quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aracati – Estive lá apenas uma vez… E jamais esqueci.

Rafael Müller da Rocha
Olá Sandro,
Meu nome é Rafael, achei seu face no grupo de Aracati.
Eu e dois amigos criamos um blog que busca compartilhar histórias e experiências vividas nas cidades do Interior de todo o Brasil. A cada semana postamos uma historia, a dessa semana foi sobre Aracati. 

Gostaria de lhe convidar a conhecer o blog e ler o texto
(CONTINUE LENDO E CONHEÇA ESSA HISTÓRIA)

Quem Somos

Vivemos perdidos dentro da diversidade do nosso país. Por quê? Vou te dizer o porquê: porque cada vez mais esquecemos que existe um mundo particular dentro desse Brasil enorme, esperando para ser desbravado pelo aventureiro que existe em cada um de nós. Do que é feita uma cidade? Com certeza não é de ruas, avenidas, estradas e cimento; ela é feita de suas histórias, seus segredos, seus mistérios, suas mentiras, suas verdades, sua sabedoria popular… Ah, de tantas coisas. E sabe o que seria muito legal? Descobrir o que existe de diferente em cada cidade desse Brasil.

Essa é a proposta desses “guris”: três gaúchos que, juntos, tiveram a idéia de descobrir os segredos e mistérios de várias cidades que existem por aí. E a melhor maneira que eles escolheram para começar foi pelas cidades do interior, que são charmosas e transmitem tanto encanto; além disso, possuem histórias surreais para nos contar. Assim, nasce o “Do Meu Interior”, um blog que quer, acima de toda e qualquer coisa, unir o país do Oiapoque ao Chuí, diminuindo a distância que existe entre as nossas cinco regiões através de uma boa “contação” de histórias.


A HISTÓRIA 


Date: dezembro 17, 2013 Author: Ricardo Lautert
Era novembro de 2008. Meus avós estavam completando 50 anos de casados e nós saímos do Rio Grande do Sul e fomos até Fortaleza, no Ceará para comemorar com eles. Já haviam se passado sete anos desde a última vez que eu tinha visto a família do meu pai.

Há 142 km da capital cearense fica a cidade de Aracati, sertão do Ceará, às margens da Lagoa de Santa Teresa. Meu avô, seu Josias Teobaldo, fez um pedido especial naquelas bodas de ouro: queria que toda família, filhos, netos, genros e noras fossem conhecer o sertão onde ele nasceu, e assim aconteceu.

Fazia muito calor naquele dia; não tenho certeza, mas acho que era um sábado. Acordamos antes do sol nascer e pegamos a estrada rumo a Aracati. Depois de mais de duas horas de viagem, comecei a avistar aquele chão batido, casas de barro, algumas árvores sem folhas e jegues pelas ruas, muitos jegues. Estávamos no interior do interior do Ceará.

Shallom_Aracati. Chegamos então ao lugar onde passaríamos o dia: uma pequena pousada no meio daquela terra vermelha. Fomos tomar café e, como é de costume dos nordestinos, pelo menos dos membros da minha família, a mesa era farta, muitas frutas, sucos, cuscuz e claro, a tradicional tapioca.

O mais incrível era que, quando eu olhava para um lado, enxergava um lugar seco e sem vida; quando olhava para o outro, a paisagem era estonteante, a Lagoa de Santa Teresa é enorme e aquele calor convidava para um banho. Eu e meus primos, como boas crianças que éramos, fomos logo para dentro d’água, jogamos bola, rimos, nos divertimos e, por fim, o cansaço me venceu. Deitei na rede e no fim do dia, quando acordei, o mais bonito de se ver era o sorriso no rosto do meu avô, por nos ver todos juntos, por voltar as suas raízes, por estarmos ali vivendo junto com ele aquele momento.

Não sei se um dia voltarei a visitar o Aracati, mas nunca me esquecerei do que eu vi lá: alguns rostos enrugados sentados em suas cadeiras na frente de casas de barro sem nenhuma ventilação, crianças brincando com os jegues sem chinelos nos pés e sorrisos, lindos sorrisos. Além das pessoas, a natureza sorriu pra nós naquele dia.


Em outubro desse ano meu avô completou 80 anos. Eu não pude estar lá para abraçá-lo, afinal, mais de 4.100 km nos separam, mas não diminuem nosso amor. Esta lembrança é para ele. Para dizer que eu o amo.


Se você tem uma história e deseja compartilhar em nossa página ente em contato conosco: http://www.domeuinterior.com.br/  

Quem somos:

João Manuel Menna Barreto 
João nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas pipocou por várias cidades e já morou até em Salvador. É um apaixonado por xadrez, Astronomia e, recentemente, se envolveu em um caso amoroso também com a Filosofia, que pretende cursar na UFRGS, em POA. Ainda vai conhecer as pirâmides do Egito e Macchu Picchu. 

No Facebook: João Manoel Menna Barreto
Email: joao@domeuinterior.com.br  

Rafael Muller da Rocha 
Criado em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul (São Francisco de Paula, na serra, ou São Chico, para os íntimos), Rafael é estudante de Administração na Uniritter. A vida numa cidade pequena despertou o gostinho pelos “causos” do interior. Ainda sonha em voltar para São Chico e aproveitar as maravilhas da calma da pequena cidade. Adora aventuras e o contato com a natureza.

No Facebook: Rafael Müller da Rocha
Email: rafael@domeuinterior.com.br
  
Ricardo Calle Lautert 
Estudante de Administração na UFRGS e apaixonado pela área, Ricardo é natural de Porto Alegre. Sonhador e desbravador nato, acredita que o interior do Brasil tem muita história pra contar. Seu sonho é viajar os quatro cantos do Brasil e do mundo, descobrindo suas histórias e segredos.

No Facebook: Ricardo Calle Lautert
Email: ricardo@domeuinterior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário