quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Vai começar a grande festa do livro e da leitura do Vale do Jaguaribe

A III Feira do Livro de Limoeiro do Norte acontece de 05 a 07 de novembro de 2015, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e patrocínio da Coelce. Toda a programação é gratuita. Convocar e provocar o leitor a refletir sobre a verdadeira importância da leitura é a ideia da Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que chega à 3ª edição de 05 a 07 de novembro, na cidade cearense do Vale do Jaguaribe, reconhecida por sua forte vocação cultural, em especial para as artes literárias e musicais.

Durante três dias a Praça da Matriz de Limoeiro (Praça José Osterne) transforma-se numa grande festa do livro e da leitura, reunindo escritores, poetas, cantadores, cordelistas, pesquisadores, artistas, estudantes, professores, livreiros e a população da cidade que, a exemplo das duas edições anteriores, deverá lotar a Praça e participar ativamente de todas as atividades.

A III Feira do Livro de Limoeiro do Norte, que tem em sua programação a III Jornada das Letras, acontece com o intuito de ser mais uma vez, um painel propositivo de um constante fazer artístico-literário, para que possa, cada vez mais, firmar a comunidade cultural da cidade nas positivas ações em torno do livro e da leitura.

A realização é do Instituto Brasil de Dentro, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Coelce. Apoio: CDL Limoeiro do Norte, Sebrae, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Auripeças, Unimed, FAFIDAM/UECE, Academia Limoeirense de Letras e Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

NOITE DE ABERTURA

Um Cortejo de Brincantes vai marcar a abertura da III Feira do Livro na Praça da Matriz, na quinta-feira, 05, às 18 horas. A festa continua para público de todas as idades, às 19 horas, com o musical infantil "Os Saltimbancos", uma adaptação de Dalva Rodrigues, apresentado pelo Grupo de Teatro Cenas, de Limoeiro do Norte.

Enquanto isso, também às 19h, na Faculdade de Filosofia D Aureliano, começa a Roda de Conversa com o tema "Criação Literária, Livro, Mercado e As Novas Tecnologias", com a participação dos autores Airton Soares, Alex Lei, Dércio Braúna, Fabiana Guimarães e Kelson Oliveira, com a mediação de Fernanda Cardoso.

A solenidade de abertura será às 20h, na Praça da Matriz, quando será prestada uma homenagem à Academia Limoeirense de Letras, que festeja 15 anos.

A festa literária continua com Sessão de Autógrafos, a partir das 20h30, com a participação dos escritores Airton Soares (Cuide Bem do Seu Jardim), Arlene Holanda (Benfica) e Fabiana Guimarães (Poemas de Sopro e Pássaro).

Depois dos autógrafos, música na Praça a partir das 22h, com shows de Eugênio Castro e Edson Clay (instrumentistas) e do cantor e compositor Isaac Cândido, com participações de João Mamulengo e Lu de Souza (guitarra).

SEGUNDO DIA

Visitação escolar e oficinas de artes acontecem pela manhã, no segundo dia da Feira na Praça da Matriz, com a participação de professores e alunos da Escola Normal e do Colégio Diocesano e professores da Secretaria de Educação do Município.

No segundo e terceiro dia do evento, a Feira tem seus estandes abertos à visitação das 8h às 11h. Depois, reabre à tardinha, às 17h, só fechando no fim da noite, quando também termina a programação artística.

Na sexta-feira, às 18h, a programação no palco da Praça da Matriz começa com a apresentação do musical "O menino que Virou História", de Nanna de Castro e direção de Dalva Rodrigues.

Entrega do Baú da Leitura - COELCE à Biblioteca Comunitária Associação Paz e União; Contação de histórias, com o grupo da Casa do Conto e participação de Júlia Barros, Almir Mota, Teddy Williams e Mara Monteiro; e Sessão de Autógrafos dos escritores Milena Bandeira (Mil Borboletas no Estômago), Elimax de Andrade (Fantástico Mundo Real), José Silvestre da Costa Regis (Poluição ao Longo do Século) dão continuidade à programação da Feira.

A noite na Feira será embalada por poesia e canção com o Sarau na Praça, a partir das 21h30. O Sarau é uma tradição na cidade, que reúne poetas e músicos de Limoeiro. Os sons e poesias desses artistas chegaram a outras cidades jaguaribanas e também a Fortaleza.  Nessa noite, o Sarau acontece na Feira do Livro, na Praça, com a participação dos poetas convidados Verônica Oliveira, Cristina Moura, Luíz Poeta, Levi Oliveira, Isaac Cangaia, Alisson Chaves, e dos músicos/poetas Ícaro Lourenço, Juan Diego, Victor Maia e Larissa Alves.

ENCERRAMENTO NO SÁBADO

Oficinas, apresentação do espetáculo musical "A Verdadeira História do Lobo Mau Malvado" (De Paulo Sacaldassy. Direção: Johnny Moura), Sessão de Autógrafos e show de Lúcio Ricardo fecham com festa a III Feira do Livro de Limoeiro do Norte.

A última Sessão de Autógrafos do evento é dedicada à pesquisa e à documentação referente ao Vale do Jaguaribe e o povo jaguaribano, com a presença de historiadores e pesquisadores. É um momento especial, que deverá atrair muitos cidadãos limoeirenses que mantêm acervos domésticos, com documentos e fotografias, alguns dos quais publicados em livros. Participam da Sessão de Autógrafos a historiadora, de Morada Nova, Sângela Sousa (Os Operários Têxteis em Fortaleza nos Anos 30 e A Justiça do Trabalho e os Trabalhadores de Fortaleza), o limoeirense, Monsenhor João Olímpio Castelo Branco (livro recém lançado Caminhada Eclesial Jaguaribana), e o historiador Cicinato Ferreira Neto, de Tabuleiro do Norte, (livro recém lançado 1915: A História dos Sertanejos Cearenses no Ano da Seca (2015) e outros títulos de sua autoria).

Depois das 22h, Música na Praça, para festejar a realização de mais uma edição da Feira. No palco, a Jaguaribanda, formada por instrumentistas locais, abre a festa, que continua com canções de Lindomar a Ray Charles, claro, incluindo os cearenses, no show do cantor Lúcio Ricardo, com participação do guitarrista Ronald Carvalho.

SERVIÇO

III Feira do Livro de Limoeiro do Norte - De 05 a 07 de novembro em Limoeiro do Norte/CE. A solenidade de abertura será às 20h, na Praça da matriz (Praça José Osterne). Informações: (88) 9.9661.0512.

https://www.facebook.com/brasildedentro.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário