quinta-feira, 21 de maio de 2015

Canoa Quebrada: há sempre um motivo para voltar

A pequena vila de pescadores, que já foi aldeia hippie, ganha modernas barracas de praia, renovando o visual. A praia é conhecida pelo visual de areias vermelhas. FOTOS: ANCHIETA DANTAS JR.

Com nova estrutura, a Barraca Chega Mais, agora, batizada de Chega Mais Beach, dá o pontapé inicial à repaginação de Canoa. Um convite ao relax e ao lazer.  Em um passeio de buggy, chega-se a verdadeiros oásis em meio às dunas, onde é possível refrescar-se em lagoas, praticar skibunda ou encarar uma tirolesa. LEIA MAIS
A relação de amor de cearenses e turistas com Canoa Quebrada não é de hoje. Além da magia que até quem a conhece não consegue traduzir, a praia, com visual de areias vermelhas, destaca-se pelos passeios de buggy, jangadas, sandboarding e quadriciclos. Famosa ainda pelas noites animadas - com pessoas de vários lugares do planeta e os mais diversos estilos musicais -, possui infraestrutura gastronômica e de hospedagem para todos os gostos e bolsos. E é na Broadway, a rua principal, onde se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local. E se por tudo isso você foi, voltou e até perdeu as contas de quantas vezes já andou por lá, pode começar a planejar a próxima visita.

Nascida do povoado de Esteves, ainda nos anos 70, a pequena vila de pescadores, que já foi aldeia hippie, está ganhando novo visual. As barracas que animam a praia durante o dia estão respirando outros ares. Convidativas piscinas, inúmeros coqueiros sombreando as areias, recantos para relaxar, dentre outros atrativos e itens de conforto já podem ser encontrados, embelezando o que naturalmente já chama a atenção.

Conforme a Secretaria do Turismo de Aracati, município ao qual Canoa pertence, a ideia é estruturar na região, para onde esses estabelecimentos estão migrando, um polo gastronômico, reunindo em torno de 25 barracas, parte delas padronizadas, e com acesso pelas dunas. A expectativa é de que tudo esteja pronto até o meio do ano que vem. E se a diversão durante o dia vai ficar mais atrativa, o que dá vida à noite de Canoa também vai receber outra embalagem. "A Broadway será repaginada", adianta o titular da pasta, Thiago Sales.

Nova estrutura
A primeira a mudar da estreita faixa de areia que separa as dunas e o mar, onde a maior parte das barracas ainda se concentra, é a Chega Mais. Tradicional entre os turistas que frequentam a praia, ela estreia sobre as falésias, bem próxima à vila, com interessante estrutura projetada com palhas de carnaúba, torras de eucalipto tratado e linhas de madeira de lei. O espaço agrega, agora, restaurante, salão, miniparque aquático, piscina de borda infinita, lojinha e quiosques que fazem às vezes de guarda-sol, formando charmosos ambientes. E cerca de 80 coqueiros foram plantados no caminho que dá acesso à praia, onde sentado em mesinhas, é possível curtir confortavelmente o visual paradisíaco.

Bateu vontade de um banho de mar? Poucos passos lhe separam das águas mornas e tranquilas. Um convite ao relax. E logo ao lado, em breve, a barraca Antônio do Coco também chegará com a mesma pegada, assim, como a Da lua, ambas em construção.

As águas tranquilas e mornas de Canoa são um convite ao mergulho e ao relas Foto: Anchieta Dantas Jr.

No caminho das dunas
Além do novo conceito de barracas, vale repetir, ou conferir se você ainda não fez, um passeio de buggy, quando pelo percurso, com ou sem emoção, descortinam-se lindas lagoas, onde é possível refrescar-se, descer as dunas de skibunda ou encarar uma tirolesa. Quem deseja ver Canoa do alto, os passeios de parapente são a sugestão. Uma atividade diferente é conhecer o Centro Histórico de Aracati, com destaque para o casario colonial e o Museu Jaguaribano. No fim da tarde, a sensação continua sendo subir a duna do pôr do sol. E para quem não quer dormir cedo, é na Rua Dragão do Mar, a chamada de Broadway, aonde todo mundo vai à noite para circular.

Anchieta Dantas Jr.
Editor

Fonte:

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Um comentário: