terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Icapuí 30 anos. José Airton comemora emancipação com obras literárias

Ex-prefeito e deputado federal apresenta à população seus feitos em dois livros 
Fortaleza (18/Jan) – Acontece no próximo sábado, dia 23, a partir das 18h30, no Centro de Memória Chico Bagre, centro de Icapuí, uma festa para comemorar a passagem de trinta anos do primeiro mandato de José Airton Cirilo como prefeito eleito de Icapuí. Em 1986, o então ex-distrito de Aracati, consolidava sua emancipação política, deixando a condição de dependente das
oligarquias que comandavam a região, para assumir seu destino de forma autônoma e independente, elegendo seus próprios representantes executivos e legislativos.    FOTO: José Aírton há 30 anos na vida pública, começou como primeiro prefeito de Icapuí, sempre empenhado na luta por um Ceará melhor, com menos desigualdade social.

Coube ao atual deputado federal e líder da bancada do Ceará no Congresso Nacional, José Airton Cirilo, a incumbência de liderar a população icapuiense rumo à sua própria soberania, num primeiro momento (José Airton ainda receberia um segundo mandato entre 1993 e 1996).

E para relembrar esse feito histórico, José Airton vai brindar seus conterrâneos com duas obras literárias: “AUTONOMIA MUNICIPAL: Icapuí uma Experiência Inspirada na Pólis” e os dois volumes do livro “Atuação Parlamentar”.

A primeira obra é o relançamento do livro editado em janeiro de 2002, no qual José Airton demonstra como foi possível fazer um trabalho de contraponto com a forma “tradicional” de se administrar no Brasil. “O livro é um relato científico, visto que foi baseado na minha produção para a dissertação de mestrado, de como construímos, por meio das primeiras administrações do município, um modelo que prima pela priorização de políticas públicas de desenvolvimento da saúde e da educação; pelo respeito às necessidades básicas da população e pela democracia direta”, revela o autor, para quem, o livro é uma visão real de que uma sociedade pode se transformar pela autonomia, transformando desejos e vontades em uma “realidade melhor para o coletivo”, finaliza José Airton.

Em “Atuação Parlamentar”, José Airton presta contas de seus discursos, emendas, intervenções nas comissões e em plenário, ao longo de seus dois primeiros mandatos, demonstrando suas ações enquanto representante do Ceará no Congresso Nacional.

O lançamento faz parte do programa oficial da Semana Cultural de Icapuí, evento que comemora os 30 anos de emancipação política do município do Litoral Leste do Ceará.

Ascom: José Airton Cirilo
Jornalista responsável: Márcio Rodrigues (SRTE/PR – 2759)

Fone: (85) 32627929 

Nenhum comentário:

Postar um comentário