sábado, 31 de outubro de 2015

Fundação Itaú e Cenpec promovem em parceria com o município de Aracati oficina da educação integral

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracati, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e a Fundação Itaú Social promoverá em Aracati uma oficina sobre políticas de educação integral com os Secretários de Educação e técnicos da Secretaria de Educação dos Municípios: Aracati, Alto Santo, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano Quixeré, Russas, SÃO João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Nessa oficina será trabalhado o conteúdo do Guia Políticas de Educação Integral que apresenta e assume um conjunto de princípios e práticas fundamentais para implementação de políticas de educação integral, para que Secretários e gestores das políticas públicas para infância e juventude possam analisar e definir seus próprios percursos.

Na ocasião também será apresentada a ferramenta “Nosso Plano” que tem como objetivo subsidiar a estruturação de um Plano de Educação Integral. A ferramenta é integrada ao Guia Políticas de Educação Integral, disponibiliza um passo a passo com referências a textos e outros modelos já experimentados e permite que equipes dos municípios se cadastrem e criem um documento, em formato PDF, com descrição de estratégias, metas e dinâmicas de funcionamento da política de educação integral.

A oficina tem por objetivo contribuir para a elaboração e/ou aprimoramento da política de educação integral em seu município.

Educação Integral
A educação integral está na agenda da educação no Brasil. Nas duas últimas décadas, várias conquistas no campo do direito das crianças e adolescentes têm balizado o cenário nacional, marcado por um forte movimento pela educação integral no Brasil. Por todo o território nacional vêm surgindo iniciativas impulsionadas por governos municipais e estaduais, pela União e por organizações da sociedade civil, que visam propiciar a crianças e adolescentes múltiplas oportunidades de aprendizagem, por meio da ampliação do acesso à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e à tecnologia. Além disso, o programa Mais Educação, do governo federal, vem fomentando a ampliação da jornada escolar no país, com a parceria dos municípios, que a cada ano se torna mais numerosa.

Considerando também que o Plano Nacional de Educação, na meta 6,  prevê que, em dez anos, a oferta de educação em tempo integral atinja 50% das escolas públicas e 25% dos alunos da educação básica do país, fica evidente a demanda colocada para as gestões municipais de implementarem propostas de educação integral.

Oficina: Políticas de educação integral
Dia: 04/11/2015 (Quarta-feira)
Local: Centro de Formação da Secretaria de Educação (Rua Cel. Pompeu, 125)
Horário: 08h às 16h

Mais informações: (88) 3446 24 47

francinesio2011@hotmail.com daniellebfreire@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário