quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Agua! Um bem essencial com dias contados?



Nosso planeta é composto por 3/4 de água divididos em 3 categorias: água salgada,geleiras e água doce. A água salgada ocupa cerca de 97%, porém não são potáveis e não podemos bebê-la. Outros 2% são em forma de geleiras no oceano e também não são disponíveis para o uso. A água doce se subdivide em dois grupos. O primeiro ocupa 0,99% do total e é composto por águas subterrâneas em forma de vapor, o que significa que também podemos consumir. O segundo são as águas doces de rios e lagos disponíveis para nosso consumo, somando apenas 1% do espaço aquático no planeta terra. LEIA MAIS
A circulação contínua da água na natureza constitui um processo chamado de ciclo da água. Esse ciclo deve-se ao conjunto de mudanças de lugar e estado físico da água no decorrer do tempo.

A água é a fonte da vida. Sem ela seria impossível a nossa própria sobrevivência, já que ocupa cerca de 70% do corpo humano. E além disso, a água é necessária em vários momentos do nosso dia a dia como; na alimentação. Higiene e nas tarefas domésticas.

Não é nenhuma novidade para nós que a água do planeta está correndo um sério risco.  Os diversos fatores, protagonistas para esse problema foram executados por quem mais deveria protegê-lo: O homem. Os desperdícios, a poluição dos rios, as agressões à camada de ozônio vêem destruindo o recurso mais importante para a nossa sobrevivência. Tais agressões foram de efeito tão negativo que para consertar levaria o dobro do tempo gasto no processo de destruição.  Mas, nem tudo está perdido. A solução que nos resta é a que deveria ter sido seguida desde as primeiras civilizações: A preservação. A responsabilidade é de todos nós seres humanos promover um ambiente equilibrado e assegurar uma vida saudável no meio em que vivemos.

A preservação não só da água, mas de todo o meio ambiente depende de uma reavaliação de nossos hábitos. Abaixo, seguem algumas dicas importantíssimas para a preservação da água:

- Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou ensaboar a louça;
- Lavar calçadas e veículos com baldes de água ;
- Apertar o botão de descarga por, no máximo cinco segundos;
- Não trocar a água da piscina. Hoje em dia existem tratamentos que dispensam este procedimento.
- Reutilizar a água de sua casa, sempre que for possível;
- Verifique se não há vazamentos em torneiras ou canos de sua casa;
- Preste atenção se hidrômetro (medidor de água) está funcionando corretamente.
- Fechar o chuveiro enquanto o corpo é ensaboado;

Bem, existem outras formas de mudanças de atitudes para que possamos preservar o pouco do líquido que ainda possuímos para manutenção essencial da vida. E agora, durante o período de carnaval não resta a menor dúvida que nosso consumo será inúmeras vezes redobrados, porém se cada um de nós fizermos nossa parte, poderemos ser multiplicadores da ideia da preservação. Caso contrario, muito em breve estaremos sofrendo na pele o mesmo que muitos municípios do ceará, no país e no mundo já estão passando. Pense nisso!

Mais Informações no link 
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/ambiente.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário