sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aracati recebe médica do programa federal Mais médicos

Aracati é um dos 90 municípios do Ceará contemplados na segunda fase do Programa do Governo Federal Mais Médicos. Os profissionais concluíram na última semana o módulo de acolhimento e avaliação iniciado há mais de três semanas. Em solenidade, na última sexta-feira (6) os médicos foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúde e começaram a atuar nos municípios desde segunda-feira (9).

De Aracati, estiveram na solenidade o prefeito municipal de Aracati Ivan Silvério e o vice-prefeito e secretário de saúde Valdy Menezes, que foram recepcionar a médica cubana Yiset Napoles Clavel, que irá atuar no Programa de Saúde da Família (PSF). É a primeira médica que o município recebe do Mais Médicos. LEIA MAIS
“Me sinto emocionada e temorosa por não falar português direito, mas irei aprender aos poucos. O importante é que tenho o idioma universal, do amor, da humanidade”, disse a médica cubana. A doutora Yiset já tem experiência como médica da família e chegou a trabalhar dois anos na Venezuela, na mesma função.

Além de Aracati, Fortim, Ererê, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pereiro, Quixeré e Tabuleiro do Norte são os municípios da região contemplados com o programa. 

“É um momento marcante. Acreditamos que o programa irá melhorar a saúde do nosso município”, disse o prefeito de Aracati Ivan Silvério. O secretário de saúde Valdy Menezes disse que é com alegria que o município recebe a médica Yiset e espera que mais médicos sejam enviados para Aracati no reforços dos PSF’s. Ele disse ainda que existe uma previsão de dobrar o número de equipes do PSF do município no próximo ano, passando de 13 para 26 equipes. 

De acordo com o secretário Nacional de Gestão e Planejamento de saúde, Odorico Monteiro, ao todo 206 médicos foram distribuídos na segunda etapa do programa, que somados aos 350 profissionais da segunda etapa totalizam 556 médicos para o Ceará. Quase 100% do Estado (150 municípios) foram contemplados com o programa. 


O secretário nacional falou também que a terceira etapa será iniciada. “Os municípios tem até o dia 13 de dezembro para ajustarem suas necessidades e participarem do ‘Mais Médicos’. Além dos médicos, a previsão é que com a ampliação do Programa de Saúde da Família, sejam necessários mais profissionais, como enfermeiros e agentes de saúde”, revelou.

Fonte: ASCOM
compilado do blog Aracati Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário