segunda-feira, 21 de abril de 2014

Quixaba realiza tradicional regata

Aracati. A comunidade de Quixaba, no litoral leste cearense, completa hoje 102 anos e para comemorar a data, a associação de pescadores realizou um grande evento neste último fim de semana, encerrando a programação, com uma regata de botes e paquetes. Esta é a segunda edição, que contou com o apoio da TV Diário e da Prefeitura municipal de Aracati.

A localidade vem se organizando para destacar a vila como mais uma boa opção de destino turístico em Aracati, que já conta hoje com Canoa Quebrada e Majorlândia entre as praias mais frequentadas. A estratégia usada pelos moradores é buscar apoio do poder público e da iniciativa privada para realizar eventos no local.  CONTINUE LENDO
Na programação de aniversário da localidade o sábado foi marcado por um show em praça pública com bandas locais e a tradicional queima do judas. No domingo os visitantes lotaram a praia para acompanhar a 2ª Regata de botes e Paquetes.

Segundo o organizador do evento, Odilon Falcão, o público presente ficou dentro do estimado, entre oito e dez mil pessoas somente na praia, no dia da regata. O calor e o forte sol não impediram o público de acompanhar de perto a competição, que foi realizada em duas categorias.

Na primeira largada 20 botes foram lançados ao mar às 11 horas. Com cerca de uma hora de duração de prova a embarcação Rei Davi ganhou o primeiro lugar. Na segunda largada, sete jangadas competiam na disputa e quem levou a melhor foi a embarcação Andorinha. Receberam premiação em dinheiro e troféus os vencedores do primeiro ao quinto lugar.
Diversão

O pescador Francisco das Chagas do Nascimento, morador da comunidade São Chico, também no litoral, trouxe sua embarcação para competir na prova, pelo segundo ano. "Já participei de várias regatas realizadas aqui em Aracati, sempre que eu posso eu estou competindo" relata. Para ele, além do espírito competitivo, o momento é um lazer para os pescadores, que ficam ociosos nos fins de semana. Isso é um divertimento pra nós, reúne muita gente e a gente compete mais pela brincadeira mesmo", afirma o pescador.

De acordo com Odilon Falcão o evento tem revelado um outro lado da comunidade de Quixaba, o receptivo e acolhedor para o turista, que pode encontrar na vila um local tranquilo para levar a família. Além disso, segundo ele, o aumento do fluxo turístico traz mais uma alternativa de renda para a comunidade que vive essencialmente da pesca artesanal do camarão. "A comunidade esta começando a desenvolver seu potencial turístico e para isso contamos com grandes parceiros que nos ajudam a realizar os eventos e a desenvolver o potencial de Quixaba".

O local é muito conhecido por diversos eventos, e com a realização da segunda regata, entrou para o calendário de competições de Aracati, sendo a segunda regata do ano dentre as seis que são disputadas nas praias de Aracati. "Nosso intuito é podermos criar um circuito de regatas, como uma forma de estimular a participação de mais pessoas, envolvendo várias comunidades. A ideia já foi colocada para a prefeitura e esperamos ano que vem podermos realizar o primeiro circuito de regatas de Aracati", explica Odilon.


Atrativos

Outro evento importante realizado é o Festival do Camarão, que reúne pescadores e cozinheiras em um evento gastronômico, com objetivo de valorizar a pesca artesanal e os sabres locais. É realizado na praça central na comunidade. Ainda de acordo com Odilon, este ano os moradores estão se articulando para voltar a realizar a procissão de São Pedro, realizada no mar, com a procissão de jangadas levando o santo pela orla de Quixaba.
Para ele, que é integrante da associação de pescadores de Quixaba, os eventos valorizam não só a praia, mas as pessoas da comunidade, gerando oportunidade e o crescimento econômico. "Nós estamos atuando de forma a destacar a praia de Quixaba e os nossos esforços estão dando resultado, o fluxo de pessoas que visitam Quixaba tem aumentado muito e as pessoas acabam voltando novamente".

Para o professor Claudio de Oliveira, de Fortaleza, a praia atrai pela sua tranquilidade, pela receptividade e por ser aconchegante para levar a família. "Aqui é longe de badalação, o movimento na praia não é tão intenso e isso traz segurança pra quem procura um local agradável para passar com a família".


ENQUETE

Qual a importância do evento?

"Esse é um momento em que o pescador daqui se reúne com as pessoas que vêm de outras comunidades para ambos se divertirem, e também para ir para o mar sem ser na obrigação do trabalho"
Francisco das Chagas do Nascimento
Pescador

"Eu percebo que este evento vem conquistando cada vez mais pessoas a cada ano. Para mim, isso contribui para que a nossa comunidade de Quixaba se destaque como um bom destino turístico"
Odilon Falcão
Organizador da regata

Mais informações:

2ª Regata de Botes e Paquetes da Praia de Quixaba, Aracati
Encerramento ontem (domingo)
Telefone(85): 9994.5529, Odilon Falcão, organizador

Ellen Freitas
Colaboradora


Fonte: Jornal Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário