quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

José Airton lança livros e homenageia Icapuí

Festa foi um congraçamento que reuniu alguns dos nomes que ajudaram a criar o município do litoral leste cearense há 32 anos 

Deputado posa ao lado do cantor Maurício Jorge, no Chico Bagre, local escolhido para noite de autógrafos da obra. (foto: Marcelo Brito)

Icapuí-CE (Jan/2016) – Numa noite cheia de simbolismo e que tocou os convidados, aconteceu no Centro de Memória Chico Bagre, região central de Icapuí, Litoral Leste do Ceará, o relançamento do livro “AUTONOMIA MUNICIPAL: Icapuí uma Experiência Inspirada na Pólis”, assim como o lançamento da obra “Atuação Parlamentar” (editada em dois volumes), ambos de autoria do líder da bancada cearense no Congresso Nacional, José Airton Cirilo (PT-CE).


O evento ocorreu no sábado, dia 23, e a data foi escolhida para coincidir com a Semana Cultural da cidade, organizada para comemorar os 32 anos da emancipação. E as paredes do Chico Bagre foram tomadas por painéis com fotos históricas, contando a trajetória do parlamentar.

Há cerca de 30 anos (1986) José Airton iniciava seu mandato como primeiro prefeito eleito de Icapuí. Esse foi o mote para a realização da festa literária do parlamentar autor.

Ao optar pelo relançamento de “AUTONOMIA MUNICIPAL”, o deputado resgatou seu mais elaborado escrito sobre a cidade que o inspirou. Sua carreira deve muito a Icapuí, pois foram seus dois mandatos de prefeito que lhe garantiram a projeção conquistada por meio de prêmios de âmbito nacional e internacional.

A emoção da noite nasceu do reencontro de José Airton com companheiros que não revia há anos. Em janeiro de 1986, assumiu frente a seus conterrâneos o compromisso de fazer da recém-conquistada emancipação política um instrumento de transformação. Foi além e prometeu “melhorar a vida” de sua gente.

Essa promessa ecoou na noite do último 23 de janeiro. José Airton novamente foi ladeado por alguns de seus companheiros de luta; relembrou conquistas; rememorou vitórias; reencantou os presentes com um pouco de seus feitos do tempos atuais.

Ao rever históricos como Paulo Mamede (ex-secretário de Cultura de Icapuí), Célio Augusto Tavares (ex-secretário de Obras da cidade), e Inocêncio Uchôa (advogado responsável por redigir o primeiro documento de Icapuí, e líder que orientava e ajudava o grupo de jovens responsáveis pela vitória da tese de emancipação).

Muitos outros personagens, como os vice-prefeitos Carlos Antônio, Chiquinho e Antônio César; o Zé de Izaura (José Ferreira) compareceram à noite de memórias e resgate de trinta anos.

À flor da pele

José Airton se mostrou emocionado, ao ouvir os discursos de Paulo Mamede, que relatou o nome de um filho de pescador que hoje é doutorando. “Zé Airton, se hoje temos filho de pescador semianalfabeto cursando doutorado, isso é fruto do trabalho desenvolvido por você, por nós, pela nossa equipe, a qual garantiu escola para todos”, ponderou Mamede.

Outro ponto alto foi o discurso inflamado, recheado de memórias e histórias, de Inocêncio Uchôa. Relembrou ter sido o primeiro funcionário público do município, enfatizando o espírito da época, uma vez que a maioria trabalhava, assim como ele, apenas pelo prazer de realizar a atividade e fazer com que o sonho de melhorar a vida das pessoas se transformasse em realidade.

Célio Tavares, que além de amigo é compadre do parlamentar, não se fez de rogado. Puxou pela memória o poema musicado que inspirou o primeiro triunfo eleitoral, fazendo parte da plateia (aqueles que viveram aquele tempo) repetir de cor o poema “Para Alcançar”, parceria de Célio Augusto e Paulo Mamede (leia íntegra ao final desse texto).

Projetos para Icapuí

No discurso da noite, José Airton prometeu retribuir o carinho com trabalho e visando ajudar no desenvolvimento da cidade e na concretização de novos projetos para Icapuí. Confessou, por exemplo, estar em seus planos, assim que deixar a vida pública, morar na terra onde nasceu e comandou por sete anos (1986-1988 e 1993-1996) assim que estiver fora da vida pública.

Mas declarou ter muitos projetos para deixar a cidade melhor estruturada para sua gente. José Airton aponta, ainda, a necessidade de gerar condições para Icapuí receber investimentos a partir de repasses estaduais e federais, assim como sonha ver ali instaladas indústrias, para assim ganhar autonomia em ter “necessidade de verbas federais”.

Mas ressaltou estar muito empenhado para reforçar as melhorias da região. Como exemplo, citou a implantação da Escola Estadual de Educação Profissional, em Icapuí, investimento da ordem de R$ 12 milhões, feito anunciado dia 22 (sexta-feira), em cerimônia prestigiada pelo governador Camilo Santana (Estado dará R$ 4,88 milhões de contrapartida), na festa de aniversário de 32 anos do município, da qual José Airton foi o parlamentar mais enfático na cobrança de novos investimentos junto ao governador.

O deputado federal aproveitou a presença de Camilo, do prefeito Jerônimo Reis (PT), e a presença da prefeita de Jaguaruna, Ana Teresa, e durante a cerimônia cobrou a construção da estrada que liga Jaguaruana à Icapuí, cujo projeto já está pronto no DAER.

O deputado ainda cobrou a construção do projeto de um canal de abastecimento de água, (Eixo Jaguaribe/Icapuí), com 10km de adutora e 40km de canal, obra que beneficiaria os municípios de Jaguaruana, Aracati (comunidades de Cajazeiras, Mata Fresca e Tanque do Lima), e em Icapuí, beneficiará toda a região de Gravier. 


PRA ALCANÇAR
NOSSO PAI, NOSSA MÃE
NOSSA JUVENTUDE
SABE O ESFORÇO, POR NOSSA TERRA
VIVEMOS UM TEMPO, DE MUITA PROVAÇÃO
LUTAR É PRECISO, PELO NOSSO CHÃO

SEI QUE A PRIMAVERA NÃO CHEGOU
QUE TEMOS MUITO A CAMINHAR
PARA ALCANÇAR
NOSSO SONHO DE SER FELIZ

MESMO QUE PAREÇA LONGE
NÃO DESANIMAR
MUITO CONQUISTAMOS
É SEMPRE BOM LEMBRAR
É SEMPRE BOM LEMBRAR E CANTAR

JUNTOS OUTRA VEZ
NESSE CAMINHAR
NA ESTRADA DA VIDA, EU E VOCÊ
CRESCER E PERPETUAR...

Célio Augusto/Paulo Mamede


Fonte: Ascom
Gabinete do deputado José Airton Cirilo (PT-CE)

Jornalista responsável: Márcio Rodrigues (SRTE/PR – 2759)

Nenhum comentário:

Postar um comentário