sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fim do Defeso – Pesca da lagosta recomeça neste sábado dia primeiro

A partir deste sábado, a pesca da lagosta volta a ser permitida. Acaba o período do defeso, iniciado em 1º de dezembro do ano passado. No Ceará, mais de sete mil pescadores deverão entrar no mar em busca de um crustáceo que, nos últimos anos, por causa da pesca predatória, deixou de ser destaque na pauta das exportações do Estado. A Superintendência do IBAMA no Ceará, bom lembrar, continua com a missão de fiscalizar essa pesca predatória em três Estados. Além do mar cearense, tem que ficar de olho no litoral maranhense e potiguar. O pior: com apenas uma equipe para isso.

Presidente Dilma e Ministro Padilha: Apresentem a regulamentação da lei nacional de controle do tabaco! #LIMITETABACO


Se eu pudesse voltar no tempo, não tinha começado a fumar. Tenho 56 anos, fumei desde 15 anos de idade, sou uma jovem velha. Hoje tenho apenas 36% de função pulmonar. Não consigo pegar um bebê no colo, muito menos um cãozinho. Sou praticamente um zero à esquerda. -- Maria Celeste Ferreira
(leia o depoimento completo abaixo)
O artigo 49 da lei 12.546/2011 garante ambientes livres de fumo para todo o país e proíbe a propaganda de cigarros, inclusive, nos pontos de venda. A medida foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011 e até agora não foi regulamentada, apesar da intensa mobilização de vários setores da sociedade civil que lutam pela saúde pública. Sem regulamentação, não há fiscalização, não há cumprimento. Perde a saúde pública e ganha a indústria do tabaco ao continuar promovendo seu produto, causador de doenças e mortes.  CONTINUE LENDO E PARTICIPE DESTA CAMPANHA

IFCE inicia seleção de alunos para cursos técnicos em Aracati


O campus avançado do Instituto Federal do Ceará em Aracati vai selecionar novos alunos para três cursos técnicos: Aquicultura, Guia de Turismo e Informática. Cada turma tem trinta vagas e as inscrições acontecem entre os dias 27 de maio e sete de junho. Os cursos são gratuitos e é cobrada apenas a taxa de inscrição, no valor de 40 reais.  Podem participar da seleção alunos que já concluíram o 1º Ano do Ensino Médio. Para ler o edital, acesse www.aracati.ifce.edu.br.  SAIBA MAIS

Plantão Policial de Aracati (divulgado dia 27 de maio)


Aracati. Caminhão roubado é encontrado
Sábado (25) por volta das 10h, foi encontrado, após denúncia anônima, próxima à localidade da Forquilha (40 km de Aracati-CE), um veículo Caminhão furgão, marca Ford, cargo 1717, cor branca, placa NIK4890, pertencente à Empresa Brasileira de Distribuição LTDA, com filial em Fortaleza-CE. Após averiguação da Polícia Militar, foi constatado que o cofre do referido veículo estava aberto sem dinheiro ou qualquer outro objeto de valor, e totalmente sem carga, tendo somente alguns produtos alimentícios e energéticos já usados. No interior do veículo foram encontrados a identificação (CNH, RG) das seguintes pessoas: L.S.P.S, nascido em 25/08/1985; A.L.F, nascido em 18/04/1991, natural de Fortaleza-CE; bem como o documento de uma moto Honda cg 125 Fan KS, cor preta, de propriedade de L.F.S.S, que reside na Rua Armando Praça, centro de Aracati-CE. A Polícia Civil está fazendo diligências objetivando solucionar este caso juntamente com a Polícia Militar, embora não tenha recebido nenhuma denúncia anteriormente. Policiais Militares atenderam a ocorrência e fizeram a condução do veículo à Delegacia Regional de Policia Civil de Aracati-CE.  LEIA MAIS
Assalto em loja
Preso por tráfico de drogas
Assalto
- Homem é lesionado por irmão
Acidente de trânsito
Agressão com uso de garrafa
Moto apreendida

Programa "Bom dia Cidade" aborda tema sobre proteção dos animais com o veterinário Dr. Ricardo Eugênio

Sandro Guimarães e Ricardo Eugênio
Nesta sexta-feira (31), recebi no Bom dia Cidade, o veterinário Dr. Ricardo Eugênio que falou sobre Leishmaniose e  demos inicio ao debate visando incentivar a organização das pessoas  na cidade preocupadas por uma sociedade protetora dos animais. Cuidados com os animais, controle de natalidade, saúde pública, abrigo e parcerias com poder publico através de possíveis projetos de lei e convênios em prol do respeito ao direito dos animais abandonados e/ou maltratados no município.

Acidente com helicóptero em Guaramiranga deixa empresário José Carlos Pontes gravemente ferido


Uma das pessoas envolvidas ficou gravemente ferida, segundo a Polícia. O empresário José Carlos Pontes, sócio do Grupo Marquise. A vítima sofreu fraturas e teve uma das pernas decepada.

30/05/2013 - Um acidente envolvendo um helicóptero particular foi registrado por volta das 12h desta quinta-feira (30) no município de Guaramiranga, na região do Maciço de Baturité. Seis pessoas estavam a bordo e uma delas ficou gravemente ferida. CONTINUE LENDO

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PM faz apreensão de quinhentas pedras de crack, dinheiro e desarticula quadrilha de traficante em Icapuí-Ce.

Foto: Emaciel Rodrigues

Traficantes presos em Redonda de Icapuí, quase quinhentas pedras de crack e cinco traficantes presos com muito dinheiro.

A operação aconteceu no início da tarde de quarta-feira (29).
O efetivo da PM de Icapuí, sob o comando do subtenente Ricardo Ponciano, efetuou a prisão de cinco traficantes na praia de Redonda naquele município.  Com a quadrilha a Polícia Militar apreendeu aproximadamente quinhentas pedras de crack e grande quantia em dinheiro. Segundo informações, o flagrante foi fruto de um longo trabalho de investigação, e não houve resistência à prisão.

Texto aos aracatienses (Por Thiago Sampaio "Pepeu")



Hoje, dia 29 de maio, comemora-se (ou deveria ser comemorada) a data de nascimento de um dos maiores nomes da Literatura Naturalista Brasileira, Adolfo Caminha. Adolfo nasceu no ano de 1867, em Aracati, e teve uma vida breve. Faleceu aos 29 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, mas deixou uma grande contribuição para a nossa literatura.

Adolfo Caminha não foi o único grande filho de Aracati que teve sua obra reconhecida nos quatro cantos do Brasil e/ou do mundo. Pois, se pararmos para pesquisar, nomes como os de Dragão do Mar e Jacques Klein também virão à tona. E isso sem falar de tantos outros grandes artistas que não tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho ao mundo, e assim, obtiveram pouco reconhecimento de suas obras.

Aracati é, realmente, uma cidade rica em arte e cultura, mãe de diversos artistas, das mais variadas áreas (dança, música, poesia, artes cênicas e plásticas). Mas o espaço e incentivo para tais manifestações vêm sendo deixados de lado, há muitos anos. Não há mais um grande incentivo para o desenvolvimento artístico dos aracatienses, e isso de nada é bom para a nossa cidade. CONTINUE LENDO

Oceanário de Lisboa: uma viagem ao fundo do mar (por Anchieta Dantas Jr.)

Foto: Divulgação
Por onde andei, aquários costumam exercer fascínio sobre milhares de turistas que formam extensas filas para desvendar os mistérios do fundo do mar.Um dos mais incríveis que já fui fica em Portugal. Falo do Oceanário de Lisboa, localizado no Parque das Nações, inaugurado em 1998, para abrigar a última exposição mundial do século 20, cujo tema foi “Os Oceanos, um Patrimônio para o Futuro”.O Oceanário de Lisboa fica localizado no Parque das Nações 

Foto: Divulgação
De lá para cá, o Oceanário eternizou a ligação da Capital portuguesa com o mar e hoje se configura, a meu ver, como uma dos maiores atrativos da cidade. Estima-se que um milhão de pessoas passa por lá todos os anos. Percorrer o ambiente é um programa e tanto. Vá por mim! Surpreendente é a palavra que o define. Sua grandiosidade, seu comprometimento com a natureza e sua dinâmica de funcionamento deslumbra tanto quanto o choque da primeira visão, quando nos deparamos com aquele gigantesco aquário interior reproduzindo a sensação de se estar diante de uma tela de cinema. E no fundo do mar, é claro! Diante do gigantesco aquário interior, a sensação de se estar diante de uma tela de cinema.

Ceará é 7º com menos médicos por habitante no Brasil



O Ceará é o sétimo pior entre os estados brasileiros que aderiram ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). 21 estados estão abaixo da média nacional que é de 1,8 médicos por mil habitantes. No Ceará, essa proporção é de 1,05 médicos por mil habitantes. O Estado está na frente apenas do Maranhão, Amapá, Pará, Piauí, Acre e Rondônia. (Confira a lista completa abaixo)
Apesar disso, o Ceará tem o maior número de profissionais e de municípios que aderiram ao programa, isso, proporcionalmente ao número de cidades. Ao todo, são 694 médicos cearenses, e 76,6% dos 184 municípios, ou seja, 141 cidades incluíram-se no Provab. Cerca de 3.800 médicos atuam pelo programa em unidades básicas em todo o País, somente a região Nordeste recebeu 2.241 médicos.

Delegação Cearense disputa pela primeira vez os Jogos Abertos Brasileiros



Os atletas embarcaram para Santa Catarina com apoio da Sesporte. 
A Secretaria do Esporte do Estado, reiterando o compromisso de crescimento, solidificação e expansão do esporte no Ceará, concedeu as passagens aéreas para que os campeões dos Jogos Abertos do Interior disputem pela primeira vez e representem o Estado nos Jogos Abertos Brasileiros que acontecerão em Criciúma – SC, de 30 de maio a 4 de junho.

A delegação cearense será composta por 100 pessoas entre atletas, técnicos e oficiais para as disputas dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs). O embarque acontecerá na madrugada desta quarta-feira (29). A 22ª edição dos JABs reunirá 1,1 mil atletas de oito estados brasileiros na cidade de Criciúma nas modalidades natação, judô, atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Vacina contra a febre aftosa será vendida até sábado (1)



Os produtores rurais do Estado do Ceará podem adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa até o próximo sábado (1). A compra da vacina deveria ser encerrada no próximo dia 31 (sexta-feira), mas em virtude do feriado de Corpus Chrsthi, nesta quinta-feira (30), o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) decidiu pela prorrogação do prazo por mais um dia.  CONTINUE LENDO

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Plantão de Polícia. Aracati, Jaguaruana, Russas e Beberibe (28-05-13)



Aracati. Menor é acusado de ameaçar policial
Terça feira (28), por volta das 13h, na Rua Felismino Filho, bairro de Fátima, o Policial Militar FRANCISCO IRANILDO ALVES DE FREITAS, que estava de folga, foi ameaçado, pelo menor de idade de iniciais: F J N B, nascido aos 14.03.1996, residente na Rua São Judas Tadeu, bairro de Fátima, que ao passar em frente à residência do referido policial, falou “VAI MORRER”.  Policiais Militares atenderam a ocorrência e depois de apreenderem o menor infrator o conduziram a Unidade de Segurança Integrada - USI, para os devidos procedimentos. CONTINUE LENDO
- Jaguaruana. Moto apreendida
- Russas. Moto com documentação em atraso
- Russas. Moto furtada
- Jaguaruana. Arrombamento e furto
- Jaguaruana.  Moto com documentação atrasada
- Jaguaruana. Moto apreendida

- Russas. Moto abandonada
- Beberibe. Atropelamento de animal

Certificados de Conclusão do Curso de Corte e Costura são entregues a participantes



Concebido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, e executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT, o programa Profissional do Trabalhador Cearense, é financiado com recurso do Tesouro do Governo do Estado do Ceará e tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda preconizada pelo Governo do Estado, articulada com outras políticas públicas, na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho. CONTINUE LENDO

Empresa sem funcionários era usada para desviar dinheiro público de 23 prefeituras do CE



Esquema de fraude em licitações envolvendo 23 prefeituras cearenses e a empresa Dimetal Construções e Serviços LTDA desviou cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos, entre 2007 e 2011, para as contas pessoais de prefeitos, secretários municipais, empresários, engenheiros e advogados, segundo o Ministério Público do Estado (MPE). As informações foram repassadas pelo MPE, na manhã desta quarta-feira, 29, na sede do órgão.

A Dimetal não possuía funcionários nem máquinas, sendo usada como fachada para o desvio do dinheiro, de acordo com o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).  CONTINUE LENDO

Pastor Marco Feliciano é convidado para participar de festival gay em São Paulo

Pastor Marco Feliciano é convidado para participar de festival gay em são PauloPastor Marco Feliciano é convidado para participar de festival gay em São Paulo. Em nota enviada à organização do 21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, o pastor Marco Feliciano aceitou o convite para participar do evento gay. O convite foi feito através de um anúncio de página inteira no jornal Folha de São Paulo da última segunda-feira,  29 de maio, e foi criado pela agência de publicidade Neogama para a Associação Cultural Mix Brasil. continue lendo

Ingressos da Copa das Confederações começam a ser entregues hoje. Em Fortaleza, local de retirada é o Centro de Eventos



A partir das 10 horas de hoje começam a funcionar os pontos de retirada de ingressos nas seis cidades que sediarão a Copa da Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho deste ano. Em Fortaleza, o Centro de Eventos do Ceara será o local oficial para retirar os bilhetes.  Em cada uma das cidades - Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza e Recife - haverá pelo menos um ponto de retirada. O Rio será o único lugar onde haverá três pontos.  Em todos os locais, à exceção de um no Rio, é necessário que o dono do ingresso faça agendamento por meio do site da Fifa. A retirada só poderá ser feita pelo detentor do CPF (Cadastro de Pessoa Física) que fez a compra via internet. Uma lista com os pontos de retirada já está disponível no site da Fifa.

DIA DO DESAFIO 2013: Arcoverde enfrenta Aracati-CE

DISPUTA: Arcoverde enfrenta 
a cidade de Aracati -CE
A população de Arcoverde se mobilizará nesta quarta-feira, dia 29 de maio, para mais uma edição do Dia do Desafio em busca do Tetra na competição. O objetivo do projeto, promovido no Estado pelo Sistema Fecomércio-PE/Sesc, é fazer com que as pessoas dediquem pelo menos 15 minutos à prática de atividades físicas. No ano passado, 50.047 (73%) pessoas participaram das ações do evento em Arcoverde tornando a cidade tri-campeã da disputa.

A abertura oficial da competição acontece nesta terça-feira (28), às 19h00, na unidade do SESC Arcoverde com apresentações do espetáculo Tai-Vozes do Sertão e apresentação Circense do Grupo Mandalá.  CONTINUE LENDO

Acidente de trânsito com vitima fatal em Itaiçaba


Ontem, por volta das 22h00, na avenida João Barbosa Lima, na cidade de Itaiçaba-CE, FRANCISCO GILMÁRIO LIMA ARAÚJO (nascido aos 15.07.1974, solteiro, padeiro, filho de Zacarias Araújo e Luzia Lima Araújo, natural de Itaiçaba-CE, residente na rua Cel João Batista, 298, Itaiçaba-CE), quando trafegava na moto Honda Bros de cor vermelha, ano 2008, de placa NRE-2178, veio a perder o controle, descendo um barranco tendo morte imediata. PM’s Sgt Lima, Cb Rebouças e Cb Batista, na CP-1561, compareceram no local e adotaram as devidas providencias. 

Com informações do Quartel do 1º BPM, Russas
compilado de itaiçabaalerta.blogspot.com 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Praia: Conheça as belezas da praia de Canoa Quebrada, no Ceará

Praia da cidade de Aracati conhecida internacionalmente tem conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN.
A fama de Aracati corre o mundo, com sua praia conhecida internacionalmente, Canoa Quebrada. Além do conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, testemunho da época em que o porto natural recebia comerciantes portugueses e de outros estados brasileiros em busca da carne de sol, a beleza das dunas e das falésias faz o pano de fundo perfeito para passar o dia sob o sol saboreando uma água de coco ou para aproveitar uma das noites mais animadas de todo o estado do Ceará, com restaurantes de diversas especialidades internacionais, bares e boates.  CONTINUE LENDO

Deputado cita retrocessos da política de drogas no Brasil


Ivan Valente criticou o PL 7.663/10 e mencionou o Relatório da 4ª Inspeção do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

O deputado Ivan Valente (PSOL/SP) fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados na semana passada criticando o Projeto de Lei (PL) 7.663/10 que, segundo ele, corre o risco de retroceder a Política Antidrogas no Brasil. A votação está prevista para ocorrer nesta terça-feira (21/5), no plenário da Casa.

Valente ressalta que o projeto traz muitos problemas, como a ampliação de penas, a internação compulsória e a utilização de comunidades terapêuticas. “O Brasil está querendo seguir na contramão de bons exemplos como o de Portugal e de outros países europeus, e quer seguir o exemplo americano, que tem uma grande autocrítica”, disse.  CONTINUE LENDO

Conflitos da liberdade de imprensa

ilustração

Por Rômulo Moreira Conrado
As restrições à liberdade de imprensa não podem ignorar seu relevante papel na fiscalização dos negócios públicos, contribuindo para a formação da consciência coletiva da necessidade de se assegurar a máxima transparência na gestão da coisa pública, sempre associada à livre divulgação de informações.

A liberdade, característica intrínseca à vida do homem, deve se manifestar em toda sua plenitude, possibilitando à humanidade o alcance de todas as suas potencialidades, tornando concretas as perspectivas que se abrem a todos. A preservação de tal direito, que se projeta em diversas esferas, deve ser assegurada pelo Estado e pela Sociedade, não podendo sofrer limitações, salvo no caso de ofensas à dignidade da pessoa humana e a outros direitos de igual relevância. Leia Mais

Mãe é presa suspeita de ajudar a matar a filha para ficar com genro


Jovem de 22 anos foi morta com 25 facadas; marido confessou o crime.
Uma mulher presa suspeita de ter ajudado o genro a matar a filha, de 22 anos, para ficar com o suspeito com quem tinha um caso há quatro anos. Jéssica Carline Ananias da Costa foi morta com 25 facadas, no dia 9 de maio, em Apucarana (PR). Somente na última sexta-feira (24) a polícia esclareceu o crime. A mãe da vítima foi presa e indiciada como cúmplice e coautora do crime. O marido de Jéssica, um advogado de 26 anos, foi preso e confessou ter desferido as facadas. Eles têm uma filha de quatro anos. CONTINUE LENDO

Centro de Eventos sedia a Feira Internacional de Moda


Uma das principais feiras do Brasil para lojistas e representantes de moda, principalmente confecções, a Fenim (Feira Internacional da Moda), tem a sua primeira edição voltada para os mercados do Nordeste e do Norte aberta nesta segunda-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A feira prossegue até a quarta-feira (29), e vai ocupar todo o Pavilhão Leste com mais de mil expositores, entre grifes de grande porte, indústrias de confecções e facções. Os expositores atendem a diversos segmentos da moda (masculino, feminino, infanto juvenil e praia), com predominância de jeans wear e malharias retilínea e circular.

A expectativa é que passem pelo evento 18 mil pessoas, entre lojistas, compradores, representantes, estilitas e outros profissionais do meio, que devem gerar aproximadamente R$ 400 milhões em negociações.

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, atrair para o CEC uma feira do porte da Fenim, que vai trazer milhares de comerciantes para o Ceará, “não apenas fortalece o turismo de negócios, para o qual foi feito o Centro de Eventos, mas também revigora um setor tradicional na nossa economia, que é o de têxteis e confecções”.  CONTINUE LENDO

domingo, 26 de maio de 2013

Solenidade na AL celebra hoje os 50 anos da Aceji


A Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo a requerimento do deputado Paulo Facó (PTdoB), realiza, nesta sexta-feira (24/05), a partir das 19h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji).

Segundo Paulo Facó, a Aceji desenvolve um trabalho relevante para as comunidades do Interior, pois os profissionais da imprensa que atuam nos distritos e sede dos municípios cearenses são as primeiras fontes de informação entre essas comunidades e as autoridades. “São eles que nos mostram a realidade do dia a dia, fazendo o verdadeiro canal de comunicação entre as pessoas do campo e das cidades com os gestores públicos e demais entidades”, diz. LEIA MAIS

Aracatiense é empossado membro do Conselho Estadual de Juventude


A posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cojuve) para o biênio 2013/2014 aconteceu terça-feira (21), no Auditório do Palácio Iracema, na sede da Vice-Governadoria. Trata-se da congregação de gestores do poder público estadual, legisladores, representantes do poder público municipal e representantes da sociedade civil que, lado a lado, vão dividir um espaço de controle social, de exercício da democracia participativa, de troca de experiências, de efervescência de ideias, resultado do acúmulo que os Cearenses têm em políticas públicas de juventude.  LEIA MAIS

Resultados: Campeonato cearense de Futsal


25/05/2013 20:00 - Colégio Marista (Aracati) 
Aracati Futsal 4x1 Tabuleiro Do Norte 
25/05/2013 20:00 - Domingão - Horizonte Futsal 4x2 Paracuru A. Clube 
25/05/2013 20:00 - Senador Carlos Jereissati-Tianguá E. Clube 2x0 R5/Sobral 
25/05/2013 20:00 - Luzardo Viana-Ad Nota 10/Caucaia 1x3 Crateús E. Clube

Próximo jogo do Aracati 
Sábado (08/06)20:00 - Aracati Futsal X Redenção Futsal

Fonte: Federação Cearense De Futsal

Plantão de Polícia: Aracati, Fortim, Itaiçaba e Russas


Aracati. Condução de dependente químico
Sexta feira (24), por volta das 08h40min, foi realizada a condução de FEAS, 27 anos de idade, solteiro, desocupado, residente na Rua Esperança, no bairro Pedregal, para o CAPS/Pedregal/Aracati. Policiais Militares conduziram o dependente químico, que por volta das 10h foi levado para o Hospital Psiquiátrico de Messejana, em Fortaleza, em uma ambulância do município por determinação do Juiz Dr. Jamyerson Câmara Bezerra, titular da 3ª Vara da Comarca de Aracati. LEIA TAMBÉM:
Aracati. Moto tomada de assalto
Aracati. Mandado de Busca e Apreensão
Aracati. Prisão por agressão a suas irmãs
Fortim. Conduzindo moto embriagado
Russas. Menor apreendido por roubo de celular
Russas. Moto apreendida
Russas. Armado á faca
Russas. Residência arrombada e furtada
Itaiçaba. Enquadrado na Lei Seca

sábado, 25 de maio de 2013

Sobre o sistema político-partidário brasileiro.


por Caio Rocha
O atual sistema político-partidário brasileiro não representa os interesses do conjunto da sociedade. Configura-se como um instrumento de perpetuação de poder a qual siglas de agremiações políticas e seus caciques se valem da miserabilidade alheia para obter dividendos eleitorais. Nada há de interesse em prosperidade coletiva ou outros substratos de caráter ideológico na atual fase da república brasileira. A lógica imperante é o enriquecimento privado, permeado por uma hipocrisia ética utópica nos discursos.  continue lendo

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Material encontrado em Icapuí por pescadores da Praia Da Barrinha

MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL
CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARÁ
Natal, RN, em 22 de maio de 2013.
NOTA À IMPRENSA
MATERIAL ENCONTRADO EM ICAPUÍ POR PESCADORES DA PRAIA DA BARRINHA

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) informa que, no dia 14 de maio, a Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) recebeu comunicado da Colônia de Pescadores de Icapuí – CE, sobre a localização, por pescadores da Praia da Barrinha, de itens diversos, como pedaços de canos, ferragens e ossos, possivelmente restos de uma embarcação soçobrada naquele local, encontrados aproximadamente há cinco quilômetros da praia.
A Agência da Capitania dos Portos em Aracati, inicialmente, enviou equipes ao local para verificar de que se tratava, tendo constatado a existência dos itens, retirados e guardados por pescadores, que foram trazidos para a Agência. CONTINUE LENDO

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Morador do bairro Pedregal em busca de informações sobre recuperação de quadra esportiva


Foto. Quadra Esportiva do Pedregal

Recebi essa indicação de foto e relato de meu amigo blogueiro Jailson Ribeiro, morador do simpático, porém há anos também abandonado bairro do Pedregal, pois o mesmo desejaria saber (sem intenção de ‘machucar’ ou melindrar ninguém, claro), se alguém do poder público municipal através de uma das secretarias responsáveis, provavelmente o secretário de Esportes e Juventude, Sr. Carlindo Meneses o seguinte:  CONTINUE LENDO

Naufrágio em Icapuí pode ter sido de um navio sueco

Surgem novas evidências sobre origem de destroços de embarcação no litoral Leste do Estado

Fortaleza. Pode ser do brigue sueco Express, navio naufragado em 1873, os restos de embarcação encontrados pelos pescadores de Icapuí. "Pode ser" é dúvida, mas pelo material encontrado está mais para não ser um navio negreiro, como suspeitam os pescadores. "Se o casco for de ferro, não é negreiro. O mastro encontrado é de ferro. Mas é muito cedo para dizer", pondera o pesquisador Augusto César Barros, que estuda sobre os naufrágios no Ceará.

Correntes encontradas levaram pescadores a pensar que a embarcação era um navio negreiro

A Capitania dos Portos, que enviará estudiosos ao local, pede que a população mantenha a distância necessária para não danificar os vestígios. Moradores e políticos querem o incentivo do turismo histórico do Ceará. Hoje será apreciado, na Câmara Municipal de Aracati, sobre a possibilidade de audiência para tratar do acervo no mar. CONTINUE LENDO E SAIBA MAIS

Aluno de colégio público em Aracati saca revólver da mochila e dispara contra colega


Foto Ilustração

Recebi via e-mail a mensagem a seguir, a mesma foi enviada por um leitor do blog Aracati em Foco. O autor da denúncia é morador das proximidades da E.E.F.M Bení Carvalho. O mesmo não informou se eu deveria revelar sua identidade, então preferi manter o sigilo da fonte da informação, pois o conheço e sei que se trata de uma pessoa séria;

Veja abaixo o relato sobre a briga entre dois alunos resultando em tiros em frente ao colégio Bení Carvalho:

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Movimento pela paz. Jaguaruana para durante protesto contra a violência

Mais 26 policiais estão entrando no reforço da segurança pública na cidade, para atender à reivindicação local

Jaguaruana. A cidade parou na manhã de ontem para protestar diante da falta de segurança que vive este município. Três mil pessoas tomaram a Avenida Simão Góes, com destino à Câmara de Vereadores, onde foi realizada uma Audiência Pública. A população pede mais policiamento e comerciantes ameaçam fechar as portas diante da insegurança nas ruas.

Com faixas, cartazes e roupas brancas, a população do município ocupou as ruas centrais e pediu mais reforço para a segurança pública. A manifestação pacífica contou com variados segmentos sociais fotos: ellen freitasCONTINUE LENDO

CONVITE. Governo Municipal de Aracati

Dia 24 de maio de 2013
Inauguração da Sede do Fundo Municipal da Seguridade Social, às 16h na Cel. Alexanzito, 471. Na ocasião também estarão sendo comemorados os 20 anos de existência da previdência própria do Município de Aracati.
 
Dia 25 de maio de 2013
A Secretaria de Infraestrutura, convida para a Quinta Conferência Municipal da Cidades, que traz como tema:  Vamos transformar a nossa cidade: REFORMA URBANA JÁ!
Das 08h às 15h, na Escola Profissionalizante Elsa Maria Porto, antigo Liceu.
 
Dia 27 de maio de 2013
A Secretaria de assistência Social Trabalho e Renda, convida para a entrega dos Certificados dos alunos do curso de capacitação profissional em Corte e Costura do Projeto: Criando Oportunidades que acontecerá as10h, no IFCE. Rua Teófilo Pinto, 200.
 
Fonte: Luciana Dias (Ascom)
(88) 9949 6170       @Luludias

Plantão de Policia de Aracati

 
Aracati: Agressão
Segunda feira (20), por volta das 02h, na Rua Dragão do Mar, em Aracati-CE, próximo a Igreja Matriz, APSJ , nascido aos 12-04-1979, cabeleireiro, natural de Aracati, residente na Rua Rui Barbosa, foi agredido a socos por VBG , nascido aos 01-10-1974, motorista, residente na Rua Castorina Pinto, no bairro Várzea da Matriz. Policiais Militares atenderam a ocorrência e conduziram vítima e acusado a Unidade de Segurança Integrada - USI para os devidos procedimentos.Leia Mais   -Transferência de pessoa com transtorno mental
-Trafico de drogas
- Furto de residência 

Palestra na Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ) destaca 80 anos da OAB-CE

O presidente da secional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Monteiro, participa, às 19h desta quarta-feira, da solenidade de abertura da I Jornada de Direito da Faculdade Vale do Jaguaribe, em Aracati. Na ocasião, Valdetário falará aos alunos e professores sobre os 80 anos de atuação da OAB-CE, destacando os desafios, as conquistas e os projetos da instituição. O evento é uma iniciativa da FVJ e foi organizado pelo coordenador do curso de Direito, o professor e advogado Jorge Ferraz Neto.

ENTREVISTA: Aracatiense Antero Neto em clima de despedida

Revelado na TV Verdes Mares, o jornalista Antero Neto fala sobre a nova fase na carreira. O comentarista e narrador esportivo embarca hoje para o Rio para assumir o comando do "Tá na área"

O confronto Ceará x Guarany de Sobral, ocorrido no domingo (19), teve um gostinho especial para Antero Neto. O empate de 1x1, que resultou na conquista do tricampeonato cearense pela equipe alvinegra, foi o adeus do jornalista à TV Verdes Mares, emissora afiliada da Rede Globo e na qual trabalhou desde 2007 como comentarista e narrador esportivo.Há quase sete anos na TV Verdes Mares, Antero Neto se despede da emissora para assumir novo projeto esportivo, dessa vez, na Cidade Maravilhosa. Foto: Alex Costa

Aracati, Icapuí e Jaguruana se unem para criação de rodovia na região



Deputado federal José Airton participou, dia 17/05, da Audiência Pública Conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará em Aracati. O evento foi realizado no distrito de Cajazeiras, para tratar sobre criação de uma estrada que liga Aracati, Icapuí e Jaguaruana.
O município de Icapuí está distante pouco mais de 50 km do município de Jaguaruana. Neste trajeto reivindicado também estão envolvidos solos aracatienses. A construção desta rodovia beneficiará esses três municípios e passará por comunidades rurais de difícil acesso como Gravier (em Icapuí), Tanque do Lima, Mata Fresca, Cacimba Funda, Cajazeiras, Assentamento Campos Verdes (em Aracati), Antonopólis e São José (em Jaguaruana).

Aberto inscrições para escolha da Miss Aracati

Clicar na imagem para ver ampliada
O Hotel IL Nuraghe tem o prazer de anunciar que o Miss Ceará 2013 terá uma pré-seleção de candidatas neste final do mes de Maio 2013 e a escolha da representante de Aracati será no dia 22 de Junho no Hotel Il Nuraghe. Para os moradores de Aracati as inscrições podem ser feitas na Biblioteca da Secretaria Municipal de Turismo.
  Ao fazer a inscrição, a candidata deverá apresentar:
• Foto de Corpo inteiro
• Foto de Rosto
• Vídeo de 1 minuto (O
Hotel Il Nuraghe pode lhe ajudar a fazer o vídeo)
• Cópia de RG

• Cópia da certidão de nascimento
• Cópia do CPF
•Cópia de comprovante de residência do mês atual da inscrição e de pelo menos seis meses anteriores. Serão aceitos como comprovantes de residência: (a) contas de telefone fixo ou de um serviço público em nome da concorrente ( água, luz etc.); ou (b) extratos de bancos ou faturas de cartão de crédito em nome da concorrente. 

Fonte:  Hotel Il Nuraghe e Rachid Fashion

terça-feira, 21 de maio de 2013

Prefeito de Aracati participa de solenidade de entrega de vinte bibliotecas

O Prefeito de Aracati, Ivan Silvério esteve no estabelecimento de ensino profissionalizante, Elsa Maria Porto Costa Lima, participando da solenidade de entrega de 20 bibliotecas do programa Arca das letras. No Ceará o programa é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário ,e no Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Desenvolvimento territorial. Em Aracati 20 comunidades foram beneficiadas. "Isso é compromisso nosso!" Disse Ivan Silvério

Joaquim Barbosa critica sistema político brasileiro


Menos de 15% das leis apreciadas pelo Congresso Nacional foram propostas por deputados ou senadores. As contas foram apresentadas hoje (20) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),Joaquim Barbosa, e revelam, segundo ele, a interferência do Executivo nas decisões do país. “O Congresso é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. As lideranças [governistas] fazem com que a deliberação prioritária seja sobre matérias de interesse do Executivo. Poucas leis são de iniciativa dos próprios parlamentares”, disse o ministro, durante uma palestra para alunos do curso de direito de uma faculdade de BrasíliaDurante o evento, Barbosa se recusou a responder perguntas de jornalistas sobre uma crise entre o Judiciário e o Legislativo.  CONTINUE LENDO

Dedé Teixeira comemora entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras pelo MDA


Solenidade de entrega acontece na próxima sexta-feira, 24, no Centro de Eventos do Cear.
O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) comemora a entrega, na próxima sexta-feira, 24, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a partir das 9 horas, de retroescavadeiras e motoniveladoras para diversos municípios cearenses. “Entre eles, conseguimos articular a inclusão de Aracati, Barreira, Canindé, Chorozinho e Pacajus, que irão receber retroescavadeiras, enquanto Baturité, Jaguaretama, Jaguaribe e São Benedito serão beneficiados com motoniveladoras”, explica o deputado. LEIA MAIS

Jaguaruana: Multidão toma ruas em protesto à insegurança