quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mapeamento Cultural do Ceará será lançado no dia 14 de maio

Um diagnóstico das manifestações, diversidades e da produção cultural no Estado será realizado pelo projeto de Mapeamento Cultural do Ceará, que será lançado no dia 14 de maio, às 19 horas no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento contará com a presença de representante do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado e secretarias de municípios cearenses, entre outros convidados. CONTINUE LENDO
O mapeamento das manifestações culturais em todo o Estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. Com este projeto, busca-se otimizar as ações de preservação da cultura local, bem como facilitar, tornando esse processo mais democrático e eficiente.

COMO SERÁ REALIZADO O MAPEAMENTO

Uma extensa pesquisa abrangerá os 184 municípios cearenses, para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações. Em todos os municípios haverá mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades participem de forma ativa e será aplicada a pesquisa (coleta, análise, validação e divulgação dos resultados).

O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões culturais do Estado e será disponibilizado com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade

Entre os segmentos que vão constar no mapeamento estão: Artesanato, Patrimônio material (edificações, sítios e parques naturais), Patrimônio imaterial (festas religiosas, festas populares, festas civis, lendas, mestres de cultura, culinária, história e memória, fazeres populares), Manifestações artísticas modernas e eventos culturais (teatro, dança, música, artes plásticas, artes visuais, festivais, mostras) e Equipamentos culturais (biblioteca, museu, teatro, auditórios, salas de cinema, estádio, ginásio, boate ou casa de forró, bar com palco, clube, livraria, loja de discos, videolocadora).

O projeto de Mapeamento Cultural do Ceará tem o patrocínio da Petrobras com apoio do Instituto TIM e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), sendo vinculado ao seu Sistema de Informações Culturais (SINF).

Fonte: DÉGAGÉ

Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário