segunda-feira, 18 de maio de 2015

Zona Azul em Aracati – Estacionamento Rotativo é discutido em Audiência Pública

O Governo Municipal de Aracati, através do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) e Guarda Municipal, promoveram nesta última quinta-feira (14/05), no auditório do Colégio Marista, uma Audiência Pública para tratar do Estacionamento Rotativo: Zona Azul.
A mesa foi composta pelo Diretor do Demutran de Aracati, Elizeu Vieira, representantes Câmara Municipal, os vereadores, Dr. Falcão e Tácito Forte, o comandante adjunto da Guarda Municipal, Marcos Vinícius, o vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Costa, e pelo procurador adjunto do município, Scipião Neto, que na ocasião representou o Executivo. Cada componente da mesa opinou sobre a importância da discursão, sobre esse tema, que ainda é tão polêmico.

O estacionamento rotativo pago, denominado Zona Azul, foi criado em 30 de Dezembro de 1974, através do Decreto 11.661, com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, racionando o uso solo, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento.

Foram apresentados, pelo Diretor de estatísticas do Demutran, Dilaor Araújo, dados oficiais do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), que mostram o crescimento alarmante da frota em nosso município. Ao Diretor do Demutran, Elizeu Vieira, coube apresentar mapas da cidade, onde foram destacados os principais pontos, onde acontecem acidentes com mais frequência, e vídeos com relatos de munícipes, onde a Zona Azul foi implantada com sucesso.

Estiveram presentes, debatendo sobre o assunto, secretários, vereadores, comerciantes, e a sociedade civil, que teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e dar sugestões sobre o projeto.


“Muitas pessoas reclamam da Zona Azul, principalmente quando está recém-instalada no Município, é normal com todo projeto em estado inicial, é comum que pensem que se trata simplesmente de mais um imposto ou meio de arrecadação da prefeitura e do órgão de trânsito do município, mas ao analisarmos com mais cautela, veremos que a zona azul proporciona vários benefícios a todos os proprietários de veículos e a sociedade como um todo”, ressaltou Elizeu Vieira.

FONTE: ASCOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário