segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cearenses brilham na Romênia

Em sua nona edição, realizada pelo Ministério da Cultura da Romênia, juntamente com o Art Museum of Prahova Couty, a International Contemporary Engraving Biennial Exhibition é um evento de grande importância no cenário da gravura contemporânea.
Com um júri de nomes expressivos da crítica de arte internacional (Vassile Parizescu - presidente da Romanian Art Collection, Mircia Dumitrescu - membro do National Fine Arts Universiy of Bucharest, Pavel Sussara - expert oficial do Ministério da Cultura da Rômenia, Florin Sicoe - diretor do Art Museum of Prahova Couty, Ion Atanasiu Dellamare - membro da Academy of Modern and Contemporary Art Rome/Italy), a Bienal conta com a participação de doze artistas brasileiros, de diversos estados (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Ceará). Do Ceará, foram selecionados: Gerson Ipirajá (FOTO), Nauer Spindola e Amelhita Spindola .
No evento, além de ser selecionado com duas de suas xilogravuras da série Signos, Gerson Ipirajá recebeu menção honrosa (honorary diplom) pela qualidade do trabalho.
Meus amigos, quando eu digo que aqui no Ceará se pratica arte da melhor qualidade, é porque eu sei e conheço meus colegas artistas em suas mais diversas expressões artísticas!
Confira mais no http://www.artmuseum.ro/

Aos atores da política aracatiense. (Faço minhas as palavras do professor Caio Rocha)

Talvez esteja sendo um tanto prematuro em dizer isso, porém creio ser o cúmulo do absurdo a situação política de nossa cidade ser definida a nível estadual, nos gabinetes de políticos distantes de nossa sofrível realidade.

Defendo que haja uma união de todo o bloco não-alinhado ao Eixo¹¹ para salvarmos o que restou cidade após oito anos de caos que foi a administração do Partido Regressista (PP) e fazer frente aos candidatos do lado de lá nas eleições de outubro de 2012 que virão com toda força econômica para ludibriarem mais uma vez os eleitores. Não podemos admitir que a prefeitura de Aracati caia novamente nas mãos de INCOMPETENTES, porque não fomos capazes de entrar em diálogo, despidos de todas as vaidades. Faço um apelo à lógica, como jovem amante desta cidade que sou e antes de tudo como Cidadão Brasileiro. 
http://observadorjaguaribano.blogspot.com

Prefeito cassa licença da Igreja Mundial para realizar cultos em mega templo

Após causar caos no transito da Via Dutra no evento de inauguração de seu mega templo, e de realizar um evento no mesmo lugar mesmo depois de ter sido impedida por ordem judicial, a Igreja Mundial do Poder de Deus teve a licença para realização de cultos em seu grandioso templo em Guarulhos cassada. A prefeitura da cidade informou que cassou a licença especial provisória para eventos da Igreja Mundial, por causa da ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e que a licença provisória havia sido concedida mediante apresentação do protocolo de pedido da vistoria. “A licença é fornecida sem o AVCB, mas sua validade está condicionada à emissão do documento”, informou a prefeitura, que disse também que “a Igreja poderá retomar as atividades depois de apresentar todos os requisitos legais solicitados”. De acordo com o G1 o juiz Rafael Tocantins Maltez, que teve a liminar impedindo eventos na igreja descumprida, reconheceu que “existe a liberdade de consciência religiosa e o direito de exercício de culto”. Mas ressaltou: “Contudo, em tal direito não está incluída a instauração de caos em local situado em cidade chave para a população do estado de São Paulo”.
Fonte: Gospel+

Eco-Festival na Lagoa Encantada. Permacultura e Xamanismo em Canoa Quebrada

10, 11 e 12 de fevereiro de 2012

Programação

Sexta - Dia 10:
10h - Recepção
13hs - Abertura
13h30 - Preparo de Ayahuasca
15h - Palestra e Construção em Superadobe
18h - Consagração da Ayahuasca no Pôr-do-sol
19h - Batucada

Sábado - Dia 11:

7h30 - Palestra sobre Horta Mandala
8h - Trabalho com Superadobe e Mandala
18h - Palestra sobre Xamanismo
19h - Prática de Temazcal
21h - Ayahuasca e Batucada

Domingo - Dia 12:

8h - Banho de Argila na Lagoa Encantada
9h - Eco-Trilha na Ilha Encantada
12h - Cerimônia Txai (rapé) de Enceramento.

