domingo, 4 de maio de 2014

Aeroporto não é apenas "sobe e desce de aviões"

Foto: Sandro Guimarães
Tenho observado que algumas pessoas, geralmente aqueles que fazem parte de um mesmo grupinho que torce contra o progresso de nosso município, costumam ficar de plantão  sempre a procurar problemas  afim de disseminar a descrença na população.
  
Na foto: população de Aracati e cidades vizinhas tiveram oportunidade de assistir apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Aeroporto de Aracati.

Alguns tentam desqualificar nossas conquistas no intuito de tentar enfraquecer o que estamos comemorando a cada dia através da realização daqueles pouquíssimos, eu diria até, as raríssimas exceções politicas que realmente estão preocupados com o bem coletivo. Assim, poderíamos citar essa magnifica obra de requalificação urbanística e nosso Aeroporto Dragão do Mar quando tentam sugestionar em jornais e blogs insinuando que nosso aeroporto seria uma espécie de  grande elefante Branco, sem serventia alguma. LEIA MAIS

Acontece que os frutos não nascem se antes não plantar a semente, ela germinar, crescer e cuidar, então, tudo isto feito, virá a época da colheita. Mesmo sem operar voos comerciais, apenas os desinformados ou aqueles que guardam algum tipo de recalque pessoal não conseguiria enxergar que tudo o que é sério leva tempo para conseguir sua operacionalidade. Se fosse um aeroporto clandestino muito provavelmente estaria funcionando da forma como gostaria parte daqueles que, ao invés de ficar tentando desqualificar o que vem acontecendo no Aracati, fizesse uma boa reflexão para detectar quem nunca fez ou contribuiu conosco e até procurar transformar a cultura de reconhecer as conquistas. Politicamente parece ser mais cômodo apoiar quem nunca pisou por estas bandas do que imaginar que, se não tiver aeroporto jamais se poderia sonhar que o primeiro passo para a operacionalização do nosso aeroporto certamente acontecerá.

Aeroporto é muito mais que um espaço para subir e descer aviões. A TAM que aqui se instalou que o diga, aliás, a TAM a meu ver acredita e torce mais pelo Aracati que alguns aracatienses, pois jamais a maior empresa de aviação no Brasil e uma das maiores do mundo se instalariam no Ceará (em solo aracatiense) caso não existisse o nosso Aeroporto Dragão do Mar que faz parte do polo turístico de Canoa Quebrada.

Observação importante: Parece que o problema não é contra o Aeroporto, e sim contra quem conseguiu trazer o aeroporto. Por isso que já ouvimos muito a frase “que o Aracati não vai pra frente”. A união de toda a população deveria ser para trabalhar contra aqueles que nada fizeram ou faz pelo município, mas querendo ou não os interesseiros de plantão, a resposta é outra; ou seja, O Aracati está indo pra frente sim.

A turismóloga professora Eliane Curvelo diz o seguinte;

“infelizmente o distanciamento, a fata de conhecimento, de alguns, sobre a atividade turística, que é complexa, multidisciplinar, dialoga com todas as áreas causam interpretações equivocadas. Existe o engano entre ser 'turista' e compreender a profundidade da atividade; deste engano surgem os amadores com discurso superficial. O governo Cid Gomes a gestão Bismarck Maia representam um divisor de águas no turismo; todas as obras (leia-se aqui Aeroporto Dragão do Mar) possuem a principal função do turismo que é a social. O Ceará deu um salto de qualidade, fortaleceu o mercado interno, deixou de existir demanda sazonal, ampliou a visibilidade, foi além do sol e do mar, criou possibilidades e oportunidades. O turismo é um processo permanente de articulação, é preciso fôlego e conhecimento para acompanhar”. Disse Eliane.

Se palavras ganham vida, eu creio que o futuro está sendo plantado no presente porque é notório para qualquer pessoa de bom senso, que o progresso está chegando ao nosso município que não voltará mais a sofrer quando aqueles que hoje falam, até pouco tempo estavam calados meio a catástrofe que vivíamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário