terça-feira, 5 de agosto de 2014

IPHAN lança nota de esclarecimento sobre substituição de lápide de Cristóvão Mallet em Aracati

foto extraída do Facebook da
professora Socorro Matos
Em nota, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) falou que irá substituir a lápide de Cristovão Mallet, retirada com as obras de revitalização que acontecem nos arredores da Igreja Matriz.

Conhecendo a nota na íntegra: (CONTINUE LENDO E SAIBA MAIS)
Com relação ao túmulo de Cristovão Mallet, localizado junto ao patamar da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Aracati, o Iphan informa que respeita os aspectos históricos e éticos envolvidos em sua preservação.

A fim de avaliar os impactos da obra de reforma do Largo da Matriz (componente do projeto de requalificação urbana promovido pela Secretaria de Turismo do Estado do Ceará), foram enviados ao local, no último dia 31 de agosto, dois técnicos desta Superintendência – um arquiteto e uma arqueóloga –, os quais procederam a prospecções localizadas (furos) para verificar se haveria algum vestígio do sepultamento no nível acima do solo. Como esta possibilidade foi descartada (ou seja, os restos mortais encontram em níveis mais profundos), a equipe do Iphan, em entendimento com os responsáveis pela obra e o vigário de Aracati, achou por bem sugerir a retirada da pequena elevação formada pela laje de cobertura do túmulo, rebaixando a lápide existente ao nível do piso. Com isto, espera-se contribuir para a fluidez do tráfego de pedestres e evitar pequenos acidentes.

O engenheiro responsável pela obra comprometeu-se a substituir a lápide (aparentemente, uma peça de cimento pintado) por uma placa de bronze. Também será feita uma marcação no piso, em cor diferente, para destacar o local do túmulo.

De tal modo, mantém-se o registro histórico deste sepultamento sui generis ao tempo em que se propicia uma melhor condição de acessibilidade na área.

Ramiro Teles

Superintendente do IPHAN no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário