sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Concurso Público da Prefeitura de Icapuí: Até quando esperar?


A demasiada contratação de servidores temporários nos municípios brasileiros tem sido uma constante, especialmente em ano eleitoral, essa pratica ilegal e nociva ao serviço público precisa ser contida pelo Ministério Público, sob pena de tornarmos a exceção uma regra.  Tornou-se pratica comum no final de ano ou de gestão, demissão em massa de servidores prestador de serviços, deixando estes a ver navios, pois os mesmo não gozam de nenhum direito trabalhista.

Alta estação. Ocupação dos hotéis projetada acima de 94%

Apesar do menor número de visitantes, a Setur diz que a taxa de ocupação da rede hoteleira será maiorAs praias da Capital são o carro-chefe em atratividade ao turista FOTO: BRUNO GOMES

O setor de turismo do Ceará está otimista com a próxima alta estação, período que, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), vai de dezembro até o domingo após o Carnaval. Conforme o titular da Setur, Bismarck Maia, o levantamento sobre a quantidade de visitantes que o Estado receberá nesta época ainda está sendo finalizado, mas ele adianta que a taxa média de ocupação na rede hoteleira deve ser superior a 94%.
"O período desta alta estação será menor, uma vez que o Carnaval ocorrerá no início de fevereiro de 2013 e, neste ano, a data caiu no final de fevereiro. Assim, vamos ter um número de turistas razoável, de acordo com o período menor. Quem sabe 700 mil turistas. Para esta época, esperamos uma taxa média de ocupação nos hotéis maior que 94%", afirma Bismarck Maia.

MP envia recomendação a prefeito e vereadores de Jaguaruana

O Ministério Público do Estado do Ceará enviou uma recomendação ao prefeito municipal de Jaguaruana, Antônio Roberto Rocha Silva, e a todos os vereadores da Câmara Municipal, pedindo que eles se abstenham de ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa com pessoal no final do mandato. O documento foi expedido na última segunda-feira, 26, e é assinado pelo promotor de Justiça Luiz Dionísio de Melo Júnior.  De acordo com o MP, o objetivo é garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o aumento das despesas com pessoal nos últimos 180 dias de mandato do gestor. Esse tipo de conduta é crime tipificado no artigo 358-G do Código Penal.
 por Kézia Diniz com informações do MPE

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Plantão de Polícia. Aracati, Itaiçaba e Russas


Aracati. Furto 
Segunda feira (26), por volta das 08h, na Rua Salgado Filho n º 1489, no Bairro Várzea da Matriz, na cidade de Aracati-CE, foi vitima de furto MARIA DA CONCEIÇÃO MAIA DOS SANTOS, 21 anos de idade, natural de Aracati/CE, solteira, vendedora. Sendo subtraído da residência da vítima: 06 (seis) pulseiras, 04 (quatro) cordões, 03 (três) anéis, 02 (dois) pares de brincos, 04 (quatro) kits de estampas para unhas e um perfume de marca Natura.  
Logo que tomou conhecimento do fato, uma equipe da Policia Militar realizou diligencias, onde por volta das 08h10min,  no Mercado Público, na Rua Cel. Pompeu foi presa a acusada MARIA SINARA OLIVEIRA DA SILVA, 28 anos de idade, ex-presidiaria, natural de Aracati/CE, sendo recuperado todos os pertences da vítima. SINARA foi conduzida à Unidade de Segurança Integrada - USI, para os procedimentos cabíveis. VEJA MAIS...
Aracati. Assalto á posto de combustível 
Itaiçaba. Carreta tomba no asfalto 
Russas. Porte ilegal de arma branca

Alerta a COELCE e Corpo de Bombeiros em Aracati


Desde as 9:hs da manhã desta quinta-feira, 29, fios elétricos estão caídos sobre calçadas da Rua Pe. Pacheco a altura do número 1440 em Aracati. Moradores reclamam que ja ligaram para COELCE e até Corpo de Bombeiros e até agora às 18:15hs ninguém aparece para resolver esse problema, enquanto muitos pais de família estão preocupados e vigilantes para evitar que os garotos que brincam nas imediações que fica próximo ao "Bar do Zé Encanador". A dona de casa Elineuda moradora na residência de número 1452 "teme que o pior possa acontecer, pois os fios estão passando faiscando". Parte da Rua Pe. Com o incidente parte da rua Pe. Pacheco possui energia e outros pontos não.

Negócios. Estrutura de concreto. 3ª fase do Acquario será iniciada em janeiro

Foto: Natasha Mota
Já o empréstimo com o banco norte- americano Ex-Im Bank deverá ser formalizado somente em fevereiro de 2013
Após concluir as fases de escavação e de proteção do terreno do Acquario Ceará, na Praia de Iracema, o governo do Estado espera iniciar em janeiro de 2013 a terceira fase da obra, com a construção da estrutura de concreto que abrigará os tanques de exibição, as salas e outros equipamentos. "Espero terminar a licitação em dezembro para iniciar a obra em janeiro. Estamos na fase final da licitação. Um complemento para fazer a estrutura de concreto", afirma o titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia.

Aeroporto de ´Jeri´ só deverá operar em 2014

O primeiro lote a ficar pronto refere-se à pista de pouso, que terá 2,2 mil metros de extensão e 45 metros de largura
A expectativa inicial previa que já estivesse operando desde o início deste ano, mas o Aeroporto de Jericoacoara deverá funcionar somente em 2014.

A região de Jericoacoara se viabilizará como um grande destino turístico nacional e internacional com a entrada dos voos e do equipamento FOTO: DIVULGAÇÃO


A obra é dividida em duas partes, e a previsão agora é de que a primeira conclua no próximo semestre e a outra somente na segunda metade de 2013.  Após isso, o aeródromo ainda estará à espera de uma liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo informou o secretário estadual de Turismo, Bismarck Maia.

O primeiro lote a ficar pronto refere-se à pista de pouso, que terá 2,2 mil metros de extensão e 45 metros de largura, permitindo pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300.  Já o segundo lote, informa Bismarck Maia, é o terminal de passageiros, juntamente com áreas de segurança e demais obras relacionadas à infraestrutura do aeroporto.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tráfico: Idosa de 80 anos pode ter sido presa no lugar do filho

8° DP: A idosa de 80 anos está presa há quatro meses na Penitenciária Feminina, acusada de tráfico de drogas. O jovem Paulo Roberto dos Santos, 27 anos, natural de Aracati (CE) foi preso na manhã desta segunda-feira (26), acusado de tráfico de drogas na zona Leste de Teresina. Há quatro meses, sua mãe, uma idosa de 80 anos, foi presa em seu lugar, também acusada de tráfico. Segundo o chefe de investigação do 8º Distrito Policial, Fred Maia, há quatro meses o capitão Fábio Abreu, das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) havia tentado prender o acusado em sua residência, no bairro Santa Bárbara. “O capitão Fábio Abreu informou que Roberto conseguiu fugir na época em que a polícia fez uma busca na casa dele. Sua mãe, que estava na casa, foi presa, após a polícia encontrar fragmentos de crack no local e R$ 2 mil em dinheiro. Ela ainda está detida na penitenciária feminina”, relatou Fred Maia. O acusado foi preso em via pública na rua São Paulo, Vila Santa Bárbara quando praticava a venda de droga na manhã de hoje. De acordo com a polícia, Paulo estava com 18 trouxas de maconha, R$ 70 em dinheiro trocado, uma máquina digital e uma moto modelo Broz 150, de cor preta. Após a prisão o acusado foi autuado em flagrante pelo delegado do 8º DP, Jefferson Calume, que vai encaminhar o caso à delegacia de Entorpecentes para as devidas providências.

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação


Estudo internacional comparou desempenho de 40 países. O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.



A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.  Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.

Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.

Radialista encontrado morto em açude do Cedro-CE.


O Radialista e Professor Manoel Lucindo Lemos Junior 38 anos, foi encontrado por pescadores as margens do centenário Açude do Cedro na manhã deste Domingo 25, conforme populares o mesmo chegou na noite anterior de bicicleta e se deslocou até a parede do reservatório e pulou, não se deu muita atenção pois é costume de pessoas saltarem para tomarem banho. Ao amanhecer pescadores encontram o corpo do Radialista as margens, chamando a policia e em seguida a Pericia Forense que fica na cidade vizinha de Quixeramobim e atende todo o Sertão Central, chegando por volta do meio dia onde foi constatado um corte na cabeça mas o laudo conforme o Perito Neto Cabral que estava no local afirmou que no máximo trinta dias sairá o laudo pericial oficial.  

Sons do Rio, projeto em prol da defesa do meio ambiente, chega a Aracati

Saxofonista Sandro Guimarães presente ao evento
O Sons do Rio é um projeto que busca a divulgação e circulação de shows da música cearense por cidades banhadas pelo Rio Jaguaribe. Iniciado na cidade de Limoeiro do Norte, o projeto chegou, sexta-feira, dia 23 de novembro, a Aracati, na Praça Monsenhor Bruno (Igreja N. Sra. Prazeres), com apresentações que começaram a partir das 20h. O evento teve a participação de artistas locais e convidados, que fazem parte de uma programação que contou com apresentação dos violonista Netinho Ponciano e Agamenon, repentista  J. Gomes, Sandro Guimarães, saxofonista e Toni Morais, cantor de Aracati. O público também teve oportunidade de prestigiar a participação dos compositores Eugênio Leandro, Rodger Rogério e do poeta Dideus Sales. 

Além das apresentações musicais, acontecerão ainda depoimentos de autoridades em defesa do Rio Jaguaribe, chamando todos para uma luta por um ambiente sustentável. Na ocasião, haverá uma tenda montada onde estarão sendo distribuídas mudas de plantas ornamentais e frutíferas. O Sons do Rio fala e canta o rio Jaguaribe e a Caatinga cearense, buscando uma maior conscientização na comunidade educativa, sociedade civil e autoridades, despertando o sentimento da cidadania e fazendo valer as leis de proteção ambiental. O projeto Sons do Rio é uma apresentação da Coelce e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Co-produção do Instituto Multicultura Brasil. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MP pede afastamento do prefeito de Russas por improbidade administrativa

O Ministério Público do Estado do Ceará entrou com uma Ação Civil Pública pedindo liminarmente o afastamento temporário e cautelar do prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, por improbidade administrativa. A ação foi ajuizada no último dia 19, através dos promotores de Justiça Luiz Dionísio de Melo Junior e Emílio Timbó Tahim.
Segundo a ação, foi constatado que o prefeito vem afrontando os princípios da administração pública, dificultando a transição governamental e demitindo ou reduzindo vantagens pecuniárias de servidores públicos responsáveis por áreas essenciais, como a saúde, sem a existência de qualquer procedimento administrativo, sempre sob a escusa de enxugar a folha de pagamento.

II Feira de Negócios de Aracati - FENAR



De 29 de novembro a 01 de dezembro de 2012, no Colégio Marista de Aracati, acontecerá a II FEIRA DE NEGÓCIOS DE ARACATI – FENAR.  Caracterizada como multisetorial, a FENAR tem como objetivo promover as empresas e entidades voltadas ao desenvolvimento de Aracati e região Litoral Leste, com a exposição de produtos e serviços do comércio e de prestação de serviços local, promovendo as riquezas da região e sendo uma vitrine do município para outras cidades e regiões.

TV Sinal recebe organizadores do VIII FESTMAR - Aracati

Sandro, Xico Izidório e Teobaldo Silva
Nosso Sinal Entrevista Programa pelo "Bom dia Cidade" da TV Sinal Canal 7 desta segunda-feira 2, foi com mebbros da comissão organizadora do VIII Fest Mar aracati - Festival Nacional de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular - O evento terá início dia 05 e finaliza dia 08 de dezembro. Teobaldo Silva e Xico Izidório participam da comissão organizadora deste evento que já faz parte do calendário cultural do Ceará, através da Secretaria da Cultura. 

domingo, 25 de novembro de 2012

Plantão de Polícia em Aracati



Aracati. Arrombamento
Sexta feira (23), por volta das 04h, na Rua Visconde do Jaguaribe nº 1595, bairro Várzea da Matriz, na cidade de Aracati-CE, foi vitima de arrombamento em sua residência, JOSÉ ROBERTO SOUSA DE OLIVEIRA,  natural de Aracati/CE, solteiro. Sendo o acusado FRANCISCO REGINALDO DA SILVA, vulgo "Xoxota", ex-presidiario, residente na Rua Jose de Alencar nº 1484, bairro Nossa Senhora de Lourdes. Após o fato, o acusado empreendeu fuga, sendo preso próximo a residência da vitima, e foi constatado que nada foi levado da residência citada. Policiais Militares conduziram o acusado a Unidade de Segurança Integrada - USI, para os procedimentos cabíveis.

Aracati. Homem flagrado com droga
Por volta das 04h10min, desta sexta feira (23), na Rua Dragão do Mar, em frente a Pizzaria Regart, na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati-CE, após uma abordagem feita por policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico – BPTUR foi preso ISSAC DE MORAES CAVALCANTE SIDOW, natural de Mossoro/RN, Office boy, residente Rua João da Escocio, nº 07, bairro Centro, cidade de Mossoro/RN. Com o acusado foram encontradas 02 trouxas de maconha, 02 cigarro de Maconha, 02 papelotes de cocaína e R$ 500,00, sendo conduzido a Unidade de Segurança Integrada - USI, para os procedimentos cabíveis.

Fonte: 1º Batalhão Militar de Russas

Policlinica Aracati. Festa por 3 meses de funcionamento é questionada

Críticas nas redes sociais puseram em questão a necessidade do evento que aconteceu em Aracati na tarde de ontem. Até agora a Policlínica da cidade, administrada por consórcio, realizou três mil atendimentos.

solenidade de comemoração selou na tarde de ontem os 100 dias de funcionamento da Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, localizada no Centro de Aracati, a 148,3 km de Fortaleza. O evento, entretanto, foi questionado por internautas nas redes sociais. “Quem pagará a conta é a população? Seria mesmo necessária contratação de bufê, equipamento de som e gastos extras para sua concretização?”, escreveu Sandro Guimarães no blog Aracati em Foco. “Certamente são questionamentos que doem no peito de nosso povo que só precisa mesmo dos atendimentos médicos e exames especializados. Essa é a verdadeira festa que se pode oferecer dentro de um hospital”, completa no mesmo texto.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sons do Rio, projeto em prol da defesa do meio ambiente, chega a Aracati



Poeta Dideus Sales coordena o evento
O evento tem a participação de artistas locais e convidados, que fazem parte de uma programação que conta com apresentação do violonista Netinho Ponciano, saxofonista Sandro Guimarães e dos repentistas Rogaciano Lopes e J. Gomes. Também sobe ao palco Toni Morais, cantor de Aracati. O público também poderá prestigiar a participação dos compositores Eugênio Leandro, Rodger Rogério e do poeta Dideus Sales.

O Sons do Rio é um projeto que busca a divulgação e circulação de shows da música cearense por cidades banhadas pelo Rio Jaguaribe, chamando a atenção para problemas como desmatamento irregular da Caatinga, incentivando o hábito de ser realizada uma coleta seletiva de lixo e um melhor uso da água, assim como para reivindicação por maiores áreas verdes, com foco na disseminação na boa arte e da convivência social.  Iniciado na cidade de Limoeiro do Norte, o projeto chega, nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, a Aracati, na Praça Monsenhor Bruno (Super Grill), com apresentações que começam a partir das 20h. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UMJ Aracati. CONEGA e Show Cultural


Festival Curta Canoa chega à 8ª edição no período de 11 a 15 de dezembro


O Festival acontece anualmente na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE). De 11 a 15 de dezembro a praia de Canoa Quebrada recebe cineastas, realizadores e apreciadores de filmes e vídeos para a 8ª edição do Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada.  Foram mais de 180 inscritos, de 18 estados, para a Mostra Competitiva de filmes e vídeos de curta metragem. Os nomes dos selecionados serão divulgados em breve. Além das competitivas de filmes e vídeos brasileiros de curta metragem, o Curta Canoa 2012 conta ainda com a Mostra Latino-Americana de Curta-Metragem, de caráter não competitivo e composta por vídeos e filmes convidados pela direção do festival e uma mostra com exibição de curtas produzidos por crianças e jovens dos projetos Canoa Faz Cinema e Majorlândia Faz Cinema.  

II Congresso de Turismo da FVJ homenageará Bismarck Maia

"Os Ciclos Econômicos do Aracati" por Antero Pereira

Dr. LAÉRCIO GIAMPANI, presidente da SYNGENTA BRASIL receberá título de Cidadão Aracatiense

Laércio Giampani

No dia 11/12 a Câmara Municipal do Aracati fará a entrega do título de Cidadão Aracatiense, ao Dr. LAÉRCIO GIAMPANI, presidente da SYNGENTA BRASIL. Tal acontecimento ocorrerá na Estação Experimental da Syngenta, situada em Vila Cajazeiras. A empresa estará recepcionando seus convidados na Estação Experimental a partir das 16hs, quando se fará um “tour” pela empresa e em seguida a solenidade de entrega da comenda, e em seguida um “cocktail” será servido a convidados e autoridades. Sem sombra de dúvidas, essa é uma das mais justas comendas aprovadas pelo legislativo municipal de Aracati e certamente este evento significará muito para a comunidade de Vila Cajazeiras e sua gente.

Belchior em Porto Alegre nega dívida no Uruguai

Porto Alegre. O cantor cearense Belchior, 66 anos, foi visto passeando ao lado da mulher, Edna, na madrugada de quarta-feira em Porto Alegre (RS).
Belchior disse que não está tentando se esconder e que não tem nenhuma dívida FOTO: FOLHA PRESS. Ele caminhou por alguns metros e, cercado por repórteres, acabou entrando num restaurante japonês nas proximidades do Hotel Sheraton no bairro Moinhos de Vento, região nobre da capital gaúcha. Belchior também havia sido visto num café dentro de um shopping no bairro. No domingo passado, o "Fantástico", da Rede Globo, apresentou a denúncia de que Belchior estaria devendo R$ 30 mil em diárias e serviços a um hotel uruguaio.Em entrevista ao jornal "Zero Hora", Belchior disse que não está tentando se esconder e que não tem nenhuma dívida. "Essa notícia que está circulando é mentirosa", declarou o cantor ao diário gaúcho.
Fonte: O Povo


 

 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Impacto do Turismo no Ceará



Pelos Facebook e Twitter, o secretário de Turismo do Ceará vibra devido nosso estado estar liderando no nordeste o número de empregos gerados no setor de serviços no último mês de setembro, conforme CAGED-MT, com um saldo (admissão - demissão) de 3.555 empregos. Nossa região metropolitana fica em primeiro lugar de janeiro a setembro/12. Fortaleza, nosso portão de entrada e com sua base econômica no setor serviços, impactada positivamente na geração de empregos. Bismarck Maia tem usado as redes sociais oportunizando maior aproximação levando informações previlegiadas entre sua secretaria junto ao povo cearense.

Plantão Policial. Aracati, Itaiçaba, Russas e Jaguaruana (CE)



Aracati. Vistoria em cadeia
Terça feira (20), por volta das 09h, na Cadeia Pública de Aracati-CE, durante uma vistoria de rotina, realizada na área externa, foi encontrado dentro de uma caixa de ar condicionado um pacote contendo 04 (quatro) aparelho de telefones celulares, com 02 (dois) chips; 02 (dois) papelotes de cocaína e aproximadamente 100 (cem) gramas de maconha. A composição policial militar que faziam parte da guarda externa da cadeia já mencionada realizaram a vistoria e apreensão dos objetos e drogas descritas, que foram encaminhados ao fórum local para as devidas providências. LEIA TAMBÉM
- Itaiçaba. Menor na condução de moto
- Russas. Irregularidade no emplacamento
- Jaguaruana. Porte ilegal de arma

Atleta Aracatiense participa de competição paralimpica em SP



O Paratleta Aracatiense da Praia de Quixaba, Francisco Elione de Souza participou neste final de semana do Brasilian Swimming Open Champion chip (Campeonato de Natação Brasileira Aberta). Elione disputou as provas de: 400; 100 e 50 metros livres, e obteve 4º lugar em todas elas.

Após 2 (dois) anos de um acidente com moto em Aracati, em 2010, onde o mesmo perdeu uma das pernas, e há um 1 (um) ano e meio treinando natação na UNIFOR, Elione já está na elite nacional, disputando competições de nível mundial, como o Open Internacional de Natação ocorrido de 15 a 17 de novembro, no Parque São Jorge, em São Paulo.
Elione de Souza ainda participará nos dias 01 e 02 de dezembro da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Natação Paraolímpica, que acontecerá em Fortaleza; e dia 09 de dezembro, também em Fortaleza, disputará a Travessia de Iracema, uma prova que terá 3 (três) quilômetros de natação em mar aberto. Elione conta com os patrocínios do Escritório de Contabilidade Ivan Silvério e da Prefeitura de Aracati através da Secretaria do Esporte e Juventude – SEJUV por meio do secretário João Eudes Costa do Nascimento.

Com informações de Elione de Souza compilado do site da Canoa FM