quinta-feira, 23 de julho de 2015

Iniciado em Aracati o processo de implantação Programas de Políticas sobre Drogas

O Governo Municipal de Aracati, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, realizou nesta quarta-feira (22/07), no Centro de Formação de Professores, uma reunião para explanação sobre os Programas de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas a serem implantados no Município e em outros nove a partir do segundo semestre letivo, em iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

A Reunião contou com a participação de um público específico de servidores municipais ligados às áreas da Saúde, Esporte, Educação e Assistência Social.

Serão implantados em Aracati cinco Programas, que tem como objetivo a prevenção ao uso das drogas.

São ações que irão fortalecer nos fatores de proteção a vida, reduzindo os fatores de risco que podem levar ao uso frequente ou abusivo de substancias psicoativas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado, Miriam Barreto, foi quem dirigiu a explanação destes Programas. Foram direcionadas, a faixa etária, o público alvo e a metodologia de cada programa, assim como seus parceiros e apoiadores.

Miriam Barreto falou ainda sobre a importância do Governo Municipal para o andamento desses programas “O Programa de Prevenção, vai avançar nas ações conjuntas dentro do Município, ou seja, incluindo profissionais de diferentes áreas e diferentes setores para que a prevenção continue avançando, cabe ao Município e aos profissionais o apoio aos projetos para que eles se desenvolvam juntos tendo como foco os objetivos esperados”.

Na oportunidade, foram escolhidos os profissionais que farão parte da comissão que irá trabalhar a implantação desses programas, essa comissão irá determinar os técnicos das áreas de saúde, educação e assistência social que irão passar por uma formação e capacitação para a disseminação dos Programas com eficiência e eficácia.

“Além de um momento importante, é uma conquista muito grande para o Governo Municipal de Aracati, diante de todas as ações que o Governo vem realizando durante esses dois anos e meio, vale ressaltar que a questão das drogas existe há muitos anos, e só agora os Governos estão iniciando o trabalho a partir da prevenção”, ressaltou o coordenador de Políticas sobre Drogas do Município Diassis Garcia.

Entenda os Programas:

• “Jogos Elos” é um programa voltado para crianças de 6 a 9 anos matriculadas no 1° e 2º anos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico, que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professor, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

• O “Tamo Junto” é um programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, voltado para adolescentes entre 10 e 14 anos de idade matriculados na 7º série e 8º ano do Ensino fundamental II, com o objetivo instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para saúde.

• O “Fortalecendo Famílias” é um programa de prevenção ao uso e abuso de drogas, voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Pretende reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

• O “Juventude em Ação” é um programa de prevenção ao uso de drogas, voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. O projeto inclui, ainda, roda de conversa que envolvem familiares e lideranças locais. Seu objetivo é contribuir com a diminuição do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social, com embasamento cientifico, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.


• O “Fortalecendo Minha Comunidade” é um projeto de financiamento de ONG´s, associações de moradores e instituições que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção de cidadania e prevenção do uso de drogas. Essas iniciativas poderão se caracterizar por atividades de esporte e lazer, arte e cultura, de qualificação ou inserção profissional e desenvolvimento comunitário.


Ascom/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário