quarta-feira, 10 de setembro de 2014

TAM ocupa o hangar em Aracati no dia 26

O hangar, que tem uma área total de 10 mil m², será usado para reparos e manutenção de aviões executivos, de pequeno e médio portes

Após aproximadamente dois anos de obras, a TAM ocupará, no próximo dia 26, a sua Base de Operações do Nordeste – a primeira fora de São Paulo, que fica no Aeroporto de Aracati.

O hangar, que tem uma área total de 10 mil m², será usado para reparos e manutenção de aviões executivos, de pequeno e médio portes.Após aproximadamente dois anos de obras, a TAM ocupará, no próximo dia 26, a sua Base de Operações do Nordeste – a primeira fora de São Paulo, que fica no Aeroporto de Aracati. LEIA MAIS
Segundo o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, a companhia deve começar a operar no local logo nos dias seguintes à cerimônia de inauguração.
“Eles devem começar a trabalhar a partir do 26, vão se instalar e começarão a trazer os equipamentos para iniciarem a operação”, afirma Bismarck. 

A cerimônia, que acontece às 10h, no Aeroporto de Aracati, contará com a presença do presidente da holding da TAM, Maurício Rolim Amaro, do presidente da TAM Aviação Executiva (AE), Fernando Pinho, além de representantes da Secretária da Aviação Civil (SAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com Bismarck, o equipamento em si já está 100% concluído, mas algumas particularidades do acabamento externo devem ser terminadas ao longo desta semana. “Restam apenas os últimos detalhes de limpeza e do asfalto do entorno do local. Tudo estará pronto até dia 26″, garante o secretário.

50 aviões por dia

Ainda conforme Bismarck Maia, o hangar da TAM localizado em Aracati deve receber, quando em plena operação, uma média de 50 aeronaves por dia, o que, segundo ele, dará um forte apelo turístico para a região. “O aeroporto sempre terá de 40 a 60 aviões por dia no local, fazendo manutenção. Ora, se os pilotos e copilotos são obrigados a acompanhar esse processo, eles obviamente ficarão hospedados no município. Isso pode durar apenas alguns dias, mas também pode levar um mês. Assim, essas pessoas terão convivência turística com os moradores locais. Serão turistas na região”, explica.

Bismarck Maia diz ainda que o hangar da TAM “vai dar vida” ao Aeroporto de Aracati, inaugurado em agosto de 2012. Ao todo, aproximadamente 150 técnicos trabalharão na base da companhia, que também fará pintura das aeronaves executivas. “Economicamente será um passo importante para a região, pois teremos a maior empresa de aviação executiva do País instalando um equipamento em um município que não tem grandes vocações econômicas.

O aeroporto em si será localizado no mundo”, opina o secretário.

Também será possível negociar voos executivos no hangar da TAM em Aracati. Conforme a Setur-CE, se alguém quiser alugar um jato, por exemplo, poderá fazê-lo no local.

Projeto antigo

Orçado em cerca de R$ 30 milhões, o hangar de Aracati foi anunciado em 2011, quando a TAM Aviação Executiva e Taxi Aéreo S.A assinou Termo de Compromisso com o Governo do Estado para a instalação da base. A companhia, aliás, recebeu apoio financeiro do tesouro Estadual da ordem de R$ 13 milhões, o equivalente a 43% do valor total do projeto. Os recursos da contrapartida foram aplicados nas obras de infraestrutura do hangar e na capacitação de pessoal para prestação de serviços e manutenção de aeronaves.

Faturamento

Segundo a TAM, com uma carteira de aeronaves de modelos Cesna, de grandes executivos e empresários das regiões Norte e Nordeste do País e da América Central – hoje atendidos no centro de manutenção da empresa, em Jundiaí -, a projeção para a unidade de Aracati é de faturamento inicial da ordem de 10% do volume de negócios deste segmento da companhia no País.


O otimismo, segundo o presidente da TAM AE, Fernando Pinho, tem por base as contas de que 50% do faturamento da aviação executiva vem dos serviços de manutenção. Além disso, 20% da frota de aviões executivo atendidos pela empresa está localizada no Norte e Nordeste. “A projeção é de que 10% do faturamento da empresa venha dessas regiões”, disse.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/tam-ocupa-o-hangar-em-aracati-no-dia-26-1.1097616 

Nenhum comentário:

Postar um comentário