terça-feira, 12 de maio de 2015

Tubarão é encontrado nas imediações da barra do Ceará

É comum surfistas e pescadores encontrarem tubarões nessa área do litoral cearense
Um tubarão-martelo, da espécie Sphyrna mokarran, teria sido encontrado na praia da Barra do Ceará. Este é o segundo caso registrado este ano, quando um outro animal foi caputado na Praia do Futuro. De acordo com informações do internauta João Carlos, que enviou as imagens, é comum praticantes de Kite Surf encontrarem esse tipo de animal nas imediações das praias da Barra do Ceará e do Icaraí. Ninguém foi atacado ou ficou ferido. CONTINUE LENDO
De acordo com a capitã Juliane Freire, do Corpo de Bombeiros, o comando tático do Quartel do Icaraí não recebeu nenhuma ocorrência sobre o tubarão, mas não é raro pescadores se depararem com tubarões a alguns km da costa e trazerem os animais para a praia. Uma equipe dos Bombeiros será enviada para conferir o local, mas a população não deve se alarmar com o caso.

O professor do Instituto de Ciências do Mar, Manuel Furtado, explica a presença dos tubarões ocorre principalmente por que nesta época de chuvas os estuários costumam ficar cheios de nutrientes que servem de alimentos para os peixes, como plânctons e outros pequenos animais. Esses peixes, por sua vez, acabam atraindo os tubarões, que vêm à plataforma continental para se reproduzir ou se alimentar.

Ainda conforme o professor, a plataforma continental do Ceará se localiza de 80 a 100 km do litoral, onde esses tubarões ficam, o que torna raro os casos de ataque. Em Recife, por sua vez, a plataforma fica a apenas 10 km, fazendo com que a presença de tubarões perto da praia seja bem mais frequente.

O tubarão-martelo faz parte da fauna do Ceará e não é uma espécie agressiva. O professor ressalta que eles provavelmente não devem fazer contato com surfistas e pescadores que estejam em alto mar, e confirma que a população não deve se preocupar com ataques nessa área.

FONTE:DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário