quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ANSIEDADE É SINTOMA COMUM ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS: COMO OS PAIS DEVEM PROCEDER?

É importante prestar atenção para saber diferenciar estado comum e frequente diante de uma adversidade ou outra de uma condição mais séria que esteja provocando sofrimento extremo. A adolescência é caracterizada pela transição da infância para a fase adulta - período marcado por muitas mudanças que vão além da aparência física. O jovem passa por grandes transformações que afetam o emocional e levam a uma série de consequências psicológicas. Assim como acontece em diversos momentos da vida, a ansiedade é um sintoma comum nesta faixa etária. De acordo com a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason, a necessidade de serem aceitos pela
sociedade, o excesso de atividades nas agendas, a correria do dia que às vezes lota o dia de compromissos escolares, as mudanças físicas, as cobranças diárias da escola, dos pais e dos amigos, entre outros fatores, explicam esses rompantes de ansiedade.

Quadros ansiosos passageiros são comuns, mas é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento dos jovens, justamente para diferenciar o que é algo esperado diante de uma adversidade comum do dia a dia, como época de provas, por exemplo, de algo que se repita com frequência e comece a atrapalhar e causar sofrimento exagerado.

É por isso que, de acordo com a Dra. Talita, as consultas periódicas com o pediatra ou o hebiatra são importantes para que cada caso seja analisado pelo profissional acostumado a acompanhar o jovem. Dependendo do diagnóstico, existem formas distintas de tratamento.

Sabe-se que a prática regular de atividade física ou mesmo a inclusão de momentos de lazer ao ar livre são atitudes que auxiliam no controle da ansiedade, pois liberam endorfina, gerando assim sensação de bem-estar.  Além dos exercícios, é importante manter cuidados com a alimentação, priorizando uma dieta mais equilibrada e seguir uma boa rotina de sono, evitando o uso de aparelhos eletrônicos no período da noite. Em algumas situações, o uso de medicamentos fitoterápicos é uma alternativa que pode ser de grande valia. Existem diversos produtos no mercado feito à base de plantas a serem recomendados.

O Sintocalmy, produto da unidade MIP do Aché Laboratórios, é um deles e tem em sua formulação a Passiflora incarnata L., uma planta perene utilizada, nos casos de ansiedade. A fitoterapia é uma alternativa segura e eficaz nos tratamentos de irritabilidade, agitação insônia e ansiedade. Contudo, é sempre importante buscar auxílio do médico, principalmente em casos de persistência dos sintomas.

Para os pais de adolescentes, vale lembrar, que nada substitui uma boa conversa. “Fique próximo do seu filho e deixe-o dividir com você as dificuldades do dia a dia. Lidar com a ansiedade normal dessa fase ficará mais fácil se ele sentir-se compreendido” finaliza Dra. Talita.

Sobre o Sintocalmy

Produzido à base de Passiflora incarnata L., que contém propriedades sedativas e ansiolíticas, Sintocalmy é um fitoterápico indicado para o tratamento de ansiedade, irritação, agitação nervosa e insônia. O medicamento é disponibilizado em gotas e comprimidos e é isento de prescrição médica.

www.facebook.com/noseutempo

Sobre o Aché    

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas, África e Japão. O Aché foi o primeiro colocado do setor Farma e Life Sciences do prêmio Inovação Brasil 2015, realizado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

www.ache.com.br

www.facebook.com/achelaboratorios


Acesse a nossa lista de porta-vozes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em:  http://www.dezoitocom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário