segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Apoiado pelo sistema Ari de Sá fotógrafo Fábio Arruda apresenta primeiro episódio do projeto lapso

Após passar mais de 70 dias registrando os cantos e encantos das paisagens cearenses por meio da técnica time-lapse, o fotógrafo e ambientalista Fábio Arruda, lançou o primeiro episódio do projeto Lapso, apoiado pelo Sistema Ari de Sá. O Fórum de Turismo do Ceará (Fortur-CE), Instância de Governança do Turismo Regional e o Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza apresentaram o lançamento com exclusividade na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (27).  Lapso é uma WEBsérie de pequenos vídeos produzidos totalmente em Time-Lapse para a Internet, serão 12 episódios e terão duração de 3 minutos cada. Milhares de fotografias foram
captadas em um espaço e tempo determinados, que, sequenciadas, dão origem a vídeos únicos, com novas imagens de 35 municípios do estado. Foram 6.000km rodados, entre praias, sertões e serras. O acervo do fotógrafo soma 180 mil quadros em 3,5 terabytes de registro. “Somado a uma trilha sonora profunda, os vídeos ganharão uma beleza estonteante. O tempo será o principal personagem que conduzirá o expectador por paisagens e dinâmicas climáticas surpreendentes. É a intersecção entre a tecnologia, a arte e a ciência,” declara o idealizador.

Os episódios estarão disponíveis nos canais da TVC, YouTube e Impressões de Viagens, trazendo um Ceará com seus aspectos naturais como nunca visto. “Nosso objetivo maior é permitir um estudo compartilhado de fotografia, para profissionais, amadores ou apaixonados, e gerar uma saudável reflexão sobre o meio ambiente e nossas responsabilidades sobre ele. Por consequência, essas pessoas redescobrem a importância da conscientização para a conservação dos recursos naturais”, reforça Arruda.

O projeto conta com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Sistema Ari de Sá, sistema de ensino presente em mais 500 instituições educacionais de todo o Brasil. ‘’Poder compartilhar deste projeto que ressalta a beleza do nosso país é, sem dúvida, uma oportunidade extraordinária. O Lapso é um projeto intenso e encantador e a nosso ver, a cultura é uma ponte para a promoção da cidadania. É isso que queremos como uma empresa de que visa prover soluções educacionais de excelência e contribuir com o desenvolvimento do país’’, comenta Isaac Jucá, gerente de marketing do SAS.


Time-lapse: instantâneos em movimento

Há aproximadamente três anos Fábio iniciou, por acaso, estudos em fotografia de longa exposição e time-lapse. Longa exposição é um recurso que possibilita à câmera receber luz por mais tempo. Já o time-lapse é uma técnica de criação de vídeos produzidos a partir de fotografias sequenciadas. Foram três anos de estudos, pesquisas e investimentos em equipamentos que motivaram a criação da série Lapso.

Os vídeos em Time-lapse têm a característica de tornar o invisível visível. Neles, dinâmicas climáticas, astros, estrelas e movimentos cotidianos ganham imagens impactantes. “Se você tiver a honra de conhecer algum desses locais, vai se surpreender por nunca tê-lo visto daquele jeito. Para quem vai conhecer aquela paisagem pela primeira vez, tenho certeza que se emocionará e colocará uma viagem até lá como uma meta em sua vida”, garante o fotógrafo.


Vídeos já disponibilizados no Youtube :

#Episódiozero :  https://www.youtube.com/watch?v=zLwZVLhv_fw


#Episódio01 :  https://www.youtube.com/watch?v=BSm-EAEE_KM

Nenhum comentário:

Postar um comentário