda aracatiense a Allana Vyttória e todo Aracati vai sse mobilizar junto para elegermos ela como Miss Jacris para 2012.      É fácil votar, acesse o site http://www.jacris.com.br e selecione nossa representante Allana Vyttória, pode votar quantas vezes quizer.
Vamos juntos nessa campanha e apoiar essa pequena.

Vote na candidata aracatiense a Miss Jacris! http://www.jacris.com.br/feminino/ 

Ceará. Bienal de dança em Canoa Quebrada


ESPETÁCULOS.  Dois espetáculos de Fortaleza serão apresentados nesta segunda-feira, em Canoa Quebrada, como parte do programa Circula Dança, da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. As apresentações gratuitas serão no espaço Flecha do Mar.  Fonte: O POVO

VI Festival da Lagosta será realizado em Icapuí

Oficina_Lagosta_com_Massa_prepara_pratos_para_o_evento
Com o tema "Icapuí de todos os sentidos", a cidade praiana irá sediar no período de 4 a 6 de novembro o VI Festival da Lagosta. A iniciativa é desenvolvida pela Associação Desenvolvimento Turístico de Icapuí (GDTur) e será realizada na praia de Barreira de Cima, em Icapuí (CE). 

O festival terá shows de artista locais e nacionais, como o cantor Lobão, que se apresenta sexta-feira, 4, na abertura oficial. Além da banda Los Kakos, The Claptons, Cacimba de Aluá, grupo MPB4 e banda Monomotor, que se apresentarão durante a realização do evento.

Ceará terá 3 mil empresas capacitadas até 2014

Os programas de treinamento do Sebrae abrangem setores diversos, incluindo os que não estão ligados diretamente à Copa do Mundo. Isso porque a criação de toda a infraestrutura e divulgação aumentará o fluxo turístico não só na Copa, mas posteriormente. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) faz parte deste esforço. O Sebrae está dando ênfase à cozinha, mais precisamente na parte de higiene e manipulação de alimentos (Foto: SARA MARIA) 
A entidade também está com convênio com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para implementar projetos de qualificação, como de capacitação empresarial, um Clube da Qualidade (no litoral leste do estado, em Beberibe, Cascavel, Aracati, Icapuí, Fortim) e que atende a mais de 2 mil empresas, e um projeto de gastronomia no litoral leste e Cariri, além do desenvolvimento de Polos Gastronômicos.

sábado, 29 de outubro de 2011

Luciano Huck visita Cid Gomes no Palácio da Abolição


Bismarck, Huck, Cid e Domingos Filho
O governador Cid Gomes (PSB-CE) recebeu, neste fim de tarde de sexta-feira, no Palácio da Abolição, o apresentador Luciano Huck, do “Caldeirão do Huck), da Rede Globo. Os dois bateram um papo dos mais descontraídos, sob olhares do secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, e do vice-governador Domingos Filho (PMDB). Luciano Huck gravou o quadro “Lar, doce Lar” na Capital cearense, mais precisamente no Novo Mondubim, que deve ser exibido agora em novembro. Fonte: Blog do Eliomar 

Prefeitura de Aracati recua de decisão absurda

A Prefeitura de Aracati revogou segunda-feira (24/10) a ordem contida no ofício nº 451/GMA/2011 que vedava o trânsito de ônibus no Centro Município, prejudicando os moradores e trabalhadores de diversas localidades, entre elas: Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Córrego. 
 
Os Munícipes agradecem o empenho do Jornalista Sandro Guimarães e do vereador Professor Mendes em denunciar a absurda atitude que nossos gestores municipais haviam tomado. Temos a certeza de que a Prefeitura só reviu sua postura graças aos “gritos dos bons” e da possibilidade real de as comunidades revoltosas realizarem protesto a frente da Prefeitura e da Câmara Municipal de Aracati. 
 
Aracatienses, mantenha-se unidos contra a incompetência e o desrespeito de nossa Prefeitura! Lembrem-se, 2012 será um ano de mudanças na administração municipal.
Autor: Alexander Santos

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Duplicação da CE 040 leva constante perigo de acidentes e preocupam motoristas

O Caminhão estava carregado com material para construção (canos, tubulações e material para eletricidade etc), quando, ao passar por um desvio (estrada provisória de areia) parte do solo cedeu e o veículo tombou.

Somente na tarde desta sexta-feira 28, equipe de trabalhadores fizeram transferência da carga para outro caminhão sob coordenação de responsáveis pela empresa que trazia o material do Recife-PE com destino à Fortaleza.


Não resta a menor dúvida quanto aos benefícios que a duplicação da CE 040 irá gerar encurtando caminho de Aracati à Fortaleza.

Todos os municípios do litoral leste do Ceará ganharão com o resultado das obras, mas, se faz necessário e urgente, uma melhor sinalização em alguns trechos da rodovia. Em alguns pontos e principalmente à  noite o perigo aumenta justamente pela falta de sinalização que resulta em batidas, descida em barrancos, transito confuso com veículos transitando pela contramão, pontos cegos (asfalto novo) sem marcação que se mistura a mudança de estradas cortadas por caminhos de areia etc. Tudo isso confunde motoristas que devem tomar precauções redobradas. Cabe a empresa que trabalha nessa grande obra o cuidado para evitar que vitimas fatais possam começar a ser veiculado nos órgãos de imprensa e que familiares dos motoristas e passageiros possam ficar mais tranquilo quanto à segurança dos mesmos.
Fotos e texto: Sandro Guimarães

Órgão Especial homologa resultado do concurso público para cartórios do estado


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) homologou ontem, 5a.feira (27/10), o resultado do concurso público para cartórios do estado. O ato foi conduzido pelo presidente da Corte, desembargador José Arísio Lopes da Costa, que fez a leitura do relatório final do certame, sendo aprovado por unanimidade. O resultado havia sido divulgado pela Comissão Examinadora no último dia 26 de agosto, mas dependia da homologação do Órgão Especial para ter validade. O certame foi organizado pelo Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses) e compreendeu quatro fases: objetiva, escrita e prática, oral e de títulos, conforme edital nº 01/2010. Ao todo, foram aprovados 166 candidatos, que serão empossados pela Corregedoria Geral da Justiça do Ceará.  Segundo a presidente da Comissão Examinadora, desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, o concurso foi realizado em obediência aos princípios constitucionais da transparência e da imparcialidade, bem como cumpriu todas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Promoção e remoção de magistrados Na mesma sessão, o Órgão Especial aprovou, pelo critério de merecimento, a promoção da juíza da 2ª Vara da Comarca de Camocim, Andréa Pimenta Freitas Pinto, para a 1ª Vara Cível de Maracanaú. Por antiguidade, o magistrado Hevilázio Moreira Gadelha, de Viçosa do Ceará, foi promovido para o 16º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza.  O juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, da Comarca de Cedro, foi removido para o JECC de Iguatu. Por último, a magistrada Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª Vara de Aracati, foi removida para a 3ª Vara de Maranguape.   Fonte: TJ/Ceará

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aviso aos blogueiros parceiros do Aracati em Foco

Amigos e parceiros!
Venho solicitar aos colegas que me enviem linko de seus blogs caso sua pagina não esteja mas constando como 'meus blogs preferidos'. Não entendo como o link sumiu do www.aracatiemfoco.com
mas, consegui lembrar de uns, outros não.
Me escrevam solicitando continuação da parceria para sandrobarreto1509@hotmail.com
Desde já apresento minhas desculpas caso seu blog não esteja relacionado como expliquei acima, mas, minha intenção é publicar novamente.
Abraço a todos!
Sandro Guimarães

Oferta de cursos de graduação, na modalidade semipresencial,a serem ministrados pela Universidade Federal do Ceará.

Edital Nº 03/2011  
  
Regulamenta o Processo Seletivo para a oferta de cursos de graduação, na modalidade semipresencial,a serem ministrados pela Universidade Federal do Ceará. A Coordenadoria de Concursos (CCV), da Universidade Federal do Ceará, amparada por Edital n.º 01/2005 envolvendo universidades públicas, Secretaria de Educação à Distância - SEED, Universidade Aberta do Brasil - UAB, Ministério da Educação - MEC, anuncia que estarão abertas de 1º a 13 de novembro de 2011, exclusivamente pela Internet no endereço  http://www.ccv.ufc.br, as inscrições para o Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos, para os  Cursos a serem ministrados na modalidade semipresencial, desta Universidade, com início no primeiro  semestre de 2012.

Julgamento do prefeito de Aracati, Expedito Ferreira da Costa. Uma novela sem fim no TRE/CE

PROCESSOS PARA JULGAMENTO -  Sessão de segunda-feira, 24 de outubro de 2011
I- PROCESSOS COM PEDIDO DE VISTA (RITRE/CE, art. 48)
01. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO CONTRA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA Nº
11101 – CLASSE 29 (2240071-16.2009.6.06.0008)
ORIGEM: Aracati – CE (8ª Zona Eleitoral)
RELATOR: Juiz Raimundo Nonato Silva Santos
EMBARGANTE: Regina Lúcia Cardoso Barbosa – candidata a Prefeita
ADVOGADOS: Maia Filho e outros
EMBARGADOS: Expedito Ferreira da Costa – Prefeito eleito e Felipe
Randhall Costa Lima - Vice-Prefeito
ADVOGADO: Vicente Aquino
Voto do Relator – Pelo conhecimento e provimento dos Embargos de Declaração, com a
consequente cassação dos diplomas dos Recorridos, convocando-se novas
eleições e determinando a posse interina do Presidente da Câmara.


Acompanham – Desª Maria Iracema Martins do Vale e Juiz João Luiz Nogueira Matias
Pedido de vista (19/09/2011) – Juiz Cid Marconi Gurgel de Souza
Autos conclusos ao Juiz Cid Marconi Gurgel de Souza em 20/09/2011
fonte: http://www.tre-ce.gov.br/tre/servicos/sessoes-do-pleno/2011/10/pauta_24_10_2011.pdf

Turismo. Setfor e Convention Bureau promovem Fortaleza no Congresso da Abav no Rio de Janeiro


A secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) continua apostando no segmento de eventos como forma de equilibrar a demanda nos períodos de baixa temporada. Através de parceria com o Fortaleza Convention & Visittors Bureau (FC&VB) e a ABIH-CE, e contando com o apoio da TAM, o órgão acaba de realizar nova etapa do projeto "Fortaleza Capital dos Eventos", ocorrido em pleno Congresso da Abav, semana passada, no Rio de Janeiro.

Aracati. Mais duas centrais eólicas terão seus projetos votados no Coema

foto divulgação extraído do Google

Nesta quinta-feira (27), às 14 horas, será realizada a 204ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. Na pauta, a votação da licença prévia para mais dois projetos de centrais eólicas no município de Aracati. As duas pretendem se instalar na localidade de Fontainha - aproximadamente 19 quilômetros da sede do município. De acordo com o projeto, a Central Eólica São Judas Tadeu terá capacidade para gerar 16,2 MW, em nove aerogeradores, em uma área de 89 hectares (ha). Já a Central Fontainha, contará com oito aerogeradores e produzirá 14,4 MW. Seu terreno é de 117,57 ha.

1° FENAR - Feira de Negócios de Aracati de 27 a 29 de outubro

Você é nosso convidado especial. Participe.

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, a partir das 18h, no Colégio Marista acontecerá a 1ª FEIRA DE NEGÓCIOS DE ARACATI - FENAR. A Feira contará com 43 stands com Lojas, Empresas de Serviços, Instituições, Mostra de Artesanato, Praça de Alimentação, Grupos Musicais, Desfile de Modas e com certeza muitos e bons negócios.




clicar na imagem para ampliar 

Corrupção Política: eleitor vitima ou cúmplice?

No Brasil, a corrupção parece não ter fim, em todas as esferas dos poderes existem corrupção, seja no executivo, legislativo e judiciario. O Brasil é um país de gente pacata, de gente que acha ser a esperança a última que morre, só que enquanto o povo pensa assim, os corruptos desviam milhões e milhões dos cofres públicos e nada acontece com eles. Enquanto isso o povo sofre com a miséria, a violência, a falta de educação, doenças e tudo de ruim que uma nação possa sofrer. A origem da corrupção política no Brasil está diretamente ligada ao clientelismo, ou seja, à pratica de favorecimento exercida por políticos em troca de apoio para suas campanhas. É preciso que seja feito algo urgente para que essa corrupção acabe ou pelo menos diminua, pois o que será de nossos filhos no futuro, vivendo numa nação onde a corrupção ímpera em todas as esferas. Até quando o Brasil vai suportar tanta corrupção?

Autor: Heitor Morais     (http://www.facebook.com/Heittorm3)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UMJ divulga oficinas gratuitas na Casa da Cultura em Aracati

A Unificação dos Movimentos Juvenis - UMJ vem divulgar suas oficinas gratuitas que estão ocorrendo na Casa da Cultura.

* Dança de Rua
* Teatro
* Desenho
* Forró
* Swingueira
* Dança Contemporânea
* Grupo de Estudos
* Incentivo a Leitura
* Capoeira

Logo teremos mais oficinas..
Toda Sexta as 19:00
Mais Informações:
Comunidade da UMJ: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2399611

Através da Associação Abengruta, Aracati ganha 200 vagas no Programa Jovem Trabalhador

Na tarde de sexta (21) aconteceu no Palácio da Abolição em Fortaleza a entrega do programa do Governo Federal Jovem Trabalhador. Fizeram a entrega desse benefício o Ministro Carlos Lupi e o Governador Cid Gomes. A professora Maria Ferreira, vice-presidente da Associação Abengruta, o empresário Ivan Silvério, e o senhor Luiz Carlos da SEFAZ, estiveram participando do evento.
Fonte: Nuclik.net

TRT 7ª promove mutirão para cadastrar empresas com débitos judiciais


O Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região está realizando um mutirão para cadastrar empresas ou pessoas físicas com débitos reconhecidos judicialmente no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. A base de dados será utilizada para emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), mais uma ferramenta para auxiliar quem venceu uma disputa na Justiça do Trabalho a receber os créditos a que tem direito.  Para realizar o cadastramento e também para inventariar todos os processos em tramitação na 1ª Instância, o TRT/CE agrupou as Varas do Trabalho do Ceará em quatro grupos. Nos dias em que for realizado o inventário, não haverá audiências, atendimento ao público e outros serviços cartorários. Todos os prazos ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia após o fim do inventário. O primeiro grupo a realizar o inventário é formado pela Vara de Caucaia e 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 9ª, 10 ª, 13ª e 14ª Varas do Trabalho de Fortaleza. O trabalho será realizado entre os dias 24 de outubro e 8 de novembro.

Roupa vendida em Itaiçaba-CE, na Feira do Caruaru que acontece nas sextas-feiras, é supostamente fabricada com lixo hospitalar

clicar na foto para ampliar
Um suposto lixo hospitalar foi encontrado no bairro Parangaba, em Fortaleza. A dona de casa Regina Célia Batista denuncia que, em uma bermuda comprada por sua mãe, veio a marca de uma unidade de saúde da Bahia. Regina enviou ao Diário do Nordeste Online imagens da roupa ao avesso que mostram as logos do Governo da Bahia e da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, localizada em Salvador.  A dona de casa conta que a peça foi comprada por sua mãe em abril deste ano, em Itaiçaba, a 164 quilômetros da Capital. "A bermuda foi comprada de um comerciante que todas as sextas- feiras monta uma tenda e vende confecções no centro de Itaiçaba. Ele diz que traz as peças de Caruaru, em Pernambuco, e minha mãe costuma comprar dele", afirma.

Prova de 'amor' entre animais

Lagartixa ataca cobra para salvar a companheira. Esse vídeo é muito interessante que mostra uma largatixa que foi capturada por uma cobra e sua companheira voltou para salva-la atracado a cobra. nada mais Romântico que seu namorado (a) voltando para defende lo (a) adorei este vídeo que mostra para todos o que realmente somos capazes de fazer por alguém que amamos. Note que ela ataca varias as vezes a Cobra ate conseguir salvar a companheira.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aracati, viva o seu dia! 169 anos a passos de tartaruga

Igreja Matriz
Em algumas horas, a cidade de Aracati festejará na principal rua de seu centro histórico, a Cel. Alexanzito mais um ano de existência. Muito a se comemorar e a se lamentar. Mas ainda que o presente não seja lá dos melhores, não podemos deixar de reverenciar esta terra dos bons ventos que é berço de lendas, grandes nomes da política estadual e até nacional, da literatura e da música. Uma terra de inquietude e efervescência. De Dragão do Mar, o lendário jangadeiro que ao Ceará trouxe a aurora da liberdade quando os grilhões ousavam em cercear vidas humanas de serem donas de si mesmas. De Adolfo Caminha, De Jacques Klein, de Castorina e de cada um de nós, anônimos ou não nas crônicas jaguaribanas. Jovens aracatienses desfilarão aos olhares orgulhosos de seus pais em verem de tão cedo o amor a nossa cidade sendo cultivado e externado. E que estes, ao crescerem, guiem os rumos da cidade com honradez e compromisso. Viva Aracati!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TV Sinal/Canaã. Bom dia Cidade recebe advogados Egídio Barreto e Lúcio Telmo

Sandro Guimarães entrevista advogados Egídio Barreto e Lúcio Telmo
O tema em debate foi corrupção no judiciário, após reproduzirmos a entrevista com imagens da Rede Globo  flagrando um Juiz no Piauí extorquindo uma prefeita por R$ 1.000,00 para liberação de sentenças. A reprise vai ao ar às 16:00hs.

Aracatiense Marcos Vinicius de Morais Barreto consagrado campeão da Copa Farias Brito de Xadrez

Marcos Vinicius e Larissa de C. Viana
Vencedores do xadrez.  A II Copa Farias Brito de Xadrez Infanto-juvenil conheceu os seus primeiros campeões. No último dia 2/10 as categorias Pré-mirim e Mirim tiveram suas etapas finais. E na coluna hoje temos Larissa de Castro Viana, campeã geral Sub 08 (pré-mirim), ao lado do jovem enxadrista Marcos Vinicius de Morais Barreto, 9 anos, da cidade de Aracati, o campeão Sub 10 (mirim). Aliás, Marcos foi campeão Sub 8 em 2009 e campeão brasileiro escolar na competição em Poços de Caldas/MG.

COLUNASílvio Carlos.  silviocarlos@diariodonordeste.com.br

domingo, 23 de outubro de 2011

O VÍDEO MAIS NÍTIDO DA CAPTURA DE GADDAFI

Copie e cole no Youtube o link abaixo. Imagens mais nítidas da captura de Gaddafi
http://www.youtube.com/watch?v=dy1dsO-jKd0&feature=player_embedded&skipcontrinter=1


Grupo Freedom, organização de notícias da Líbia, postou este vídeo dos momentos imediatamente após a captura do ex-ditador Muammar Gaddafi. É o vídeo mais nítido que se tem conhecimento da prisão de Gaddafi, e é por demais inquietante assisti-lo. Como nos anteriores, este vídeo não mostra nenhuma evidência direta de que o ditador foi executado sumariamente (como tem sido especulado), mas as filmagens de um sangrento Gaddafi, aparentemente apavorado sendo empurrado. Michael Van Poppel, do Global Post, acha que Gaddafi foi “sodomizado” por um de seus captores, aparentemente com um rifle. Também a autópsia descobre que Gaddafi morreu de um tiro na cabeça. 
Compilado de http://novomundonovo.wordpress.com/2011/10/23/o-video-mais-nitido-da-captura-de-gaddafi/

Juiz é afastado do cargo sob suspeita de venda de sentença no Piauí

Magistrado foi flagrado recebendo R$ 1 mil de prefeita em Campo Maior. Ação foi gravada pela PF e Ministério Público; juiz se disse 'constrangido'.

O juiz José Wiliam Veloso, da comarca de Campo Maior, no Piauí, foi afastado do cargo suspeito de exigir propina da prefeita da cidade vizinha de Nossa Senhora de Nazaré, Luciene Silva, em troca da venda de sentenças. O magistrado foi flagrado em uma ação da Polícia Federal e do Ministério Público e recebendo a propina. Segundo a polícia, a prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré começou a construção de uma estrada para transportar estudantes na zona rural, mas a obra foi suspensa porque o dono de um sítio recorreu à Justiça. A decisão sobre a estrada cabia ao juiz Veloso, que responde pela comarca da cidade. Durante um ano, o magistrado não tomou nenhuma decisão sobre o caso. E, segundo a prefeita, ele pediu dinheiro para dar uma sentença favorável à prefeitura. Luciene Silva afirma que foi pressionada pelo juiz para pagar propina e que procurou o Ministério Público para relatar o caso: “Para liberar a sentença da estrada, ele pediu R$ 1 mil”, conta ela.

Ainda há juízes em Berlim.


Em 1745, o rei Frederico II da Prússia, ao olhar pelas janelas de seu recém-construído palácio de verão, não podia contemplar integralmente a bela paisagem que o cercava. Um moinho velho, de propriedade de seu vizinho, atrapalhava sua visão. Orientado por seus ministros, o rei ordenou: destruam o moinho!O simples moleiro (dono de moinho) de Sans-soussi não aceitou a ordem do soberano.O rei, com toda a sua autoridade, dirigiu-se ao moleiro: Você sabe quem eu sou? Eu sou o rei e ordenei a destruição do moinho!O moleiro respondeu não pretender demolir o seu moinho, com o que o rei soberano redargüiu: Você não está entendendo: eu sou o rei e poderia, com minha autoridade, confiscar sua fazenda, sem indenização!Com muita tranqüilidade, o moleiro respondeu: Vossa Alteza é que não entendeu: ainda há juízes em Berlim! Veja a moral da história...

I Fenar movimenta o Litoral Leste incentivando o empreendedorismo

Realizada pela primeira vez na cidade de Aracati, o evento promete estimular as cadeiras produtivas da Região
Ana Lúcia Machado

As micro e pequenas empresas do município de Aracati ganham uma boa oportunidade, neste mês de outubro, para fechar excelente negócios na Região. Instaladas em mais de 40 estandes, elas vão estar presentes na I Fenar-Feira de Negócios de Aracati, que acontece de 27 a 29 de outubro, na Praça do Colégio Marista, promovida pelo Escritório Regional do Sebrae Ceará no Litoral Leste e Câmara de Dirigentes Lojistas do município.

Participarão da mostra empreendimentos nas áreas de equipamentos para segurança empresarial; de embalagens, de propaganda e jingles, de brindes; de impressão de Nota fiscal eletrônica; de refrigeração de ambientes e de programas de informática, que devem faturar novas oportunidades nos três dias de realização do evento. A realização da feira vai possibilitar aos empresários da Região a chance de popularizar suas marcas, conquistar novos consumidores e interagir com outras empresas que buscam soluções inovadores.

Terra do romancista Adolfo Caminha, do abolicionista Dragão do Mar e do ator Emiliano Queiroz, o município de Aracati tinha, até bem pouco tempo, a sua economia tradicionalmente ancorada na agricultura, cajucultura e criação de camarões em cativeiro. Hoje, com o avanço da indústria do Turismo que reforçou os setores de Comércio e Serviços, o município ganha força com suas atrações conhecidas internacionalmente como a praia de Canoa Quebrada ou a riqueza do seu sítio histórico, localizado no núcleo urbano da sede do município, tombado desde 2000 pelo Instituto dio Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio brasileiro.

Com área reservada para a produção artesanal da Região, espaço gastronômico e palco destinado às apresentações culturais tão características desta parte do Litoral cearense, a I Fenar promete se consolidar como uma feira geradora de negócios, cumprindo o seu papel no estímulo ao desenvolvimento das cadeias produtivas e estimulando talentos e vocações econômicas, Ao mesmo tempo que contribui para a disseminação da cultura empreendedoras e a geração de emprego e renda no Litoral Leste cearense.

SERVIÇO:
I Fenar-Feira de Negócios de Aracati
Escritório Regional do Sebrae Ceará no Litoral Leste
(88)3421-2869
Fonte: Agência Nacional de Notícias

Centro de Feiras só deve funcionar em abril

Para operar, o equipamento precisa instalar uma subestação para controlar a tensão da energia elétrica. FOTO: Centro de Eventos, segundo o secretário Bismarck Maia, deveria estar com as obras físicas concluídas no dia 31 de dezembro próximo

O Centro de Feiras e Eventos do Ceará poderá até ter suas obras físicas concluídas em 31 de dezembro, conforme prometeu o secretário do Turismo, Bismarck Maia, mas os eventos que aconteceriam "paulatinamente" durante os quatro primeiros meses do ano, outra garantia do titular da pasta, não devem ocorrer antes de abril.

Homem invade colégio em Aracati, ameaça matar e é liberado pela polícia logo em seguida

Na ultima quinta-feira dia 20, estudantes e núcleo diretor do Instituto Waldemar Falcão (Grupo Salesiano) em Aracati viveram momentos de tensão. Um homem teria comparecido à portaria do colégio dizendo ser parente de uma das irmãs salesianas. O homem teve acesso às dependências do colégio quando teria passado a divulgar para alguns alunos que estaria ali para matar alguém (possivelmente a própria irmã por quem procurava). A Guarda Municipal compareceu ao local e encontraram o homem escondido em um dos banheiros dos alunos. Os GMs levaram o invasor à USI - Unidade de Segurança Integrada de Aracati, à presença das autoridades policiais, mas, o mesmo foi liberado em seguida já que ninguém da diretoria do colégio se manifestou favorável a representar queixa junto ao acusado. O delegado Regional da Polícia Civil de Aracati disse em um programa da TV Sinal/Canaã que "não poderia manter ninguém preso sem que houvesse nenhuma representação por parte dos responsáveis do colégio". 

Um aluno do Instituto Waldemar Falcão me disse que; "o homem teria feito nova ameaça e prometido voltar no dia 27 (próxima quinta-feira) para assassinar alguém". O garoto pediu para não ser identificado temendo pela sua própria vida.

Comentário de "anônimo"
Na verdade quem efetuou a prisão do homem foram os guardas municipais GM Gondim e GM Braga, com auxílio de um agente penitenciário residente em Aracati e pai de uma aluna. O mesmo foi conduzido pelos GMs a USI e lá apresentado à autoridade policial que constatou uma ficha extensa do acusado, que encontrava-se também com um alvará de soltura. Toda atenção para este caso, pois achar que o aconteceu em Realengo -RJ não possa acontecer em Aracati é um erro.

Ceará tem candidata ao Miss Jacris! Allana Vyttoria de Aracati.

Allana Vyttoria, filha de Aracati está entre as três candidatas ao concurso da Miss Jacris. 
Acessem o site e votem na representante do Ceará, Allana Vyttoria da cidade de Aracati .

A Jacris é uma marca de moda infantil no Ceará, que representa de forma única essa fase maravilhosa. Buscando criar um estilo que represente de forma mais autêntica o mundo infantil e infanto-juvenil, nasce em 1990 a Jacris. De lá pra cá, muita coisa mudou. Novos comportamentos, atitudes, tendências, informações… Entretanto a relação de carinho e amizade que a empresa mantém com as crianças e com seus pais, desde os primeiros anos de vida, permanece intacta, participando assim dos momentos mais marcantes da vida de cada um deles.

mudança de status. Sob o olhar do mundo

Virada histórica: o secretário Bismarck Maia acredita que o anúncio da Fifa vai motivar o poder público no sentido de acelerar as intervenções necessárias para fortalecer o trade turístico. A notícia de que Fortaleza ficará com uma boa parte do "filé mignon" a ser servido na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações oferece ao turismo do Estado uma chance de ouro. A partir de agora, o Ceará poderá ser visto lá fora de uma outra maneira.

repasses para o estado. 88% da Cide foram aplicados

R$ 192,3 milhões de um total de R$ 217,6 mi repassados foram empenhados de 2007 até 13 de outubro de 2011. Ao percorrer as rodovias do Vale do Jaguaribe, nota-se as boas condições. Isso pelas últimas reformas, dentre as quais por meio do Proestradas, pela Seinfra. A BR-116, entre Russas e Jaguaribe, está em boas condições. A situação também melhorou na BR-304 nos trechos entra Russas e Aracati; e Aracati e Icapuí. O mesmo não se pode dizer das rodovias estaduais que conectam os municípios de Tabuleiro do Norte, Limoeiro e São João do Jaguaribe. A CE 267, entre Tabuleiro e Limoeiro, tem um dos piores trechos do Ceará. Nem mesmo asfalto existe na altura da passagem molhada sobre o rio Jaguaribe, dividindo os dois municípios. Há quatro anos as chuvas e a cheia do Jaguaribe destruiram parte da estrada. O problema segue até hoje.

Fortaleza/Limoeiro do Norte. Os repasses da Cide-combustíveis ainda não resolveram o problemas das rodovias do Estado.

Cearense de Xadrez Rápido-CCXR Aracatiense 2011

Acontece neste domingo, dia 23/10, na E.E.F.M Marista – Rua São Marcelino Champagnat, 01 – Centro, a 5ª etapa do Circuito Cearense de Xadrez Rápido-CCXR Aracatiense 2011. A Organização do evento é do Clube de Xadrez de Aracati.
SERVIÇO
Sistema: Suíço em 5 rodadas.
Desempate: Número de Vitórias, Bulchholz, Median Bulchholz,Sonneborn, Berger, Escore Progressivo.
Material de jogo: Cada jogador deverá portar relógio, tabuleiro e peças.
Cadência: 21 minutos.
Árbitro Principal: Lucas da Silva Costa
Premiação: 1º Lugar: R$ 40,00 + medalha; 2º Lugar: R$ 30 + medalha; 3º Lugar: R$ 20,00 + medalha;4º Lugar: R$ 10,00 + medalha; 5 , 6º, melhor feminino, melhor aluno Beni Carvalho, melhor aluno Instituto São José e melhor aluno Salesianas, medalhas.
Fonte:  http://cearaesportetotal.blogspot.com

Vice-prefeito Fabrício representa Pelotas-RS em Aracati/CE

foto extraída do site da Pref. Pelotas
O vice-prefeito de Pelotas Fabrício Tavares representa o Município na cerimônia oficial alusiva a comemoração dos 169 anos da cidade de Aracati/Ceará, cidade-irmã de Pelotas. O evento ocorre nesta terça-feira (25), às 17h, na avenida Coronel Pompeu. Na oportunidade, Fabrício aproveitará para convidar autoridades e comunidade local para se integrarem às comemorações dos 200 anos de Pelotas. 

MPT recebe homenagem na Assembléia Legislativa do Ceará

Procurador-geral do Trabalho reafirma compromisso de combate ao trabalho infantil

"Erradicar o trabalho infantil é uma das prioridades da minha gestão". A garantia foi dada na tarde desta sexta-feira, 20/10, pelo procurador geral do Trabalho Luís Camargo, durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Ceará, onde o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu homenagem pela condução do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). A solenidade também contou com apresentações teatrais produzidas por estudantes dos municípios de Aracati e Maracanaú, participantes do Peteca, e de um cordel elaborado pelo professor Marcelino Luís da Silva, coordenador do Peteca no município de Beberibe.

6° edição do Festival da Lagosta acontece de 4 a 6 de novembro na Praia Barreiras de Cima - Icapuí

TIBICO BRASIL- DIVULGAÇÃO
A sexta edição do Festival da Lagosta acontece de 4 a 6 de novembro na Praia Barreiras de Cima,em Icapuí e no salão gastronômico serão montados estandes onde o público poderá fazer degustação de delícias feitas com o crustáceo, preparadas por profissionais de restaurantes locais. De 25 a 28 de outubro, será oferecida aos profissionais da rede hoteleira e de restaurantes, integrantes da Associação de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí, a oficina gastronômica Lagosta com massa, ministrada pelo Sebrae-CE. O Festival tem apoio do grupo M. Dias Branco, Ministério da Pesca e Secretaria da Pesca do Ceará.

COLUNAS/BRIC-A-BRAC 
Informações de  Inês Aparecida
inesaparecida@opovo.com.br 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Começa hoje 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará

Cartaz da VII Bienal do Ceará realizada em 2010
Com toda a programação gratuita, esta edição da Bienal tem atividades acontecendo desde o dia 03 deste mês o só termina no dia 06 de novembro, com programação em Fortaleza e mais dez cidades do Ceará: Paracuru, Guaiúba, Aracati (Canoa Quebrada), Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Nova Olinda. É apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras (na qualidade de projeto convidado do Petrobras Cultural) e BNDES. Tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Oi e Caixa Econômica Federal, além do apoio cultural do Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura), Centro Cultural Banco do Nordeste, Oi Futuro, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), prefeituras dos municípios sedes, entre outros parceiros. A realização é da Indústria da Dança.

Aracati: PCdoB realiza evento para saudar novos filiados

A Direção Municipal do PCdoB em Aracati promoverá no dia 23 de outubro mais um “Bem vindos, Camaradas”. O encontro tem o objetivo de recepcionar e acolher cerca de 20 novos filiados que ingressaram no partido no decorrer do último processo de Conferência Municipal. Quase todos são lideranças de comunidades do interior que pleiteiam ser candidatos a Vereador nas próximas eleições.

O evento que terá início às 8h, contará com as presenças do dirigente estadual do partido Luciano Simplício, do deputado estadual Lula Morais, além de dirigentes do PCdoB das cidades de Fortim e Itaiçaba.

Prorrogado pagamento das inscrições de Processo Seletivo do IFCE Campus Aracati

O pagamento das inscrições para o processo seletivo IFCE Campus Aracati 2012.1 foi prorrogado até o dia 28. Os  candidatos precisam certificar-se de que seu nome consta na relação das inscrições deferidas, caso contrário, compareça ao IFCE – Campus Avançado de Aracati, de 17 a 28/10/2011, portando o protocolo e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição a fim de regularizar a mesma. Os cursos oferecidos são; informátca, eventos e aquicultura. Veja informações completas no site http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1318

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ceará investe em segurança e capacitação para a Copa 2014

Foto O POVO
Secretaria de Segurança terá novos helicópteros e carro antibomba. Iniciativa privada 'antecipa' investimentos para atender demanda da Copa. Do G1 CE

A realização da Copa do Mundo e Copa das Confederações no Ceará antecipou investimentos da iniciativa privada no estado. O Governo também adotou uma série de medidas nas áreas de turismo e segurança para a realização do maior evento de futebol do planeta.

Justiça determina que município de Aracati forneça tratamento para dona de casa

A juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão determinou que o município de Aracati forneça medicamentos e pague consulta mensal para a dona de casa que sofre de trombose venosa profunda. A magistrada ordenou também a disponibilização de transporte para que a paciente se desloque a Fortaleza, onde o tratamento de saúde será realizado. Conforme informações do autos, após a chegada do segundo filho, a dona de casa foi vítima de trombose na perna esquerda, além de entupimento das veias. Por conta da enfermidade, precisa tomar três medicamentos por dia e se deslocar, constantemente, para a Capital. O custo mensal chega a R$ 500,00.  Alegando estar incapacitada para o trabalho e que a renda da família é de um salário mínimo, ingressou, no último dia 4 (terça-feira), com ação de obrigação de fazer com pedido de liminar. Ao analisar o caso, a magistrada determinou o fornecimento dos remédios e das consultas, bem como o transporte.

Associação Russana da Diversidade discute igualdade de direitos em Russas

O encontro aconteceu nesta semana, na Câmara Municipal de Russas. Representantes da Associação Russana da Diversidade, no município de Russas, reuniram-se nesta semana com autoridades políticas e da sociedade civil no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores. Durante o encontro foi solicitada a criação de leis que possam garantir direitos de cidadania entre homoafetivos e demais moradores do município que atingidos por qualquer tipo de preconceito. Estiveram presentes Luma Nogueira de Andrade, presidente da Associação Russana da Diversidade Humana, o secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte, Renato Remígio, e o presidente do movimento na cidade de Limoeiro do Norte, Arísio Barros. O assunto foi destaque hoje (19) no jornal Alerta Geral, através do correspondente Carlos Silva.  Por: Roberta Farias do Portal Ceará Agora.

Jovem é assassinado com golpes de faca em Icapuí

Aex Silva assassinado
Um jovem de aproximadamente 23 anos foi assassinado na noite desta quarta feira em Icapuí. Segundo Informações colhidas pelo Twitter,  o motivo do crime foi vingança, sendo ainda era reflexo da Guerra da Lagosta, que aconteceu entre 2009 e 2010 na cidade, entre pescadores artesanais e pescadores ilegais.  O jovem chama-se Alex Silva, morador da Redonda, levou varias facadas na altura do tórax, sendo socorrido e levado ao Hospital Municipal, não resistiu aos ferimentos. O crime ocorreu na Mutamba durante uma carreata realizada pelo PT, ao qual a vítima participava. O autor do crime conseguiu fugir. Compilado de http://www.acidadeicapui.com.br/ por Adolfo Maia