domingo, 31 de agosto de 2014

Unidade SESI-SENAI de Aracati formará profissionais para manutenção de aeronaves

SESI/SENAI em Aracati
O município de Aracati ao receber, sexta-feira (29/08), às 9h, o Centro Integrado SESI-SENAI, vai fornecer de forma conjugada educação básica e formação profissional na área de aviônica, formando profissionais para manutenção de aeronaves.

O evento fez parte de uma série de inaugurações de novos equipamentos criados pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC), dentro da sua missão de potencializar a competitividade da indústria, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e do Serviço Social da Indústria (SESI-CE). CONTINUE LENDO
Aracati receberá uma base da empresa de aviação TAM para reparos e manutenção de aviões executivos de pequeno e médio portes. Em sintonia com essa demanda de mercado, o SESI/CE e o SENAI/CE escolheram o município para a criação de um centro integrado, que vai atuar na formação básica e profissional de jovens técnicos para manutenção de aeronaves.  

Conforme o superintendente do SESI, Francisco das Chagas Magalhães, a atuação das duas entidades será conjunta por meio do programa Educação Básica Articulada com Educação Profissional (EBEP), o qual permite aos estudantes do ensino médio complementar os estudos com um curso técnico.

O currículo da educação articulada do SESI/SENAI combina elementos do universo do trabalho às disciplinas da educação formal. Na escola de aviônica, no primeiro ano, a grade curricular contempla formações em montagem mecânica, eletroeletrônica e rede de computadores. A partir do segundo ano, entram duas formações específicas em Aviônica e Células e Células e Motores.


Serão contemplados inicialmente 40 alunos, em duas turmas de 20, que serão selecionados entre 500 alunos que cursam o 9º ano na rede pública da região. “Iniciaremos as aulas em fevereiro de 2015 com os 40 melhores alunos da rede pública. Eles receberão conhecimentos consistentes em matemática, física e áreas afins pelo SESI e terão formação técnica no outro turno pelo SENAI. O mais importante é que a TAM já sinalizou a contratação de 30 estagiários”. O curso tem duração de três anos, sendo um destinado ao estágio. Para Magalhães, a iniciativa contribuirá para mudar o perfil profissional dos jovens do município.

Informações: Gerência de Comunicação SFIEC
Paola Vasconcelos - Jornalista para o blog Aracati em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário