terça-feira, 22 de setembro de 2015

Capela Nossa Senhora da Soledade foi entregue restaurada em Aracati (CE)

A capela setecentista de Nossa Senhora da Soledade, Aracati (CE) foi totalmente restaurada e entregue para a população da cidade, no último dia 15 de setembro, data das festividades locais da padroeira Nossa Senhora da Piedade. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e levou seis meses para conclusão.

O pequeno templo foi reparado pelo Instituto através da implementação de uma medida compensatória de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Toda a cobertura, marcenarias, alvenarias, cantarias e piso, além do agenciamento paisagístico do entorno e ruínas foram restauradas.

A edificação remonta aos primeiros anos do século XVIII, sendo registrada sua existência desde 1731, data de um assento de batismo ali realizado. A capela foi construída em alvenaria de pedra calcária, Trata-se de importante construção do processo de colonização do litoral cearense, configurando um dos mais antigos marcos divisórios entre os territórios das capitanias do Ceará e Rio Grande do Norte.


Fonte: http://portal.iphan.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário