quinta-feira, 21 de maio de 2015

Realizado em Aracati o I Fórum Municipal de Direitos Humanos e Saúde Mental

O Governo Municipal de Aracati, através da Equipe de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, realizaram na manhã desta quarta-feira (25/05), no auditório do IFCE Campus Aracati, a abertura do I Fórum Municipal de Saúde Mental e Direitos Humanos, com o tema: Livres e Iguais em Dignidade e Direitos. O evento acontece para lembrar a importância de se festejar o dia 18 de Maio, Dia Nacional da Luta antimanicomial no Brasil. 
Prestigiou o evento, o prefeito de Aracati, Ivan Silvério, o secretário de Saúde, Silvano Sena, a secretária de Assistência Social Eline Gomes, a assessora técnica de Saúde Mental do Estado, Andreia Sampaio, a coordenadora de Saúde Mental no município, Rita Moura, a diretora do Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED) e moderadora dos debates do Fórum, Fábia Soares, e os palestrantes, o reitor da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Jackson Sampaio e a psicanalista e escritora, Clarissa Lago.

O reitor da UECE, Jackson Sampaio, proferiu a palestra sobre o adoecimento Urbano, Dependência Química: Crack e Álcool, Políticas Públicas e Saúde Mental.

Clarissa Lago, autora do livro Paranoias, lançado no Programa do Jô Soares, falou sobre a importância do evento “Eu acredito na neurose, na perversão, e na psicose, não como uma pena de estrutura de personalidade, ou estruturas clínicas, mas sim como manifestações. De perto e de longe ninguém é normal. Somos todos iguais, perante a lei, iguais perante a sociedade”.

O prefeito Ivan Silvério, saldou a psiquiatra Rita Moura e sua equipe, que se dedicam de corpo e alma por essa causa, pelo comprometimento e pelo esforço, em humanizar o atendimento para as pessoas que necessitam desse acolhimento especial.


Participaram do Fórum, secretários municipais, dirigentes de órgãos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e representações da sociedade civil organizada.

ASCOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário