quinta-feira, 16 de abril de 2015

A importância da Teologia para a Igreja do seculo XXI

Regis de Oliveira e Sandro Guimarães
Em nosso programa na TV Sinal desta quinta feira (16), conversei com o Pr. Régis de Oliveira que tratou de o tema “A importância da Teologia para a Igreja do seculo XXI”. Particularmente achei bastante interessante, porém é uma pena que muitos líderes religiosos atrelam a Teologia (TEO: DEUS + LOGIA: ESTUDO),  que nada menos significa “O estudo de Deus”, faz que acadêmicos e formados em Bacharelado em Teologia sofram preconceitos. LEIA MAIS
A maioria desses líderes julgam erroneamente o estudo acadêmico sobre Deus como “algo que faz perder a fé” e chegam a dizer que entre a teologia e a fé, ficam com a fé.

Acontece que a teologia não acaba com a fé de ninguém, pelo contrário, fortalece pelo estudo, que traz conhecimento, que gera sabedoria. A fé sem conhecimento é fé cega, aí sim, pode ser faca de dois gumes. A teologia aproxima o cristão a Deus pelo exemplo inigualável de Jesus e encontra respostas para o que parece ser contraditório através dos valores culturais e religiosos, tanto histórico quanto de crenças ou dogmas religiosos.

Como diz o teólogo e capelão Rogério Ramos; “Pode-se perfeitamente aliar a fé ao conhecimento. Oseias 4:6, diz: "O meu povo perece por falta de conhecimento".


Fé sem estudo gera preconceitos e pode atrofiar a mente. Pense Nisso!

por Sandro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário