sexta-feira, 3 de julho de 2015

Projeto de lei obriga pet shops a disponibilizarem espaço e animais para adoção em MT

Em seu texto a lei prevê que o espaço reservado para adoção deverá ser de tamanho adequado e proporcional à quantidade de animais disponibilizados, a fim de garantir a saúde e bem estar do animal.

Com intuito de fomentar a adoção de animais de rua ou que tenham sido abandonados a deputada estadual Janaina Riva (PSD) apresentou na manhã de quinta-feira (02.07) projeto de Lei que determina que os pet shops ou outros estabelecimentos de Mato Grosso que comercializem animais domésticos, disponibilizem um espaço reservado para adoção. LEIA MAIS
Em seu texto a lei prevê que o espaço reservado para adoção deverá ser de tamanho adequado e proporcional à quantidade de animais disponibilizados, a fim de garantir a saúde e bem estar do animal. Prevê ainda que os animais colocados para adoção, deverão estar disponibilizados vacinados e vermifugados.

Em outro artigo o projeto determina os Pet Shops que não comercializam animais, deverão em parceria com Organizações não Governamentais – ONG ́s ou Instituições que cuidam de animais, promover eventos mensais para adoção. A parlamentar acredita que esta é uma maneira de desafogar as ONGs que resgatam animais de rua e que fomentam a adoção responsável.

"Além da questão de saúde e zoonoses, há centenas de estudos que confirmam que convivência com animais domésticos promove benefícios a pessoas de todas as idades, de bebês a idosos. Ter um animal de estimação favorece a sociabilidade, o desenvolvimento em crianças do senso de responsabilidade e cuidado, proporciona um ambiente alegre e estimulante. Dia desses li um estudo publicado no American Journal of Cardiology que concluiu que possuir um animal de estimação ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, diminui a pressão arterial e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, a interação entre homens e animais ajuda no tratamento da depressão e ameniza a solidão", afirmou.


Fonte: O Nortão
compilado de http://www.olharanimal.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário