quarta-feira, 8 de julho de 2015

Tocha Olímpica Rio 2015 passará por Aracati

Na manhã de sexta-feira (03/07), em Brasília, ao lado do secretário de Esporte e Lazer, João Eudes Costa do Nascimento, o prefeito de Aracati, Ivan Silvério, participou da cerimônia de apresentação da Tocha Olímpica Rio 2016, onde a presidente Dilma Rousseff, ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e dos velejadores e medalhistas olímpicos Torben Grael e Isabel Swan, apresentou o símbolo das Olimpíadas. LEIA MAIS
Já foram escolhidas e vistoriadas 83 cidades onde a Tocha Olímpica vai dormir e Aracati será um dos 300 municípios brasileiros por onde a Tocha Olímpica vai passar. Nos próximos dias uma comissão do COI visitará a cidade para vistoria, para ajuste no percurso do revezamento da Tocha Olímpica, ai sim, oficializará e colocará o nome de Aracati no cenário mundial do Turismo Esportivo.

O prefeito Ivan Silvério e o secretário João Eudes, aproveitaram a oportunidade para estreitarem laços de amizade com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, Bernard Rajzman e Leila Barros, do Vôlei, com os medalhistas olímpicos Torben Grael e Isabel Swan, e ainda com atletas que participarão da Paraolimpíada Rio 2016.

A Tocha
A Tocha, que é feita de alumínio, é um símbolo tradicional dos Jogos, e será acesa em abril de 2016 na cidade de Olímpia, na Grécia, já o revezamento no Brasil, onde cerca de 12 mil pessoas vão carregá-la, começa em maio e deve percorrer 20 mil quilômetros, incluindo sua passagem por Aracati, onde atletas e pessoas do povo serão inseridas neste percurso que será histórico para Aracati e região.

Segundo o Comitê Organizador, as formas da tocha foram inspiradas na cidade do Rio de Janeiro. Ela representa "as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão”.

“Os carregadores serão, na sua grande maioria, gente do povo, de todos os níveis e isso nos dará um orgulho muito grande, percorrer o país, levar a chama não só olímpica, mas a chama dos Jogos Olímpicos”, diz o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

O prefeito Ivan Silvério está entusiasmado com a dimensão representativa da passagem do simbolo olímpico por Aracati, pois pretejará e inserirá o município na geografia internacional do esporte e consequentemente fomentará o turismo, principal foco econômico da região. 

12 mil tochas vão percorrer o Brasil, e cada uma delas pesa aproximadamente 1,5 quilos. Não serão só celebridades e pessoas ligadas ao esporte que vão carregar as tochas. Nos próximos meses, o Comitê Organizador vai informar como se procederá para escolha dos condutores da Tocha Olímpica em Aracati e nos demais municípios escolhidos e inseridos no percurso.


Detalhes: http://www.aracati.ce.gov.br/tocha-olimpica-rio-2015-passara-por-aracati/

Nenhum comentário:

Postar um comentário