quarta-feira, 23 de abril de 2014

Estado vai terceirizar gestão dos aeroportos

Os 14 aeroportos que são administrados pelo DER serão administrados pela iniciativa privada. Licitação será lançada ainda nesse semestre segundo o superintendente do órgão, Sérgio Azevedo

O Governo do Ceará lançará ainda nesse semestre licitação para a administração dos 14 aeroportos que estão sob gestão do Estado, segundo Sérgio Azevedo, superintendente do Departamento de Estradas e Rodovias (DER).

De acordo com Azevedo, eles serão ofertados em quatro lotes. Cada um terá um aeroporto âncora, Polo de Jericoacoara (Cruz), Polo de Canoa Quebrada (Aracati), Sobral, Iguatu. LEIA MAIS
“Esses são os aeroportos de maior atratividade para as empresas que forem operar. Então Jericoacoara seria o principal atrativo entre os aeroportos da região norte, como Itapipoca”, explica o superintendente. 

Ele diz que a licitação será lançada sem valor estimado. “Colocamos nossas exigências técnicas, leva quem der o menor preço. Não demos valor”. Azevedo afirma que a licitação chegou a ser lançada, mas foi retirada para adequações recomendadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

“O Estado não tem condições de administrar um aeroporto. O caminho que nos resta é terceirizar administração. Isso é melhor para as empresas, para os passageiros. Tem mais agilidade, segurança”, conclui. 

De acordo com a secretária executiva do Turismo do Estado, Izelda Rocha, essa terceirização é necessária ao aumento do fluxo no turismo regional. “ 

Estamos negociando voos regulares para esses aeroportos, que são pensados em nível Nordeste, integrando o turismo”, afirmou Izelda no lançamento do voo Fortaleza-Buenos Aires, na noite de ontem na capital argentina.


Órgão específico

Bismarck Maia, titular da Secretaria do Turismo, afirma ainda que o próximo governo deveria implantar um órgão para gerir os aeroportos regionais do Estado. “Historicamente, esses aeroportos eram administrados pelo Daer, mas eles eram só campos de pouso. Nao eram o que são hoje. Nós precisamos de um órgão específico para supervisionar ou administrar aeroportos”. 

* A jornalista viajou a convite da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)


Saiba mais


Departamento Estadual de Rodovias administra 14 aeroportos no Ceará: Polo de Canoa Quebrada (Aracati), Camocim, Campos Sales, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Polo de Jericoacoara (Cruz), Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas, São Benedito,Sobral e Tauá. 

Os aeroportos de Aracati , Camocim, Canindé e Jericoacoara são os únicos com previsão de uso turístico. 

Estão em espera de homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os aeroportos de São Benedito, Limoeiro do Norte. O de Aracati espera homologação para o aumento da pista. 


O aeroporto de Russas está interditado, em processo de reforma. O mesmo acontecendo com o de Limoeiro do Norte. Todas as informações constam na planilha do site do DER.

por Nathália Bernardo
ENVIADA A BUENOS AIRES
(ARGENTINA)*
nathaliab@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário