terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A Cagece promove ações de conscientização para que a população evite o desperdício de água.

O consumo responsável da água tem que fazer parte do nosso cotidiano. Mudanças de hábito simples fazem grande diferença quando o assunto é cuidar desse bem hídrico tão precioso. Dentro desse espírito, a Cagece desenvolve ações continuadas de conscientização para que a população evite o desperdício de água. 

Somente em 2014, a Cagece sensibilizou cerca de 400 mil pessoas, através dessas ações, em todo o Ceará. LEIA MAIS
Entre as dicas que são transmitidas estão: não lavar calçada (varrê-la); fechar a torneira ao fazer a barba ou enquanto escova os dentes; lavar o carro usando balde, flanela ou estopa; lavar frutas e legumes numa vasilha com água e vinagre, entre outras dicas.

Entre as ações que multiplicam essa ideia estão visitas domiciliares, palestras, apresentações de teatro de boneco para as crianças e semanas culturais em escolas. Além disso, são produzidos e distribuídos materiais de divulgação, como apoio a essas atividades.

Outro ponto chave é o combate a vazamentos, muitas vezes ocultos dentro das próprias residências. Nesse sentido, a Cagece ressalta que a água nas residências pode estar sendo desperdiçada em torneiras, descargas, chuveiros, boias de caixa-d’água e tubulações com vazamento. Por exemplo, uma torneira gotejando durante um mês pode gastar 1.380 litros, mas se o filete de água estiver contínuo (com 9 mm) o desperdício pode chegar a 762 mil litros no mesmo período.

Além disso, as equipes também ensinam testes simples. Por exemplo, no vaso sanitário deve-se jogar um pouco de farinha para saber se existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Se a farinha ficar no fundo do vaso está tudo correto, mas se ela for sugada é porque existe um problema.

Para checar se há vazamento entre o hidrômetro e a caixa-d’água, abra o registro do hidrômetro e feche a boia da caixa até interromper o fluxo de água. O hidrômetro deve ficar parado. Se nenhum ponteiro se movimentar, não tem vazamento.


Para verificar se há vazamento entre a caixa-d’água e as instalações internas do imóvel, feche a boia e marque o nível da água na caixa. Feche todas as torneiras e chuveiros da casa e não use vasos sanitários durante 1 hora. Passado esse tempo, meça o nível de água na caixa. Se houver alteração, há vazamento.

Fonte: http://www.cagece.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário