domingo, 7 de setembro de 2014

Ceará registra quase 13 mil casos de dengue em 2014 com 31 mortes

175 casos foram registrados com sinais de alarme e 39 como dengue grave. Houve aumento de 28% nos casos graves confirmados, diz secretaria.

Em 2014 foram registrados 12.903 casos de dengue em 139 dos 184 municípios do Ceará, com 31 mortes. Do total, 175 casos foram registrados com sinais de alarme e 39 como dengue grave. Dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina em 22% do total. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (5), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). CONTINUE LENDO
De acordo com a Secretaria, houve um aumento de 28% dos casos graves confirmados em comparação com o mesmo período de 2013 e uma redução de 47% no número de óbitos no igual período do ano anterior. Dos casos graves confirmados em Fortaleza, 52% foram por Dengue com Sinais de Alarme.

Do total de cidades com maior números de casos registrados, destacam-se os municípios de  Aracati, Araripe, Alto Santo, Arneiroz, Brejo Santo, Campos Sales, General Sampaio, Hidrolândia, Icó , Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Nova Olinda, Ocara, Piquet Carneiro, Pentecoste, Pereiro, Parambu, Porteiras, Quixeré, Santana do Cariri, Tauá, Umari que têm incidência acima de 300 da doença a cada 100 mil habitantes.

Sintomas

Entre os sintomas da dengue estão febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Tratamento

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. O paciente deve ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. Os especialistas recomendam que sejam evitadas bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes.


Fonte: http://g1.globo.com/ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário