domingo, 11 de maio de 2014

Ministro da Saúde elogia modelo de consórcios através das Policlínicas do Ceará

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, revelou que o governo deverá priorizar investimentos nos hospitais de pequeno porte, nas policlínicas e na compra de ambulâncias. A nova estratégia do governo Dilma foi divulgada em Fortaleza durante audiência com prefeitos e representantes dos 21 consórcios de saúde do Ceará na manhã de sexta-feira (9).

O modelo de consórcio adotado pelo Governo do estado do Ceará também recebeu elogios por parte do ministro da Saúde. Além de admitir as dificuldades por conta do pioneirismo da iniciativa, Arthur Chioro anunciou aportes do governo Dilma no setor para Aracoiaba, Canindé, Crateús, Eusébio, Horizonte, Milhã, Tauá e São Gonçalo. CONTINUE LENDO
O modelo de Consórcios Públicos em Saúde existente no Ceará funciona como uma estratégia de fortalecimento da regionalização da saúde, ampliando a assistência de média complexidade nos municípios que não possuem condições técnicas ou financeiras para oferecer determinados procedimentos na rede pública.

O Ceará tem 21 consórcios, distribuídos por todas as regiões do Estado, compostos por uma unidade de Policlínica e de Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Atualmente, apenas os CEO recebem recursos federais.

As policlínicas oferecem consultas especializadas em diversas áreas, eliminando a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza, além de exames complexos. Nelas também estão disponíveis os serviços de profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e outros.


Já o Centro de Especialidades Odontológicas oferece consultas especializadas em cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial, endodontia, periodontia, ortodontia e outros. O equipamento oferece também, os serviços de diagnóstico e detecção do câncer bucal, por meio de biopsia, e a realização de radiografias periapicais, panorâmicas e cefalométricas digitais.

Com informações do Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário