domingo, 1 de novembro de 2015

História de Aracati é destaque na “Fanpage” do Governo do Estado

A história do nome que batiza a nossa cidade, Aracati, sendo destaque na rede social do Governo Estadual. É o resgate da cultura aracatiense! O primeiro nome da cidade de Aracati foi Cruz das Almas. Em seguida, o município passou a se chamar Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe. Já em 1766, foi denominado Santa Cruz de Aracati.
Em 1842, transformou-se finalmente em Aracati, nome que vem do Tupi e, além de "vento que sopra do norte e refresca os ardores do estio", ainda quer dizer "tempo bom", "claridade bonançosa", "vento forte" e "aragem cheirosa".

4 comentários:

  1. Cidade na qual eu nasci e permaneci até os meus 26 anos, guardo recordações maravilhosas, amo essa cidade.
    Sou neta do Raimundo Herculano de Moura, e sinto muito por não ver falar nele, pois foi um grande poeta, uma pessoa muito importante em minha vida, onde tenho orgulho, por ter me educado, me ensinado muitas coisas, onde levo no decorrer de toda minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Aproveitando a oportunidade, você teria como conseguir ou entrar em contato com algum familiar seu para conseguir pra mim uma foto do Sr. Herculano assim como sua biografia? Eu gostaria de publicar em meu blog e compartilhar em vários meios sociais!

      Excluir
  2. Tenho sim Sandro, irei entrar em contato e lhe falo algo, porque muita coisa de vovô estão guardadas na casa dele em Aracati, mas vou entrar em contato sim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Sandro trabalhei no Museu Jaguaribano mais menos por uns dois anos, lembro de você algumas vezes por lá, sai de lá no ano de 2012, muitas recordações boas, o Museu foi um lugar no qual trabalhei que sinto enormes saudades e guardo lembranças maravilhosas de lá e sinto saudades também das pessoas no qual fiz amizades e até hoje tenho contato.

    ResponderExcluir