domingo, 21 de setembro de 2014

Aracati realiza Semana de Ação Mundial pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto extraída do Facebook de
Maria Luisa P. M. Barreto
Com o apoio da Paróquia de Aracati e das Igrejas Evangélicas, o governo municipal de Aracati iniciou a Semana de Ação Mundial pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, ao qual o tema é Direito à Educação Inclusiva.

Maria Luísa Pinheiro Melo Barreto disse em sua página do Facebook que, “alguns de nossos alunos com autismo, paralisia cerebral, deficiência intelectual e surdez estiveram conosco na missa da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres”, e agradeceu as professoras do Atendimento Educacional Especializado - AEE e ao motorista do ônibus acessível que estão abraçando essa causa no município de Aracati. CONTINUE LENDO E SAIBA MAIS
Conhecendo o AEE

O AEE (Atendimento Educacional Especializado) é um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas e se destina a alunos com deficiência, aqueles que têm impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial ou total).


Alunos com transtorno gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da educação especial), também podem ser atendidos por esse serviço mediante atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de: LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua para pessoas com surdez, Sistema Braille, Atividades de vida autônoma, tecnologia assistiva, desenvolvimento de processos mentais, adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, foi instituído pelo movimento de pessoas com deficiência em 1982. A data foi escolhida devido à Primavera e ao Dia da Árvore, para representar o nascimento de reivindicações quanto à cidadania e participação plena na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário