terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O que as empresas podem fazer para reinventar suas marcas? Artigo por Juliana Praça

Li a seguinte informação no Facebook de Bismarck Maia;

“As páginas do jornal O POVO ganharam um brilho a mais hoje com a presença da nossa querida Juliana Praça, da Mosaico Branding, parceira da AD2M. É dela um artigo sobre o que as empresas podem fazer para reinventar suas marcas”.

Juliana Praça
Publicitária e diretora da Mosaico Branding
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo

Jornal O POVO
ARTIGO 24/02/2015
OPINIÃO

Mudanças no cenário econômico e incorporação de novos contingentes de consumidores ao mercado exigem que médias e grandes empresas revejam seus conceitos. Até alguns anos atrás, a visão predominante no mercado era de que produtos tangíveis e de qualidade eram vendidos por si só. A mudança de perfil dos consumidores, a partir da incorporação de novos contingentes de compradores em potencial, mostra um cenário diferente: a sociedade está cada vez mais exigente, e as companhias têm um grande desafio pela frente: o de se reinventar.

Foi a partir dessa constatação que surgiu e se expandiu o Branding, estratégia de reposicionamento utilizada tanto por médias empresas como pelas grandes corporações. Hoje em dia a preocupação das empresas não se limita apenas aos preços de seus produtos e à governança corporativa. Elas devem administrar os valores que a marca transmite para a sociedade. O objetivo do Branding é ajudar a construir novos modelos e conceitos de negócios, inspirar e dar suporte para novos produtos/serviços e novas formas de relacionamento entre empresas e seus clientes e mercados.

No Brasil, o assunto começou a engatinhar em 2002, quando o país passou a despertar o interesse de grandes grupos globais. Atualmente, tem se expandido cada vez mais. O Branding nada mais é que o processo de construção e gestão da marca, a partir da identificação de sua essência, valores e diferenciais, que serão passados aos públicos interno e externo de forma gradativa, em toda ocasião possível de contato.


Buscando ter um olhar abrangente e interdisciplinar para a construção da identidade de uma empresa, fazendo com que ela seja uma síntese de experiências memoráveis despertadas através de todos os seus pontos de contato com públicos diferentes como: funcionários, fornecedores, parceiros, clientes ou a sociedade.

Juliana Praça
Publicitária e diretora da Mosaico Branding

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