quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aracati vai ao IPHAN saber sobre; Requalificação do largo da Matriz, obras do Teatro Francisca Clotilde e não permissão para asfaltamento da Rua Santos Dumont

O prefeito de Aracati, Ivan Silvério participou ontem (14/07), de uma audiência em Fortaleza com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/Ceará, Ramiro Teles, em busca de informações técnicas sobre alguns assuntos como por exemplo: Requalificação do largo da Matriz, obras do Teatro Francisca Clotilde e a não permissão para asfaltamento da Rua Santos Dumont, por parte do órgão de preservação artístico nacional.  CONTINUE LENDO

O engenheiro Jean Racine, da Cosampa, empresa executora da obra de requalificação do centro histórico de Aracati, o arquiteto do IPHAN, Alexandre Jacó, e o morador da Rua Santos Dumont, Carlos Raniery "Carlinhos Gordo", também tomaram parte da reunião.

Quando na oportunidade Ramiro Teles, informou aos presentes que; “o IPHAN defende a ambiência do Centro Histórico, por esse motivo a Rua Santos Dumont por seu entorno não recebeu autorização para o capeamento asfáltico”.

Em relação ao Teatro Francisca Clotilde, está marcada a licitação para dia 1º de agosto 2014 para restauração do mesmo, uma obra que gira em torno de dois milhões de reais.
No que se refere as obras de requalificação do entorno da Igreja Matriz, o IPHAN acompanhará com preocupação e cuidado, pois trata-se de área importante para patrimônio histórico do município.


Ramiro Teles em seu Facebook reforçou a justificativa do IPHAN para não autorização do asfaltamento da Rua Santos Dumont dizendo que, na ocasião da reunião o IPHAN, ele propôs que o município levasse para outra rua o asfalto que iria contemplar a Rua Santos Dumont, a ideia foi imediatamente acatada pelo prefeito de Aracati e em seguida telefonou com o secretário Bismarck solicitando que o mesmo fizesse um aditivo para que estendesse o paralelepípedo de ótima qualidade a Santos Dumont. “O IPHAN não é contra melhoria de pavimentação da Santos. Dumont. O IPHAN é contra asfalto numa rua residencial dentro do sítio histórico”. Complementou Ramiro Teles.

FONTE: ASCOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário