segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aberta em Aracati a V Semana Municipal de Políticas sobre Drogas

O Governo Municipal de Aracati, através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, abriu na manhã desta segunda-feira (17/08), no auditório da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), a V Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, com o tema “Acolha seu filho, antes que as drogas o adotem”.
O Evento contou com a participação de várias entidades, como: Coordenação das Comunidades Terapêuticas, Faculdade do Vale do Jaguaribe, CAPS AD, CREAS, SESC LER, Secretaria de Saúde, Cruz Vermelha Brasileira, Narcóticos Anônimos, Alcóolicos Anônimos, Capelania e COMPAD (Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas).

Compôs a mesa, o Prefeito Ivan Silvério; o Adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará, Dr. Marcelo Uchôa; o Coordenador de Políticas sobre Drogas do Município, Diassis Garcia; o representante da Câmara Municipal, vereador Falcão; a representante do DIPRE, Neuzimar Vieira; o representante da FVJ, professor William Gerson; o Pastor Apóstolo, Humberto Kenedy; e a presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas, Auxiliadora Costa.

A Semana tem como objetivo promover e garantir a participação popular na formulação e no controle das políticas públicas sobre drogas com vistas a consolidação da rede integrada de atenção à dependência química.

“O Governo de Municipal de Aracati entendeu da necessidade de ser desenvolvido dentro do município, politicas preventivas que venham aliviar muitos sofrimentos, então sensibilizado com essa questão, criou a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, que nomina o dia 18 de agosto como o dia Municipal de Políticas sobre Drogas. Como nós somos audaciosos, em vês de realizarmos um dia de ação, resolvemos fazer uma semana de ações intensificadas voltadas sobre essa questão nas escolas, empresas, indústrias, associações, enfim chamando a atenção de toda a sociedade de Aracati sobre a questão da dependência química”, explicou o Coordenador de Políticas sobre Drogas Diassis Garcia.

Na Abertura do Evento, o público pode prestigiar ainda apresentações de Capoeira com o mestre Dodi, e uma demonstração realizada pelo Tiro de Guerra 10-014 de Aracati.

O Cantor e compositor Walmyr Castro, conhecido como Neo Pi Neo, deu o seu testemunho de vivência e recuperação do mundo das drogas, e ainda deu uma “palhinha” da música que conquistou o Brasil na década de 90, “A Rural”, sendo saudado com muitas palmas.
Tiveram a oportunidade de falar ainda, dependentes químicos em recuperação, e representantes de Casas de Recuperação que funcionam em nosso Município.

“O Álcool é a porta de entrada para todos os tipos de droga, é considerada a droga que dá oportunidade a todas as pessoas a adentrarem nesse mundo. É muito difícil você conhecer uma pessoa que tenha conhecido o mundo das drogas diretamente”, ressaltou o dependente de álcool em recuperação Manoel (nome fictício).

Na oportunidade foram entregues pelo Pastor Apóstolo Humberto Kenedy, um certificado de Honra ao Mérito, pelo trabalho desenvolvido nos projetos voltados aos dependentes químicos e seus familiares, ao adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, assim como o título de Capelão. E para a Coordenadora de Políticas sobre Drogas, também um certificado de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido, para que seja entregue a secretária de Politicas sobre Drogas do Estado, Miriam Sobreira.

“É uma semana de extrema importância, porque o Aracati vai fazer uma reflexão sobre a problemática das drogas, uma iniciativa que já é feita pela quinta vez consecutiva, e o Governo do Estado trouxe uma estrutura da sua recém-criada Secretaria Especial, para falar com a população sobre os serviços de acolhimento, sobre as nossas políticas em geral. Aracati já tem o CAPS AD, um Conselho, uma Coordenadoria, uma política já orientada para o tratamento de usuários e dependentes químicos, e isso é fundamental para que o Governo do Estado traga novos projetos de políticas sobre Drogas”, ressaltou Marcelo Uchôa.

Para o prefeito Ivan Silvério “A forma determinada de como todos se unem nesta luta constante só pode é render bons frutos não só no futuro, mas também agora no presente, pois essa doença que é a droga precisa ser combatida com um antidoto chamado de união, pois só assim salvaremos muitas vidas que estão em risco constante”.

---
Luiz Bilal

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Aracati

Nenhum comentário:

Postar um comentário