Contatos:
Índio: 88-9919-1434 - canoaracati@yahoo.com.br
Fabio Flecha: 88-9900-1204 - fabioflecha@hotmail.com

Copa do mundo, oportunidades e ingerência municipal em Aracati

A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e que terá Fortaleza como uma de suas subsedes, oferecerá oportunidades preciosas de desenvolvimento sócio-econômico ao povo de Aracati, se soubermos aproveitá-las como se deve. 
Infelizmente, por conta da paralisia crônica da atual administração municipal, temos perdido tempo precioso em promover uma readequação da estrutura urbana da cidade. Ao caminharmos por suas ruas, percebemos claramente que há um abandono do poder público municipal dos espaços frequentados pela coletividade e isso nos traz uma péssima imagem, já que somos um dos maiores destinos turísticos do Ceará, por conta da badalada praia de Canoa Quebrada.
O aeroporto local está em fase de conclusão e servirá de suporte ao da capital, Pinto Martins, caso o mesmo esteja acima de sua capacidade operacional. A geografia nos beneficia. Estamos localizados há menos de 160 km´s de Fortaleza e esses visitantes que aqui desembarcarão em seus vôos nacionais  e internacionais poderão pegar a BR 116 rumo à capital ou cruzarem a Ponte Rio Jaguaribe e gastarem um pouco de suas divisas no comércio local. Para que essa segunda alternativa aconteça, é preciso criar formas inovadoras para atrai-los. Investir em entretenimento, aproveitando as características que a natureza nos contemplou.
Por que não mostrarmos aos que aqui vierem um pouco das belezas desconhecidas dos interiores do Aracati, como por exemplo o Cumbe? Para isso, seria necessário primeiramente resolver a precariedade das vias de acesso, que são simplesmente mal conservadas e nada sinalizadas. Deve-se criar micro-pólos de turismo, com pesados investimentos do poder público, dotando-os de infra-estrutura necessária para atender de forma adequada aos que lá chegarem.
Isso requer estudo e planejamento. Porém o mais importante é força de vontade em se fazer as coisas.
Fonte: http://observadorjaguaribano.blogspot.com

Teatro de Rua em Aracati. Festmar faz homenagens a apoiadores da cultura

Chico Isidório, um dos organizadores do Festmar, entregou a homenagem ao correspondente Melquíades Júnior durante o encerramento

Aracati Com risos, cores, imaginação e poesia no meio da rua, teve encerramento no último fim de semana neste Município o Festmar de Verão, a etapa seletiva do Festival Nacional de Teatro de Rua. O Diário do nordeste, com seu Caderno Regional, e o correspondente do jornal no Vale do Jaguaribe, Melquíades Júnior, foram homenageados com troféus pela contribuição e fomento à cultura popular no Interior. Dentre os homenageados também estava o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia. Grupos teatrais de cinco Estados participaram do evento e agradaram especialmente o público infantil.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sambaí! Com Betto Lins dia 04 de fevereiro em Aracati. IMPERDÍVEL!

Vinhos. Os rótulos do Chicleteiro

A importadora do cantor Bel Marques e de sua mulher, Ana, agora foca nos brancos e tintos europeus


Fotos: DIVULGAÇÃO
Bel Marques, do Chiclete com Banana, e Ana apresentam os novos vinhos de sua importadora
 
Batizar um vinho como Chicleteiro soa estranho. Bem estranho. Mas este tinto de nome peculiar foi o principal cartão de visitas dos primeiros três anos da empresa Ana Import, a importadora de brancos e tintos do casal Ana e Bel Marques, ele o líder da banda baiana Chiclete com Banana. A qualidade do vinho, elaborado pelo enólogo Maurício Lorca, na Argentina, no entanto, abriu as portas do mercado de Baco para o casal baiano, que agora aproveita para anunciar o fim do projeto Chicleteiro, e a ampliação de seu portfólio com rótulos europeus, inclusive com seu primeiro champanhe.

R$ 711,8 milhões para o litoral até 2014

Foto: O Litoral Leste, onde é localizada a praia de Águas Belas, vai receber R$ 435 milhões do BID para melhorias 

As obras incluem a duplicação da CE-040, no trecho Beberibe-Aracati, com licitação prevista para fevereiro, informou. O trecho da mesma rodovia de Aquiraz a Beberibe é de responsabilidade do Governo e está prometida para ser concluída até o fim do próximo mês.

O Governo do Estado captou recursos junto a duas entidades financeiras internacionais, além do Ministério do Turismo e do próprio Tesouro Estadual, para construção de estradas, aeroporto e melhoria das praias. O objetivo é impulsionar o turismo sem esquecer a proteção de recursos naturais

Cid Gomes se reúne com assessora sênior para projetos especiais dos EUA

O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (27), no Palácio da Abolição, com Reta Jo Lewis,  assessora sênior para projetos especiais da secretária norte-americana Hillary Clinton. Ela está visitando os estados que vão sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ para a troca de experiências e parcerias entre Brasil e os Estados Unidos. No governo americano, Reta Jo Lewis é responsável por atender às necessidades globais dos oficiais intergovernamentais dos EUA e seus representantes. Ela reporta diretamente à Secretária de Estado Hillary Clinton e colabora com outros Departamentos do Governo Americano no fortalecimento do Departamento de Estado e suas prioridades.

Durante a reunião, Cid Gomes, acompanhado dos secretários Bismarck Maia (Turismo) e Ferruccio Feitosa (Especial da Copa), apresentou projetos que consolidam o Ceará como um dos grandes destaques na Copa. O primeiro apresentado foi o projeto do Acquário, que além de estimular o turismo em todas as épocas do ano, será uma ferramenta essencial para a área de pesquisa marinha e do meio ambiente.

ASA - Aracati Sociedade Ativa visita o Ministério Público

André, Caio, Júlio e Rosângela
Na manhã de terça-feira (24 ), alguns membros do Aracati Sociedade Ativa (ASA), estiveram em visita ao Ministério Público numa conversa com a promotora Emilda Afonso para se apresentar como grupo, que visa a educação e conscientização da sociedade aracatiense. Na ocasião foram debatidos temas entre os quais: a fragilidades do judiciário local que está há cerca de cinco meses sem Juiz Titular, a apatia da sociedade local em buscar soluções para esse e outros problemas, como fiscalização dos outros poderes municipais. O ASA é um grupo apartidário e sem pretensões a cargos políticos, que busca apenas trazer propostas e ações para a evolução da sociedade como um todo.
compilado de http://www.nuclik.net

Em 2015. Centro de Eventos vai ampliar PIB do CE em 1%

Incremento deverá atingir positivamente a massa salarial, os empregos e a arrecadação no Estado.

O secretário Eduardo Diogo esteve ontem no novo Centro de Eventos, juntamente com o secretário de Turismo, Bismarck Maia, guiando uma visita feita para os diretores da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Quando em pleno funcionamento, o Centro de Eventos do Ceará (CEC), hoje com 90% de suas obras físicas concluídas, deverá ampliar o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 1%. Se esse impacto fosse hoje, o incremento da economia local chegaria perto de R$ 1 bilhão, visto que o PIB cearense chega a R$ 92,9 bilhões. Esta projeção, entretanto, está feita para o ano 2015, segundo o Governo do Estado.

Três homícios a bala no Interior

O Comando de Policiameno do Interior (CPI) registrou três homicídios a bala das 19h da sexta-feira (27), às 7h da manhã deste sábado (28), no Ceará. Na madrugada deste sábado, por volta das 3h, um homem identificado por Reinaldo Ducalan, 33, natural de Botucatu (SP),  morreu vítima de homicídio a bala em Canoa Quebrada, Aracati (CE).  O acusado, identificado por Marcos Goiano, disparou contra a vítima três tiros que atingiram o braço e o peito direito. O crime aconteceu na praça de alimentação da famosa Broadway. Até o momento, Goiano ainda não foi capturado pela polícia.

Destinos de sol e mar escolhidos para visitação

O Ministério do Turismo (MTur) indicou 14 destinos no Ceará como polos de visitação durante a Copa do Mundo de 2014. Além de Fortaleza, os destinos indicados são praias das cidades de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati, Icapuí, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz. Fortaleza terá seis jogos do mundial confirmados, um deles da seleção brasileira.

Vida. (Autor Heitor Morais)

Vida, vida essa que está cada vez mais desvalorizada nesse país que há justiça é mais lenta que uma tartaruga. "Brasil, mostra tua cara", que democracia é essa que só quem ganha com ela são os nossos políticos, políticos esses que esqueceram das vidas de quem os colocou no poder, infelizmente essas vidas estão se acabando, mas o que realmente deveria se acabar era esses políticos corruptos que estão no poder hoje. Você que está sofrendo com os maus políticos, pense bem antes de votar mas próximas eleições. Autor: Heitor Morais  http://www.facebook.com/Heittorm3

Carnaval de Aracati 2012, dúvidas e certezas

Temos muitas dúvidas e uma certeza , não sabemos quais bandas animarão o carnaval de nossa cidade , não sabemos quanto vai ser gasto e que tipo de benefício e lucro esse tipo de evento deixa , falo não como evangélico e nem exponho aqui a opinião da igreja que faço parte ( ASSEMBLÉIA DE DEUS CANAÃ ) , mas exponho minha opinião como cidadão de Aracati , o carnaval nada deixa de bom para nosso município comparado ao prejuízo que deixa , talvez alguém pergunte que prejuízo ? E eu pergunto que lucro ? Alguém me aponte pelo menos uma obra feita com dinheiro de carnaval aqui em Aracati ! Dou o meu braço a torcer quando olho para o carnaval de antigamente , casas eram alugadas , o comércio vendia e lucrava , mas hoje a coisa é outra , o que vemos é uma bagunça generalizada , cidade urinada , suja , menores de idade grávidas sem nem saber o nome do pai da criança e principalmente esse ano , muita , mas muitaaaaaaaaaaaaaaaaa politicagem , como cristão só peço a Deus que isso acabe mesmo , que se pegue todo esse dinheiro gasto e se invista na saúde que está precária , na educação que é uma das piores de todo Ceará e em geração de emprego que em se falando nesse assunto tá demais , aqui não há estímulo nem de se abrir uma bodega , quando mais uma empresa , se não fosse a AGABÊ E A COMPESCAL e outras já tradicionais o que seria do Aracati ! Acho que o prefeito poderia ter sido melhor para com o Aracati , cidade dos bons ventos e dos tão lembrados bons tempos , aguardamos dias melhores para nosso município , é hora de renovar mesmo esse quadro político do Aracati , olho aberto e consciência ativa povo meu !!! 
Fonte:  http://aracatienfoque.blogspot.com/

Carnaval de Aracati: A decadência continua!

até a folia a atual gestão acabou
Atenção foliões de Aracati, o carnaval este ano irá se superar, sendo o pior de todos os tempos. A pouco mais de duas semanas do carnaval e até agora não se sabe nem qual será há produtora que vai realizar o carnaval 2012 em Aracati, muito menos as "grandes" atrações. Segundo o secretário de turismo de Aracati em entrevista há TV Sinal onde disse: "O Aracati se vende por se só", não deixa de ser verdade, mas o que estamos vendendo atualmente, poucas pessoas querem comprar. O secretário continuou a entrevista dizendo: " O Aracati tem o maior carnaval do Ceará", será? Não tenho nenhuma dúvida que já fomos um dos melhores e maiores carnavais do Nordeste brasileiro, mas hoje não somos mais. O pensamento medíocre de algumas pessoas de Aracati é o nosso pior problema, pois quem se contenta com o tapamento de alguns buracos, não merece ser chamado de cidadão aracatiense.
Por Heitor Morais:  http://www.facebook.com/Heittorm3

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Radialista aracatiense Márcia Santos representa nosso Aracati entre as melhores do Ceará

Uma das locutoras de rádio mais requisitadas está agora na Expresso FM. É Márcia Santos que já passou pela Transamérica Hits, 101,7 fm, Fm 93 e Rádio Verdes Mares Am. Ela também faz Off para os Programas do Ênio Carlos na TV Diário até hoje. O grande foco são os Vídeos Top 10 - Os Vídeos mais acessados da Internet,  Top 10 Bizarros, Editorias de artistas, fofocas, escândalos... Essas atualidades. Ou seja, é a locutora oficial do Programa Ênio Carlos.

Ela está no ar pela Expresso FM 90,7 em horário nobre do rádio, das 8h às 12h. Fonte:  Estrelas do Ceará. A aracatiense Márcia Santos anda bem na pesquisa realizada pelo blog http://oscampeoesdeaudiencia.blogspot.com que apresenta uma enquete democrática  perguntando; "Quem é a locutora do rádio local (Fortaleza), que mais tem simpatia, desenvoltura e boa voz?".  Então amigos leitores do blog Aracati em Foco, que tal dar uma "mãozinha" para essa jovem guerreira que saiu daqui em busca de seus objetivos no ramo do rádio entretenimento? Basta votar, afinal, ela representa nosso Aracati entre tantas "feras" no rádio do ceará. Essa eu conheço e confio.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TJ/CE condena à prisão, pela 1ª vez de forma definitiva, ex- prefeito cearense

foto ilustração
O ex-prefeito do Município de Miraíma (a 205Km de Fortaleza), Antônio Ednardo Braga Lima, foi condenado de forma definitiva pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará as penas dois anos de reclusão e três anos de detenção por irregularidades administrativas praticadas durante a sua gestão. Ele é o primeiro ex-gestor sentenciado à cadeia no Ceará em decisão judicial que não cabe mais recurso, pois foi transitada em julgado, isto é, tornou-se definitiva.

Encontro Setorial discute regularização ambiental em Canoa Quebrada

O Conpam e a Semace promovem nesta quinta-feira (26)o terceiro Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental- Hotéis e Pousadas. Trata-se de uma ação educativa cujo objetivo é conscientizar acerca da necessidade do licenciamento ambiental para o setor e prestar esclarecimentos da legislação ambiental vigente. A ideia é mostrar o licenciamento ambiental não só como obrigação legal, mas também como responsabilidade ambiental. São convidados os proprietários de pousadas e hotéis em Aracati, Fortim e Icapuí. O encontro começa às 10 horas, na Rua Dragão do Mar, Polo de Lazer, Auditório da ASDECQ - Praia de Canoa Quebrada - Aracati.

Entre 30 países com maior carga tributária do mundo, Brasil dá menor retorno à população

Brasil apresenta piores resultados pelo segundo ano consecutivo. 

Estudo realizado com os 30 países do mundo com maior carga tributária mundo mostra que o Brasil apresenta o pior desempenho em retorno de serviços públicos à população. A arrecadação de impostos no País atingiu a marca de R$ 1,5 trilhão em 2011 e ultrapassou o patamar de 35,13% em relação ao PIB. Os números são do documento Estudo sobre Carga Tributária/PIB X IDH, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Entre os 30 países, a Austrália apresenta o melhor desempenho em termos de retorno à população dos impostos pagos. O ranking foi feito com base no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (Irbes), criado pelo instituto como resultado de cálculo que leva em conta a carga tributária segundo a tabela da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2010 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com a previsão do índice final para 2011. Quanto maior o valor do IRBES, melhor é o retorno da arrecadação dos tributos para a população. Confira o ranking:

Licença da Semace pode demorar até dois meses

Ainda não requerida pela Setur, a Licença de Instalação pode ser liberada em 30 ou 60 dias.


A construção do Acquário Ceará, na Praia de Iracema, somente pode ser iniciada após a emissão da Licença de Instalação (LI), por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), documento ainda não requerido pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Segundo a assessoria de imprensa da Semace, após a entrega da documentação, a liberação da licença poderá ocorrer dentro de 30 ou 60 dias, tempo estimado para a análise de um empreendimento desse porte. De acordo com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o requerimento da licença, bem como a entrega da documentação necessária, será realizado até o final deste mês ou no máximo, no início de fevereiro. É uma documentação mais técnica, que nós estamos providenciando. Estou torcendo para que entendam a prioridade do Governo e a importância desse equipamento para o Ceará, afirma.

IPVA: transporte alternativo é isento

Cooperativas de transporte alternativo no Interior do Estado devem economizar R$2 mi ao ano, após medidas

Ontem foi dia de comemoração para os trabalhadores de cooperativas do transporte complementar do Interior do Ceará. O governador Cid Gomes assinou mensagem, a ser encaminhada para Assembleia Legislativa, isentando a categoria do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e concedendo redução de até 75% no pagamento da taxa mensal de regulação da Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará).

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Achado de cadáver em Canoa Quebrada

Na tarde desta quarta-feira (25), por volta das 17:23h, populares de Canoa Quebrada, compareceram ao local onde pode ter ocorrido um provável assassinato. Segundo informações trata-se de um homem que realizava trabalho coletando materiais recicláveis na praia de Canoa Quebrada e que seria morador da localidade próxima de uma localidade próxima. Até aquele momento o blogueiro Jaílson Ribeiro que fotografou a lamentável cena esteve no local onde o corpo estava e, como podem ver pela foto a vítima segundo populares iria alimentar o cavalo. A PMtur estava presente coordenando isolamento da área para que populares não viessem a mexer no corpo evitando alteração na cena do possível crime enquanto era esperando o rabecão/IML chegar e como sempre, vir da cidade de Quixeramobim para fazer a perícia.  Lembrando que a PMTUR apura os fatos e até o presente momento são muitos boatos e comentários sobre o misterioso achado do cadáver.

com informações e foto de http://www.aracatiaquieagora.blogspot.com/

Foto flagrante enviado ao blog Aracati em Foco

Recebi do leitor Roberto Viana a seguinte foto flagrante. Veja na foto acima o descaso da prefeitura/guarda municipal com a segurança da população aracatiense. Esta carroceria de caminhão (carreta com parte de material do parque de diversões) está desde segunda-feira (23.01.2012) parado em uma esquina da avenida dragão do Mar sem nenhuma sinalização.

Oferta de Emprego em Aracati

Quarta Feira 25/01/2012

Ocupação                                                                                    Vagas  
Assessor de Cobrança (Hab. A)                                                  01
Auxiliar de Serviços Gerais (deficiente)                                      01
Chapeiro (Aracati)                                                                          01
Costureira Industrial                                                                      01
Cozinheira (Quixaba/Canoa)                                                         02
Empregada Doméstica (Aracati/Fortaleza)                                 04
Frentista (deixar currículo)                                                            05
Garçom (Aracati/Canoa)                                                                02
Garçonete (Aracati)                                                                        03
Operador de Empilhadeira (deixar currículo)                              01
Operador de Maquina de Algodoeira (Mossoró)                     01
Manicure (Aracati)                                                                         01
Motorista Carreteiro (deixar currículo)                                        01
Motorista de Caminhão (deixar currículo)                                  01
Operador de Caixa/Atendente (deixar currículo)                       01
Panfleteiro (Aracati)                                                                       05
Recepcionista de Hotel (Canoa)                                                   01
Supervisor Operacional (entregar currículo)                              01
Vendedor Externo (venda de cartões)                                          05
Vigia (Canoa)                                                                                   01
Vendedor Interno (deixar currículo)                                              01
Vendedor Externo (venda de consórcio)                                     04

Os Interessados devem se dirigir a Unidade de Atendimento do SINE/IDT, situada a Rua Cel. Alexanzito, centro de Aracati, portando carteira de trabalho, RG, CPF e demais documentos ou entrar em contato através dos telefones: (88) 3421 – 2188, no horário das 08h as 17h.

FONTE: http://www.canoafm.com.br/site/radio/

Mototaxista é assassinado a tiros em Cascavel

De acordo com a Polícia, ainda não se sabe a motivação do crime. Um mototaxista foi assassinado a tiros na noite da última terça-feira, 24, no bairro Alto Luminoso, em Cascavel, a 64,3 quilômetros de Fortaleza. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), Paulo Lindemberg da Silva, 32, teria sido abordado por um homem em uma motocicleta e atingido por seis disparos à queima-roupa. De acordo com a Polícia, ainda não se sabe a motivação do crime. O acusado não chegou a ser identificado e continua foragido.
Redação O POVO Online

Ceará poderá garantir contrato para turismo esta semana

clicar  na imagem para ampliar
Até o final desta semana, a Corporação Andina de Fomento (CAF) irá definir se liberará US$ 160 milhões para o Estado investir em obras no litoral oeste. Aprovação dos recursos ainda deve ser votada pelo Senado  O passo decisivo para o Ceará garantir o contrato com a Corporação Andina de Fomento (CAF), banco de desenvolvimento da América Latina, deve ser dado ainda esta semana. A contratação é referente ao Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Prodetur Expansão).

Até a próxima sexta-feira, dia 27, os dirigentes do banco finalizam reuniões e visitas de campo ao Estado. E caso os projetos estejam adequados, começará o processo burocrático para implementação dos projetos e garantias de empréstimo. Entre as intervenções, a maioria devem terminar até o final de 2013. De acordo com o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia, já há atualmente a aprovação do “pré-contrato”, faltando o aval dos projetos executivos. No entanto, o empréstimo ainda irá para o Senado para aprovação final e, segundo o secretário, até junho deste ano é a previsão para ter a análise concluída.

Secretário de Turismo Bismarck Maia será homenageado no VII Encontro do Setor de Feiras e Eventos

clicar na imagem para ampliar
Atual secretário do Turismo do Estado do Ceará, Maia é também presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, desde 2009. Já foi diretor de Economia e Fomento da EMBRATUR, além de presidente do Fórum Nacional de Secretários do Turismo do Brasil.
Fonte:  http://www.encontrodosetor.com.br/2012/BismarckMaia.html

O caminho para o desenvolvimento de Aracati e região

José Airton participou no dia 14, na Câmara Municipal de Aracati, do Fórum Aracati Novos Caminhos com o tema "Educação, Ciência e Tecnologia", esse é seu 6º encontro.
O Fórum foi idealizado para trabalhar de maneira coletiva e transparente estratégias para o desenvolvimento da cidade de Aracati. O encontro foi formado por diversos membros da sociedade, partido políticos e lideranças locais. José Airton integrou o grupo de palestrantes entre eles o Secretário da Ciência e Tecnologia da Educação Superior do Estado, professor Renê Barreira, o magnífico Reitor do IFCE, professor Claudio Ricardo e o Coordenador de Direitos Humanos professor Marcelo Uchoa, os deputados estaduais Dedé Teixeira e Lula Moraes.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sandro Guimarães entrevista advogados Egídio Barreto e Lúcio Telmo sobre Direitos do Consumidor

debatidos diversos aspectos do CDC

Um dos assuntos mais comentados na semana que se passou, no mundo todo, foi o acidente ocorrido numa ilha italiana que acarretou com o naufrágio de um navio de grande porte, com mais de 4 mil passageiros a bordo, causando a morte de dezenas de pessoas, além de centenas de feridos.

Na mesma semana, o blog ARACATI EM FOCO noticiou que o juiz da 04ª. Vara Cível de Fortaleza concedeu uma decisão liminar para impedir que uma agência de turismo procedesse com a cobrança de um pacote turístico a um grupo de mato-grossenses que se acidentou dentro de um ônibus da referida companhia, usando como fundamento a violação ao CDC, uma vez que o serviço prestado fora frustrado por conta do acidente.

conclusão em 24 meses. Obras do Acquario Ceará em fevereiro

O local contará com mais de 500 tipos de peixes, crustáceos e demais espécies
 Houve mudanças ainda na execução das obras, já que estão contratados a estrutura de concreto e os equipamentos

Maior e mais caro equipamento de entretenimento, o Acquario Ceará aguarda apenas a aprovação da Licença de Instalação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para ter as obras iniciadas na Praia de Iracema, em Fortaleza.

"Queremos começar as obras em fevereiro (próximo)", sinalizou no fim da tarde de ontem, o secretário Estadual do Turismo, Bismarck Maia, segundo quem os trabalhos só não foram iniciados neste mês por falhas de informação. "As obras deveriam ter iniciado agora em janeiro, mas faltou a apresentação (à Semace) de alguns documentos", disse o secretário, ao revelar mudanças de planos na construção do equipamento.

Antes estava prevista a construção da infraestrutura, para, posteriormente, após a conclusão, fazer a licitação dos serviços de instalação do Acquario propriamente dito.

FUNDEB. Zero de abono para professores da rede municipal de Aracati

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (Fundeb) é um programa do Governo Federal que opera recursos dos municípios, estados e da União, no sentido de garantir investimentos exclusivos para os alunos da Educação Básica no Brasil: creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos. 

No ano passado, os investimentos do Fundeb foram da ordem de R$ 94,48 bilhões em todo o país. Em Aracati, os valores chegaram a R$ 25.629.095,00. Em nossa cidade, houve um acréscimo de R$ 6.195.552,91 se comparado ao ano anterior. Na verdade, com esse montante de recursos Aracati deveria ter uma Educação diferenciada pela qualidade, mas não é isso que vimos. Tanto é que o Instituto de Pesquisas do Ceará (IPECE) classifica nossa cidade no modesto 178º lugar entre os 184 municípios do Estado.

Lula, Dirceu e Palocci ganham do Governo aparelhos Nokia criptografados para conversas livres de grampos

As conversas telefônicas no primeiro escalão de Dilma Rousseff já estão mais seguras e protegidas de escutas indevidas e ilegais. O Governo adquiriu 395 celulares Nokia de última geração, com criptografia para proteger o conteúdo falado. Cada aparelho, importado da Finlândia, custa em torno de R$ 12 mil reais.

Dos 100 aparelhos que ficaram com o Palácio do Planalto, curiosamente, três foram dados aos mais ilustres membros do “governo paralelo”: o ex-Presidente Lula da Silva, e os super-consultores José Dirceu e Antônio Palocci Filho. É apenas um sinal (telefônico) de que continuam mandando muito nos destinos do País. Livres das escutas, poderão trabalhar com mais desenvoltura.

Turismo. Fortaleza é o 2º destino preferido pelos idosos

Das dez primeiras cidades do ranking elaborado pelo Ministério do Turismo, cinco são do Nordeste. Segundo a Setur, independentemente da faixa etária, o imaginário dos turistas em relação ao Ceará tem sido trabalhado não só para a alta estação, mas para quaisquer outras datas. Na avaliação do secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o resultado é fruto de uma trabalho direcionado prioritariamente ao público e realizado, por sua vez, durante o ano inteiro, sem focar exclusivamente a alta estação.

No ranking dos destinos preferidos pela melhor idade para viajar, Fortaleza ocupa a segunda colocação no País, ficando atrás apenas de Natal, no Rio Grande do Norte.

OAB. Subseção de Aracati entrega mantimentos na sede

A Subsecional de Aracati entregou na última sexta-feira, 20, mais de 50Kg em alimentos não perecíveis na sede da OAB-CE. São latas de leite em pó, arroz, feijão, café, farinha, entre outros mantimentos. A doação é referente à campanha OAB Solidária, uma parceria entre a Ordem dos Advogados cearense e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Todo o volume arrecadado será repassado para a Casa Vida, entidade de apoio ligada ao ICC. "A partir dessa nobre iniciativa da OAB-CE, a Subseção de Aracati se engajou no projeto OAB Solidária, coletando e, agora, encaminhando as doações de advogados e advogadas com atuação na circunscrição da Subsecional", disse Leandra Olinda Porto Maia.
Fonte:  http://www.oabce.org.br

Concurso Prefeitura de Itaiçaba - CE 2012

O concurso de Itaiçaba, Ceará, oferece 169 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 550,00 e R$ 7.250,00.

A Prefeitura de Itaiçaba, Estado do Ceará, através do PRO MUNICÍPIO, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. São 169 vagas disponíveis em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior, com salários que variam entre R$ 550,00 e R$ 7.250,00.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os jovens não foram ensinados a gostar de política

É inegável que a juventude é o futuro do Brasil, mas é assustador pensar que o nosso futuro está nas mãos de jovens despreparados e sem nenhum interesse em assuntos como política. Grande parte da juventude de hoje, não está nem aí para os problemas do Brasil, bem diferente dos jovens dos anos 60, que saíam as ruas para reivindicar seus direitos em plena ditadura militar. O desinteresse por política não é só dos jovens, mas de uma boa parte da população brasileira. Participação política pode e deve ser bem mais do que votar em uma eleição, está é apenas uma das formas de participar.
REFLITA:
Existe um forte interesse dos partidos na participação da juventude em suas discussões e políticas?
Até que ponto os partidos se interessam pela participação efetiva dos jovens em suas estruturas?
Autor: Heitor Morais  http://www.facebook.com/Heittorm3

Prefeitura de Aracati. Fazendo "muitos" mais.


A meu ver, essa frase estampada em um banner da PMA é uma piada colossal. Somando-se à afirmação da música da campanha¹¹ que dizia "o homem fez, o homem faz e vai fazer, ele vai cumprir, tudo que prometer", podemos supor que Pinóquio foi injustiçado ao ser taxado como a personificação da mentira.  A vida privada no sr. prefeito não me importa. Mas a sua incompetência em gerir o MEU ARACATI, sim. Não, a culpa do fracasso de sua administração não foi da oposição. Foi da inconsequência ter se lançado  como candidato¹¹, sabendo este ser despreparado para a vida pública. Afundou a cidade de Aracati com sua inércia e falta de rumo no tocante à administração municipal. Como cidadão, me entristece ver a cidade em que nasci adornada por lamas e buracos incontáveis. Jovens chegando ao ensino médio completamente analfabetos. Professores da rede municipal desmotivados profissionalmente. Um retrato tão melancólico que sequer Caravaggio seria capaz de representá-lo.
compilado de http://observadorjaguaribano.blogspot.com/

Negócios Aporte de R$ 853 mi. Produção petrolífera deverá ser reforçada no CE

THIAGO GASPAR. No momento,
 atividades estão sendo realizadas
 em Icapuí, Aracati e no litoral de
 Paracuru no sentido de
melhorar a produção
estadual de óleo
Com uma produção petrolífera sem avanços significativos nos últimos anos, o Ceará deverá ter um reforço no aporte de recursos para o melhorar seu desempenho nesta atividade. O PAC 2 prevê um investimento de R$ 853,38 milhões no desenvolvimento dessa produção entre este ano e 2014. Mas é após este período que os valores serão realmente significativos, chegando a R$ 4,77 bilhões. No momento, atividades já estão sendo realizadas no sentido de melhorar a produção no Ceará, nas localidades onde já se retiram o óleo: em terra, nos municípios de Icapuí e Aracati, e em mar, no litoral de Paracuru.  A produção de petróleo cearense gira em torno de sete mil barris diários, quantidade bem inferior ao que o Estado alcançava em anos anteriores. A redução vem se dando pelo natural envelhecimento das bacias.

Fiscais do Ibama apreendem barco pesqueiro com lagostas no Ceará

imagem ilustrativa

Cinco pescadores realizavam pesca de lagostas com compressores.  Período do defeso começou em 1° de dezembro e vai até 31 de maio. Fiscais do IBAMA apreenderam no mar na tarde de sábado (21) um barco com cinco homens que realizavam pesca de lagosta com compressores na região de Cascavel, a 56 km de Fortaleza. Os pescadores foram presos por policiais militares ambientais e encaminhados para a Polícia Federal. O barco ficará retido em um depósito do IBAMA.

ELEIÇÕES 2012: começaram as pesquisas em Itaiçaba-CE

Ainda não se sabe por quem encomendada, mas desde o último dia 20 de janeiro de 2012, é feita uma pesquisa em nossa cidade no tocante à eleição municipal, mas precisamente a quem poderá ocupar o cargo no Poder Executivo. O instituto de pesquisa, de identidade desconhecida até o momento, aponta como prováveis candidatos ao pleito, os seguintes nomes:
Denilson (Secretário de Finanças)
Magnólia (Coordenadora Escolar)
Amaral (Empresário)
Erenarco (Advogado)
Capitão Lauro (Vereador) 
Fonte:  http://itaicabaalerta.blogspot.com

domingo, 22 de janeiro de 2012

19 de janeiro. Aniversário de minha sobrinha Neila 18 anos. Reunião de família no SuperGrill

Tales Paulino (irmão), Neila Pauline aniversariante) e a mãe Sueli
Sandra Regina, Daniel Ponciano, Tales, Neila e Lara Roberta Guimarães
Regina Arrais, Sandra Regina, Daniel, Tales, Neila e Lara
Zé do Carmo (Pai da aniversariante), Zeneida, José Edilberto,
 Didi Paulino e Silvio
Solonilton, Grazielly,  Suelí Freitas, D. Suzana (avó da Neila)
e Suelí Guimarães de Sales
Daniel, Sandrinha, Regina, tia Lurdinha, Sr. Ant° Guimarães
Sueli, Neila e seu irmão Tales.

Canoa Quebrada: helicóptero nas falésias (compilado do blog do colega Plínio Bortolotti)

Por: Plínio Bortolotti | Comentários: Comente

Do jornalista Túlio Muniz recebi as duas fotos acima, que lhe foram enviadas por conhecidos dele em Canoa Quebrada. Túlio exclama: “Se barracas e bugues são insuportáveis para as falésias, o que dirá Helicópteros”.
A força da grana
Pois é, parece o caso de muita grana e zero de consciência ecológica. Afinal, o cara com um helicóptero particular pode tudo, inclusive destruir impunemente o que a natureza levou milhões de anos para construir.
Interessante é que há poucos dias comentei neste blog o mal que pode causar esse tipo de turismo predatório.

Aracati vai sediar festival nacional de TEATRO

clicar para ampliar imagem
Etapa seletiva do Festival Nacional de Teatro de Rua, acontece nesta semana o Festmar de Verão, em Aracati. Confira a reportagem do   blogueiro Melquíades Júnior no Caderno Regional DN de hoje:

O teatro voltará a tomar as ruas históricas deste Município. Enquanto as vidas vão e vem na movimentada cidade litorânea, causos, lendas e graças chamarão a atenção dos passantes. São atores, cearenses e de outros Estados, numa das atividades dramáticas mais antigas: o teatro de rua. No próximo fim de semana, acontecerá a segunda etapa do Festival Nacional de Teatro de Rua, o “Festmar de Verão”, do qual cinco Estados participam. Grupos de jovens do Interior do Estado mantêm um trabalho que, mesmo sendo pouco valorizado pelas políticas públicas culturais, é uma das principais ferramentas de leitura, conhecimento e arte (leia aqui a matéria completa)