quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Aracati receberá fábrica de torres eólicas este ano

O município de Aracati, a 143,8 km de Fortaleza, receberá até o fim do ano uma fábrica de torres de concreto para parques eólicos da empresa Acciona, conforme declarou Eduardo Neves, diretor de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). “A empresa já tem galpão alugado em Aracati e deve começar a operar de imediato após ser autorizada”. LEIA MAIS

Ele informou que esteve reunido com a empresa há 11 dias. Ocasião em que a Acciona pediu isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para se instalar no município, que é de 75% para empresas enquadradas no Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva Geradora de Energia Eólica (Proeólica). Ou seja, no ato da compra de equipamentos, essas empresas pagam apenas 25% do ICMS devido, sendo os outros 75% pagos após 36 meses.

Ainda segundo Eduardo, a Acciona deu entrada em protocolo no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) e deve se reunir com o órgão ainda no começo de setembro para aprovação do pleito de incentivo fiscal.

Outras fábricas
Em entrevista ao Canal Energia, Christiano Forman, diretor da Acciona no País, promete para o último trimestre desse ano o início da operação da fábrica de naceles da Acciona, na Bahia. A empresa já opera uma unidade de fabricação de cubos eólicos naquele estado e uma de fabricação de torres de concreto no Rio Grande do Norte.

A unidade do RN é uma fábrica do tipo móvel e o executivo acenou com a possibilidade de construir outra unidade similar nos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul, onde ela vai fornecer máquinas. O investimento nessas três unidades é de R$ 60 milhões, próprios da Acciona. “Cada fábrica dessas não sai por menos de R$ 20 milhões”, observa. (Beatriz Cavalcante, colaborou Artumira Dutra)

Números

20 mi é o valor declarado para a construção de cada equipamento do tipo


Link fonte da Matéria: http://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2014/08/28/noticiasjornalradar,3305206/aracati-recebera-fabrica-de-torres-eolicas-este-ano.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário