quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como encontrar um bom vereador!

Ano que vem haverá eleições e dizem que é pelo voto que os maus políticos devem ser afastados e os bons incentivados a adentrarem a vida publica. Sabe-se igualmente que todo bom profissional em qualquer que seja sua área de atuação deve ser bem remunerado objetivando-lhe incentivar ao caminho da retidão, e com esforço, fruto de seu trabalho, exercer fielmente seu papel em plenas condições para tal.

No caso da política! Quanto um vereador deveria ser remunerado (e bem remunerado) para que pudessem ser incentivados a serem bons para o povo? Os de Aracati já recebem um montante acima de R$ 8.000,00 por 4 sessões por mês, sem contar com alguns benefícios dentre os quais; assessorias,  diárias e extras por sessões extraordinárias, mesmo assim o desempenho do conjunto é decepcionante e vergonhoso.

Muitos cidadãos são contra o que se considera absurdo alguém ganhar tanto dinheiro  onde sequer é exigido algum curso preparatório ou superior em gestão pública. Então a mesma população decepcionada, boa parte dela gostaria que tais políticos tivessem seus salários e benefícios rebaixados ou quem sabe até substituídos pela suplencia. Outros desejariam a cassação de seus mandatos visto que boa parte deles foram eleitos através da compra de votos ou troca de favores.

Fala-se também que o segredo para início das mudanças necessárias seria através da renovação dos políticos profissionais através do voto, mas,  o que dizer quando a esperança torna-se igualmente nova decepção?.

Vejamos o exemplo de Aracati!  Os eleitores renovaram 50% dos vereadores que somados a cinco novas vagas atualmente nossa casa do povo teria teoricamente dez novos representantes,  e querem saber qual resultado? Hoje fazem até inveja aos antigos. Aqui e nos municípios da região a coisa ta tão feia que se renunciarem coletivamente não  daria o prazo de quatro meses para que os suplentes superassem os atuais.

Então podemos chegar a conclusão que o problema nunca foi ou será valor de subsídios (palavra bonita) recebidos pelos vereadores e sim, o sistema podre que transformam santos em demônios.

Quem tem honra, vergonha e caráter, não precisa da desculpa de "ter que ganhar bem" para ser bom e honesto, bastaria seguir o exemplo dos excelentes profissionais (professores por exemplo) que estudaram bastante,  investiram o que não tinham e nem por isso são ou precisam ser desonestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário