quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Aniversário de Aracati – Regata colore o mar de Majorlândia

Diana I patrocinada por
SuperGrill+ foi a campeã
Aracati 
A tradicional Regata de Jangadas de Majorlândia foi realizada domingo (01/11)  na forma de uma grande festa para a população deste Município, situado no Litoral Leste cearense. O evento, que neste ano chegou à 38ª edição, teve pela primeira vez a cobertura em tempo real pela TV Diário, que transmitiu a competição ao vivo para todo o Estado. A disputa marcou o fim da semana de comemorações pelo aniversário de Aracati, no último dia 25. 
Com transmissão em tempo real pela TV Diário, a competição reacendeu uma grande festa do Município. No total, 40 embarcações participaram da competição, que começou por volta das 11h, quando uma queima de fogos deu a largada para que as da categoria principal entrassem no mar

Por volta das 11h, uma queima de fogos deu a largada para que as embarcações da categoria principal entrassem no mar, momento em que foi executado o Hino do Pescador, em homenagem aos principais personagens da festividade. Outros dois grupos de jangadeiros lançaram-se à água em seguida, deixando o mar da Praia de Majorlândia enfeitado de velas. No total, 40 embarcações participaram dessa competição.

Vencedores

A embarcação Diana I, capitaneada pelo mestre Fabrício, foi a primeira a chegar em terra firme e venceu com folga a categoria A, faturando o prêmio de R$ 2.500. Nas demais classes, venceram os mestres Nego e João Carlos, a bordo das jangadas José Albano e São Carlos.

Classificação Final

Categoria A
(Jangadas Grandes)

1º – Diana I
2º – Nossa Senhora de Guadalupe
3º – São Francisco de Assis
4º – Ceilândia
5º – Paloma
6º – Alegria II
7º – Nossa Senhora dos Navegantes
8º – Marissol
9º – Katia I
10º – Jade II

Categoria B
Jangadas Médias

1º – José Albano
2º – Andorinha
3º – Guilherme
4º – Rainha da Fé
5º – Ostra

Categoria C
Jangadas Pequenas

1º – São Carlos
2º – Deus Proverá
3º – Maria Júlia
4º – Ágape
5º – São Expedito

No ato da premiação aos pescadores vencedores da Regata o prefeito de Aracati, Ivan Silvério, ao lado do secretário de Turismo e Cultura, Thiago Sales, fez uma homenagem “in memorian” ao jornalista Edilmar Norões, a comenda foi entregue ao filho do jornalista, o também jornalista Paulo César Norões. Também foi entregue um troféu de agradecimento ao jornalista Roberto Moreira, por seu esforço e determinação, que em nome do Sistema Verdes Mares articulou a primeira transmissão ao vivo da TV Diário para a histórica Regata de Majorlândia. Foi entregue também um troféu de agradecimento ao Dr. Meton Vasconcelos, do Rotary, pelo apoio ao evento e pela solidariedade aos munícipes.

Famílias

José Armando Andrade (Armandinho), coordenador da Associação dos Artesãos de Majorlândia (Assam), que colaborou para a organização da Regata, explica que a festa foi criada com o intuito de confraternizar as famílias de pescadores da região. “As pessoas têm amor pela regata. A Assam entrou com alguns membros e fez o elo com o governo municipal, visando garantir a premiação. A cada edição temos uma incógnita, não sabemos se vai dar certo, mas acaba dando. É muito importante esse apoio da TV Diário”, ressalta.

A Associação Sociocultural e Esportiva de Majorlândia (Ascem) também participou da organização da corrida. Batista Júnior, um dos diretores da instituição, conta que a regata vinha em decadência, tornando-se esquecida ao longo dos últimos anos, mas que em 2015 ganhou destaque novamente.

“O empenho da comunidade, por meio da Associação, juntamente com a Prefeitura e com os patrocinadores, deu esse resultado, que está se confirmando como um sucesso”, observa Batista Júnior.

Dentro das comemorações de ontem houve ainda shows musicais com as bandas É o Chefe e Louca Mania, encerrando o as festividades da Regata e do aniversário de Aracati.

No dia anterior (sábado), a Praia de Majorlândia recebeu festival gastronômico, homenagem aos pescadores, luau e escolha da Garota Regata 2015.

O QUE ELES PENSAM

Resgate de tradições culturais

“Pela primeira vez acontece a transmissão de regata de uma comunidade do Litoral Leste. É bonito ver a multidão na praia, demonstrando felicidade. Agradecemos aos parceiros, principalmente ao superintendente, Ricardo Nibon, que apostou na ideia. Estamos dialogando para que ocorram transmissões de regatas em Aquiraz, Caucaia, Itapipoca e Camocim”

Roberto Moreira
Diretor de Jornalismo da TV Diário

“Estamos felizes. Por meio desta parceria com o Sistema Verdes Mares, resgatamos a regata de Majorlândia, que é tradicional, mas estava em decadência. A parceria fez com que se retomasse a autoestima dos pescadores e da sociedade local para o evento. Movimenta a área cultural e fomenta a economia de todo o Município. Estamos em festa”

Ivan Silvério
Prefeito de Aracati

Com informações do Jornal Diário do Nordeste


http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/regata-colore-o-mar-de-majorlandia-1.1424324

Nenhum comentário:

Postar um comentário